Acessórios

13/09/2015 06h00 - Atualizado em 13/09/2015 06h00

Japoneses criam bateria transparente que pode ser carregada pelo Sol

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Uma equipe de cientistas japoneses desenvolveu um novo tipo de bateria que pode ser recarregada quando exposta à luz solar. Quase transparente, a bateria é bastante fina e vem sendo desenvolvida com vistas a um futuro em que janelas de edifícios e casas sejam capazes de gerar energia. Outra possível aplicação dessa tecnologia prevê o uso desse tipo de produto em telas de dispositivos portáteis.

Conheça as tecnologias que ‘nasceram’ no cinema e já são realidade

A bateria é transparente porque é muito fina, com seus componentes atingindo no máximo 90 nanômetros de espessura.

Quando em processo de recarga, a bateria reduz a transparência em 30% (Foto: Divulgação/Universidade Kotaguin)Quando em processo de recarga, a bateria reduz a transparência em 30% (Foto: Divulgação/Universidade Kotaguin)

Usando compostos químicos de lítio, que já são bastante difundidos na indústria de baterias, os cientistas criaram um protótipo que, quando exposto à luz solar, muda levemente de coloração, diminuindo sua transparência em 30%.

A energia capturada na forma de luz é convertida em eletricidade, que recarrega a bateria num processo que pode garantir ao componente uma tensão de saída de 3,6 volts, bastante competitiva na atualidade. Segundo os criadores do projeto, uma vez completamente descarregada, a bateria atinge um índice de “transparência” de 60%.

A pesquisa é conduzida na Universidade Kogakuin há alguns anos e a bateria transparente apresentada agora é uma evolução de um conceito anterior, também criado pelos japoneses, que aplicava uma pequena célula fotovoltaica (como as existentes nos paineis solares residenciais) para trabalhar com uma bateria mais convencional.

Usar o smart enquanto carrega a bateria estraga o aparelho? Descubra no Fórum do TechTudo.

Além da aplicação em prédios de escritórios, por exemplo, em que as janelas poderiam capturar eletricidade ao mesmo tempo que ficavam mais escuras para preservar o interior do edifício do Sol forte, os cientistas imaginam situações em que tecnologias derivadas dessa pesquisa permitam a criação de dispositivos portáteis que usem as próprias telas de vidro como um meio de captura e armazenamento de energia.

Via Tree Hugger e Tech Explore

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andre Machado
    2015-09-13T17:04:32  

    Caraca esses japoneses sao muito inteligente mesmo, inventar uma bateria de celular que carrega quando exposta a luz do sol. Quem teve essa ideia foi muito alem da criatividade. Eles podem ir a alem e carregar o notebook tambem via sol.

    recentes

    populares

    • Andre Machado
      2015-09-13T17:04:32  

      Ótima sugestão, PARABÉNS!!! - WALDEZ SOUSA. Abraço.

    recentes

    populares

    • Andre Machado
      2015-09-13T17:04:32  

      Parabrisa do carro pode virar uma bateria gigante

  • Tavares Jerry
    2015-09-13T21:33:45  

    Atrasado é o Brasil, que nem tela de smartphones são fabricados aqui e eles mentem que é fabricação brasileira.

    recentes

    populares

    • Tavares Jerry
      2015-09-13T21:33:45  

      Eu tive um professor que falava que "tecnologia de ponta no Brasil é fabricação de alfinete"!

  • Eduardo Alves
    2015-09-14T08:13:28

    energia solar, quando estiver bem desenvolvida, eficiente e barata, será a salvação do planeta..