Celular

22/09/2015 12h16 - Atualizado em 22/09/2015 19h12

Bug no iOS 9 permite acessar todas as funções do iPhone; saiba evitar

Maria Clara Pestre
por
Da redação

O iOS 9 tem um brecha que permite que qualquer pessoa com o iPhone 6 e iPhone 6S (entre outros modelos compatíveis com o sistema) em mãos acesse a tela inicial do telefone, mesmo que ele esteja protegido por senha ou impressões digitais. Para tanto, é necessário seguir um complexo passo a passo que engloba a assistente pessoal Siri, o aplicativo de mensagens e o relógio.

Apple remove 300 aplicativos com vírus após ataque hacker a App Store

O TechTudo fez o teste e comprovou que, após seguir o procedimento, o usuário chega à Home Screen do iPhone, como se o dispositivo estivesse desbloqueado. O acesso é ainda mais abrangente do que no bug originalmente descoberto pelo site iDownloadBlog, que permitia visualizar as fotos salvas no telefone. Entretanto, a falha parece ter sido corrigida no início da noite desta terça-feira (22). Em novos experimentos, o bug não se repetiu.

Assista abaixo ao vídeo que mostra um iPhone 5S passando pelo método. Alguns trechos foram acelerados ou cortados, para evitar o registro do passo a passo completo. É importante ressaltar que ele foi utilizado por uma pessoa que não é a dona do aparelho – por isso, mesmo ao tocar no sensor de digitais, os dedos não seriam reconhecidos.

O procedimento permite simular a criação de um novo contato e, na hora de escolher uma imagem, visualizar todos os álbuns de fotos do telefone, além das informações da agenda do aparelho. Nesse momento, o usuário também conseguirá acessar a tela inicial e usar normalmente todos os aplicativos.

Câmera do iPhone é a mais popular do mundo (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: Câmera do iPhone é a mais popular do mundo (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))Falha de segurança permite acessar fotos e contatos do iOS 9 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Qual é o melhor sistema operacional para celular? Comente no Fórum do TechTudo. 

A falha representa um risco grande para os usuários do sistema mais recente da Apple porque não exige a instalação de aplicativos nem depende de vírus para funcionar – todos os recursos necessários já estão presentes nos iPhones atualizados. Por outro lado, só é possível concluir o processo se o telefone estiver por perto. Ataques remotos não funcionam com a técnica.

Como evitar 

Embora muito sério, o golpe pode ser evitado de forma simples. Como o método utiliza a Siri para desbloquear a tela do celular, basta desabilitar a exibição da assistente virtual quando a tela está bloqueada para impedir que os dados fiquem acessíveis. 

Para evitar o golpe, é necessário desativar a Siri na tela bloqueada (Foto: Reprodução/Ma)Para evitar o golpe, é necessário desativar a Siri na tela bloqueada (Foto: Reprodução/Maria Clara Pestre)


Para isso, basta ir em ''Ajustes'', selecionar "Código e Touch ID" e inserir sua senha. Na página seguinte, role a tela até encontrar "Permitir acesso quando bloqueado" e desative a opção Siri.

Em resposta ao TechTudo, a Apple informou que já havia identificado o problema. “Trata-se de algo pontual, tendo afetado poucas unidades. A questão foi direcionada e está sendo tratada internamente”, declarou a empresa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rogério Alditore
    2015-09-22T20:44:37  

    Eu estava com o Android até semana passada, no meu Galaxy. O smartphone começou a dá muitos problemas e tive que trocar (parece que foi feito com prazo de validade). Trava muito e reinicia sozinho). Resolvi comprar o iPhone 6... Simplesmente eu nunca mais quero voltar para o Android. Eu achava que era modismo, futilidade, mas não era... É qualidade! Qualidade muito superior do que qualquer outro smart do mercado. O iOS é fascinante. Não estou inventando nada aqui, é o que aconteceu comigo mesmo... Estou uma semana com o iPhone 6 de 64GB.

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2015-09-22T20:44:37  

      Ninguém conseguiu fazer a mesma coisa que o Techtudo. Acho que foi armação.

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2015-09-22T20:44:37  

      Rogério Alditore, os aparelhos da Samsung tem esses problemas mesmo, porém os aparelhos da linha Nexus ou os aparelhos da LG são muito bom, estes problemas com desempenho e travamento não tive...

  • Fernanda Voi
    2015-09-22T20:52:03  

    Se você procurar o significado de "trouxa" no dicionário vai estar escrito: "Aquele que acredita que celular com Android é melhor do que o iPhone". Mas por favor, só responda o meu comentário, os trouxas que usam Android. Obrigada

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-09-22T20:52:03  

      Alexandre quase todos que usam ios são assim, acho q ios causa problemas no cérebro deles :/

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-09-22T20:52:03  

      Verdae Estevao, kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Rafael
    2015-09-22T18:36:34  

    Eu não entendo porque essa "briga" Iphone / Android. Quer comprar Android? Compra! Quer comprar Iphone? Compra! Nego desocupado fica de mimimi que um é melhor que o outro, cada um compra o que tem vontade ..

    recentes

    populares

    • Rafael
      2015-09-22T18:36:34  

      Então espertão , comprar um celular com o sistema android ou com o sistema IOS , a cada dia esses espertões da internet aumentam mais e mais ...

    recentes

    populares

    • Rafael
      2015-09-22T18:36:34  

      Putz! Sério? É proibido fazer uma pequena correção?

  • Gabriel
    2015-09-22T13:35:23  

    Prefiro mil vezes mais meu Honor 7 do que o iphone.

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2015-09-22T13:35:23  

      Apesar de ser um Iphone... ele não travou!

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2015-09-22T13:35:23  

      Conta outra que essa não cola... vc não tem capacidade pra ter um iPhone....

  • Eduardo Machado
    2015-09-24T08:35:08

    Tenho um iphone 6, é muito bom e tal mas desculpe gente, só brasileiro mesmo pra ficar discutindo sobre celular? Olhem nosso país, beirando o caos..... poderiamos nos juntar, pegar toda essa vontade de discutir sobre qual celular é melhor e toda essa vontade de ostentar....... e exigimos um país melhor e mais digno....onde todos poderiam ter "as coisas" sem pagar absurdos e sem sermos roubados!!!!

  • Julio Costa
    2015-09-23T11:10:34  

    Esses usuários de ios tem cérebro de galinha mesmo. Muito limitados. O cara compra celular Android chinês de 199 reias e vem dizer que trava. Filho. Vai numa loja da Samsung já que vc nao tem condições de comprar o edge 6. E testa. Abre uns 10 aplicativos ao mesmo tempo. Assite vídeo. Navega. Joga. Faz tudo ao mesmo tempo. Veja se ele vai travar. Esses fanboys são uns vermes q criticam o q não sabem. Continuem no mundo limitado de vcs. Kkk

    recentes

    populares

    • Julio Costa
      2015-09-23T11:10:34  

      Mandou bem

  • Rhayan
    2015-09-23T15:11:58

    De boas aqui com meu Xperia Z4

  • Lunana Silva
    2015-09-23T13:24:47

    to mto felis com meu positivo

  • Striker
    2015-09-23T09:09:46

    achei um iphone aki o mais barato $999 , a bateria parece muito pouco mais as especificacoes eh somente dual core, com 1gb ram, a tela SD de 4,7``, sera que guenta pelo menos 6horas de uso ? Atualmente to usando o Oneplus Two. (4gb ram, faz video 4k, tela FHD, camera focus Laser e OIS... bom todo !! )

  • Thiago Maia
    2015-09-23T09:06:26

    Esse ios9 trava demais. Apple precisa corrigir isso urgente!!!!

  • Gabriel Bertato
    2015-09-23T09:06:12

    O Android é muito bom, o problema são so que querem ficar instalando launchers para ficar diferente a tela, fica querendo fuçar muito.. isso que o IOs não permite... agora não ficar querendo "personalizar" e enfeitar o aparelho não da nenhum problema... tive que reiniciar uma vez que instalei um monte de coisa pois queria mudar tudo no aparelho, tela inicial, coloquei o launcher do Android que vem no Nexus (puro)... ai deu problema, agora que estou utilizando normalmente não deu mais problemas, e olha que uso para e-mails, arquivos anexos toda hora esta tudo Ok...

  • Elisa Braga
    2015-09-23T08:52:19

    A pessoa só vai deixar de falar mal do Iphone, quando ter um. Porque só quem já teve Android e depois o iphone, vio a diferença.... Iphone não é modismo, você pode muito bem comprar o 5c que é um Iphone mais barato... Não existe esse negócio de porque é o Iphone que vai ser o mais caro...

  • Lucas Puridade
    2015-09-23T08:29:22  

    gente que matéria Ridícula! isso não é nenhuma falha pois só ocorre nos dispositivos com Touch ID e se você utilizar um dedo cadastrado aff se você usar um dedo não cadastrado o aparelho não libera o acesso na realidade isso é uma facilidade o telefone identifica o dono e libera o acesso ao dispositivo eu fiz vários testes aqui depois de ler essa matéria ridícula

    recentes

    populares

    • Lucas Puridade
      2015-09-23T08:29:22  

      Seu teclado não tem vírgula?

  • Cumpadi Washington
    2015-09-23T07:52:29  

    Caramba, que sistema seguro! Kkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Cumpadi Washington
      2015-09-23T07:52:29  

      pelo menos eles corrigem rápido os erros..

  • Jetturbo
    2015-09-23T07:46:05

    Ainda bem que uso Jailbreak e não atualiza nunca.Só vi melhorias no teclado com o IOS 9 e isso eu já tenho há tempos com um Tweak.

  • Zé Renato
    2015-09-23T01:23:00

    Gente o video passou todos pra traz, ela liberou com a digital!!!!!!!! Enao com a senha

  • Michael Inacio
    2015-09-22T17:47:24  

    Amo a Apple, mais deixo aqui minhas palavras de indignação para o IOS 9.

    recentes

    populares

    • Michael Inacio
      2015-09-22T17:47:24  

      Vamos aguardar, é o que podemos fazer. Valeu!

    recentes

    populares

    • Michael Inacio
      2015-09-22T17:47:24  

      Da uma olhada nesse video, ela digitou 3 numeros da senha depois liberou o celular com a digital.... Reparem

  • José Rodrigues
    2015-09-22T20:40:58  

    ATENÇÃO!!! Se você é um recalcado que tem um celular com a porcaria do Android, descarregue a sua frustração aqui. Obrigado

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2015-09-22T20:40:58  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2015-09-22T20:40:58  

      Cri cri cri...

  • Pescador Parrudo
    2015-09-22T22:49:27

    Nossa que materia Podre!....Quanto Recalque contra a Gigante Apple, aposto que quem fez esse texto nao possui um Iphone e fica despejando inverdades sobre a mesma....é uma Pena!

  • Dollynho Comentador
    2015-09-22T17:44:01  

    Celular de mulher, somente isso.

    recentes

    populares

    • Dollynho Comentador
      2015-09-22T17:44:01  

      e os meninos também, adoram ter a maçã mordida.

    recentes

    populares

    • Dollynho Comentador
      2015-09-22T17:44:01  

      Chora concorrência!

  • Renato Pc
    2015-09-22T21:22:29

    Eu sei. o código é : baixo, frente, dois pra trás e X. Aí ele vira um dragao e da um fatality no iPhone

  • Rafael Costa
    2015-09-22T21:19:39

    Já deu! Brigar para saber qual celular é melhor, mostra o quanto o ser humano é fraco. Se o cara quer pagar mais caro por algo que um 10x mais barato faz, é problema dele e ponto. Se o cara gosta de usar Android e acha que é melhor que o iOS, ok! Afinal de contas, celular só tem uma serventia. Ligar! E não me venha falar que serve para outras coisas, que vamos sinceros, até fazem, mas não com a perfeição que deveria ser.

  • Rodrigo Pellegrini
    2015-09-22T21:05:31

    Android de grife só isso.

  • Gilberto Filho
    2015-09-22T20:38:34

    Não adianta criticar a Apple e achar que porque outra fabrica partes dos seus componentes ela deixa de ser a Maçã. Se for por isso, demonstro que parte do Galaxy é produzido em solo americano pela Qualcomm e Google. Na realidade o nome disso é "linha de produção", e todas as empresas atuais de tecnologias usam isso, que foi criado por Henry Ford! A Apple desenvolve o seu próprio processador, mas é muito caro fabricar, então ela cria, patenteia e paga para outro produzir por um excelente preço. Da mesma forma que a Samsung e o Android ou os modens 4G produzidos pela Qualcomm.

  • Kevin Siquera
    2015-09-22T20:08:50

    Graças a Deus o meu não está funcionando hahaha