Celular

02/09/2015 06h02 - Atualizado em 11/09/2015 15h35

iPhone pode ganhar detector de fumaça no futuro, revela patente

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O iPhone e outros dispositivos da Apple podem vir equipados com um detector de fumaça no futuro. É isso que indica uma patente registrada pela empresa e divulgada nesta terça-feira (1). Com o projeto, será possível acoplar a tecnologia aos eletrônicos.

Vírus invade iPhone desbloqueado e rouba dados de 225 mil Apple IDs

Se o usuário estiver dormindo, ou não perceber o início do incêndio, o celular poderia alertá-lo e e chamar ou Corpo de Bombeiros. Atualmente a empresa vende o iPhone 6S, que não oferece tal tecnologia.

Apple pode lançar iPhones com sistemas capazes de detectar fumaça (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Apple pode lançar iPhones com sistemas capazes de detectar fumaça (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Segundo o site Apple Insider, a partir dos dados coletados pelos outros sensores do iPhone, as informações completas são encaminhadas para as autoridades, como a localização do incêndio, a temperatura do ambiente e se o proprietário está próximo do aparelho e do fogo.

Integração com HomeKit

Num cenário de casa completamente conectada, a detecção de incêndio por parte do iPhone poderia dar início a uma série de ações de combate ao fogo, pré-determinadas pelo Apple HomeKit.

Detectores funcionam por luz e identificam a presença de fumaça interceptando raios luminosos, ou por ionização, em que a fumaça interrompe um circuito, provocando um alarme. O modelo para o celular seria menor, para caber nos limites de espaço de um smartphone, mas teria as mesmas capacidades dos modelos convencionais.

Documento descreve o uso de detectores de fumaça por luz e por ionização (Foto: Reprodução/USPTO)Documento descreve o uso de detectores de fumaça por luz e por ionização (Foto: Reprodução/USPTO)

Apesar de descrever o uso da tecnologia em uma série de dispositivos e a possível integração com o HomeKit, a liberação da patente não garante a aplicação do projeto de imediato nos lançamentos da Apple.

Qual é o melhor smartphone atualmente? Comente no Fórum do TechTudo.

Via Apple Insider


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fábio Moraes
    2015-09-02T11:28:23  

    Apple sempre inovando, é ou não é o melhor smartphone da história?

    recentes

    populares

    • Fábio Moraes
      2015-09-02T11:28:23  

      Apple é Apple e resto é resto... Quem pode pode, quem não pode, se Android de verde e amarelo.

    recentes

    populares

    • Fábio Moraes
      2015-09-02T11:28:23  

      Não é.

  • Alessandro Andrade
    2015-09-02T14:52:20  

    É razoável que o celular tenha detector de fumaça, considerando que de vez em quando Iphones pegam fogo sozinhos por aí.

    recentes

    populares

    • Alessandro Andrade
      2015-09-02T14:52:20  

      Com certeza é xing ling, não é Apple...rsss

    recentes

    populares

    • Alessandro Andrade
      2015-09-02T14:52:20  

      Lafaiete e Sebastiao, Então pra que lançar o detector de fumaça se eles não tem risco de pegar fogo? (nao usem o argumento de integração Homekit pois da pra contar nos dedos quantos locais NO MUNDO tem tudo integrado). Ou seja, inovação inútil!

  • Leony Belarmino
    2015-09-02T14:11:03

    Sempre tive galaxy, S2,3 E 4 sempre falei mal do iphone, ai comprei um 5s esta anos luz a frente de qlqr android, o galaxy tem mais coisa pra fazer, a camera é melhor, mais meu galaxy com 1 semana de uso já estava travando, meu 5s estou a 1 ano e meio, nunca nunca mesmo travou, então galera vcs q falam mal da apple eu tb já falei, odeio a maioria das pessoas q usam apple que fala tudo "ai pega meu iphone" "ai esqueci meu iphone" não é celular para eles, mais depois que vc tem a qualidade do aparelho da apple é dificil mudar.

  • Rogério Alditore
    2015-09-02T17:31:35

    Você acha o iPhone 6 facilmente por R$ 2600,00 na internet. Ok, não é barato, mas vale a pena porque você fica com o aparelho 3 anos de boa, se você cuidar bem. Tenho um iPhone 5S rodando lindo até hoje, principalmente atualizando, e atualizando na data de lançamento da atualização. Celular com Android é o barato que sai caro. Sem falar das porcarias de Samsung e xing-lings em geral, que ficam travando e pegando vírus de montão.

  • Dilminha
    2015-09-02T11:09:09  

    Iphone é simplesmente maravilhoso , pena ser muito caro .

    recentes

    populares

    • Dilminha
      2015-09-02T11:09:09  

      baixar impostos em breve? assistiu o JN ontem não, a partir de dezembro Smartphone, computadores e tabletes estão mais caros! ex. de R$ 900,00 para R$ 990,00. ta loko!

    recentes

    populares

    • Dilminha
      2015-09-02T11:09:09  

      não falei de baixar impostos não ! falei em reajuste !

  • Edelvan Sa
    2015-09-02T11:19:54  

    apagar o fogo! eu tou esperando aqui pra ver!, daqui um tempo um iphone vai prometer engravidar mulheres sem precisar de homens!

    recentes

    populares

    • Edelvan Sa
      2015-09-02T11:19:54  

      Amigo, uma coisa é certa. Para a mulher engravidar, sempre vai precisar de algo que o homem tem. Por mais que tentem te dizer o contrário, sempre vai precisar de um homem e uma mulher.

    recentes

    populares

    • Edelvan Sa
      2015-09-02T11:19:54  

      Flávio Goldemberg, eu falei em tom de ironia é claro que para haver a fecundação do óvulo precisa do espermatozoide e isso é da natureza do homem! eu me referi em que um Iphone detectar fogo e ainda apagar o incêndio é muita tecnologia! rsrsrs,

  • Rogério Alditore
    2015-09-02T15:35:30

    Vai ter também um sensor de pum, que dispara um odorizador para disfarçar a catinga....aguardem, no iphone 9.

  • Rogério Alditore
    2015-09-02T15:31:11

    O que vai ter de bombeiro apagando churrasco não está escrito....kkk

  • Jacques
    2015-09-02T15:18:22

    Essa é uma função muito interessante para um celular. Ele vira extintor de incêndio também????

  • Braiti
    2015-09-02T13:22:26  

    E cade o "Apagar o Fogo", bosta de reportagem, bosta de aparelho!!!

    recentes

    populares

    • Braiti
      2015-09-02T13:22:26  

      Matéria de Estagiário....lol

  • Lafaiete Alves
    2015-09-02T12:45:46  

    "O iPhone poderia identificar o início de um incêndio e até mesmo apagar o fogo. "...Essa eu quero ver... daí a pouco eles inventam um Iphone capaz de viajar no tempo..kkkk

    recentes

    populares

    • Lafaiete Alves
      2015-09-02T12:45:46  

      apagar o fogo singifica ligar para os bombeiros

    recentes

    populares

    • Lafaiete Alves
      2015-09-02T12:45:46  

      Que a Zuera never end!!!

  • Alex Pereira
    2015-09-02T14:27:45

    Que pedras bonitas!

  • Carlos Maffei
    2015-09-02T12:38:15  

    Quanta bobagem...só por isso a próxima versão sairá por R$ 7.000,00 e tem TROUXA que vai comprar...

    recentes

    populares

    • Carlos Maffei
      2015-09-02T12:38:15  

      trouxa é quem compra um galaxy por 5 mil quase e quando liga já trava.

  • Donax Barbosa
    2015-09-02T14:12:37

    vou mandar um desses para Dilma ver ser apaga o fogo dela !!

  • FERNANDO NETO
    2015-09-02T13:17:57

    Antes de detector de fumaça, deviam fazer termômetro.

  • Juliano Ribeiro
    2015-09-02T12:33:32

    Com 6 meses de uso, Samgunga trava, Iphone, não.

  • Zaim Talib
    2015-09-02T11:27:14

    Kkkk...que chamada é essa "e até mesmo apagar o fogo. "

  • Julio Souza
    2015-09-02T11:24:41

    prefiro o meu tampa de vaso da motorola 20 anos comigo

  • Ivan.caldas
    2015-09-02T11:22:56

    Atende realmente o publico que compra, quando seu barraco pegar fogo ele avisa com sinal sonoro Coooorreee!!!

  • Ivan.caldas
    2015-09-02T11:19:57

    Atende realmente o publico que compra, quando seu barraco começar a pegar fogo, ele avisa Corre Mané kkkkk