Celular

20/09/2015 09h48 - Atualizado em 27/11/2015 19h41

Moto X Play ou Moto X 2014: qual celular vale a pena comprar?

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

O Moto X de segunda geração, lançado em 2014, ganhou um sucessor este ano, que começou a ser vendido no começo de agosto. Trata-se do Moto X Play. Como os dois aparelhos têm quase o mesmo preço - no caso, R$ 1.399 -, a dúvida sobre qual deles vale mais a pena comprar pode ser ainda maior. Se esse é o seu caso, veja a análise abaixo e decida qual é o melhor pra você.

Moto X Play ou Moto Maxx? Qual smart com bateria potente é o melhor?

Vale ressaltar que o teste é apenas de especificações técnicas, deixando de fora questões subjetivas, como fluidez do sistema, pegada, qualidade das fotos e outros pontos fáceis de checar olhando especificações.

Moto X Play ou Moto X 2014? Qual é o melhor? (Foto: Arte/TechTudo)Moto X Play ou Moto X 2014? Qual é o melhor? (Foto: Arte/TechTudo)

Design: Moto X Play

O design do Moto X Play melhorou em alguns aspectos, se comparado com o antecessor. Sua tela está maior, contemplando 5,5 polegadas. Com isso, agora ele está mais largo e mais pesado que a segunda geração do dispositivo. Suas novas dimensões são de 148 x 75 x 10.9 mm e o peso é de 169 gramas.

Moto X Play oferece versões com sheels coloridas (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Moto X Play oferece versões com sheels coloridas (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

O Moto X 2014 entrega ao usuário uma tela de 5,2 polegadas e tem as seguintes dimensões: 140 x 72 x 10 mm. Seu peso é de 144 gramas. Porém, o Play apresenta resistência à água e tampa traseira removível.

Na própria caixa do aparelho vem uma capinha extra, caso o usuário queira mudar a cor da traseira do celular. Ele também é compatível com o Moto Maker, de forma que você pode personalizar ainda mais o seu Moto X Play, com 14 opções de capinhas diferentes.

Tela: Moto X

O Moto X usa um painel AMOLED (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) O Moto X usa um painel AMOLED (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O Moto X 2014 possui uma tela de 5,2 polegadas. Para muitos, o tamanho é bom o suficiente para ver o conteúdo na tela sem ser incômodo para segurar com uma das mãos ou guardar no bolso. O Moto X Play apresenta uma tela de 5,5 polegadas que, como vimos, deixa o celular ainda maior. Ambos possuem resolução Full HD, ou seja, 1080 x 1920 pixels. Porém, por ter uma área menor, o Moto X tem mais ppi (pixels por polegada): são 424, contra 401 do Moto X Play.

Moto X Style e Moto G 3: o que vocês estão achando? Comentem no Fórum do TechTudo.

Outro fator que pesa a favor do Moto X 2014 é o seu painel AMOLED. No Moto X Play a Motorola decidiu usar um LCD TFT, que muitos consideram como não sendo tão interessante quanto o AMOLED. Além disso, o Moto X usa vidro resistente Gorilla Glass 3.

Desempenho: Moto X Play

Os dois celulares da Motorola apresentam desempenho bem semelhante. Mas, por ser de uma geração mais recente e ter um hardware mais atualizado, o Moto X Play se sagra vencedor - ainda que por pouco.

O Moto X Play utiliza um processador Snapdragon 615 octa-core, com quatro núcleos Cortex-A53 de 1.7 GHz e quatro núcleos Cortex-A53 de 1.0 GHz. Sua GPU é uma Adreno 405 e ele também usa 2 GB de RAM. Já o Moto X conta com um processador Snapdragon 801 quad-core de 2.5 GHz de frequência. Sua GPU é uma Adreno 330 e ele também possui 2 GB de RAM.

Se você busca desempenho, ambos estão praticamente empatados, mas o Moto X Play vale mais a pena por ter um hardware atualizado.

Câmera: Moto X Play

Moto X Play tem câmera de 21 MP (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Moto X Play tem câmera de 21 MP (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)


Dicas simples que irão te ajudar a fazer fotos incríveis em viagens

A câmera do Moto X Play recebeu um belo upgrade. Ela agora possui 21 MP, gerando imagens de 5291 x 3968 pixels. Ela possui estabilização ótica, autofoco, Flash duplo de LED, HDR, detecção facial e outros recursos comuns em câmeras de celular. A câmera frontal também é superior à do Moto X, com 5 megapixels.

Já o Moto X 2014 possui uma câmera intermediária, que decepcionou muitos usuários. Ela tem 13 MP e gera imagens com resolução de 4128 x 3096 pixels. A sua estabilização é digital e a câmera frontal é de apenas 2 MP.

Bateria: Moto X Play

A bateria do Moto X Play é uma das maiores do mercado (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)A bateria do Moto X Play é uma das maiores do mercado (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)



O maior destaque do Moto X Play é a sua bateria de 3.630 mAh, a maior da categoria. O celular consegue suportar, em média, dois dias longe da tomada, o que é um feito impressionante.

Já o Moto X possui uma bateria de apenas 2.300 mAh que não dura até o final do dia em uso moderado. Portanto, sem sombra de dúvidas, o Moto X Play se sai vencedor neste quesito.

Preço e disponibilidade: Moto X

Moto X 2014 tem design mais compacto do que modelo mais novo (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: Moto X 2014 tem design mais compacto do que modelo mais novo (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))Moto X 2014 já pode ser encontrado em lojas de varejo por um preço mais acessível (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Moto X Style: preço vaza e smartphone começa a ser vendido

O Moto X, justamente por ser do ano passado, é facilmente encontrado em lojas do varejo por pouco mais de R$ 1 mil. Já o Moto X Play foi lançado com o mesmo preço de lançamento do Moto X 2014, ou seja, R$ 1.399.

No entanto, ele também já pode ser encontrado por um preço menor, cerca de R$ 1200 a R$ 1300. Mesmo assim, o Moto X acaba se mostrando uma opção mais econômica para determinados perfis de usuário.

Conclusão: Moto X Play

Moto X Play tem opções de capinhas coloridas (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo) (Foto: Moto X Play tem opções de capinhas coloridas (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo))Moto X Play leva vantagem sobre o irmão por causa da bateria (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

O Moto X 2014 pode ser uma boa opção para aqueles que querem ter um celular com bom desempenho, mesmo sendo da geração passada, com uma tela de melhor qualidade e um preço mais baixo. O seu painel AMOLED realmente faz a diferença e por ser encontrado por cerca de R$ 300 a menos, o usuário pode economizar e ainda levar um excelente aparelho.

Já o Moto X Play é a escolha perfeita para aqueles que passam o dia fora de casa e precisem de uma bateria que dure o dia inteiro. Além disso, seus upgrades na câmera traseira também fazem valer a pena o investimento a mais. Sem falar na personalização do Moto Maker. Por isso, elegemos como vencedor o Moto X Play, mais novo, mesmo que as novidades sejam poucas.

Tabela comparativo de especificações entre o Moto X Play e o Moto X 2014 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativo de especificações entre o Moto X Play e o Moto X 2014 (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Henrique Oliveira
    2018-05-10T12:44:11

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,design no xplay melhor que o x2??Estão de brincadeira mesmo,o design do x2 é um dos mais bonitos até hoje em 2018. Realmente erraram feio em quase tudo exceto pela bateria.

  • Matheus Souza
    2015-09-21T10:43:27  

    Snapdragon 615 ganhar de um snapdragon 801, adreno 405 ganhar de uma adreno 330 ? Vocês tem demência? Moto x play é celular intermediário! Moto x 2014 , apesar de ser do ano passado ainda tem hardware top de linha! Vários testes de Benchmark mostram a semelhança de pontos com LG G4, Zenfone 2 e outros.

    recentes

    populares

    • Matheus Souza
      2015-09-21T10:43:27  

      Matéria super tosca, design com traseira em madeira ou couro, bordas de alumínio, perder pra um de plástico? Snapdragon 801 perder pra um mero 615, fora a GPU que humilha, a adreno 405 chega a ser pior que a 320, comparando com a 330 do 801 a diferença é maior

    recentes

    populares

    • Matheus Souza
      2015-09-21T10:43:27  

      Fiz dois testes benchmark e os por incrível que pareça chegou a 65500 pontos...

  • Gustavo Volpe
    2016-03-29T12:44:23  

    Snapdragon 615 superior ao 801? Adreno 405 superior a adreno 330? Só nesse mar de desinformação aqui. O moto X 2014 é um aparelho top em processamento. Play é intermediário, bem pior que o antecessor. Ambos são bons aparelhos e eu pegaria o play por causa da câmera, mas o x 2014 é muito melhor em desempenho geral e tela.

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2016-03-29T12:44:23  

      E o acabamento também do 2014 é top

  • Só Verdade
    2015-09-20T12:08:19  

    Octa-core Qualcomm Snapdragon 615 (Quad-core 1.7 GHz e Quad-core 1.0 GHz).

    recentes

    populares

    • Só Verdade
      2015-09-20T12:08:19  

      E queria era fugir da tomada, e consegui com o moto x play...e quem ficar perto de um vai passar vergonha (bateria)

  • Gabriel Bicalho
    2016-05-05T11:13:37  

    O moto x play não tem giroscópio então se você pretende utilizar o google cardboard nele , infelizmente não vai conseguir

    recentes

    populares

    • Gabriel Bicalho
      2016-05-05T11:13:37  

      bateria é tudo...

  • Everaldo Junior
    2015-12-02T17:46:55

    Tenho o moto x play, comprei por 1249 em 10x na saraiva. No momento absolutamente nada a reclamar, já abrir mais de 10 aplicativos de uma vez e o celular não trava em nenhum momento, to bem satisfeito.

  • Rodrigo Pereira
    2016-03-24T21:27:46

    Moto x play Prós Camera bateria armazenamento tela grande(pra quem gosta) contras processador intermediario (mas que da conta do recado) tela TFT Moto x 2014 prós Processador Tela amoled Acabamento premium contras Falta de entrada Micro sd bateria com pouca duração se comparando ao do XPlay câmera com nivel inferior ao x play Analizando todos os fatores vemos que o moto x play é a melhor apção

  • Hugo Galves
    2015-10-24T17:39:23  

    Parece ser um ótimo celular (moto x play) porem recebi o meu, usei até esgotar a bateria, e pra minha surpresa está a 2 dias no carregador e não está dando sinal de vida, já ví um monte de sites dizendo que tem que ligar em carregador mais forte, já coloquei no carregador do tablet que é mais potente porem ainda não voltou, e não tem nada mencionado no manual desta característica, pra mim parece mais um erro de projeto grotesco, quem quer comprar um celular que se esgotar a bateria tem que procurar carregado de outro modelo pra fazer ele voltar a funcionar??

    recentes

    populares

    • Hugo Galves
      2015-10-24T17:39:23  

      Estou usando o meu hoje pela primeira vez, a bateria é bem melhor q do moto x2 porém não faz milagres, usei tudo nele hoje inclusive o GPS por alguns momentos, são quase 19h e ainda tem 25% de bateria, se fosse no outro já teria cabado a muito tempo, e câmera melhorou muito, uma pena ele não ter o sensor de proximidade, a tela eu achei muito boa, e a função da lanterna balançando o aparelho tbm, só uma besteira mais o aparelho é capaz de fazer e não colocaram

    recentes

    populares

    • Hugo Galves
      2015-10-24T17:39:23  

      Ainda prefiro o Moto X2 devido, pois mesmo sendo quadcore o clock e maior assim associado aos dois GB de RAM, ele da um desempenho melhor, ou seja menos possibilidade de leg no uso. Mas ambos são excelentes aparelhos.

  • Rafael Nunes
    2015-10-23T18:34:03  

    Infelizmente fui atrás desse tipo de comparativo e me dei muito mal... meu Moto X 2014 era MUITO MELHOR. Quero meu dinheiro de volta!

    recentes

    populares

    • Rafael Nunes
      2015-10-23T18:34:03  

      Kkkkkk ' Quem mandou ser troxa ... Agr vai ficar querendo kkkkk ... Brincadeira

  • Moises Videira
    2016-01-18T22:11:57

    não sei se conseguirei usar alguma coisa que nao seja amoled depois do meu 925, a tela é o principal.

  • Rodrigo Burgos
    2015-12-14T16:19:58  

    Octa de 2.7 ???? Será que não irão arrumar ??? se não me engano é um octa, mas de 4 que rodam no máximo a 1,7 e 4 a 1,0

    recentes

    populares

    • Rodrigo Burgos
      2015-12-14T16:19:58  

      Junta 1,7 mais 1,0 e fica quanto ? 2,7 neh jumento , retardado

    recentes

    populares

    • Rodrigo Burgos
      2015-12-14T16:19:58  

      A velocidade relógio de um processador não aumenta se usado com outro processador Energúmeno! Então impossível chegar à 2,7

  • Deivid Silva
    2015-12-01T10:34:05

    kkk que coisa xplay melhor q x2 só aqui mesmo

  • Samy Soares
    2015-11-23T16:42:09

    Gente mais que situação :/

  • Luan Valverde
    2015-09-21T09:31:16  

    Comprei um moto X 2014 a maisnou menos 3 semanas e posso dizer q a tomada do meu quarto se tornou minha melhora amiga, fora isso o celular é maravilhoso... Só gostaria de saber se sou azarado ou se é normal minha bateria voar mesmo com o celular com a tela bloqueada... Por exemplo, tiro ele da tomada, bloqueio e alguns minutos depois Consulto e já perdeu 1%.... (Todos os recursos do "moto" ativos e Android 5.1)

    recentes

    populares

    • Luan Valverde
      2015-09-21T09:31:16  

      Quando meu Moto X 2014 estava com a bateria morrendo rápido, verifiquei no sistema qual o aplicativo estava matando a bateria e era apenas uma atualização do LinkeIn que estava com problemas... Desinstalado o app, o problema sumiu.

    recentes

    populares

    • Luan Valverde
      2015-09-21T09:31:16  

      Estava com esse mesmo problema quando comprei o meu moto x 2014 !! Liguei na motorola e me orientaram a desinstalar os antivírus pois o celular não precisava e para a minha surpresa após desinstalar a minha bateria começou a durar 3x mais.

  • Caíque Feu
    2015-09-21T10:51:26  

    Matéria bizarra, todos sabem que o Moto X 2014 e melhor que o Moto X Play... E só parar e pensar se um Smart de 2014 tá custando ainda seus 1000 reais, o outro Foi lançando a um mês e tem quase o mesmo valor com uma tela maior... E claro que a Motorola economizou em alguma coisa...

    recentes

    populares

    • Caíque Feu
      2015-09-21T10:51:26  

      Estou quase comprando o x play por conta da bateria. mais parece ser mal negocio tem algum nessa faixa de preço que me atenda mais? a tela trás tanta diferença assim?

    recentes

    populares

    • Caíque Feu
      2015-09-21T10:51:26  

      é mesma coisa de escolher entre duas irmãs gêmeas. uma é um pouco mais bonita, a outra é mais gostosa

  • Marcelo
    2015-10-14T11:01:31

    É Simples: Moto X 2014 é melhor em: Tela, Desempenho e Design. Moto X Play é melhor em: Bateria e Foto. Escolha o que mais lhe atenda..Concordam???

  • Marcos Vinhas
    2015-09-22T18:44:22  

    Alguém pagou muito dinheiro para publicarem essa matéria sem fundamento algum... Lamentável...

    recentes

    populares

    • Marcos Vinhas
      2015-09-22T18:44:22  

      Com certeza, quero meu dinheiro de volta Motorola!

  • Edivan Santos
    2015-09-21T20:39:34

    Pô, não escrevam se não entendem. O sucessor do Moto X 2014 é o Style. E quanto ao desempenho o Mx 2014 é melhor.

  • Thiago Souza
    2015-09-21T12:05:03  

    Vejo que pesquisaram muito né: SnapDragon 615 melhor que o 801. Sqn

    recentes

    populares

    • Thiago Souza
      2015-09-21T12:05:03  

      repare que o moto x play tem o processador snapdragon 615 porém é octa core melhorando mais o desempenho do aparelho

  • Vitor Araruna
    2015-09-21T10:43:53

    Comparativo super mal feito. Dizer que o desempenho do Moto X Play é superior ao 2014? Mentira! Todos os testes de benchmark apontam o contrário, com o Play ficando para trás em todos os quesitos. Vale dizer que Moto X 2014 roda com um Snapdragon 801 (feito para flagships), enquanto o Play roda com um 615 (feitro para intermediários). Além disso, dizer que o design do Play é melhor só pode ser brincadeira, afinal ele é só plástico, quase igual ao Moto G. O design do Moto X 2014 é do mesmo nível do Moto X Style, com as bordas metálicas e a traseira de diferentes materiais (couro, madeira, etc).

  • Kesler Borges
    2015-09-21T10:24:27

    O sucessor do Moto X 2014 é o Moto X Style e não o Play.

  • Gustavo Guerra
    2015-09-20T11:59:51  

    Ahh, comprei meu Moto X 2014 no Submarino por R$ 818,00 em 15x no Cartão Submarino. É só ter paciência, o preço oscila muito.

    recentes

    populares

    • Gustavo Guerra
      2015-09-20T11:59:51  

      Então me dei mal, comprei meu celular a mais ou menos 2 ou 3 semanas e paguei 1.5kk... (Não comprei online)

    recentes

    populares

    • Gustavo Guerra
      2015-09-20T11:59:51  

      Rodolpho e Juliano, quem tem o cartão de crédito do submarino ganha diversos descontos no site por isso o Gustavo conseguiu um valor abaixo de R$ 1049,00.

  • Gustavo Guerra
    2015-09-20T12:23:23  

    Excluiram meu comentário, mas vou colocar de novo. Esqueceram de dizer que o Moto X Play tem a fraca tela LCD TFT contra a linda AMOLED do Moto X 2014. Além disso, o tal processador Octa-Core 2.7 Ghz na verdade são dois processadores Quad-Core de 1.0 e 1.7 Ghz que não são usados simultanemente (ou seja, nunca vai ser um Octa 2.7). É só procurar na internet os testes de benchmark e vão ver que em termos de desempenho de hardware o Moto X 2014 fica muuuuito à frente do Moto X Play, que fica atrás até de LG G3, HTC One, Galaxy S5, e outros aparelhos de 2 anos atrás.

    recentes

    populares

    • Gustavo Guerra
      2015-09-20T12:23:23  

      Falou tudo !

    recentes

    populares

    • Gustavo Guerra
      2015-09-20T12:23:23  

      Quase que eu compro um me baseando nessa comparação acima, valeu por me dar essas informações, vou esperar o moto Style.

  • Gabriela Sampaio
    2015-09-20T18:15:21

    Pessoal, convido a todos vocês que gostam de comprar via internet, mas principalmente gostam de "economizar de verdade" a conhecer nosso grupo. Somos um grupo de promoções e cupons.Postamos somente ofertas selecionadas, que estão realmente abaixo do valor de mercado. Temos parceria com as grandes varejistas do país, onde conseguimos links que geram descontos exclusivos, sem falar nos cupons que muitas vezes nos são liberados. Procurem por PROMOFACE no facebook, sejam todos bem vindos.

  • Miranda Junior
    2015-09-21T00:25:49

    Parei de ler a matéria na parte do desempenho. Tenho os dois smats e o Moto x Play ficou abaixo em todos os testes de benchmark que realizei, com uma diferença significativa comparado ao moto x 2014. Deveriam testar realmente os aparelhos para escrever um comparativo sobre eles, lamentável.