Jogos de corrida

07/09/2015 07h00 - Atualizado em 07/09/2015 07h00

Forza 6 tem pista no Rio de Janeiro cheia de 'bizarrices' e erros

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Forza Motorsport 6 tem uma pista localizada no Rio de Janeiro que tenta reproduzir a orla carioca, mas comete alguns erros, apesar de apresentar fidelidade em alguns pontos. O TechTudo realizou testes no jogo, e você confere abaixo o que há de positivo e negativo na representação brasileira dentro do game de corrida do Xbox One. Veja mais informações a seguir:

Forza 6 promete realismo extremo em pista molhada

De Copacabana ao Corcovado

No início da corrida, a narração informa que a pista vai percorrer as praias de Copacabana até as proximidades do Corcovado, onde fica o Cristo Redentor. Isso não é exatamente uma mentira, mas há diversos pontos do cenário que contradizem o fato.


A corrida começa logo na orla carioca, em uma área localizada nas proximidades do Flamengo e de Botafogo, perto da Marina da Glória. O problema é que o trecho desses bairros é preenchido de forma bem rápida, e logo o jogador está mais próximo de Copacabana, com atalhos bastante inusitados, e até inexistentes.

Forza 6 tem pista no Rio de Janeiro com conceitos bizarros (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Forza 6 tem pista no Rio de Janeiro com conceitos bizarros (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

A comunidade surpresa

Logo após deixar a rua principal da orla carioca no game, o jogador cruza uma “favela”, que por aqui fica entre Botafogo e Copacabana, mas praticamente no meio da pista. As casas dessa comunidade são bem coloridas e diferentes do que se vê na região. Inclusive, o formato das moradias se assemelha às da Rocinha, que fica em São Conrado, muito distante do início da partida. 

Forza 6 apresenta favela no meio de Copacabana (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Forza 6 apresenta favela no meio de Copacabana (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Além disso, o Corcovado é mantido ao fundo e de forma bem próxima, mesmo que originalmente ele fique do outro lado. Ainda há um tunel no meio do caminho, que na teoria seria o Tunel Marques Porto. Na vida real, a comunidade se localiza apenas após essa passagem.

Detalhes tão pequenos

Alguns elementos de Forza 6, por outro lado, estão bem representados de acordo com o que é visto nas ruas do Rio de Janeiro. O radar de limite de velocidade no jogo é exatamente o mesmo usado nas avenidas cariocas, por exemplo.

Forza 6 tem detalhes fieis também (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Forza 6 tem detalhes fieis também (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

A estrutura das casas e morros ao redor, por sua vez, ajudam a criar o “clima” carioca e simulam um pouco a “Cidade Maravilhosa” no game.

Santa Teresa em Copacabana?

Em determinado momento, o que parece ser um trilho de bonde surge na pista do game. Seria essa a subida do famoso bonde de Santa Teresa? No entanto, na realidade, o famoso meio de transporte fica um pouco antes de Botafogo, mais precisamente no Centro do Rio.

O bonde parece surgir em Copacabana em Forza 6 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)O bonde parece surgir em Copacabana em Forza 6 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Alto da Boa Vista deslocado

Na teoria, depois do túnel, o carro deveria ter saído na praia de Copacabana, mas após a subida do bonde o veículo passa por um caminho que lembra a subida do Alto da Boa Vista, com muita vegetação ao redor. Novamente deslocado em relação à localidade real.

Forza 6 tem também o Alto da Boa Vista fora de lugar (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Forza 6 tem também o Alto da Boa Vista fora de lugar (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

De volta ao Centro, com direito à Lapa

De forma bem irreal, o carro dá uma volta pela paisagem vegetativa e, sem aviso prévio, retorna para a área do Centro do Rio de Janeiro, que é um pouco antes de onde a corrida começou, mais precisamente os Arcos da Lapa – um dos pontos boêmios da cidade.

A Lapa não podia faltar em Forza 6 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)A Lapa não podia faltar em Forza 6 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Pelo menos há de se admitir que os Arcos da Lapa estão bem representados, com arquitetura fiel e o bondinho de Santa Teresa passando por cima, agora sim, no lugar correto.

Pão de Açúcar

Os pontos turísticos mais famosos da Zona Sul do Rio de Janeiro, Pão de Açúcar e Corcovado com o Cristo Redentor em cima, estão bem representados. Por mais que não cheguemos tão próximos deles, é possível enxergá-los de longe, ao longo do percurso.

Forza 6 tem Pão de Açúcar, com direito a avião pousando (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Forza 6 tem Pão de Açúcar, com direito a avião pousando (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Em determinado momento, por exemplo, também é possível ver detalhes interessantes, como um avião pousando no Rio, possivelmente ao se aproximar do Aeroporto Santos Dumont, que fica próximo ao Centro e ao Flamengo.

Qual o melhor jogo de corrida? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Ferreira
    2015-09-08T15:15:45  

    Sinto cheiro de inveja kkkkkk

    recentes

    populares

    • Daniel Ferreira
      2015-09-08T15:15:45  

      claro que é

  • Luciano Rodrigues
    2015-09-14T19:46:42  

    Ta bom d+, pelo menos tem uma pista no Brasil!!

    recentes

    populares

    • Luciano Rodrigues
      2015-09-14T19:46:42  

      Devia ser uma pista de verdade. Interlagos ou no mínimo Jacarepagua...

  • Gabriel Souza
    2015-09-08T09:57:23  

    Quem nasceu pra ser forza nunca vai ser um GRAN TURISMO heaioheoiauheoiauhaioehioehiheiaheiahiehaiueha

    recentes

    populares

    • Gabriel Souza
      2015-09-08T09:57:23  

      Sem contar que Forza não é nada detalhista com o som de motor nas reduções de marcha... Parece um som de robô...

    recentes

    populares

    • Gabriel Souza
      2015-09-08T09:57:23  

      Gran Turismo é jogo de quem não gosta de jogo de corrida.

  • Thiago Gomes
    2015-09-08T10:33:28  

    Agradeçam que lembraram desse lixo de país para colocar num jogo tão bom.

    recentes

    populares

    • Thiago Gomes
      2015-09-08T10:33:28  

      Aí eu concordo, Lixo de País...

    recentes

    populares

    • Thiago Gomes
      2015-09-08T10:33:28  

      Thiago: Lave sua maldhita boca para criticar o MEU PAÍS!!! Se eu fosse presidente do Brasil, você seria condenado à mhorte por calúnia e difamação à sua pátria!!!!!

  • Smile Vieira
    2015-09-14T11:09:49  

    dois dos piores lugares para se morar neste país são Rio de Janeiro, e São Paulo.

    recentes

    populares

    • Smile Vieira
      2015-09-14T11:09:49  

      EITA INVEJAAAAA! Deve ser um nordhestino cabeça chata e analfabheto!!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Riih Guitardo
    2016-10-21T20:49:52

    Esse traçado me lembrou aquele clássico de Mônaco, geralmente disputados pela categoria de Formula 01.

  • Tiago Pitta
    2015-09-15T10:14:06  

    Licença poética! O Jogo é fiel! Ficou demais! O radar, os arcos da lapa, a subida de Sta Tereza... tudo bem igual. Precisou misturar pra poder dar síntese ao jogo e mostrar tudo. Só senti falta de uma passagem pelo sambódromo... podiam dar um jeito de encaixar ali.

    recentes

    populares

    • Tiago Pitta
      2015-09-15T10:14:06  

      Concordo contigo! Ia ser massa correr na Sapucaí!

  • Hans Clamp
    2015-09-08T09:40:02  

    Ficou legal. Quando jogávamos Top Gear ficávamos felizes em saber que estávamos correndo no Brasil. Apenas pelo fato de saber que era em nosso país. Agora a paisagem ficou linda. Independente da fidelidade geográfica. Qualquer um que jogue no mundo inteiro saberá que se trata do Rio mesmo se não fosse informado disso. Os gráficos ficaram perfeitos. E o que todos esperam de um jogo de corrida é uma boa jogabilidade, carros fielmente detalhados e liberdade de Tuning e Paint.

    recentes

    populares

    • Hans Clamp
      2015-09-08T09:40:02  

      também curti.

  • Anderson Rocha
    2015-09-08T00:59:05  

    os comentários são melhores que a matéria kkkkk

    recentes

    populares

    • Anderson Rocha
      2015-09-08T00:59:05  

      é vero...

  • The Rocketeer
    2015-09-08T19:37:16  

    Um amigo de um amigo meu morreu com uma bala perdida jogando esse game.

    recentes

    populares

    • The Rocketeer
      2015-09-08T19:37:16  

      o tio do conhado do irmão do cadeirante que mora aki perto de casa que conhece o zé pedreiro que é amante do manuel da padaria que comeu a dona Zuleica morreu com uma bala perdida jogando esse game.

    recentes

    populares

    • The Rocketeer
      2015-09-08T19:37:16  

      puts, hahaha, essa foi boa cara...

  • Bruno Cruz
    2015-09-14T22:04:04

    RETARD OTAKU COMENTANDO JOGO DE CORRIDA DEPOIS DE 2.8h DE GAMEPLAY É DOSE, NÉ

  • Marcos Biasoli
    2015-09-14T18:45:51

    E daí, qual o sentido de reproduzir a cidade fielmente. Solução inteligente para que seja possível que todos os principais pontos turísticos da cidade "apareçam na foto".

  • Leonardo Santos
    2015-09-14T10:37:40

    Talvez não desse para colocar de forma original. Ficaria mais bizarro ainda!!!! Menores pelas ruas roubando, mendigos embaixo das marquises e muita desordem.

  • Carlos Silva
    2015-09-07T20:19:07  

    pq não fizeram uma de SP ? não dá... a velocidade máxima não passa de 50KM. rsrsrsrsr . rasguem-se paulistada.

    recentes

    populares

    • Carlos Silva
      2015-09-07T20:19:07  

      Se fosse pra ser fiel ao Rio de Janeiro, no meio da corrida os carros deveriam ser parados para rolar um arrastão.

    recentes

    populares

    • Carlos Silva
      2015-09-07T20:19:07  

      Sou do Rio, mas um circuito em SP seria top.

  • Marcelo Pacheco
    2015-09-09T20:38:15  

    Negativo. A intenção dos produtores foi CIAR uma pista com os principais pontos famosos do RJ, mas com licença poética. Eles disseram isso em entrevista, até porque NÃO existe circuito de rua no RJ.

    recentes

    populares

    • Marcelo Pacheco
      2015-09-09T20:38:15  

      Pachecão, e adianta explicar isso pra retard?

  • Bruno Cruz
    2015-09-11T19:25:03

    Isso chama-se liberdade criativa, direção de arte. Se você for fazer um circuito real fechado vai ficar dando volta na orla do Forte ao Leme. A pista ficou incrível, mesmo no Xbox, e marca todos os principais pontos turísticos naturais do Rio. Mais uma matéria com o selo RETARD CASTLEVANIA. Adeus, Rienji.

  • Marcelo Pacheco
    2015-09-09T21:13:46

    EXTRA ! Techtudo faz matéria bizarra sobre localização geográfica do jogo Forza 6 não estar fiel à realidade, sendo que no RJ não existe circuito de rua e o diretor criativo do game ter dito que a intenção foi justamente juntar esses pontos na mesma pista.

  • Gui Marques
    2015-09-08T10:34:01  

    Tão tosco quanto a cidade !!! Rio eh um lixo, saiu da praia soh sobram favelas !!!!

    recentes

    populares

    • Gui Marques
      2015-09-08T10:34:01  

      Curitiba realmente é muito bacana, mas não tem o brilho do Rio.

    recentes

    populares

    • Gui Marques
      2015-09-08T10:34:01  

      Cúritiba CúCúcùritiba tem nada lá so lembrei que existe pq tu falo

  • Eduardo Iorio
    2015-09-08T11:20:31  

    Se eu correr com um carro preto, taxistas vão me parar me ameaçando de morte pensando que eu sou do Uber? Se não não é fiel ao Rio de Janeiro.

    recentes

    populares

    • Eduardo Iorio
      2015-09-08T11:20:31  

      kkkkkkkkkkkkkkk

  • Anderson
    2015-09-08T17:47:52  

    Bastante mentira no jogo mesmo: a começar em dizer que o Rio é a cidade mais bela do Brasil afinal, só quem passou a vida toda assistindo tv acredita nisso.

    recentes

    populares

    • Anderson
      2015-09-08T17:47:52  

      Isso é inveja? Me diga uma cidade que é mais bela que o Rio.

  • Gabriel Souza
    2015-09-08T10:00:15  

    Quem nasceu pra ser forza nunca irá ser um GRAN TURISMO heioaheiouahoeiuaheouhoaheioaheiuhaiuehhiae

    recentes

    populares

    • Gabriel Souza
      2015-09-08T10:00:15  

      Nunca vai ter um Xbox...

    recentes

    populares

    • Gabriel Souza
      2015-09-08T10:00:15  

      Mas o forza 5 é de xbox one e gt 6 de ps3. GERAÇÕES DIFERENTES... Só pelo fato de gt ter parceria com o instituto ayrton senna e converter parte dos lucros em doações ao instituto que ajudou e ajuda tantas crianças do nosso brasil, faz do gran turismo um jogo muito nobre... Mas respeito as opiniões de vcs... Vcs foram educados e isso é o que importa ;)

  • Manoel Gonçalves
    2015-09-08T17:03:56

    Já acho muita coisa um jogo de alcance mundial mostrar algo do Brasil, se cobrarmos fidelidade os jogos de tiro então, o cara leva uma bala e não morre, leva uma bala passa um tempo e a "vida" volta ao normal....

  • Manoel Gonçalves
    2015-09-08T17:03:56

    Já acho muita coisa um jogo de alcance mundial mostrar algo do Brasil, se cobrarmos fidelidade os jogos de tiro então, o cara leva uma bala e não morre, leva uma bala passa um tempo e a "vida" volta ao normal....

  • John Mcferry
    2015-09-08T11:53:36  

    Vocês devem estar brincando em procurar "fidelidade" do lugares em um jogo fantasia, né???? Se querem fidelidade em jogos de corrida vão procurar nos "Iracing, RFactor, NR 2003 e tantos outros bons games e simuladores de race. Essa série Forza é uma piada se comparado aos primeiros Gran Turismo..

    recentes

    populares

    • John Mcferry
      2015-09-08T11:53:36  

      Perae, o Forza tem duas linhas: o Motorsport que é simulação e o Horizon que é Arcade. Deveria existir fidelidade nesse jogo sim, mas concordo que é besteira ficar procurando isso. Afinal, o mais importante é que gosta do game se divertir. Mas eu tb prefiro Gran Turismo!

    recentes

    populares

    • John Mcferry
      2015-09-08T11:53:36  

      Tudo é mera paisagem, eu que nunca fui ao Rio nem percebi a diferença... ainda mais que não se trata de mapa aberto! Ficam procurando pelo em ovo!!!

  • Tiago Silva
    2015-09-08T12:30:17

    Achei desnecessário isso. A produtor quis homenagear, demora eu perder meu tempo onde fica favela tal, ou bairro tal, quero divertir e pholders.