Produtividade

23/09/2015 08h52 - Atualizado em 23/09/2015 08h59

Office 2016 terá Continuum e Cortana em português; saiba o que vem por aí

Leonardo Avila
por
Para o TechTudo

A Microsoft lançou na terça-feira (22) o novo Office 2016 para Windows 7 ou posterior e Mac OS X. O upgrade – que engloba os novos Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OneNote, Project, Visio e Access – pode ser comprado de uma única vez, mas quem optar pela assinatura do Microsoft Office 365 já terá direito à nova versão sem custos adicionais ou qualquer modificação na tarifa. Para marcar a data, a Microsoft apresentou o sistema no seu centro tecnológico em São Paulo e falou sobre o futuro.

As 10 melhores funções do Microsoft Office 2016 no Mac OS X; saiba usar

Continuum for Phones vai funcionar com dock

O encontro teve como objetivo mostrar também o que a Microsoft quer trazer para o serviço no longo e médio prazo. Entre as novidades, uma demonstração breve do futuro do Continuum for Phones, programa originalmente apresentado na conferência Build 2015, em maio, que permite ao usuário transportar a interface do computador para um tablet ou celular e usar mouse e teclado para continuar operando no Windows 10 através das telas móveis. O recurso, conforme mostrado em oportunidades anteriores, também vai beneficiar usuários do Microsoft Office 2016. Veja o resumo da Build 2015.


Jornalistas foram impedidos de tirar fotos ou sequer ver os novos aparelhos rodando a solução híbrida de perto, mas representantes informaram que a conexão entre dispositivos ocorre através de um dock conectado via HDMI, que centraliza o PC, o celular e o combo mouse/teclado em uma só rede. Já a renderização dos aplicativos e da tela, isto será tarefa do smartphone. Sim, será um super celular.

Office 2016 e Continuum

O Microsoft Office 2016 será parte integral da experiência do Continuum, e a resposta pareceu bem rápida. Pequenas mudanças no desenho dos aplicativos garantem melhor leitura na transição de telas, mas a maior parte do visual se mantém a mesma durante a transição. O dock (que contará ainda, segundo relatos dos executivos, com duas portas USB e uma DisplayPort) chegará junto com os novos smartphones da linha Lumia da Microsoft, Cityman e Talkman, ainda este ano.

Continuum for Phone 'deixa você usar seu telefone como um PC', explica Joe Belfiore, da Microsoft (Foto: Divulgação/Microsoft)Continuum 'deixa você usar seu telefone como um PC', explica Joe Belfiore, da Microsoft (Foto: Divulgação/Microsoft)

Segundo rumores, Cityman (tela de 5,2") e Talkman (tela de 5,7") terão 3 GB de RAM, 32 GB para armazenamento de dados com direito a expansão via microSD. As telas terão resolução Quad HD (1440p) com displays OLED. Em termos de processador, o 950 XL deve usar um octa-core Snapdragon 810, enquanto o irmão menor, um Snapdragon 808 de seis núcleos. Os aparelhos também vem sendo chamados de Lumia 950 e Lumia 950 XL e tem previsão para lançamento em outubro de 2015.

Cortana totalmente integrada ao Excel 2016

Além do demonstrativo, os executivos da Microsoft anunciaram que a Cortana já está disponível para o Excel 2016, integrada ao programa, e ajudará usuários a organizar reuniões e realizar buscas em planilhas. Atualizações virão no próximo mês para afinar a assistente de voz ao pacote. Entretanto, mais importante que isso. O beta da versão em português da Cortana vai acontecer, nas palavras do diretor da divisão de negócios de Office no Brasil, Alessandro Belgamo: “Muito em breve”.

Diretor da divisão de negócios de Office no Brasil, Alessandro Belgamo, fala sobre as novidades do Office (Foto: Leonardo Avila/TechTudo)Diretor da divisão de negócios do Microsoft Office no Brasil, Alessandro Belgamo (Foto: Leonardo Avila/TechTudo)


Office 365 Planner, Delve e Organalytics

Fechando com o pacote business de futuras adições está o Office 365 Planner, que entrará em fase beta começando no próximo trimestre e ajudará corporações a organizar trabalhos e dividir tarefas. A ferramenta de metadados Delve também deve ser expandida em breve com a adição do Organalytics, sistema para entender quem está produzindo que trabalho e quando. Finalmente, o OneDrive for Business será atualizado no fim do mês com nova sincronização customizada entre Windows e Mac.

Use seu telefone como um PC

A Microsoft também fez um vídeo, publicado no YouTube da companhia, para explicar o Continuum for Phones. Nele, Joe Belfiore, vice-presidente responsável pela divisão Windows, explica em linhas claras: "É como usar seu telefone como um PC". Ainda tem dúvidas? Veja a explicação completa (em inglês).


Saiba como ativar legendas em português no YouTube e veja o vídeo com tradução.

Windows 10 vale a pena? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno
    2015-09-23T18:31:03

    Esse ano vai ser de Lumia 950XL mesmo hehehe Provavelmente será o smart do ano