Navegadores

28/09/2015 16h56 - Atualizado em 28/09/2015 16h56

Firefox corrige bug de mais de 14 anos no navegador

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A versão 41 do Mozilla Firefox corrige um bug que fazia parte das sucessivas versões do navegador há 14 anos. O erro, que consumia memória quando o usuário ativava o Adblock Plus, era tão antigo que, quando foi introduzido, o Firefox sequer existia em uma versão estável.

Sete segredos da barra de busca do Firefox que vão agilizar sua vida

A falha presente no navegador fazia com que o AdBlock Plus dobrasse a quantidade de memória usada para esconder os anúncios nas páginas abertas do usuário. Quem tem o costume de navegar com uma boa quantidade de abas abertas, poderia ver um consumo brutal de 2 GB de memória causados pelo Firefox.

Navegador da Mozilla, lançado há 10 anos, teve bug de 14 anos de idade corrigido (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Navegador da Mozilla, lançado há 10 anos, teve bug de 14 anos corrigido (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)



Com a solução implementada na versão 41 do navegador, os usuários não sentiram nenhum peso na memória do computador e no funcionamento da máquina. Agora, o browser consome mais ou menos a mesma quantidade de memória, quer o usuário use, ou não, o AdBlock Plus.

O motivo do erro ter sobrevivido 14 anos é porque, no fim das contas, ele não causava problemas graves no uso do navegador. No entanto, a chegada de novas extensões e o crescimento das demandas de processamento e memória de páginas de Internet cada vez mais complexas acabaram fazendo com que os desenvolvedores arrumassem o bug.

Segundo a Mozilla, o bug acabou esquecido todos esses anos e só foi corrigido depois que os criadores do AdBlock Plus solicitaram, em maio de 2014, que o erro fosse reparado para que a extensão funcionasse corretamente no Firefox.

Qual é o melhor navegador? Comente no Fórum do TechTudo.

Via VentureBeat e Bugzilla


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Aant Ldvr
    2015-09-30T11:31:36

    Isso mostra o quanto o Firefox e um navegador ruim, precisou 14 anos para resolver um problema que já era conhecido, o descaso com os usuários do navegador e enorme, eu uso o Firefox e me revolto por passar por estes transtornos, estou quase mudando de navegador pois além do mesmo consumir muito do meu desktop existe vários problemas que chega a travar fazendo com que eu perca um e-mail que estou mandando, travando algum vídeo que estou assistindo e tendo que recomeçar, se existe um navegador que e cheio de problemas e o Firefox, nem o IE trava tanto.