Celular

29/08/2015 07h01 - Atualizado em 25/11/2015 12h19

Zenfone 2 ou Moto X Play? Veja qual celular vale a pena comprar

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Moto X Play começou a ser vendido pela Motorola no Brasil neste mês e o Zenfone 2chegou ao mercado nacional na última semana. Com preço parecido, dois celulares são equipados com especificações de hardware top de linha e devem impressionar os usuários. Qual oferece as melhores especificações técnicas?

Testamos o Zenfone 2: Asus acerta de novo com superpotência e preço baixo

Veja no comparativo Moto X Play vs Zenfone 2 – baseado em informações fornecidas pelas respectivas fabricantes – qual smartphone se sai melhor na análise dos quesitos câmera, tela, design, bateria e desempenho e descubra qual é a melhor opção na hora de comprar. 

Moto X Play ou Zenfone 2? Veja qual dos smartphones se dá melhor no comparativo (Foto: Arte/TechTudo)Moto X Play ou Zenfone 2? Veja qual dos smartphones se dá melhor no comparativo (Foto: Arte/TechTudo)


Design: Moto X Play

O Zenfone 2 está disponível em cinco cores, com modelos em preto, branco, dourado, prata e vermelho. O aparelho tem dimensões de 152,5 x 77,2 x 10,9 mm e pesa 170 gramas. Seu design é composto por bordas mais finas na tela e curvas ergonômicas, o que garante uma "pegada" mais confortável para o usuário. A Asus ainda moveu o botão de volume para a traseira do celular, ao contrário da lateral, como é mais comum. 

Moto X Play oferece versões com sheels coloridas (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Moto X Play oferece versões com sheels coloridas (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)


Já o Moto X Play oferece mais opções de customização, com 14 possibilidades de shells, ou capinhas para a traseira, em diferentes cores e materiais. O aparelho tem dimensões de 148 x 75 x 10,9 mm e pesa 169 gramas. Outro destaque é o revestimento com resistência à água, que mantém o aparelho seguro mesmo em caso de chuva.

Os dois aparelhos de tela grande têm quase o mesmo tamanho e peso. No entanto, o Moto X Play é mais compacto e oferece fatores extras de personalização, que deixam o celular na frente nesse quesito. 

Tela: Empate

O Zenfone 2 oferece um display de 5,5 polegadas LED com resolução Full HD de 1920 x 1080 pixels. O Moto X Play tem configurações semelhantes, mas sua tela de 5,5 polegadas ainda conta com proteção Corning Gorilla Glass 3, contra arranhões. Para completar, a resolução é Full HD de 1080p. Nesse caso, é empate. 

Zenfone tem tela de 5,5 polegadas Full HD (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Zenfone tem tela de 5,5 polegadas Full HD (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Desempenho: Moto X Play

O smartphone da Asus é equipado com um processador Intel Atom Quad Core de 2,3 GHz, combinado com 4 GB de memória RAM. Para guardar arquivos, o Zenfone 2 disponibiliza 16 ou 32 GB de armazenamento interno om expansão de até 64 GB com cartão microSD.

Moto X Play tem processador octa-core (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Moto X Play tem processador octa-core (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)


O modelo da Motorola traz um processador mais potente do que o rival: um octa-core Snapdragon 615 (sendo um quad-core de 1,7 GHz e outro quad-core de 1,0 GHz). Sua memória RAM é de 2 GB e o armazenamento interno pode ser de 16 ou 32 GB - com possibilidade de expansão de até 128 GB pelo cartão MicroSD. 

O Moto X Play vem com o sistema operacional Android mais recente do Google, a versão quase pura do 5.1.1 Lollipop. Equanto, o Zenfone chega com o Android 5.0 Lollipop, com interface personalizada pela Asus.

O Zenfone 2 é um excelente celular, com memória RAM de destaque, mas o conjunto do Moto X Play deve oferecer melhor desempenho no uso diário, com sistema móvel mais leve, processador maior e armazenamento expansível a até 128 GB.

Câmera: Moto X Play

O Zenfone 2 tem duas lentes para registrar fotos e vídeos: a traseira com 13 megapixels, flash duplo LED, e a frontal com 5 MP. A gravação tem qualidade Full HD de 1080p máxima. São boas configurações, mas é difícil competir com o Moto X Play quando se trata de fotos. 

Moto X Play tem câmera de 21 MP (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Moto X Play tem câmera de 21 MP (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

A lente principal do celular da Motorola tem 21 megapixels, integrada com flash duplo HDR automático, foco selecionado, ajuste de exposição e gravação Full HD de 1080p. A lente frontal oferece 5 MP para selfies. Para quem prioriza o registro de fotos, o Moto X Play é a melhor opção. 

Bateria: Moto X Play

Outro destaque do Moto X Play é a potência de sua bateria. O celular chega com 3.630 mAh e promete ficar 36 horas longe da tomada. Além disso ele vem com o carregador Turbo Power, que consegue suprir 8 horas de carga em apenas 15 minutos, segundo a fabricante. 

O Zenfone 2,  por outro lado, vem equipado com uma bateria de 3.000 mAh e carregamento BoostMaster. Embora esse quesito só possa ser analisado verdadeiramente em testes práticos, as configurações do aparelho da Motorola superam em muito as do Zenfone. 

Zenfone chega com bateria de 3.000 mAh mas não é suficiente para bater o Moto X Play (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Zenfone chega com bateria de 3.000 mAh mas não é suficiente para bater o Moto X Play (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Preço e disponibilidade: Empate

O Moto X Play oferece configurações de top de linha por um preço inferior aos demais smartphones do mercado. Ele pode ser comprado por R$ 1.399 na loja oficial da Motorola, e por até R$ 1259 em lojas virtuais brasileiras. 

Qual é o melhor smartphone atualmente? Comente no Fórum do TechTudo.

O Asus Zenfone 2 também não está caro, com preço a partir de R$ 1.299 diretamente na fabricante. Ambos aparelhos podem ser encontrados em lojas físicas e online nacionais com facilidade, portanto, mais um empate. 

Aparelhos são tops mais baratos e podem ser encontrados com facilidade (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Aparelhos são tops mais baratos e podem ser encontrados com facilidade (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Conclusão

O Moto X Play ganha o comparativo levando em consideração sua melhor câmera, sistema operacional “puro”, bateria potente e o desempenho proposto pelo octa-core integrado no hardware. Ambosos  aparelhos são de ótima qualidade e não devem decepcionar no uso diário, mas o smartphone da Motorola tem mais pontos positivos e leva a marca de melhor celular na análise, tendo como base as especificações técnicas.

Moto X Play oferece o melhor custo-benefício e ganha o comparativo  (Foto: Arte/TechTudo)Moto X Play oferece o melhor custo-benefício e ganha o comparativo (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rogério Sousa
    2016-02-05T23:02:19  

    Meu sobrinho de 8 anos faria um comparativo melhor! De boa pessoal. Testaram o Moto X 2 achando que era o Play! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Rogério Sousa
      2016-02-05T23:02:19  

      vai la então profissional já que tu é o cara compra os 2 então e faz um vídeo pra gente. sabe de nada kkk

    recentes

    populares

    • Rogério Sousa
      2016-02-05T23:02:19  

      Eu comprei um zenfone 2 em outubro do ano passado, deu um problema na tela , comunique a Asus e me pediram pra enviar o aparelho. Informaram que não tinha peça de reposição, e me devolveram o valor que eu paguei corrigido. Com o dinheiro que recebi da Asus, comprei um moto x play por causa da câmera, mais estou arrependido de não ter comprado outro zenfone 2. Não gostei do moto x. Estou com ele , mais não estou satisfeito. Muito bom o respeito que a Asus tem com o consumidor.

  • Luana Flores
    2016-06-29T03:10:56

    Tenho um moto X play 32 gb, mas quero trocar ele e tô em dúvida entre o zenfone 2, o Selfie e o zoom. Me ajudem por favor.

  • Breno Emanuel
    2015-11-24T12:42:14  

    Vocês estão de sacanagem né? kkkkkkk Moto X Play melhor que Zen2 ?? Fumaram um chá violento viu. Moto X Play jamais está na frente em câmeras,muito menos em desempenho.Zenfone2 humilha o Moto X Play em todos os quesitos menos em bateria.Materia podre! Aprendam comparar dps façam suas matériazinhas cara .

    recentes

    populares

    • Breno Emanuel
      2015-11-24T12:42:14  

      Comprou do perigo ne? Kkkkk

    recentes

    populares

    • Breno Emanuel
      2015-11-24T12:42:14  

      kkkk pro cara falar que o zenfone trava no Launcher so pode ser do perigo msm

  • Daniel Leandro
    2016-05-19T17:33:07

    Quase cuspi na tela quando vi quando o redator escreveu que o zenfone 2 perde em desempenho pro Xplay. Essa pessoa deve conhecer muito pouco de tecnologias e se basear apenas em numeros de marketing, tipo megapixel define a qualidade da imagem e numero de cores define a melhor cpu.

  • Luiz Morretes
    2015-08-30T11:32:44  

    Kkkkk que comparativo mais horroroso, maior quantidade de megapixels não quer dizer que a câmera seja melhor, o ultrapixel da asus nem foi citado, e o processamento do ZF 2 ganha fácil do snap 615, esse techtudo é uma piada kk

    recentes

    populares

    • Luiz Morretes
      2015-08-30T11:32:44  

      Cara são 2 quad cores e não um octacore eles trabalham 1 por vez um pra economizar e outro quad core de desempenho fica a dica

    recentes

    populares

    • Luiz Morretes
      2015-08-30T11:32:44  

      Romulo, então quer dizer que mais cores = processador melhor é ? Fala isso para os i7 que tem menos cores que muitos amd e desempenho melhor que o dobro, mais cores não quer dizer mais desempenho, mais pixels não quer dizer mais desempenho, aprendam isso. Nunca ouviram que quantidade não define qualidade?

  • Pablo Conceiçao
    2015-11-26T14:20:41  

    Motorola pagou arrego legal para vocês Sem base nem uma técnica salta uma matéria dessa ai .claro que Zen fone e melhor.. bando de fã boy olha melhor antes de soltar a matéria, melhor re faça o comparativo de novo que esta uma bosta !

    recentes

    populares

    • Pablo Conceiçao
      2015-11-26T14:20:41  

      Pelo jeito vcs têm o aparelho que perdeu na matéria....kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Pablo Conceiçao
      2015-11-26T14:20:41  

      Sim, tenho um ZF2. O estranho é que ele fez 58.466 no Atuntu. O X-play faz quanto mesmo? 30.000? Isso porque só estou falando de desempenho, que segundo essa pesquisa o X-play é superior (coff, coff) =)

  • Vitor Campos
    2016-02-12T14:41:47  

    Olá, tenho um Moto X2 e quero trocar de celular, queria saber qual vale mais a pena: Zenfone 2 ou Moto x Play ? por favor respondam meu comentário.

    recentes

    populares

    • Vitor Campos
      2016-02-12T14:41:47  

      os 2 são excelentes aquisições, eu vou preferir o moto x play por alguns motivos, mas recomendo os 2

  • El Cadoure
    2015-11-21T10:17:57  

    Povinho burro fica vangloriando o zenfone 2 por causa do preço... O Brasileiro precisa rever seus conceitos do que é caro e barato pois com 1 salario minimo nos Eua que é 1500 dolar você compra 7 zenfone 2 32gb isso mesmo 7 celulares cada 1 custa 200 dolar, enquanto no Brasil são praticamente 2 salarios minimos... Eae tá barato?

    recentes

    populares

    • El Cadoure
      2015-11-21T10:17:57  

      celular de 200 dólares. esse preço é sem imposto e com um plano de alguma operadora. nos EUA os impostos são pagos no momento da compra.

    recentes

    populares

    • El Cadoure
      2015-11-21T10:17:57  

      fazer o que? Aqui é Brasil! País rico mas pobre!

  • Benone Junior
    2015-09-02T09:01:16

    Sem dúvidas o Zenfone, pois para mim a memória de 4 GB é essencial. Sem contar que os aplicativos da Asus são ótimos.

  • Guilherme Bescorovaine
    2015-11-19T16:52:40

    foram pagos pela Motorola, só pode

  • Guilherme Bescorovaine
    2015-11-19T16:46:46

    eu simplesmente amo meu zen2 32gb <3

  • Renato Capelati
    2015-08-30T19:51:56  

    Mesmo se o Zenfone 2 fosse uns 300 reais mais caro que o aparelho da motorola ainda assim ele seria a melhor opção. 4 núcleos de 2,3ghz são muito mais eficientes do que 4 de 1,7 + 4 de 1,0 , sem contar que o aparelho da Asus tem o dobro de memória ram. Pra falar a verdade não era nem pra comparar esses 2 aparelhos, pois o Zenfone esta 1 nivel acima do Moto X Play.

    recentes

    populares

    • Renato Capelati
      2015-08-30T19:51:56  

      de bateria e ruim

    recentes

    populares

    • Renato Capelati
      2015-08-30T19:51:56  

      amo meu zen 2 32gb <3

  • Vicente Neto
    2015-11-11T16:49:13

    Cara, comprei um Xplay e só tenho elogios para o aparelho. Fotos muito boas, filmes muito bons. Jogos sem nenhum travamento além de uma tela linda. Aparelho bem anatômico para que tem mão média / grande. Recomendo muito!!!

  • Ronne Plessim
    2015-11-10T17:14:43

    comprei o moto x play logo que saiu e esses dias comrei o zenfone 2 cara sem duvida o zenfone 2 e melhor estou usando os dois mais eu prefiro o zenfone 2

  • Rafael Chiou
    2015-08-29T09:59:45  

    Comprei um Moto X Play há 2 semanas atrás e estou muito satisfeito. A tela, a câmera e, sobretudo a bateria são os pontos de destaque desse aparelho incrível. Estou muito satisfeito!

    recentes

    populares

    • Rafael Chiou
      2015-08-29T09:59:45  

      O Moto X Play é um bom celular. Bonito, ergonômico, Android clean... A critica a matéria é apenas no quesito desempenho... Todos os testes mostram que o ZenFone 2 tem desempenho superior. O que não significa que o Play seja lento mas sim que o Zen eh ainda mais rápido.

    recentes

    populares

    • Rafael Chiou
      2015-08-29T09:59:45  

      tenho zen, mas algumas coisas nao me agradaram, bateria, auto falante ruim e na traseira , ergonomia, aparelho grande, os que me agradaram processador, rapido, telas bem interativas. qualidade da camera. e aquecimento

  • Leonardo Silva
    2015-10-02T23:26:04  

    Zenfone2 com uso de 5 dias me provou que é o mais top de todos em custo-benefício. Muito show!!!

    recentes

    populares

    • Leonardo Silva
      2015-10-02T23:26:04  

      OI A BATERIA, DEIXA A DESEJAR???

  • Fabio Marttins
    2015-10-31T11:26:10

    O Techtudo não escolheu mal o Moto X PLay. O Zenfone é mais rápido, sim e tem uma câmera relativamente melhor, mas a bateria é péssima, a tela frágil e um pós venda e suporte técnico ruim. Se o Zenfone tivesse o mesmo numero de usuários que o Moto, as reclamações estariam no mesmo numero ou até mais elevado. Me espantei com o tipo e numero de reclamações sobre o ZenFone (que nome mais xing ling), face por ser novo no mercado e tão elogiado...

  • Celo Ii
    2015-09-20T09:54:39  

    analisei os dois e ainda nao decidi, qual vou adquirir, mas quem sabe ainda opte pelo moto x style,

    recentes

    populares

    • Celo Ii
      2015-09-20T09:54:39  

      Decida não comprar nenhum dos dois....

    recentes

    populares

    • Celo Ii
      2015-09-20T09:54:39  

      Pelo tempo eu imagino que já tenha comprado, mas se quer um celular que vai aguentar até o final do dia opte pelo x play, se quer ter um desempenho acima da média vai com o zenfone 2

  • Brunno Belotti
    2015-08-29T11:23:12  

    O Zenfone 2 é muito superior ao Mato X Play, essa comparação é até injusta para o Moto X Play, e não se esqueçam que a Motorola é líder em reclamações no Reclame Aqui., eu não recomendaria a ninguém, e os 4 gigas de ram do Zenfone faz você sentir uma grande diferença.

    recentes

    populares

    • Brunno Belotti
      2015-08-29T11:23:12  

      Sociais **

    recentes

    populares

    • Brunno Belotti
      2015-08-29T11:23:12  

      Eu acho que voces devem comprar e optar por aparelhos que vai atender seus recursos ......e suas necessidades... e ponto ????? aqui vai minha opiniao.....espero ter ajudado ...eu vi os 2 aparelhos gostei dos 2 ...mas eu compraria o que atende minhas necessidades .....

  • Cesar Lima
    2015-10-11T12:52:38

    Estou na dúvida ainda de qual comprar , mas pela decepção que me foi o motog2 acho que vou acabar indo de asus , asus que sempre me atende muito bem quando preciso de suporte com notebook.

  • Rony Coutinho
    2015-09-14T08:34:00  

    a galera dos comentários ficam disputando qual android trava mais. kkkkkk. bando de trouxas.

    recentes

    populares

    • Rony Coutinho
      2015-09-14T08:34:00  

      Se é tao esperto, diga qual é o melhor. Dê seu parecer. Ou também não sabe nada?

  • Rony Coutinho
    2015-09-14T08:21:24  

    A galera dos comentários ficam disputando qual lixodroid trava menos. kkkkkkk. bando de trouxas.

    recentes

    populares

    • Rony Coutinho
      2015-09-14T08:21:24  

      Trouxa

  • Roberth Garcia
    2015-08-29T22:39:53  

    Essa eu não entendi? Porque o processador do moto xplay é mais potente que o da Asus?

    recentes

    populares

    • Roberth Garcia
      2015-08-29T22:39:53  

      Núcleos amigo, levaram isso em consideração.

    recentes

    populares

    • Roberth Garcia
      2015-08-29T22:39:53  

      Reportagem feita por leigos ou tendenciosos... Em qualquer benchmark o ZenFone 2 ganha do Moto X Play... O aparelho que compete com o ZenFone 2 é o Moto X Style que ainda não chegou as lojas. Dizer que o processador do X Play é melhor porque é octa é coisa de amador, o proprio X Style tem menos nucleos e é mais rapido e caro que o X Play que é um aparelho médio para mercados emergentes.

  • Leonardo
    2015-09-04T21:49:40

    Galaxy a7 mandou lembrança da nesses dois de olhos fechados sem fanboyolismo

  • Matheus Lima
    2015-09-18T14:48:56

    nossa vcs desse site mentiram muito o zenfone 2 é muito melhor em desempenho que o moto x play , se isso fosse verdade o zenfone selfie seria melhor que o zenfone 2 por que o zenfone selfie tem o mesmo hardware do moto x play e o zenfone selfie é menos potente que o zenfone 2 !! façam seus testes forma correta !!.