Celular

14/09/2015 07h00 - Atualizado em 14/09/2015 08h59

Inovação ou ‘cópia’: veja o que é inédito e o que não é no iPhone 6S

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O iPhone 6S foi apresentado, na última quarta-feira (9), com o objetivo de conquistar milhões de consumidores e manter a fama da Apple de inovadora. Os novos recursos são muitos: 3D Touch, Live Photos, Retina Flash… Mas será que eles são realmente inéditos? Confira a lista do TechTudo com as novidades do smartphone com iOS e com o que não é tão novo assim.

iPhone 6S x iPhone 6: quais as diferenças entre os tops da Apple

3D Touch: inovador

O recurso mais explorado pela Apple durante a apresentação do novo iPhone é de fato bastante inovador. O 3D Touch promete apresentar ao usuário uma nova forma de interagir com o telefone, usando a pressão para tomar ações rápidas, ver prévias de conteúdo, entre outras possibilidades.

iPhone 6S tem recurso que utiliza a pressão na tela como atalho (Foto: Divulgação/Apple)iPhone 6S tem recurso que utiliza a pressão na tela como atalho (Foto: Divulgação/Apple)

3D Touch: entenda a nova tecnologia da tela do iPhone 6S

Apesar disso, é preciso destacar que a Huawei passou a perna na Apple e apresentou o Mate S dias antes (nós testamos) com uma tela que reconhece a pressão exercida sobre o display, como o iPhone. Mas, justiça seja feita, a experiência apresentada pelo smarpthone Android nem de longe lembra o 3D Touch dos iPhone 6S e iPhone 6S Plus.

Live Photos: cópia

O Live Photos é um recurso que os donos do iPhone 6S certamente vão amar, mas nem por isso ele é inédito entre smartphones. No último ano, a Nokia a e Microsoft lançaram o Lumia 930 com um recurso praticamente idêntico: o Living Images.

lumia-930-camera-1 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Lumia 930 foi apresentado com Living Images que é basicamente igual ao Live Photos (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Assim como na versão da Apple, o aparelho gravava alguns segundos antes da imagens ser capturada, sem que fosse necessário ativar algum botão específico. A diferença da função no iPhone 6S é que ela também grava segundos depois da imagem e a animação da fotografia só pode ser vista ao aplicar força na tela. No Lumia, isso ocorria automaticamente.

Taptic Engine: novo, mas não inédito

Para tornar a experiência com o 3D Touch do iPhone 6S mais completa, a Apple adicionou um pequeno componente chamado Taptic Engine. De forma geral, ele é capaz de emitir pequenas vibrações quando o usuário pressiona o dedo na tela, simulando um clicar de um trackpad. É um recurso novo e bastante interessante, mas não totalmente inédito.

Nokia N8 possuía resposta tátil à digitação no teclado virtual (Foto: Divulgação/Nokia)Nokia N8 possuía resposta tátil à digitação no teclado virtual (Foto: Divulgação/Nokia)

Algúns modelos da Nokia com Symbian, como o Nokia N8, eram capaz de oferecer uma resposta tátil quando o usuário digitava no teclado virtual, dando a impressão que se tratavam de teclas de verdade. Ele está presente em alguns aparelhos Android, como o Galaxy S6 Edge e o OnePlus One. Apesar disso, é preciso realizar testes mais precisos com o iPhone 6S para saber no que o Taptic Engine se distingue.

Siri sempre ligada: Cópia

O novo processador A9 da Apple trouxe o chip M9 integrado em uma única peça. Segundo a fabricante, a mudança permitiu que a assistente virtual do iOS 9 se tornasse capaz de ouvir o comando “E aí Siri” constantemente, mesmo quando não estivesse conectada ao carregador do aparelho.

Google Now e Cortana já poderiam ser ativados a qualquer momento antes da Si (Foto: Divulgação/Google)Google Now e Cortana já poderiam ser ativados a qualquer momento antes da Si (Foto: Divulgação/Google)


Embora essa seja uma bela adição, os donos de alguns aparelhos Android e Windows Phone já contam com a funcionalidade há pelo menos dois anos. No caso do sistema do Google, basta dizer “OK Google Now”, “Ok Google” ou outra frase personalizada para fazer pesquisa por voz ou dar comandos, enquanto a Microsoft usa o padrão “Hey Cortana” em PCs e Celulares.

Retina Flash: cópia

Para melhorar a qualidade das selfies do iPhone 6S, a Apple investiu em um recurso batizado de Retina Flash. A novidade nada mais é do que um clarão produzido pela tela no momento da fotografia, para ajudar que o autorretrato tenha uma iluminação mais adequada, na falta de um flash frontal.

Flash Selfie do iPhone 6S já podia ser encontrado em diversos aplicativos e celulares (Foto: Reprodução/Apple)Flash Selfie do iPhone 6S já podia ser encontrado em diversos aplicativos e celulares (Foto: Reprodução/Apple)

O recurso, porém, está longe de ser uma novidade. O Snapchat, entre outros aplicativos, e fabricantes de celular já ofereciam a função para os smartphones Android, para tirar proveito das grandes telonas.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felipe Govoni
    2015-09-14T13:25:58  

    Primeiro que o recurso de reconhecer a intensidade do toque é da Huawei e não do Android. Então não pode ser comparado o "3d touch" do Android com o do iOS, pq o Android não tem esse recurso. Esse recurso foi implantado pela Huawei, que até o momento é exclusivo a um modelo de dispositivo da fabricante. Taptic Engine é parte do 3d Touch, interessante a ideia de dividir um recurso em dois para parecer mais inovador.

    recentes

    populares

    • Felipe Govoni
      2015-09-14T13:25:58  

      O que estraga o sistema americano Android são as porcarias dos aparelhos asiáticos. Não tem nenhum que preste!

    recentes

    populares

    • Felipe Govoni
      2015-09-14T13:25:58  

      A questão não é se é do sistema ou não! E sim que não foi a Apple que desenvolveu primeiro! E ponto final !

  • Otavio Zanatta
    2016-05-28T03:40:42

    Em fim, a Apple morreu a muito tempo!

  • Rafael Ferreira
    2016-04-04T22:55:45

    A Nokia manda um beijo pela Apple copiar o 3D touch e o Live fotos

  • Carlos Tamurejo
    2015-09-16T17:30:23  

    Não salva arquivo, não cria pasta, não permite troca ou envio de NENHUM arquivo pra NENHUM smartphone nem entre outro iPhone. Não visualiza pen drive, não roda diversos formatos de video, não baixa nenhum arquivo, você vira escravo do iTunes pra fazer tudo e por fim tem um Bluetooth de MENTIRA!

    recentes

    populares

    • Carlos Tamurejo
      2015-09-16T17:30:23  

      E você acha muito prático ficar amarrado a um software? Não seria melhor ter a liberdade de enviar arquivos de qualquer forma, seja via cabo, via bluetooth, via wifi direct?! Só o pessoal do iPhone acha prático ficar andando com cabo USB para transferir arquivo e o pior é que você não pode usar o iTunes de outra pessoa, só os que você sincronizou. Grande usabilidade isso! Já faz uns 8 anos que eu não uso cabo para tranferir arquivos.

    recentes

    populares

    • Carlos Tamurejo
      2015-09-16T17:30:23  

      Quem disse que eu uso cabo amigos? Só uso a nuvem. E não troco tantos arquivos quanto você aparentemente, também não sei qual é a necessidade de trocar tantos arquivos. Uso meu celular para navegar, FAZER LIGAÇÕES, mensagens, gerenciar minha conta no banco, compras, etc... Não fico trocando arquivos com ninguém, no máximo fotos, e pelo airplay é simples e rápido, não carrego meu cabo para ficar sincronizando com ninguém não.

  • Striker
    2015-09-24T08:24:23

    Feliz com Oneplus Two

  • Rafael Ps
    2015-09-14T13:45:28  

    Pode até ser "cópia" já que algumas dessas tecnologias já existiam... Mas a experiencia e a MELHORIA dessas tecnologias pra serem agregadas no IOS são de um nível completamente diferente né não?!

    recentes

    populares

    • Rafael Ps
      2015-09-14T13:45:28  

      Será que é só o Android que tem vírus, lentidão ou travamentos???Olha só o iOS 8 e 9, vem perdendo em estabilidade, desempenho e fluidez para o Android 5 desde o ano passado, pesquise e comprove.

    recentes

    populares

    • Rafael Ps
      2015-09-14T13:45:28  

      Madson, aonde o IOS vem perdendo desempenho em comparação ao Android? É só ver pelo os Hardwares do celular e comparar. o Iphone tem a metade do RAM de um Samsung Galaxy e não se compara, enquanto não se usa Anti-Vírus no IOS, no Android normalmente usam 2, Quando todos os APP's ficam abertos o IOS funciona normalmente enquanto o Android Vishh..., é só fazer o teste real. Referentes as Fluidez e Estabilidade que você fala são para modelos de 4 anos atras de Iphones, que na maioria de celulares Androids já deixaram de ser atualizados faz 2 anos.

  • Rafael Jose
    2015-09-22T14:33:52

    Matéria fraca, sem explicações, datas ou motivos.

  • José Gonçalves
    2015-09-14T18:42:11  

    A matéria fala que vai apontar o que é inovação e o que é cópia, aí você lê e vê que é tudo cópia hahaha

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2015-09-14T18:42:11  

      Incluindo esse 3D Touch, que é sim uma cópia, só que a Apple precisou de hardware para desenvolver uma funcionalidade, sendo que a Samsung e LG resolveram isso via software, da mesma forma. Adicionaram o hardware mais para justificar o preço do que em si a funcionalidade.

  • Carlos Tamurejo
    2015-09-16T17:29:56

    jjj

  • Tex
    2015-09-15T12:04:01  

    E os applemaníacos que tamto falam asneira aqui acham que só surgiu agora com o novo iphone.. Infelizmente o poder de inovação da Apple foi embora com a morte de Steve Jobs..

    recentes

    populares

    • Tex
      2015-09-15T12:04:01  

      parei de ler no "tamto" putz...

  • Isaias Freitas
    2015-09-16T12:31:30

    Os cegos não querem ver que essa apple so engana e faz a cabeça de quem tem a mente fraca.

  • Clayton Santos
    2015-09-15T08:49:39

    Vendo este iphone 6s eu sinto saudade do meu Iphone 4s

  • Gabriel
    2015-09-14T09:29:28  

    Tudo cópia, essa Apple parou no tempo e agora só está arrancando dinheiro dos trouxas.

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2015-09-14T09:29:28  

      Propagandas é uma forma dos desenvolvedores ganharem com seu app, é uma forma bem mais inteligente do que cobrar pelo app.

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2015-09-14T09:29:28  

      Gabriel por enquanto eu tenho um Zenfone 2 que pra mim é o melhor celular que já tive em matéria de hardware. Se eu trocaria o Meu Zenfone 2 pelo Iphone 6s Plus? Na hora! Não é uma questão de ser trouxa e sim de querer comprar algo caro, mas algo que eu gosto. Afinal vivemos em um pais livre, ou não?

  • Marcos Júnior
    2015-09-14T15:13:13

    iPhone sempre ! ( quem é Apple curte, adoradores de Android comecem a xingar kkkkk )

  • Felipe Govoni
    2015-09-14T13:35:00

    .oi