Internet

03/09/2015 13h38 - Atualizado em 03/09/2015 13h38

Adeus, Flash! Google, Microsoft, Mozilla e Netflix criam novo formato

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Um movimento de união entre grandes companhias de tecnologia pode selar o fim do Adobe Flash Player . Microsoft, Google, Intel, Netflix, Amazon e Mozilla uniram forças para a criação da Alliance For Open Media (Aliança por Mídia Aberta, em tradução livre) para desenvolver e popularizar um novo tipo de codificação para streaming de arquivos (vídeos) via Internet.

Firefox passa a bloquear o Flash Player; Facebook reclama do plugin

O novo formato seria liberado com licença livre, o que significa gratuidade no uso e facilitaria sua aplicação em sites do mundo todo. Além disso, a presença de fabricantes de dispositivos garantiria o suporte da tecnologia em novos produtos.

Adobe Flash Player (Foto: reprodução)Adobe Flash Player (Foto: reprodução)

Segundo o grupo, a intenção é que o codec possa ser facilmente aplicado em qualquer tipo de aparelho e sistema, independente das especificações de hardware e da largura de banda disponível ao equipamento.

Boa parte dos membros fundadores do grupo desenvolve, ou já usa, algum tipo de formato próprio para distribuir conteúdo via Internet. Segundo os criadores do projeto, em entrevista ao site da revista Wired, a ideia é que todo esse esforço anterior, realizado por cada uma das empresas envolvidas na iniciativa, seja combinado para oferecer uma solução mais adequada para a distribuição de mídia via Internet.

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo!

A decisão por tentar criar uma opção viável ao Flash pode ser entendida sob vários pontos de vista. Em primeiro lugar, o modelo da Adobe não é gratuito, enquanto que a proposta da Aliança seria totalmente livre. Outros pontos negativos do Flash são suas potenciais brechas de segurança e dependência de hardware mais poderoso para funcionar corretamente. Além disso, codecs MPEG (H.264 e H.265) são bastante difundidos, e a exemplo do Flash, não são gratuitos.

Embora reúna pesos pesados da indústria de tecnologia e entretenimento, o grupo não conta com duas forças entre seus membros fundadores: Apple e Facebook. Como o projeto foi apenas anunciado, ainda não há dados técnicos sobre o novo formato e nem uma previsão de quando será implementado.

Via Mashable, Mozilla, AOMedia e Wired

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antonio Souza
    2015-09-03T15:55:17  

    Que ótimo se for concretizado. Espero que façam algo que substitua os famigerados plugins do Java.

    recentes

    populares

    • Antonio Souza
      2015-09-03T15:55:17  

      Adeus Flash Player!!

    recentes

    populares

    • Antonio Souza
      2015-09-03T15:55:17  

      para o java existe o icedtea