03/09/2015 18h59 - Atualizado em 04/09/2015 16h14

Com 1.857 inscritos, Globo seleciona 40 para Hackathon na casa do BBB

Melissa Cruz Cossetti
por
Da redação

O Hackathon Globo acontece nos próximos dias 5 e 6 de setembro (sábado e domigo) na casa mais vigiada do Brasil, a mansão do BBB, no Rio de Janeiro. Com o fim das inscrições no último dia 30 de agosto, a iniciativa somou 1.857 cadastros de profissionais de tecnologia de todo o país. Desse total, apenas 40 candidatos foram convocados para o evento e ficarão sob os olhares atentos de três câmeras, de uma banca especializada e também do TechTudo. Ao todo, serão 33 horas de desenvolvimento de software e networking, com prêmios para os melhores projetos.

Saiba tudo sobre o Hackathon Globo

Os quarenta convocados virão de seis estados do Brasil, mais o Distrito Federal. A escolha não foi fácil, uma pré-seleção foi feita com 400 currículos e, só então, foram chamados os 40 que estarão no evento.

Daniel Monteiro, Gerente de Pesquisa e Desesenvolvimento da TV Globo, conta que há pessoas de todas as idades e especialidades. "Espero ser surpreendido com o resultado. Receber pessoas novas, tão diferentes e que nunca trabalharam com TV vai permitir que tenham ideias fora da caixa", conta.

Hackathon TV Globo (Foto: Hackathon TV Globo)Hackathon TV Globo (Foto: Hackathon TV Globo)



Monteiro, que é um dos organizadores do hackathon e parte da banca de jurados, explica que os grupos de desenvolvimento terão a ajuda de monitores que vão revezar para tirar dúvidas e ajudar com equipamentos, sistemas e APIs. "Não vamos inteferir com ideias, somos pontos de apoio", adianta.

Ainda de acordo com o especialista, o mais importante no Hackathon Globo é que mentes jovens do setor conheçam o quanto de tecnologia existe por trás da televisão, que hoje abandona os formatos antigos de radiodifusão para mergulhar de vez em tecnologias novas, digitiais e também interativas.

"Produzir novelas, dar agilidade aos jornais, efeitos especiais, tudo isso tem muita tecnologia", explica.

Para os participantes, estarão disponíveis equipamentos eletrônicos, softwares de aplicação, recursos de robótica, eletrônica, Internet das Coisas, alternativas móveis, web, banco de dados, redes sociais, multimídia, realidade virtual e aumentada, além de óculos 3D. O aproveitamento disso tudo promete.

Confira a distribuição dos candidatos por cidade:

1 - Joao Pessoa - PB
1 - Nova Serrana - MG
4 - São José dos Campos - SP
1 - São José dos Pinhais - PR
1 - Curitiba - PR
8 - São Paulo - SP
1 - Niteroi - RJ
4 - Campinas
7 - Rio de Janeiro
1 - Vila Velha - ES
1 - Jaguariúna - SP
2 - Recife - PE
1 - Vitória da Conquista - BA
1 - Brasilia - DF
1 - Porto Alegre - RS
1 - Florianópolis - SC
1 - Sumaré - SP
1 - Salvador - BA

Confinados na casa do BBB (Big Brother Brasil), localizada no Projac-RJ, os desenvolvedores terão acesso a todas as regalias já conhecidas do público do reality show: comida, piscina, quarto do líder, academia, cama, sofá e locais de descanso e muito mais. Além disso, terão a disposição todas as tecnologias necessárias, equipamentos e APIs. O vencedor ganha três dias de imersão dentro do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) Media Lab, que fica em Boston, nos Estados Unidos.

Assim como aconteceu com o Hack in PoA da Globo.com, em abril deste ano, o Hackathon da TV Globo terá cobertura do TechTudo. Mesmo se você não participar, vai poder conferir tudo por aqui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Cunha
    2015-09-03T22:51:33  

    Recife - PB!?

    recentes

    populares

    • Daniel Cunha
      2015-09-03T22:51:33  

      Recife - PB?

    recentes

    populares

    • Daniel Cunha
      2015-09-03T22:51:33  

      kkkkkk é pra rir mesmo. Olha a péssima distribuição. Esqueceram que existem outros estados além de SP e RJ. De minas só uma pessoa. Tem estado que não tem ninguém. Só em SP são 14. Qualquer semelhança é mera coincidência!!