Mouse

28/09/2015 07h00 - Atualizado em 28/09/2015 07h00

Mouse USB ou Bluetooth, qual acessório é o mais indicado para você?

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

O mouse é uma peça indispensável para a maioria dos usuários, pois ele oferece mais precisão do que o touchpad, além de dar mais conforto em longas horas de uso. Mas há diversos modelos de mouses, entre todos eles o USB e o Bluetooth.

Seu mouse parou de funcionar ‘do nada’? Veja as possíveis causas e soluções

Mas afinal, qual é a melhor opção: com fio ou Bluetooth? Analisamos alguns pontos contra e a favor dos dois modelos para te ajudar a escolher. Confira qual o melhor modelo de mouse para você!

Instalação

Logitech M560 é boa opção para mouse Bluetooth (Foto: Divulgação/Logitech)Logitech M560 é boa opção para mouse Bluetooth (Foto: Divulgação/Logitech)

No mouse com fio não tem muito mistério. Basta plugar o USB que o Windows já reconhece e ele já está pronto para uso. Raramente dá algum problema de instalação, já que eles são Plug and Play.

Agora no mouse Bluetooth o processo é diferente. É preciso parear com o computador. Um problema bem comum é o mouse parar de funcionar porque perdeu a conexão com o PC. Isso ocorre com mais frequência se for preciso utilizar aqueles adaptadores Bluetooth, ou em mouses dos mais baratinhos.

Por isso, se você quer evitar problemas com instalação, a melhor escolha é o mouse com fio. 

Conforto

Modelo com fio pode atrapalhar para quem tem mesa pequena (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Modelo com fio pode atrapalhar para quem tem mesa pequena (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Se na instalação o mouse com fio ganha, na opção de conforto não tem jeito, quem leva a melhor é o Bluetooth. Fios nem sempre são bem vindos, ainda mais para quem tem mesa pequena, ou o notebook só tem porta USB disponível do lado oposto onde fica o mouse. A sensação de liberdade, de poder usar o mouse sem preocupação do fio esbarrar em algum lugar, não tem preço. Ponto para o mouse sem fio.

Bateria

Bateria pode ser problema para uso prolongado (Foto: Gabriella Fiszman/TechTudo)Bateria pode ser problema para uso prolongado (Foto: Gabriella Fiszman/TechTudo)

Outra grande reclamação dos mouses Bluetooth é a bateria. Se no mouse com fio não é preciso se importar com isso, já que a alimentação vem do próprio computador, nos mouses sem fio é preciso ficar atento já que o dispositivo pode simplesmente desligar a qualquer minuto. Ainda mais se for do modelo mais baratinho, onde a alimentação é feita por pilhas. Para gamers, nada pior do que o mouse parar de funcionar bem na hora da jogatina. Por isso, mais um ponto para os mouses com fio.

Tempo de resposta

Razer Mamba: tempo de resposta em mouses sem fio de qualidade não incomoda (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)Razer Mamba: tempo de resposta em mouses sem fio de qualidade não incomoda (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)

Há quem diga que os mouses sem fio têm um tempo de resposta maior do que os mouses com fio. Isso pode ser até verdade para os modelos mais simples, mas nada que vá prejudicar no uso comum, como acessar a internet ou trabalhar com editores de texto. Por isso, se o objetivo é usar o mouse para games ou para trabalhar com edição de imagem, a melhor opção são os mouses com fio.

Se a escolha for ainda por um mouse sem fio, fique bem atento ao tempo de resposta, que deve ser de apenas 1 ms. Outra configuração que deve ser analisada é a quantidade de DPI, que está ligada a sensibilidade do produto.

Preço

Há uma infinidade de modelos tanto para os mouses sem fio quanto para os Bluetooth. A regra nesse caso é aquela básica: quanto se está disposto a investir? Mas tenha em mente que as vezes o barato sai caro. Mouses mais baratinhos, seja com ou sem fio, tem a durabilidade comprometida. Por isso, sempre dê preferência a marcas reconhecidas. Mouses sem fio de qualidade são obviamente mais caros do que os modelos com fio no mesmo padrão.

Meu windows reconhece meu mouse como mouse e teclado. Como resolver? Confira no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Soares
    2015-11-08T10:49:03  

    Eu tenho um M560 da Logitech a um ano e sou apaixonado por esse Mouse, ele além de ser muito bom, tem teclas programáveis e a pilha dura muito. Eu nunca troquei a pilha dele.

    recentes

    populares

    • Carlos Soares
      2015-11-08T10:49:03  

      Tenho um Mouse Logitech G402 com fio pra games no PC e estava afim do M560 pro notebook, é uma boa escolha?