Celular

14/09/2015 08h00 - Atualizado em 25/11/2015 16h08

iPhone 6S ou iPhone 5S: ainda vale a pena comprar o celular antigo da Apple?

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O iPhone 6S é o novo celular top de linha da Apple para quem está procurando um smartphone com promessa de desempenho veloz e câmera excelente. Já o iPhone 5S virou a opção da empresa para quem procura um bom aparelho por um preço mais em conta.

iPhone e muito mais: os lançamentos da Apple que mudaram o mundo

No entanto, após o lançamento dos novos iPhones 6S e 6S Plus, será que ainda vale a pena investir no modelo lançado pela Apple em 2013? Confira a análise de especificações e descubra se o iPhone 5S ainda é uma boa opção na hora de comprar.

iphone 5s-app (Foto: Luciana Maline/TechTudo)iPhone 5S é o novo aparelho de entrada da Apple após lançamento do iPhone 6S (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Design

Ao contrário dos iPhones 6 e 6S, o 5S segue a antiga linha de design da Apple. Ele tem corpo de alumínio e laterais mais quadradas e espessas do que as dos modelos mais recentes, que são arredondadas. De forma geral, isso pode agradar quem não gostou do novo design da Apple, mas também deixa o aparelho com um visual mais “antigão”.

iPhone 5S tem melhores dimensões (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: iPhone 5S tem melhores dimensões (Foto: Luciana Maline/TechTudo))iPhone 5S tem laeral mais quadrada que a do iPhone 6S (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Outro ponto importante no iPhone 5S é o seu tamanho. Com uma tela de 4 polegadas, o aparelho promete ser o xodó – e a única opção entre os telefones da Apple – de quem prefere smartphones pequenos, em vez das atuais 4,7 e 5,5 polegadas dos novos iPhones. Por outro lado, o aparelho deixa de seguir uma tendência dominante no mercado, a tela grandona.

Tela

O display é a principal diferença entre o iPhone 5S e os modelos atuais. Além do tamanho, o antigo telefone da Apple também tem uma resolução menor: são 1136 x 640 pixels contra 1334 x 750 pixels. Por outro lado, a densidade de pixels do aparelho foi mantida pela Apple nas três gerações: 326 ppi, o que indica que a nitidez da imagem e a legibilidade de texto não deve variar muito.

iPhone 6S foi apresentado com novas funções e a promessa de inovação (Foto: Reprodução/Apple) (Foto: iPhone 6S foi apresentado com novas funções e a promessa de inovação (Foto: Reprodução/Apple))Tela do iPhone 6 impressiona pela qualidade (Foto: Reprodução/Apple)

Qual smarpthone da Apple vale mais a pena comprar? Comente no Fórum do TechTudo

Do ponto de vista da usabilidade, o iPhone 5S é certamente uma alternativa bastante confortável, considerando que o usuário consegue alcançar qualquer extremidade da tela com o polegar. No entanto, se você está em busca de telefones para ver filmes, jogos e leituras, o 5S não deve oferecer a melhor das experiências. Fora que pessoas acostumadas com displays maiores costumam ter dificuldade em se readaptar.

Desempenho

Ao contrário do que aconteceu com o iPhone 5 e iPhone 5C, o 5S tende a sofrer menos com as novas atualização do iOS. Isso acontece porque o modelo foi o primeiro adotar a arquitetura 64-bit da Apple no chip A7, que é um dual-core de 1,3 GHz. Além disso, o dispositivo possui 1 GB de memória RAM, mesma quantidade adotada pelo iPhone 6.

Em outras palavras, isso significa que o iPhone 5S continuará sendo uma boa opção, mesmo que o usuário pretenda baixar jogos. De forma geral, a diferença no desempenho do aparelho pode ser perceptível em relação ao 6S, mas não deverá incomodar pelo menos por esse ano.

Por fim, no que diz respeito ao armazenamento, o iPhone 5S pode decepcionar: o smartphone tem capacidade máxima de 32 GB no Brasil. Não chega a ser ruim, mas também pode ser pouco para os usuários mais exigentes.

Sistema operacional e funcionalidades

Com atualização garantida para o iOS 9, o iPhone 5S não deve preocupar quando o quesito é sistema operacional. Pelo menos por esse ano, o aparelho será capaz de oferecer boa parte dos novos recursos do sistema e ter suporte aos aplicativos desenvolvidos para ele.

iphone-5s-dicas-espaco (Foto: Confira 10 dicas para liberar espaço no iPhone (Foto: Luciana Maline/TechTudo))iPhone 5S tem atualização garantida para o iOS 9(Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Outro fator importante é que a Apple costuma atualizar seus telefones por até três anos após o lançamento e tem esticado esse prazo. Com isso, é praticamente garantida a chegada do iOS 10 e há uma boa possibilidade do update para a versão 11 do sistema.

No que diz respeito a funcionalidades, o iPhone 5S pode nao receber os recursos exclusivos do 6S e do 6S Plus, como o Apple Pay e o 3D Touch. No entanto, a assistente Siri mais inteligente e o novo modo de economia de bateria devem chegar ao modelo. No mais, os recursos presentes no lançamento, como a câmera lenta, serão mantidos.

Câmera

Para os amante da fotografia, o iPhone 5S traz um sensor iSight de 8 megapixels com Flash LED True Tone, que promete melhorar o desempenho do aparelho em baixa luminosidade. O conjunto é similar ao do iPhone 6, mas bastante inferior à evolução do 6S.

iPhone 6S e iPhone 6S Plus trazem câmera de 12 megapixels (Foto: Divulgação/Apple) (Foto: iPhone 6S e iPhone 6S Plus trazem câmera de 12 megapixels (Foto: Divulgação/Apple))iPhone 6S e iPhone 6S Plus trazem câmera de 12 megapixels (Foto: Divulgação/Apple)

No quesito de vídeos, o smartphone da Apple consegue gravar em Full HD (1080p) e em câmera lenta com qualidade (HD). As desvantagens ficam por conta da ausência da optimização óptica de imagem (OIS) e da resolução 4K (2160p), embora essa só seja vantajosa para quem possui aparelhos Ultra HD.

Já para selfies, a disparidade é ainda mais gritante. O iPhone 5S traz um conjunto simples com 1,2 megapixels para FaceTime HD, enquanto o novo 6S possui 5 megapixels e a nova função Retina Flash, que ajuda em ambientes escuros.

Flash Selfie do iPhone 6S já podia ser encontrado em diversos aplicativos e celulares (Foto: Reprodução/Apple) (Foto: Flash Selfie do iPhone 6S já podia ser encontrado em diversos aplicativos e celulares (Foto: Reprodução/Apple))iPhone 6S tem 5 MP a câmera frontal (Foto: Reprodução/Apple)

Bateria

A Apple promete que o iPhone 5S tenha uma duração de 10 horas em conexões 3G, valor abaixo das 14 horas prometidas para os seus sucessores. Apesar disso, é preciso destacar que esse tempo varia de acordo com o usuário e as tarefas desempenhadas por ele, podendo durar mais ou menos.

Um fator importante, porém, é a otimização anunciada pela Apple no novo iPhone 6S, ao juntar os chips A9 e M9. Assim, na comparação com os sucessores, é possível afirmar que o iPhone 5S tende a gastar mais energia em tarefas que exijam maior processamento de dados.

Preço e disponibilidade

O iPhone 5S já desembarcou ao Brasil há um bom tempo, mas a notícia interessante para quem pensa em comprá-lo é que a Apple reduziu o preço do telefone após o lançamento do 6S. A partir de agora, o aparelho pode ser encontrado por R$ 2.299, na versão de 16 GB, e R$ 2.449, no modelo de 32 GB.

iPhone 5S teve redução de preço no Brasil após o lançamento do iPhone 6S (Foto: Divulgação/Apple)iPhone 5S teve redução de preço no Brasil após o lançamento do iPhone 6S (Foto: Divulgação/Apple)

O iPhone 6, por sua vez, tem um preço inicial de R$ 3.199, enquanto o 6 Plus começa em R$ 3.499. Mas esses valores que devem ser superados pelo 6S. Assim, o iPhone 5S se torna um modelo de entrada para o “mundo Apple”, mas permanece muito acima da média para um smartphone lançado em 2013.

Conclusão

O sonho de ter um iPhone tem ficado ainda mais distante com a situação econômica do país, e o 5S pode ser a única alternativa para muitas pessoas. Embora não seja um aparelho de ponta e com os últimos recursos, o smartphone da Apple será capaz de atender bem a usuários no dia a dia.

iphone-5s-home (Foto: Luciana Maline/TechTudo)iPhone 5S continua sendo uma boa opção, apesar do lançamento do 6S (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

iPhone 5S continua sendo uma boa opção, apesar do lançamento do 6SAntes de botar a mão o bolso, porém, vale a pena se questionar sobre o quanto comprar o aparelho da Apple é importante. Por muito menos, é possível encontrar bons aparelhos com Android e Windows Phone, como o Lumia 930 e o Moto X.

Considere também a compra de um aparelho usado, já que muitos donos de iPhones podem querer migrar para as versões 6 e 6S com a chegada dos novos modelos. Assim, será possível diminuir consideravelmente o impacto do aparelho no seu orçamento.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabiana Ribeiro
    2016-06-10T19:34:57

    Compensa comprar um iPhone 5s ainda é tanta atualização que tenho medo De não valer a pena tenho um 4s vejo muita coisa boa no mercado com bom preço mas não sei se vale a pena o iPhone ou um andróide , alguém aí me ajude esses androide de hoje vale apena

  • Ricardo Conrado
    2015-11-24T11:36:24  

    costumo usar a internet 4g direto. será que a bateria do 5S aguenta com uma recarga por dia?

    recentes

    populares

    • Ricardo Conrado
      2015-11-24T11:36:24  

      com o 4g ligado direto e usando, dificilmente vai carregar só uma vez por dia.

  • Engracio Silva
    2015-09-15T09:35:37  

    tenho um iphone e acho um absurdo os valores desse aparelho no Brasil mas todos sabemos que é devido aos imposto cobrados pelo nosso governo. Não esqueçam que o Iphone 6S foi laçado nos EUA por U$ 300 se vc esta vinculado a um plano de operadora senão sai em torno U$ 450 dolares e ai galera é só converter em real e ver o tamanho da roubalheira .

    recentes

    populares

    • Engracio Silva
      2015-09-15T09:35:37  

      A culpa não é só desse governo patético, mas também da própria Apple do Brasil, esse aparelho custa a mesma faixa de preço dos tops lá fora, e que aqui custam bem menos que iPhones. A Apple cobra quase R$ 3.000,00 num aparelho defasado e os caras ainda acham que é imposto, sendo que esses aparelhos nem vendem mais lá fora.

    recentes

    populares

    • Engracio Silva
      2015-09-15T09:35:37  

      A culpa não é só deles... também é dos consumidores que compram o aparelho não importando o preço que eles pedem... e não é só com iphone... se todos procurassem comprar o produto que fosse equivalente mais barato... isso forçaria os fabricantes a competir entre si... enquanto procurarmos qualidade se baseando no preço, vamos continuar com produtos cada vez mais caros.

  • Leonardo Albuquerque
    2015-09-14T08:20:02  

    acho que até vale, se a pessoa não se importar com o tamanho da tela.... quanto ao preço com uma pesquisa rápida dá pra achar ele fácil na faixa entre 1500 e 1800 novo.

    recentes

    populares

    • Leonardo Albuquerque
      2015-09-14T08:20:02  

      Mas tá muito caro

    recentes

    populares

    • Leonardo Albuquerque
      2015-09-14T08:20:02  

      Luis, entre 5s e S6 eu iria de S6 sem dúvidas.

  • Gilmar Faustino
    2015-09-14T22:40:32  

    Trabalhem que dá pra comprar o iphone que quiser!

    recentes

    populares

    • Gilmar Faustino
      2015-09-14T22:40:32  

      Conheço gente que não estuda e trabalha por um salário mínimo e compra iPhone só pra fazer selfie, esse papo de valores e achar que quem usa iPhone é rico é coisa de quem não tem argumentos.

    recentes

    populares

    • Gilmar Faustino
      2015-09-14T22:40:32  

      Exatamente William, até pq hj em dia qq um tem cartão de crédito e compra Iphone em um zilhão de vezes........ahahahahahahaha

  • Josemar Gomes
    2015-09-15T21:04:03  

    Na boa, a única vantagem do iPhone é o iOS, que tem menos bugs que o Android, e o fato de não ter vírus. Eu tenho um iPhone 5s e um Motorola 2a Geração, são categorias diferentes de celulares, não dá para comparar. Mas se você quiser um Android que funcione, tente comprar um TOP, no valor próximo a de um iPhone. Não venha me dizer que nunca fez "factory reset" no Android, pois sei que estará mentindo. Rsrsrsrs

    recentes

    populares

    • Josemar Gomes
      2015-09-15T21:04:03  

      É o que sempre digo, smartphone só compensa se for top, ou próximo disso!

  • Alessandra Santos
    2015-09-15T08:33:20  

    Pode ser que o q aconteceu comigo seja apenas zica, pq meu Iphone deu problema no armazenamento, a câmera traseira já parou de funcionar, demora pra responder a um comando, enfim, hj minha decisão é q meu próximo celular não será outro Iphone. Fortes tendências para um Zenfone......

    recentes

    populares

    • Alessandra Santos
      2015-09-15T08:33:20  

      Nossa é essa sua visão? Quem tem iphone come ovo? Não vai sair da bosta nunca colega.

    recentes

    populares

    • Alessandra Santos
      2015-09-15T08:33:20  

      Não é zica não Alessandra, se vc pesquisar no site reclame aqui vai ver a quantidade de usuários de iPhones reclamando de problemas. Claro, todo aparelho de qualquer marca está sujeito a problemas, porém pagar uma pequena fortuna pra passar por isso não vale a pena.

  • Pedro Almeida
    2015-09-14T12:31:41  

    Não compensa comprar Iphones no Brasil. Com esses preços absurdos só gente doida pra comprar! Um iphone desses ai deveria ser no máximo uns R$ 1.500,00 reais. Quem trabalha e ganha pouco dinheiro sabe que não vale a pena investir.

    recentes

    populares

    • Pedro Almeida
      2015-09-14T12:31:41  

      Claro que compra Marcos Pires! Eu tenho o Iphone 4S, ná época que comprei paguei R$ 1.000,00 reais e tinha acabado se lançar o 5S. Comprei fora do Brasil. Quem trabalha e pesquisa antes de comprar investe o seu dinheiro no que quer, basta ter planejamento e paciência! ;D

    recentes

    populares

    • Pedro Almeida
      2015-09-14T12:31:41  

      Marcos Pires, quem trabalha e ganha pouco compra iPhone também, e quem pode compra o que quer, inclusive um Xperia Z5 de R$ 4.300,00. Deixe de ser criança e procure um argumento decente pra discutir o assunto.

  • William Melo
    2015-11-11T16:30:13

    Devido o alto preço e suas limitações, não vale a pena comprar nem o 6, quanto mais o 5!

  • George Ferreira
    2015-09-14T18:04:36  

    Não abro mão do meu iphone, só fala mal quem não tem dinheiro pra comprar.

    recentes

    populares

    • George Ferreira
      2015-09-14T18:04:36  

      Verdade....

    recentes

    populares

    • George Ferreira
      2015-09-14T18:04:36  

      Rapaz, comecei com o iPhone desde o 3G e vim trocando até pegar o 5s. Todos originais e comprado aqui por opção minha... Creio que emu 5S será o último iPhone da minha vida e lamento muito por isso, mas me recuso a pagar +ou- 4.000 em um celular... Honestamente, uns 1.500 eu considero um preço justo e muito bem pago por um aparelho celular... Infelizmente a realidade é outra...

  • Gabriel
    2015-09-14T09:48:46  

    Não vale comprar nenhum iphone, a Apple parou no tempo e agora está arrancando dinheiro dos trouxas.

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2015-09-14T09:48:46  

      preço alto hj em dia nos celulares infelizmente nao é exclusividade so da apple

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2015-09-14T09:48:46  

      Mais um que não tem condições de comprar um iPhone....

  • Arnon Silva
    2015-09-16T07:59:53  

    Ajudem aqui na minha dúvida por favor : fico com o meu Lumia 930 ( Nokia - Microsofit ) ou um iPhone 5s 16 gb , os dois com dois meses de uso.

    recentes

    populares

    • Arnon Silva
      2015-09-16T07:59:53  

      Eu, sem dúvida, ficaria com o iPhone 5s, porque eu tenho um há um ano e não me arrependo. Inclusive já o atualizei para IOS 9.

    recentes

    populares

    • Arnon Silva
      2015-09-16T07:59:53  

      Eu também, mas, se tiver uma graninha aí, já garanta o 6 ou 6s. Vale a pena.

  • Michael Inacio
    2015-09-14T13:06:34  

    Tenho o Iphone 5C e adoro ele, muito bom e me ajuda muito.. O único defeito é ser de 8GB, queria muito trocar para pelo menos o 5S e estava esperando lançar o 6S para ver o desconto e não posso dizer que 200 reais de desconto foi pouco, só que mesmo assim o aparelho está 2.200 e por ter sido lançado em 2013 me desencoraja um pouco, posso pegar o Moto X play por 1.500 16Gb e ano 2015, embora não seja Iphone rsrs gostaria de estender minha conclusão mais aposto que ninguém vai querer ler kkk

    recentes

    populares

    • Michael Inacio
      2015-09-14T13:06:34  

      Provavelmente o desempenho do IOS 9 seja bom no 5S por ambos trabalharem em 64bits. Mas o poder gráfico do XPlay é maior, acredito eu. Pois o motorola também trabalha em 64bits e tem um processador de 8 núcleos, acho que os jogos rodariam mais suave no XPlay

    recentes

    populares

    • Michael Inacio
      2015-09-14T13:06:34  

      Vocês estão esquecendo de uma coisa muito importante. Talvez para "nós" utilizar um moto x, xplay, seja muito simples. Mas vira e mexe ouço ou vejo comentários de pessoas dizendo que o manuseio desses sistemas é complicado. Agora o IOS apesar de se uma marca para a "elite" qualquer criança consegue fazer uso de qualquer aparelho. Então na minha humilde opinião, eu acredito que a Apple não se importe tanto assim com essas coisas e sim com a facilidade de uso!

  • Ana Grecco
    2015-09-15T09:31:58  

    A velha discursão entre Ios x Android. Até quando, meu Deus? Até quando?

    recentes

    populares

    • Ana Grecco
      2015-09-15T09:31:58  

      Falou o rico.

    recentes

    populares

    • Ana Grecco
      2015-09-15T09:31:58  

      a maior diferença entre IOS e Android, é que o android é gratuito, enquanto que a apple vende o IOS por um valor acima dos 500 reais (no caso do iphone) juntamente com seu produto é claro.

  • Marcelo Mascarenhas
    2015-09-14T11:16:27  

    tem trouxas que comprar o iphone 4 ainda. e está um abuso de caro por aí.

    recentes

    populares

    • Marcelo Mascarenhas
      2015-09-14T11:16:27  

      num tenho samsung. uso windows phone.

    recentes

    populares

    • Marcelo Mascarenhas
      2015-09-14T11:16:27  

      Mesmo saindo de linha, o celular é top kra, desculpe se seu Windows phone só serve para despertador.

  • Rogério Alditore
    2015-09-14T14:09:46  

    E viva o marketing da Apple que consegue vender aparelhos defasados por preços de highend. Imaginem a margem de lucro que estão tendo com quem compra esse 5S....eita tupiniquins!!

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2015-09-14T14:09:46  

      O mal do brasileiro é não respeitar o gosto do outro, Wagner Andrade quer dizer que só o que você gosta é de bom gosto? Pelo amor de Deus, quem é você para julgar o gosto de alguém, respeite o próximo. Vivemos em uma democracia, cada um escolhe o que quer.

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2015-09-14T14:09:46  

      Wagner tenho certeza que vc não tem condições de comprar um iPhone por isso diz que tenho péssimo gosto

  • Vai Corinthians
    2015-09-15T00:58:01  

    Compra mesmo estão certinho..Paguem mesmo 5000 no novo 6s eu adoro vender o Iphone e o que da mais lucro pra mim kkkk viajo curto trago 3 iPhone 6s no valor de 1300 no máximo e vendo por 4500 vai kkkk e tem gente aqui que chega a brigando por conta dos comentários kkk Brasileiro e povo tonto mesmo já vi tudo ..

    recentes

    populares

    • Vai Corinthians
      2015-09-15T00:58:01  

      Em são paulo só tem ladrão e sequestradores.

    recentes

    populares

    • Vai Corinthians
      2015-09-15T00:58:01  

      Kkkkk ta vendo falei que o Povinho fica bravinho quando fala do iPhone , realmente eu não vou lá fora para comprar IPhone só comprei um faz três anos e achei um absurdo povo brasileiro pagar três ou quatro vezes o valor que vendem lá fora só isso kkkkkkkkkk eu já usei e não vem com blá blá blá é um celular limitado tudo tem que usar iTunes e grife e estatus sem mais kkkkk

  • Ricardo Santos
    2015-09-15T08:41:20  

    Só idiota compra isso!

    recentes

    populares

    • Ricardo Santos
      2015-09-15T08:41:20  

      Idiota e pobre querendo se aparecer .

  • Phillip Costa
    2015-09-15T10:39:44

    Vim aqui pensando que o Iphone 5s estava 800 reais

  • Rafael Masselli
    2015-09-15T10:37:22

    devia ser proibido a venda de um celular com esse valor... na africa tem muita gente passando fome.... e nem precisa ir tao longe... só ir na esquina que ja tem gente passando fome...

  • Guilherme Silva
    2015-09-14T11:30:49  

    Na boa, chega a ser patético a cogitação de se pagar a partir de R$ 2.300,00 em um celular e isso ainda virar notícia. Mais patético ainda é ver gente com um celular desses andando de ônibus kkk. Esses humanos....

    recentes

    populares

    • Guilherme Silva
      2015-09-14T11:30:49  

      kkkkkkk.. O pior é que esses mesmos patéticos vem reclamar da crise, do dólar, do governo.. Bom, se esta esse preço é porque tem quem paga. E só para constar, não sou 'liSo' meu caro, só valorizo meu din din :). Abraço

    recentes

    populares

    • Guilherme Silva
      2015-09-14T11:30:49  

      Boa Guilherme, somos dois. Ao contrario desse alienado ai de cima, eu também acho um absurdo pagar mais que R$ 1.500 num celular. E aposto com vc, esse mané não utiliza metade das funções do aparelho, ou nem sabe ao certo, o que realmente ele faz. rsrsrs

  • Silas Oliveira
    2015-09-15T09:50:19

    Esse preço é um absurdo, melhor comprar o samsung s5 mais em conta

  • Harlei Lima
    2015-09-15T08:47:54  

    Tenho Iphone 5, não irei comprar o 6 ou 6s hoje pois não pago 3000 em um celular, acho absurdo para mim, mas não critico quem paga, pois o dinheiro é dessa pessoa, ela faz o que quiser, se quiser gastar, rasgar, doar... ...problema. Sem generalizar, mas a maioria das pessoas que criticam quem compra IPHONE, o fazem por não ter condições de obter o mesmo, repito sem generalizar e sem apontar ninguém!

    recentes

    populares

    • Harlei Lima
      2015-09-15T08:47:54  

      Isso mesmo

  • Juliana Braga
    2015-09-15T06:42:01

    Tenho iphone desde a primeira geracao!! Tenho atualmente o 6! IOS eh fantastico! Mal posso esperar pro Rose 6S! Lindooo.. Gosto eh gosto!

  • Heverton Pereira
    2015-09-15T05:18:53

    ENQUANTO HÁ BRASILEIROS QUE BRIGAM POR FUTEBOL E NOVELAS OS MANDANTES, SALAFRARIOS,LADRÕES... PARA DIZER OUTRAS COISAS SÓ METENDO A MÃO NO BOLSOS DOS CONTRIBUINTES!!!