Jogos de esporte

11/09/2015 16h33 - Atualizado em 11/09/2015 17h25

Exclusivo: Fifa 16 terá times brasileiros com todos os jogadores autorizados

Thiago Lopes
por
De Vancouver*

Fifa 16 terá clubes da série A do Campeonato Brasileiro 2015. A presença dos times foi confirmada durante uma visita guiada aos estúdios da EA Sports em Vancouver, no Canadá. O game traz 16 clubes brasileiros da série A, ficando de fora apenas Flamengo e Corinthians, que fecharam exclusividade com PES 2016, além de Goiás e Sport Recife.

Fifa 16 ganha vídeo com as novas comemorações dos gols no jogo

Em entrevista exclusiva para o TechTudo, Gilliard Lopes e João Barão, produtores do título, contaram os detalhes da negociação dos clubes nacionais. Segundo João, os jogadores brasileiros terão nomes originais, além de apresentarem aparências fiéis à realidade. Abaixo, confira a conversa na íntegra.

Fifa 16 terá times brasileiros (Foto: Thiago Lopes / TechTudo)Fifa 16 terá times brasileiros (Foto: Thiago Lopes / TechTudo)


TechTudo: Ano passado, os times brasileiros ficaram de fora do game. Esse ano, teremos a presença de 16 clubes da série A do Campeonato Brasileiro. O que mudou na negociação para que esses clubes voltassem ao jogo?

Gilliard Lopes: No ano passado, foi algo que surgiu muito próximo do lançamento. Nós tínhamos os times prontos, como já tínhamos feito no FIFA 14, mas tivemos esse problema. Foi uma interpretação do contrato de jogadores, que acharam que algo ali não estava ligado à Associação de Jogadores Profissionais. Todos os jogadores, do mundo inteiro, interpretam da forma que a gente também interpreta. Já os jogadores brasileiros decidiram entender de uma forma diferente, e criou-se uma situação única. Não tínhamos tempo hábil para redigirmos um outro contrato, para contornar esses problemas, até o lançamento do jogo. Já este ano, tivemos um tempo maior. Mas, ainda assim, foi uma negociação muito delicada, até porque apenas no Brasil não há uma única instituição que podemos negociar, como acontece na Inglaterra e Alemanha, por exemplo. 

TT: Na versão que nós jogamos, pudemos notar que há 16 times brasileiros. Quatro ficaram de fora: Flamengo, Corinthians, Sport e Goiás. Ainda existe alguma chance desses clubes entrarem no game?

GL: Eu nunca diria "nunca", mas, como o público no Brasil sabe, as licenças nos times nacionais têm sido algo muito complicado. No ano passado, tivemos aquele problema com os jogadores, e, que fique claro, nosso problema não é nem diretamente com o clubes. O que aconteceu foi uma mudança na interpretação dos jogadores nos seus contratos de imagem que fez com que no ano passado nós não pudéssemos trazer os times brasileiros. Então, nesse ano, desde que nosso time de licenças soube desse problema, começamos a trabalhar muito duro para trazer de volta os times brasileiros o mais rápido possível. E a gente está muito feliz em ter conseguido 16 times para a versão que estará saindo nas lojas. O que vai acontecer dali pra frente, no que diz respeito a atualizações do elenco dos clubes, não podemos comentar, porque envolve negociações. Mas tenho certeza que os nossos jogadores do Brasil ficarão satisfeitos com o esforço enorme que foi feito para trazer esses times.

TT: Ainda sobre os nossos testes com o jogo aqui na EA, pudemos notar que os jogadores dos times nacionais estão com nomes e aparência de uma forma fictícia. Eles chegarão assim na versão final do game, ou haverá um update para essas atualizações?

 João Barão: As negociações levam tempo, mas já temos tudo pronto. Antes do lançamento do jogo, já teremos as atualizações feitas, e os jogadores já estarão com seus respectivos nomes, aparência e até mesmo os áudios gravados de Tiago Leifert e Caio Ribeiro. A versão disponibilizada aqui no evento era uma build antiga, preparada apenas para o evento, mas podemos garantir que quando o jogo for lançando na loja, os times brasileiros estarão com todo o elenco atualizado.

Fifa 16 terá times brasileiros (Foto: Thiago Lopes / TechTudo)Fifa 16 terá times brasileiros (Foto: Thiago Lopes / TechTudo)

Fifa 16 ou PES 2016: qual jogo será melhor? Comente no Fórum do TechTudo.

TT: PES 2016 trará um grande número de estádios brasileiros. E Fifa, desde o game da Copa do Mundo de 2014, não conta com alguma arena nacional. Há planos de algum estádio do Brasil aparecer em Fifa 16 ou na próxima versão do jogo?

GL: O que aconteceu no game da Copa, é que a licença da Copa do Mundo inclui tudo. Uma única licença que traz no pacote seleções, camisas, treinadores, juízes e estádios. Já o contrato de licença desses estádios fora do evento é complicado, porque cada detentor dos direitos desse estádio é diferente. Alguns são administrados por uma empresa, alguns são propriedades públicas, etc. É algo muito complicado. Vontade nós temos. Mas esse ano o foco foi mesmo o licenciamento dos clubes brasileiros. 

Atlético MG
 Grêmio
Atlético PR
 Internacional
Avaí
 Joinville
Chapecoense
 Palmeiras
Coritiba
 Ponte Preta
Cruzeiro
 Santos
Figueirense
 São Paulo
Fluminense
 Vasco da Gama


* O colaborador visitou a sede da EA Sports em Vancouver à convite da produtora

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gustavo Dias
    2015-11-04T16:31:32

    Gilliard Lopes e João Barão, Me engana que eu gosto! Pessoal estamos F./U./D./I./D./O./S./ com essas franquias, não se sabe qual é pior!

  • Luís Nogueira
    2015-09-15T21:02:58  

    Não ter flamengo e corinthians é a mesma coisa que não ter Barcelona e real madri... Não vale apena.

    recentes

    populares

    • Luís Nogueira
      2015-09-15T21:02:58  

      pelomenos o jogo ta mais leve a arbitragem não rouba tanto

    recentes

    populares

    • Luís Nogueira
      2015-09-15T21:02:58  

      O que é curintia?

  • Julio Rocha
    2015-10-14T16:32:00

    sou palmeirense, mais pra falar a vdd sem todos os times do brasileirão não vai ter graça, seria melhor tds os times e na sua própria liga, não no resto do mundo.

  • Luiz Neto
    2015-09-11T23:14:02  

    Notem quue o Fluminense esta no REST OF WORLD..... TODOS os times brasileiros vao estar la????

    recentes

    populares

    • Luiz Neto
      2015-09-11T23:14:02  

      Eu jogo com o Grêmio... O 15 é chato por jogar com europeus.. acho legal ter os timesdaqui... Mas se eles ficarem no REST OF WORLD não vai ser possivel jogar modo carreira!

    recentes

    populares

    • Luiz Neto
      2015-09-11T23:14:02  

      Será possível jogar modo carreira se substituir os times em outra liga

  • Hugo Souza
    2015-09-15T11:39:20

    Coitado do PES esse ano, FIFA 16 sem estadio br já tem mais de 50 imagina se tivesse estadios daqui, o PES não tem nem 20 estadio contando com os brs...

  • Jonas Tricolor
    2015-09-14T22:00:01  

    Corinthians e Flamengo pularam fora pq não conseguiram comprar o juiz do jogo

    recentes

    populares

    • Jonas Tricolor
      2015-09-14T22:00:01  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Jonas Tricolor
      2015-09-14T22:00:01  

      Huahuahuahuahaua, mito

  • Pedro Oliveira
    2015-09-11T17:10:52  

    Menos Flamengo e Corinthians! Calculo em torno de 70 milhões de torcedores só no Brasil...

    recentes

    populares

    • Pedro Oliveira
      2015-09-11T17:10:52  

      Calculo em torno de 70 milhões de pênaltis irregulares que não serão mais marcados no FIFA.

    recentes

    populares

    • Pedro Oliveira
      2015-09-11T17:10:52  

      Calculo em torno de 70 milhões de cópias piratas que não serão vendidas! kkk

  • Luís Nogueira
    2015-09-15T20:44:50

    Sem flamengo é corinthians é a mesma coisa que comprar um jogo sem Barcelona e real madri perdeu não vale apena Tchau FIFA....

  • Jonas Tricolor
    2015-09-14T13:36:23  

    Putz, não tem o Goias! hahahahahahaha Quem nesse planeta jogaria com o Goias???? hahahahahahaha

    recentes

    populares

    • Jonas Tricolor
      2015-09-14T13:36:23  

      O Dimba!

    recentes

    populares

    • Jonas Tricolor
      2015-09-14T13:36:23  

      Hahahahahahahaha

  • Augusto Georg
    2015-09-15T11:34:24

    Só mais um exemplo da ZONA que é esse país.

  • Edson Santos
    2015-09-15T01:49:00  

    pow que droga criem tipo um flamengo e um corinthians ficticio campeonato brasileiro sem flamengo e corinthians vai ser mo bostaaa se for pra jogar fifa vai ser mais pra ingles ou outro campeonato :/

    recentes

    populares

    • Edson Santos
      2015-09-15T01:49:00  

      esses dois não vão fazer falta

  • Mario Magalhães
    2015-09-14T19:36:04

    Sem Corinthians e Flamengo? Faltou perguntar à eles se o FIFA ficará sem marcação de pênaltis agora...

  • Felipe Neves
    2015-09-14T09:16:15  

    Ao invés de ficarem se cornetando ai vcs deveriam parar e analisar que zona é o nosso futebol, enquanto voces se cornetam, tem alguem em condições muito melhores que vcs... Por isso que esse pais ta do jeito de tá, só dar pão e circo que o povo sorri!

    recentes

    populares

    • Felipe Neves
      2015-09-14T09:16:15  

      A culpa é da Dilma, certeza !

  • Daniel Alves
    2015-09-14T08:33:40  

    Xiiiiiiiiii sem o CORINTHIANS no fifa16, então dessa vez fui pro PES16. To vendo que não vai vender quase nada esse fifa16.

    recentes

    populares

    • Daniel Alves
      2015-09-14T08:33:40  

      esse aí defecou em cima do teclado

    recentes

    populares

    • Daniel Alves
      2015-09-14T08:33:40  

      Sem corinthians vai vender mais ainda. FIFA só é o jogo de futebol mais vendido dos últimos anos. Tem gente desatualizada.

  • Julio Gouveia
    2015-09-14T11:45:20  

    Vasco da Gama série a ta errado fifa16 só to falado

    recentes

    populares

    • Julio Gouveia
      2015-09-14T11:45:20  

      kkkkk

  • Jorge Santos
    2015-09-14T12:56:53

    pena que flamengo e coringao nao estaram entao o pes sera o melhor hahahahaha

  • Aylton Junior
    2015-09-14T12:28:06

    Opa! Isso significa que não vai ter penalti roubado e nem gol de mão no jogo!

  • Márcio Araújo
    2015-09-11T23:56:30  

    Gente tem uma música que tá bombando aqui no sudeste e estourando nas redes sociais: "E quem não tem estádio; vai entrar na madeira, vai entrar na madeira, vai entrar na madeira! E quem não vence o Vasco:vai entrar na madeira, vai entrar na madeira, vai entrar na madeira! E quem não foi campeão esse ano:vai entrar na madeira, vai entrar na madeira, vai entrar na madeira! E quem tá eliminado da Copa do Brasil: vai entrar na madeira, vai entrar na madeira, vai entrar na madeira! E quem não ganhou Carioca: vai entrar na madeira, vai entrar na madeira, vai entrar na madeira!" KKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Márcio Araújo
      2015-09-11T23:56:30  

      O cara dizer que o Pes vai vender mais que o Fifa por causa de Flamengo deve ser no minimo retardado, o fifa 15 ja detonou o PES 15 sem nenhum time br

    recentes

    populares

    • Márcio Araújo
      2015-09-11T23:56:30  

      FLAMENGO NÃO TEM ESTÁDIO

  • Gustavo Henrique
    2015-09-14T07:07:51

    Isso aí FIFA, ataque do Vasco é melhor do que o do Fluminense! A gente confirma vendo o número de gols marcados por cada equipe no BR15! Tão sabendo legal!

  • Lucas Silva
    2015-09-13T08:09:56

    Sem o maior das américas ( Flamengo), o FIFA 16 cai muito em relação ao campeonato brasileiro, mais mesmo assim supera o PES 16 EM TUDO!

  • Guilherme Oliveira
    2015-09-12T07:37:05  

    Esses corinthianos e flamenguistas são chegados num Japinha em?

    recentes

    populares

    • Guilherme Oliveira
      2015-09-12T07:37:05  

      Sim uma japinhaaa faz bem kkkk

  • Antonio Oliveira
    2015-09-12T12:13:42

    Deixaram de fora os dois times que mais se acham os bambambãs do Brasil Corinthians e Flamengo tiro certeiro do fifa 16 kkk

  • Rafael
    2015-09-12T11:04:56

    eu até gosto de jogar um fut no game , agora ficar debatendo um com outro , vai procurar mulher seus sao paulinos...

  • Léo Barcellos
    2015-09-12T03:04:16  

    Na boa... Pra mim não vai ter diferença entre ter ou não ter times brasileiros. A maioria de quem joga Fifa ou PES jogam com times europeus, inclusive eu. Isso é fato!

    recentes

    populares

    • Léo Barcellos
      2015-09-12T03:04:16  

      Faz diferença sim. Quando eu jogar o FUT poderei utilizar a causa mais bonita do mundo. Do Grêmio!

  • Márcio Araújo
    2015-09-11T23:58:13  

    Essa aí foi um tiro no pé! Flamenguista nunca estudou e não trabalha! O dinheiro que recebe do bolsa família compra ingresso em vez de encher o bucho dos meninos de farofa. Flamenguista nunca teve nem o atary, o pac man ou mesmo o Play Station I. O Play Station 2 e 3 já estão superados. Sobrou o 4 ou o X Box One que flamenguista só vai poder comprar no dia de são nunca ou quando o morcego doar sangue e o saci cruzar as pernas ....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Márcio Araújo
      2015-09-11T23:58:13  

      Depois quando tem teu xbox roubada reclama...Não se mexe com flamenguista cara nao sabe disso?