Antivírus

28/09/2015 13h52 - Atualizado em 28/09/2015 13h52

Antivírus podem tornar seu computador vulnerável a ataques; entenda

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Os antivírus podem ter o efeito contrário ao planejado pelos usuários e acabar expondo o computador a vulnerabilidades. A descoberta faz parte de um levantamento realizado pelo Google Project Zero, uma iniciativa do Google para encontrar falhas de segurança em serviços e aplicativos.

Como impedir que o AVG rastreie seus dados de navegação online

Em um post no blog oficial do projeto, Tavis Ormandy, especialista em segurança, demonstrou que diversas brechas encontradas em antivírus populares podem dar margem a ataques personalizados. Ou seja, aqueles em que os criminosos visam invadir um computador específico, e não uma grande quantidade. 

Devido a forma pela qual antivírus operam, eles podem tornar computadores vulneráveis a riscos a que eles não estariam, caso não usassem antivírus (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Devido a forma pela qual antivírus operam, eles podem tornar computadores vulneráveis a riscos a que eles não estariam, caso não usassem antivírus (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

O que o projeto do Google expõe é que, embora eficazes contra vírus genéricos, desenvolvidos para afetar computadores em larga escala, os antivírus podem deixar as portas abertas para ataques de precisão, que visam apenas um computador.

Para o especialista, o problema está na forma como os programas de antivírus são desenvolvidos. Esses aplicativos dependem de acessos privilegiados a uma série de recursos e serviços incrustados no sistema operacional para funcionar. Esse nível de abertura, no entanto, se torna uma porta de entrada para hackers que saibam explorar defeitos nos antivírus. 

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo.

Tavis Ormandy usou como exemplo os produtos da Kaspersky Internet Security. Embora destaque que a desenvolvedora tem realizado esforços para eliminar as ameaças, o pesquisador afirma que “há evidências de que existe um ativo mercado negro de brechas de segurança para antivírus”, e que hackers trocam informações sobre essas falhas para realizar ataques concentrados.

Em resposta, a Kaspersky explicou que as vulnerabilidades encontradas pelo Google Project Zero já foram sanadas e que medidas estão sendo tomadas para evitar novas brechas no futuro. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Cabral
    2015-10-18T17:08:46

    Mass meu pc não foi preciso formatar pq estava com antivírus, a psafe inclusive deixou meu pc mais otimizado, tenho muitas informações no pc e acho q antivírus é básico hoje em dia