Jogos de esporte

16/09/2015 07h00 - Atualizado em 16/09/2015 07h00

Fifa 15 ou Fifa 16? Confira o comparativo gráfico entre os games

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

Fifa 16 é a nova versão do popular jogo de futebol da EA Sports. Com grandes novidades na jogabilidade e a adição de novos modalidades, o game também recebeu uma bela renovada nos gráficos, que agora estão mais polidos e realistas. Curioso para saber se o visual ficou melhor que o do Fifa 15? Confira a análise para ver qual título ganha no quesito design:

Como baixar a demo de Fifa 16 para Xbox One e PlayStation 4

Para comparar a qualidade dos gráficos, capturamos imagens das versões para Xbox One de Fifa 16 e Fifa 15. As fotos são screenshots do gameplay e não passaram por nenhum tipo de tratamento.


Começando pela sequência de abertura das partidas, é fácil notar o avanço visual no título mais recente, que apresenta cenas mais caprichadas do que o antecessor. É possível perceber cores mais vivas, além de melhor definição na textura.

Neymar de Fifa 15 (esquerda) ao lado da versão de Fifa 16 (direita) (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 15 (esquerda) x Fifa 16 (direita): Neymar está presente nos dois games (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
Fifa 16 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 16: o lançamento apresenta detalhes bem definidos (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Vale ressaltar que as cenas iniciais nem sempre são inéditas, pois algumas foram claramente recicladas da versão do ano passado. Mesmo assim, tudo parece mais bonito e detalhado no Fifa 16.

Fifa 15 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 15: apesar de ótimos, os gráficos não empolgam como os da nova versão (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Quando a bola começa a rolar, as diferenças são ainda mais evidentes. Mais do que apenas animações aprimoradas, a nova versão também exibe efeitos de iluminação mais convincentes, que variam conforme o estádio. Além disso, a interface redesenhada faz ótimo trabalho ao criar o clima de transmissão ao vivo para a jogatina.

Fifa 16 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 16 acerta ao criar atmosfera de jogo ao vivo bem realista (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
Fifa 15 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 15 tem iluminação de estádios mais artificial que o sucessor (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Nas imagens, é possível reparar na falta de cor e contraste de Fifa 15 quando comparado ao novo game. Com o jogo em andamento, as animações presentes no Fifa 16 dão um show, o que deixa o título do ano passado com visual ultrapassado em certos momentos.

Fifa 16 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 16 tem visual muito superior ao do antecessor (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
Fifa 15 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 15 não tem o mesmo desempenho gráfico do sucessor (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Ao aproximar a câmera dos jogadores, os uniformes ficam ainda mais bonitos, com texturas que simulam cuidadosamente os diferentes tipos de tecidos usados na fabricação. Expressões faciais e cabelos também receberam retoques e são muito superiores aos vistos no título de 2014.

Fifa 16 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 16 apresenta riqueza de detalhes em uniformes e expressões faciais. (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Quando comparadas, as mudanças não chegam a ser gritantes, mas certamente serão bem aceitas pelos usuários. 

Fifa 15 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 15 já apresentava atletas com detalhes de alta qualidade (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Como prometido pela desenvolvedora, a torcida também ganhou melhorias consideráveis no game deste ano. Mais animada e viva, a plateia agora conta com vestimentas mais variadas, além de novos movimentos que tornam a ação menos robótica.

Fifa 16 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 16 conta com movimentos mais realistas para personagens (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
Fifa 15 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 15 oferece ótimas modelagens, mas com menos movimentos que o 16 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Os menus também abandonaram os tons mais escuros e apostam no visual minimalista e limpo. Na prática, a maioria das telas ainda é exatamente a mesma, mas o novo esquema de cores provavelmente agradará os jogadores que passam muito tempo em modos como o Ultimate Team.

Fifa 16 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 16: visual dos menus está mais minimalista (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
Fifa 15 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 15: menus do game apresentam tons mais escuros (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Fifa 16 já tem versão de testes para donos de consoles da atual geração. O game será lançado para PS3PS4Xbox OneXbox 360 e PCs no dia 22 de setembro.  

Como resolver travamentos no Fifa 15? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Robsonbf
    2016-12-14T09:17:02  

    questão de gosto o 15 para min só perde nos menus, comemorações, o 16 é mais lento e dá muito privilégio para a marcação mais dificíl de marca gols

    recentes

    populares

    • Robsonbf
      2016-12-14T09:17:02  

      Comprei o 16 ontem e já estou gostando. Muito bom, mas, prefiro o 13.

  • Jean Chaves
    2016-09-22T13:16:38

    o fifa 17 mudou poco para o 16.

  • Lucas Santos
    2015-09-16T12:06:05  

    VOU DE PES 2016 ESSE ANO, CHEGA DE FIFA, VER AQUELAS LOMBRIGAS NO CAMPO CORRENDO, AQUELES GOLS MENTIROSOS QUE O CARA FAZ DE LETRA LA DO MEIO DE CAMPO! ksopKPOKASOPKSOPAK SEMPRE JOGUEI FIFA, MAS VOU DE PES 2016 ESSE ANO, MAIS REAL, FRAFICOS MUITO BONS, JOGABILIDADE E ETC..

    recentes

    populares

    • Lucas Santos
      2015-09-16T12:06:05  

      Jean desenterrou esse tópico kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Lucas Santos
      2015-09-16T12:06:05  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Everton Silva
    2015-09-16T14:43:13  

    alguém que já jogou o PES 2016 dá um parecer ai, comparando ao 2015 ficou melhor ou pior?

    recentes

    populares

    • Everton Silva
      2015-09-16T14:43:13  

      Na minha opinião não existe diferença na jogabilidade de PES e FIFA no ps3 e ps4. O que muda são os gráficos

    recentes

    populares

    • Everton Silva
      2015-09-16T14:43:13  

      Eu tenho os dois jogos e acho os dois muito bons. Claro que cada um tem suas particularidades (defeitos e acertos) mas dá pra se divertir com os dois.

  • Lucas Augusto
    2015-09-29T14:28:06  

    ouve uma evolução nos graficos de fifa 15 para o fifa 16 mas os graficos de PES 2016 e bem mais rico em detalhes do que o do FIFA 16

    recentes

    populares

    • Lucas Augusto
      2015-09-29T14:28:06  

      concordo. O Fifa caprichou mais nos detalhes de movimentos, chutes, licenças e etc... mas graficamente falando o PES ficou mais bem feito. Se não fosse o movimento um pouco robótico seria bem melhor ainda. A questão das licenças são facilmente resolvidas com option files. Já em termos de quantidade de estádios fica difícil.

  • Francisco Veras
    2015-09-16T21:23:10  

    Quero saber se vai ter melhorias nas roubadas de bola? Pois é difícil tomar a bola do jogador, acho que a marcação deveria melhorar. Ou depois da demo do fifa16 ainda vai ter melhorias em alguns defeitos do jogo?

    recentes

    populares

    • Francisco Veras
      2015-09-16T21:23:10  

      nao e nao, a marcacao esta mais estupida ainda na demo do 16. trezentos cara cercando e pra dar um bote e um sacrificio.

    recentes

    populares

    • Francisco Veras
      2015-09-16T21:23:10  

      a marcacao do fifa de só fica cecando e nao agredir é estrnho emenos divertido que o pes...driblar no pes tb é mais divertido e sentimental do q o fifa que se dribla ate sem querer...

  • Saulo Nogueira
    2015-09-16T14:59:18  

    O pes está ridiculo, meu amigo está vendendo o dele, a konami enganou geral, nem o Guerrero está no flamengo ainda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, Rogerio Ceni não está no Sao Paulo, Fred loiro, vários times genéricos do Brasil, esse era o respeito da konami com Brasil kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk........

    recentes

    populares

    • Saulo Nogueira
      2015-09-16T14:59:18  

      criancao detectado.

    recentes

    populares

    • Saulo Nogueira
      2015-09-16T14:59:18  

      PES ta perfeito? Joga o campeonato inglês ai... kkkkkkkkkkkkkk

  • Luciano Malavazi
    2015-10-04T02:18:00

    Gostaria de saber se no xbox360, todo fifa 16 tem LEGENDS, ou somente aqueles que estão escritos na capa? Já. Vi capas com e sem a inscrição. De LEGENDS.

  • Marcio Junior
    2015-09-25T12:30:40

    O PES SÓ TEM FORÇA AQUI NO BRASIL E OLHE LÁ...MUITO POR CAUSA DA CONQUISTA QUE ELE TEVE NO PS1 E NO PS2, EU FUI UM QUE NAO TROCAVA POR NADA,O PES SE TORNOU ENJOATIVO,A DIVESAO QUE TINHA ANTIGAMENTE ACABOU,EXPERIMENTEI O FIFA E REENCONTREI A ALEGRIA DE JOGAR FUTEBOL NO VIDEO GAME NOVAMENTE...FIFA ESTÁ ANOS LUZ NA FRENTE DO PES!!

  • Rolando Rocha
    2015-09-16T21:05:50  

    PES 2016 está espetacular!!! VIVA PES!!!

    recentes

    populares

    • Rolando Rocha
      2015-09-16T21:05:50  

      Realmente ta espetacular, comparando com o 2015. Ainda não dá pra comparar com Fifa.

    recentes

    populares

    • Rolando Rocha
      2015-09-16T21:05:50  

      Ta bom, cara, quando v. Olha os gráficos de JOGO, n de face, de JOGO, os jogadores do PES parecem bonecos e os do FIFA parecem jogadores normais. Aceitem

  • Lucas
    2015-09-16T21:22:15  

    Joguei o ''Pes'' até o 2013, q dizem q foi o melhor. Depois joguei o ''Fifa'' A diferença é absurda em comparação ao pes, o Fifa, quem joga, tem que ter uma noção maior de futebol. O ''Pes'' só ganhar no gráfico visual de alguns jogares, o'' neymar'' tá igualzinho no pes, mais já no ''Fifa'' não tem nada a ver. Já o ''Messi'' é idêntico no Fifa, já no Pes parece um chinês. Agora no ambiente o ''Fifa'' é muito mais bonito o gramado principalmente. O ''Pes'' é bem mais fácil a jogabilidade. Em resumo: Fifa é bem melhor, na minha opinião.

    recentes

    populares

    • Lucas
      2015-09-16T21:22:15  

      As unicas vantagens de Pes é o gráfico, ter todos os times brs, alguns estádios brs e as competições continentais. Não compensa na hora de comparar com o Fifa.

  • Xuxunelas
    2015-09-16T22:19:04  

    esses Tetolas que ficam discutindo entre PES e FIFA.. largam mão de ser Tetolas Master.. compra os dois e curtam .. simples assim !

    recentes

    populares

    • Xuxunelas
      2015-09-16T22:19:04  

      And what about the money?

    recentes

    populares

    • Xuxunelas
      2015-09-16T22:19:04  

      faz assim, compra o que preferir e larga de mao aqueles que preferem o outro jogo.

  • Rodrigo Bernardes
    2015-09-16T16:41:16  

    Os gráficos não mudaram muito, mais obviamente o FIFA 16 está melhor. Agora a jogabilidade, a dificuldade, o poder de marcação dos zagueiros "está mais difícil driblar" e várias outras coisas fazem desse FIFA 16 um jogo diferente do anterior. Mais um sucesso de vendas da EA!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Bernardes
      2015-09-16T16:41:16  

      Mano acho que fiquei meio traumatismo com o Aubameyang. Até na vida real eu não gosto dele.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Bernardes
      2015-09-16T16:41:16  

      NAO SOU DEFENSOR DE UM NEM DE OUTRO MAS PELOS VIDEOS O FIFA ESTA BEM MELHOR, PENA MÃO TER ESTADIOS BR...

  • Gustavo Lemes
    2015-09-18T10:59:30

    Neymar no fifa 16 parece que ta com rinite de tão inchado que ta o nariz

  • Gustavo Melo
    2015-09-17T00:47:30  

    Parei no PES2011, Fifa sempre está a frente, EA Sports se preocupa mt com gráfico e jogabilidade, já a Konami, só quer saber do gráfico. Enfim, FIFA>>>>>>>>>>>>>>abismo>>>>>>>>>>>PES

    recentes

    populares

    • Gustavo Melo
      2015-09-17T00:47:30  

      &gt kk

  • Victor Oliveira
    2015-09-16T15:55:47  

    Se sair o que está na demo, vai ser um dos piores FIFA da história. Os passes estão parecendo um chute, jogadores muito rápidos e apeloes, daqui a pouco só falta jogar FIFA em um fliperama, pq mais árcade do que isso impossível. "Minha opinião"

    recentes

    populares

    • Victor Oliveira
      2015-09-16T15:55:47  

      Nem foi eu, mas quero sim.

    recentes

    populares

    • Victor Oliveira
      2015-09-16T15:55:47  

      Rapido? KKKKK slc , ta é very lento

  • Leonel Fernandes
    2015-09-17T15:34:27

    Mesma porcaria de sempre...

  • Diogo
    2015-09-16T13:43:50  

    Em questão de APARÊNCIA, o PES ainda está na frente, mas JOGABILIDADE, o FIFA superou desde FIFA11. Depois que descobriram a fórmula já era pra Konami, empresa mercenária.

    recentes

    populares

    • Diogo
      2015-09-16T13:43:50  

      Marcio, de q adianta o dedo mindinho do jogador ser cópia fiel da vida real, se na somatória do jogo é só correr pra frente e dar uns cortes pro lado. No FIFA eles podem até correr parecido e tudo, mas o Ibra por exemplo pode jogar no jogo de corpo pra fazer pivô, existem inúmeros tipos de dribles, que podem ser utilizados em situações diferentes, não só o corte seco, etc... E de que adianta ter cobrança de falta personalizada, se o juiz dá uma falta a cada 3 ou 4 partidas, o resto tudo manda seguir?

    recentes

    populares

    • Diogo
      2015-09-16T13:43:50  

      Ficou Bom ja ate comprei o meu kkkkk

  • tiago reis
    2015-09-17T11:05:05

    Ai interessante a matéria tenho os dois o FIFA15 e a Demo 2016 para pc e joguei a demo o esquema de marcação esta melhor e sobre os passes e finalizações e de acordo com o apoio do pé me questao, esta mais realista e a atmosfera do jogo parece que a partida esta sendo real mesmo, e o futebol feminino muito show de bola, agora o cara vem dizer que eo pior fifa me ajuda ae.

  • Gustavo Silveira
    2015-09-17T09:34:47  

    Esquece este tal de neymar, tudo que vai falar de futebol coloca a foto dele na matéria, osso....

    recentes

    populares

    • Gustavo Silveira
      2015-09-17T09:34:47  

      Parece um boneco de cera com oleo na capa do pes 2016 kkkkkkkk

  • Pedro Mariano
    2015-09-16T11:38:16  

    Nem Fifa Nem Pes nunca vão ser superiores a International Superstar Soccer de super nintendo Gols do meio campo,deus alejo, naração sensacional

    recentes

    populares

    • Pedro Mariano
      2015-09-16T11:38:16  

      Allejo Eterno!

    recentes

    populares

    • Pedro Mariano
      2015-09-16T11:38:16  

      Allejo e Sêneca , o ataque dos sonhos .

  • Vitor Manoel
    2015-09-17T01:18:40  

    Que saudades de por Roberto Carlos de centroavante

    recentes

    populares

    • Vitor Manoel