Celular

15/09/2015 12h12 - Atualizado em 15/09/2015 12h12

Nova câmera 4K lota espaço dos iPhones 6S e 6S Plus em pouco tempo

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O iPhone 6S, assim como o iPhone 6S Plus, ganhou uma câmera de 12 megapixels capaz de gravar vídeos em 4K. O formato de alta resolução, porém, gera arquivos muito grandes que podem consumir com facilidade todo o espaço disponível para dados na versão de 16 GB dos novos tops de linha da Apple.

Com o lançamento do iPhone 6S, ainda vale a pena comprar o 5S?

Um minuto de vídeo em 4K, por exemplo, gravado a 30 quadros por segundo, gera um arquivo de, pelo menos, 375 MB. Para comparação, um vídeo com a mesma duração e taxa de quadros, mas com resolução Full HD, consumiria 130 MB. Em 4K, portanto, os vídeos são quase duas vezes maiores.

iPhone 6S com 16 GB e câmera de vídeo 4K não são uma boa combinação (Foto: Divulgação/Apple)iPhone 6S com 16 GB e câmera de vídeo 4K não são uma boa combinação (Foto: Divulgação/Apple)

iPhone 6 ou iPhone 6S? Participe do debate no Fórum do TechTudo

Ao considerar que o iOS deve consumir cerca de 4 GB do espaço disponível no celular, é possível calcular quanto tempo de vídeo seria necessário para ocupar os 12 GB que restam ao 6S. Se o usuário não tiver nenhum aplicativo ou mídias extras, a conclusão é a seguinte: em apenas 32 minutos de gravação, toda a memória do aparelho é ocupada.

No fim das contas, a ideia de ter uma câmera para gravar vídeos em 4K no celular pode não ser uma opção interessante na versão de 16 GB do novo smartphone da Apple. Vale lembrar que os novos iPhones 6S e 6S Plus têm versões de 64 GB e 128 GB, que podem ser as ideais para quem quer aproveitar bastante a nova câmera.

Via Phonearena


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leonardo Rapini
    2015-09-18T01:20:31  

    Se aqui no Brasil se paga o iPhone mais caro do planeta, paciência isso não refuta o fato que iPhones são muitos mais duráveis, intuitivos e melhores e vários aspectos o suficiente para ser um dos mais úteis. Mas é verdade que vem perdendo mercado a cada ano, mesmo ficando melhores. O futuro, só ao caos cabe.

    recentes

    populares

    • Leonardo Rapini
      2015-09-18T01:20:31  

      Pra falar a verdade o iPhone é mais caro na Argentina, vendem por cerca de 9k e na venezuela custa 147k (isso mesmo, 147 mil reais).

  • Wagner Andrade
    2015-09-18T18:15:23

    Não vejo problema! Hoje, a maioria das pessoas preferem smartphones com 128GB de armazenamento interno.

  • Leonardo Rapini
    2015-09-18T00:52:03  

    Fico vendo estas discurções sobre iPhone ou android. Não sei quanto aos usuários de Android, mas meu iPhone 4 comprado em outubro de 2010, no lançamento ou seja, já são 5 anos e está me suprindo até hoje e o uso de forma profissional com programas pesados e não para acessar fakebook e fotinhas postadas pelos outros. Troquei a bateria a dois meses pela primeira vez e só pretendo trocar pelo iPhone 7. Neste tempo, todos os meus amigos que utilizam outras marcas perderam seus celulares por defeito ou por ficarem inúteis para as aplicações atuais. Então fica difícil sair do iPhone.

    recentes

    populares

    • Leonardo Rapini
      2015-09-18T00:52:03  

      O que seria os programas pesados na sua concepção Leonardo? Pq eu conheço pessoas que usam iPhones 5 e já vi muitas reclamações de lentidão e obviamente falta de espaço.

  • Raphael Freitas
    2015-09-15T14:59:29  

    E quem compra iphone de 16gb? Só compro o de 128gb

    recentes

    populares

    • Raphael Freitas
      2015-09-15T14:59:29  

      Imagine uma pessoa que ganha um salário mínimo, sacrificando 4 meses de trabalho num espaço de 12 meses só pra pagar um celular!

    recentes

    populares

    • Raphael Freitas
      2015-09-15T14:59:29  

      É claro que é um erro! trabalhar 1/3 do ano para comprar um celular por status?! Garanto que não é assim que se sobe na vida, que se progride... Eu compro o que eu posso, não o que eu quero!

  • Cauê Silva
    2015-09-15T15:46:09  

    E por pior que seja, apesar de todos os defeitos e algumas coisas inferiores à qualquer outro aparelho com Android top de linha, sabe por que ainda é infinitamente superior? Porque quem compra um iPhone por 3000 vende ele no próximo ano por 2500 e se atualiza, quem compra um Android top de linha por 2500 vende ele no outro ano por 1000... É o barato que sai caro.

    recentes

    populares

    • Cauê Silva
      2015-09-15T15:46:09  

      Pierre, pra falar de tecnologia comigo você vai ter que tirar CREA em engenharia de telecomunicações e depois disso receber uma outorga da anatel... Enquanto você destila seu ódio e frustração eu bloqueio Androids nas redes de wi-fi dos estabelecimentos por é pior que uma praga na lavoura... Chora mais que não tá dando pra ouvir daqui.

    recentes

    populares

    • Cauê Silva
      2015-09-15T15:46:09  

      Sinto autorizado. Existem centenas de pirralhos em qualquer grande cidade, que conhece mais de tecnologia do que boa parte dos diplomados da mesma cidade. E pode apostar que esses guris não usam um aparelho cheio de travas e limitações.

  • Pedro Araújo
    2015-09-15T18:04:36  

    Acho que o colunista não sabe que o iOS 9, diferentemente do iOS 8 não vai mais consumir 4,58GB e sim 1,3GB!

    recentes

    populares

    • Pedro Araújo
      2015-09-15T18:04:36  

      Nuvem é o futuro... quer queira ou não o google ja salva tudo que você faz na nuvem... e logo vai cobrar.

    recentes

    populares

    • Pedro Araújo
      2015-09-15T18:04:36  

      Nossa! Que sorte, hein?! Esses 3 GB extras já dão para uns 2 minutos de vídeo 4K!!!! Os fanboy piram hahahahahahahahahahahahahaha

  • Comentador Franco
    2015-09-16T11:43:59  

    Só o fato do cara dizer que troca de celular todo ano já demonstra que ele tem feito a escolha errada, pq um aparelho que em um ano esteja a ponto de trocar é de MÁ QUALIDADE.

    recentes

    populares

    • Comentador Franco
      2015-09-16T11:43:59  

      Comentador franco todo ano não de 6 em 6 meses isso é pra quem pode não é má qualidade

  • Pierre
    2015-09-15T23:55:03  

    Kkkk hilário ler isso!!! Enquanto o Z5 tem espaço de ponta pra esse tipo de filmagem. Chupa Apple, chupa!!!!

    recentes

    populares

    • Pierre
      2015-09-15T23:55:03  

      Quem REALMENTE entende por dentro de tecnologia sabe que o iphone é pura marketing.

    recentes

    populares

    • Pierre
      2015-09-15T23:55:03  

      Fábio, eu compro um Z5 e fico dois dias e meio sem carregar o aparelho, tu pode ficar com teu iphone??? kkkk Já até sei a resposta!!!!

  • Pedro Martins
    2015-09-16T06:12:49  

    To nem aí. ..e se precisar compro 1 novo para cada video.. Podem esperniar turma de pobre dos androids da vida...kkkkk

    recentes

    populares

    • Pedro Martins
      2015-09-16T06:12:49  

      kkkkkkk boa pedro! é isso ai!!

    recentes

    populares

    • Pedro Martins
      2015-09-16T06:12:49  

      É isso aí Pedro, zoar é a única solução pra vocês, pq argumentar tá difícil! kkkkkk

  • Luciano Ely
    2015-09-16T00:10:51  

    Desculpem mas com lançamentos a cada 6 meses nenhum tem valor de revenda. Tem Iphone 4 por mil e poucos reais novo. Há 2 anos custava mais de 3.500. Todos perdem valor. Notebook é a mesma coisa. Produtos de tecnologia e alto consumo perdem logo o valor. Só um alienado para comprar um smartphone com 8 gb de memória sem poder expandí-la. Entope de vídeo e trava.

    recentes

    populares

    • Luciano Ely
      2015-09-16T00:10:51  

      Hamilton Carvalho pode sim encontrar em muitas lojas de celulares usados ( iPhone 4)

    recentes

    populares

    • Luciano Ely
      2015-09-16T00:10:51  

      iPhone 4 por R$ 3.500 hà 2 anos atrás?? A gente vê de tudo aki mesmo.

  • David Marcondes
    2015-09-15T14:44:46  

    Poxa vida, este colunista é mais um daqueles que acham que memória são os 16gb. Memória é uma coisa, espaço de HD é outra. Já cansei de explicar.

    recentes

    populares

    • David Marcondes
      2015-09-15T14:44:46  

      Wagner Andrade Um processador é um componente formado por outros, sendo um deles um tipo de memória. Não é pq ele é composto atmbém por um tipo de memória que ele é uma memória. Analisa: uma placa de vídeo por exemplo não é um tipo de processador nem é um tipo de memória, mas ela possui esses componentes para ser uma placa de vídeo. Você não pode definir algo por suas partes. Um registrador, esse sim é um tipo de memória.

    recentes

    populares

    • David Marcondes
      2015-09-15T14:44:46  

      Quanto à sua pergunta sobre o pq da cache, apenas leia um comentário meu anterior que expliquei "de forma básica ok?) do pq da existência dela. Já percebi que vc não está lendo o que escrevo e por isso não está entendendo as minhas colocações. Até.

  • Alex Gomes
    2015-09-16T12:16:49  

    bobocas "applefamboys", compram um aparelho só pra aparecer. a muito tempo o Iphone só vende o nome, porque, quando se fala em software, já foi ultrapassado faz um tempão.

    recentes

    populares

    • Alex Gomes
      2015-09-16T12:16:49  

      Você entende muito né? Software é o melhor é o mais avançado e seguro do mundo. Vc queria dizer hardware. Que por ser inferior aos atuais funcionam muito bem no iOS.

    recentes

    populares

    • Alex Gomes
      2015-09-16T12:16:49  

      É ultrapassado rodar mais liso que o Android num hardware inferior? É ultrapassado lançarem atualização mundial onde todas as pessoas podem atualizar seu iPhone no mesmo dia do lançamento do sistema? É ultrapassado ter uma das melhores câmeras do mercado, mesmo com 8MP o iPhone dar um banho nos celular de 16MP? Cara acho que você deve rever esse seu pensamento, o IOS 9 principalmente, aproveita de praticamente todos os recursos do hardware, e otimização. Abraço!!!

  • Lucas Rodrigues
    2015-09-16T09:39:36

    Meus amigos, a todos que entendem o minimo sobre hardware sabe que um vídeo em 4k a 30 fps é quase a mesma coisa que um em FULLHD a 60 fps, as vezes até melhor me HD porque mostra mais detalhes...

  • Adriano
    2015-09-15T20:08:14  

    Nao sabia que 375mb eh quase duas vezes maior que 130mb fico pensando no cara que escreve essas matérias. Parece um erro pequeno mas eh triste ver o caminho que esta sendo seguido por nossos jornalistas. Claro que ele sabe que o dobro de 130 eh 260. Acho que esses caras trabalham sobre uma pressão muito grande

    recentes

    populares

    • Adriano
      2015-09-15T20:08:14  

      erro de digitação, foi erro de matemática básica do analfabeto funcional mesmo.

    recentes

    populares

    • Adriano
      2015-09-15T20:08:14  

      Pela resposta que vc teve percebe que não há Pq ter colunista melhor, estão todos nivelados com boa parte do público que consomem suas notícias.

  • Luciano Ely
    2015-09-16T00:14:18  

    No título esqueceram: Nova câmera 4K lota espaço dos iPhones 6S e 6S Plus em pouco tempo E TRAVA.

    recentes

    populares

    • Luciano Ely
      2015-09-16T00:14:18  

      Acho que alguém tá confundindo iPhone com Android kkkkkkkkk que piada!! A maioria dos Android's que gravam em 4k fecham do nada quando gravam nessa resolução. Lixooooooo...

  • Anderson Santos
    2015-09-15T20:26:04

    "Um minuto de vídeo em 4K gera um arquivo de, pelo menos, 375 MB. Um vídeo com a mesma duração mas com resolução Full HD consumiria 130 MB. Em 4K, portanto, os vídeos são quase duas vezes maiores." A matemática do colunista tá em dia, hein?

  • Alexandre Nunes
    2015-09-15T19:34:07

    Só faltou a reportagem ser um pouco mais técnica e menos fofoqueira e dizer que fazer um vídeo de 4K no celular é apenas em casos necessários. No dia a dia o melhor é utilizar qualidades inferiores.

  • Renato Pc
    2015-09-15T18:52:38

    Esperando amanhã pra atualizar meu iPhone 6 64gb. Espero bem que esse ios9 vale a pena

  • Gabriel
    2015-09-15T13:05:38  

    A Apple lixo ainda faz iphone de 16gb?kkkkk Está muito obsoleta.Não acredito que tem gente que gasta mais de 2500,00 em um celular com só 16gb, isso é um absurdo.

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2015-09-15T13:05:38  

      Hacker Astrobiobaldo, você conhece os Memes? Ele colocou o SERTO com S por ser irônico, dizendo que o cara está errado, entendeu o trocadilho?

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2015-09-15T13:05:38  

      Por isso está escrito em maiúsculo, TA SERTO é uma piada da internet, jovem padawan.

  • Nilton
    2015-09-15T15:24:46  

    meu cel grava em 4k a mais de 30 fps e tem 16 gb posso gravar ate mais ou menos 10 horas em 4k pq tenho cartão de memoria enquanto a aple não fizer isso não me empolgo em ter um. se tiver em um lugar que ta sem internet nao vai poder gravar nada kkkk

    recentes

    populares

    • Nilton
      2015-09-15T15:24:46  

      Pra isso existe versões de 64gb... que desculpe, 64gb eu consigo ter em um apple agora em um android...

  • Ivan.caldas
    2015-09-15T16:49:12

    resolução acima de full HD nao compensa video de 5 min em gigas

  • Andresa Silva
    2015-09-15T15:56:18

    Mesmo assim não deixo a Apple

  • Raphael Freitas
    2015-09-15T14:58:31

    Puts, 32 minutos da pra gravar um por nôzão com aquela peguete! Salvar no dropbox e pronto.

  • Gabriel
    2015-09-15T13:05:38  

    A Apple lixo ainda faz iphone de 16gb?kkkkk Está muito obsoleta.Não acredito que tem gente que gasta mais de 2500,00 em um celular com só 16gb, isso é um absurdo.

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2015-09-15T13:05:38  

      Comentário de um pobre que deve ter um NOKIA

  • Andre Felipe
    2015-09-15T14:20:50  

    Não caiu bem nesse de 16 GB........"deu ruim" em Apple.

    recentes

    populares

    • Andre Felipe
      2015-09-15T14:20:50  

      A apple esta assim agora, faz celulares de pouco custo e vendendo a mais de 2500,00. Ai vem os trouxas, compram e ainda querem ostentar kk