Internet

01/09/2015 07h00 - Atualizado em 01/09/2015 08h52

Google Play Store, loja de apps para Android, abriga mais de 30 mil vírus

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Pesquisadores de diversas universidades criaram a MassVet, uma ferramenta que consegue identificar aplicativos maliciosos para Android. A varredura encontrou 127.429 programas deste gênero em diversas lojas virtuais do sistema operacional.

Na Google Play Store, a loja oficial do Google, foram detectados mais de 30 mil potenciais vírus disponíveis para download como se fossem aplicativos legítimos.

Exclusivo: Android é alvo de 99% dos vírus para smartphones, diz Kaspersky

A MassVet analisou um total de 1,2 milhão de aplicativos, distribuídos em 33 lojas virtuais. A ferramenta investiga apps similares na mesma loja virtual para encontrar possíveis usos do “repackaging”: técnica usada por hackers para esconder pequenos trechos de código malicioso dentro de programas legítimos.

Pesquisa aponta que medidas de segurança das lojas de apps para Android são insuficientes (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Pesquisa aponta que medidas de segurança das lojas de apps para Android são insuficientes (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Como remover vírus do Android? Descubra no Fórum do TechTudo

Um ponto grave levantado pelo estudo é que hackers que tiveram seus softwares banidos da Google Play enfrentam poucas dificuldades para lançá-los novamente: entre os 30.552 potenciais malwares, 2.125 são aplicativos que já foram excluídos uma vez. Deste total, 604 são vírus confirmados, que reapareceram na loja sem qualquer tipo de modificação em relação às versões previamente banidas.

Outro alerta é que os desenvolvedores por trás destas pragas virtuais lançaram um total de 829 aplicativos com nomes diferentes na loja do Google, todos contendo algum código nocivo.

A pesquisa também levantou que, do total de 127.429 aplicativos maliciosos distribuídos em uma série de lojas, há 20 malwares do tipo zero day – que exploram vulnerabilidades sérias, desconhecidas pelos desenvolvedores do sistema. Este tipo de vírus representa uma ameaça grave, já que utiliza brechas que ainda não foram corrigidas.

Segundo os criadores, além do MassVet oferecer uma análise mais profunda, ele tem a vantagem de verificar cada aplicativo em apenas 10 segundos. Porém, o sistema do Google  roda o app em questão em um ambiente simulado e buscando códigos perigosos através de um processo mais demorado e que é incapaz de identificar traços de “repackaging”.

Via The Register, Universidade de Indiana e SC Magazine


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Juliano Ribeiro
    2015-09-01T16:45:16  

    Mais uma VEz, IOS na frente, sempre né. Androgas, mudem para IOS já.

    recentes

    populares

    • Juliano Ribeiro
      2015-09-01T16:45:16  

      ios na frente so porque os hackers se preocupam em detonar os bons e nao os lixos

  • Leni Cunha
    2015-09-01T13:46:34  

    Por isso que nunca vou trocar o ios por android!!!

    recentes

    populares

    • Leni Cunha
      2015-09-01T13:46:34  

      por isso os autos executivos da apple usam blackberry

    recentes

    populares

    • Leni Cunha
      2015-09-01T13:46:34  

      claro que ios nao tem virus, hackers gostam de detonar as coisas boas por isso ios nao tem quase nenhum virus rsrs.

  • Bruno Souza
    2015-09-01T12:31:27  

    Ufa, ainda bem que meu Windows Mobile nao tem essa historia, muito mais seguro, nao volto pro Android mais !!

    recentes

    populares

    • Bruno Souza
      2015-09-01T12:31:27  

      A galera desse site é um tanto mal informada. No quesito segurança o wp é melhor sim. E não tem nada a ver com esse papo de ser menos usado não.

    recentes

    populares

    • Bruno Souza
      2015-09-01T12:31:27  

      Seu celular só precisa de três botões: Ctrl + Alt + Del.

  • Fagner Santana
    2015-09-02T16:40:22

    Poderiam dar os nomes dos aplicativos banidos que retornaram,facilitaria muito e evitaria muita dor de cabeça futura.

  • Márcio Silva
    2015-09-01T13:37:54  

    é android né? vai esperar o que? Lixo! quer tranquilidade e segurança compre um iphone, se vc puder é claro.

    recentes

    populares

    • Márcio Silva
      2015-09-01T13:37:54  

      Me divirto com os haters fanboys da internet...HAHAHAHAHAHA

    recentes

    populares

    • Márcio Silva
      2015-09-01T13:37:54  

      Ainda mais quando falamos de time kkkkkkkkkkkkk

  • João Santos
    2015-09-01T15:43:25

    Onde eu encontro quais sao estes apps?

  • Leonardo Pinto
    2015-09-01T16:58:07

    Digitei no google "propaganda do IOS" e vim parar aqui.

  • Gustavo Oliveira
    2015-09-01T16:13:15  

    Não acho que iPhone seja moda, até porque o sistema operacional mais vendido é o Android, e outra todo sistema possui falha. O Android por ter uma carga maior de aplicativos em sua loja é um dos motivos pela grande quantidade de vírus. Um smartphone para ser bom não depende apenas do seu sistema operacional, mas também de seu hardware. Vai do gosto de cada um achar qual é o melhor para cada.

    recentes

    populares

    • Gustavo Oliveira
      2015-09-01T16:13:15  

      Claro, mais vendido pq é mais simples e é encontrado em celulares mais baratos. Óbvio isso.

  • Diego Serrano
    2015-09-01T15:54:31  

    Acho tão engraçado essas discussões idiotas de quem tem iphone e quem prefere android. Acho isso tão banal, já tive ambos os aparelhos e vi que tds tem prós e contras. Mas desde que o ser humano existe ele precisa desse negócio de querer ser maior que o vizinho. Exemplos de brigas idiotas: Marvel x DC, times de futebol, aparelhos de celulares, marcas de carro, coca ou guaraná... e reparem que todas podem ser solucionadas simplesmente mudando de ideia... hauhauhau sei lá acho q viajei no meu pensamento. Mas resumindo é isso

    recentes

    populares

    • Diego Serrano
      2015-09-01T15:54:31  

      Gostei do seu pensamento Diego, mas esse é mundo capitalista que vivemos, precisa desse tipo de concorrência para sempre buscar estar melhor que o outro, isso que faz todo esse aparelhos evoluírem.

  • Renato Pc
    2015-09-01T16:12:24

    Isso é muito mal. A Google deveria levar mais a sério seus apps e ter um controle melhor ao invés de deixarem entrar qualquer porcaria. Lamentável

  • Daniel Val
    2015-09-01T11:59:02  

    Uso Android... não uso antivírus e nunca peguei vírus... meu cel. É super rápido... vai contar história na Sibéria

    recentes

    populares

    • Daniel Val
      2015-09-01T11:59:02  

      Para mim o problema não é o Android em si, mas a loja. Realmente é muito fácil subir um app lá. Talvez a Google deveria rever isso. De qualquer forma basta não instalar tudo o que vê na loja, instale apenas aplicativos confiáveis. O próprio instalador avisa que tipo de permissão o aplicativo necessita, portanto, basta dar uma lida, não custa. Também nunca usei antivírus. E tem mais, mesmo que o sistema seja infectado, basta dar um reset e pronto. Qualquer leigo sabe fazer isso.

    recentes

    populares

    • Daniel Val
      2015-09-01T11:59:02  

      Olha eu não sei, mas o que sei é que nenhum sistema é totalmente seguro sabe por que, por que existe pessoas e as pessoas tem sentimentos e só isso já é o suficiente para ser contaminado.Engenharia social.

  • Gilmar Luiz
    2015-09-01T15:46:39

    matéria muito técnica e jornalisticamente pobre. Jornalismo tem, basicamente, a obrigação de comunicar, esclarecer. Deixar nerd escrever sem a supervisão de um jornalista de verdade provoca confusão e ruído. Isso não é uma matéria jornalística, então.

  • Patrick Vorst
    2015-09-01T15:07:48

    E obvio que o sistema da Google é falho, afinal é uma cópia idêntica ao imbatível iOS, mas respeitem, graças a plataforma da Google milhares usam hoje plataformas móveis. Mas iPhone e iPhone não tem jeito, o resto é isto descrito na matéria

  • Victor
    2015-09-01T12:38:35  

    Tudo hoje em dia que é interligado a internet está propicio a vírus, quer se precaver? Se desconecte do mundo Digital.

    recentes

    populares

    • Victor
      2015-09-01T12:38:35  

      Desculpa de cego é muleta!!! GO IOS!

    recentes

    populares

    • Victor
      2015-09-01T12:38:35  

      iOS nap tem virus

  • Patrick Vorst
    2015-09-01T15:03:18

    Estava pesquisando um celular para substituir meu iPhone 4s. O mesmo funciona até hoje com uma lentidão normal devido à atualizações do iOS. Me interessei pelo zenfone , 4 de ram, aí pensei nossa e Google Android, mal construído com este Android cheio de vírus é um sistema que nada mais é que uma cópia genérica do percussor é imbatível iOS. Mas admiro a Google integrando usuários ao mundo da plataforma portátil, só que pagam pelo que tem

  • Juca Loco
    2015-09-01T14:16:38

    Tenho um nokia 3310, e nunca tive problema com virus. E os jogos que tem nele são muito bons.

  • Luiz Palassi
    2015-09-01T13:16:49  

    So não tem vírus quem não usa aparelho eletrônico!

    recentes

    populares

    • Luiz Palassi
      2015-09-01T13:16:49  

      Minha TV tem vírus também? Putz, o rádio da carro então deve ter, eu sabia.

    recentes

    populares

    • Luiz Palassi
      2015-09-01T13:16:49  

      nada a ver jhummento

  • S7crib
    2015-09-01T13:32:43

    Não é possível, eu vou jogar essa porcaria no lixo.

  • Luís Rios
    2015-09-01T13:21:58

    Essa pesquisa tá parecendo aquelas do Ibop! Alguém pagando para menosprezar alguém! A Apple pode estar por trás! Vírus realmente o Android tem, mas essa proporção é a matéria estão distorcidos! Onde está a solução, já que a matéria é seria? Srsrs

  • Sérgio Morato
    2015-09-01T13:18:50

    nnooosssa.aaaa... sério ?????????

  • Dilminha
    2015-09-01T12:16:44

    Povo besta fica brigando por causa de marcas kkkk

  • Joao Behnen
    2015-09-01T11:07:03  

    I LOVE YOU IOS- kkkkk

    recentes

    populares

    • Joao Behnen
      2015-09-01T11:07:03  

      Windows 10 mobile wins'

  • Cristopher Slayer
    2015-09-01T12:04:19

    Ninguém vê isso na Apple,ma peneira lah Eh forte ( sem choroso antis)

  • Fábio Guazuma
    2015-09-01T11:56:49

    Eu gosto do sistema Android, ja tive alguns, mas acabei me mudando pra iOS e nao me arrependo. Esse grave problema de virus e so mais um dos problemas relacionados a um sistema operacional aberto a desenvolvedores, muitas pessoas podem mexer e acabam por estragar!

  • Bruno
    2015-09-01T11:42:29

    man Techtudo postou isso,só para comprarem Iphone,tem rolo ai.. ,Apple pagando pra Techtudo kkkk,duvido Android ter tudo isso ai na Google Play!