Câmera

28/09/2015 06h00 - Atualizado em 28/09/2015 07h51

Pesquisadores criam tecnologia que transforma câmeras comuns em 3D

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Uma equipe de engenheiros e pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, criou um método que permite que câmeras comuns possam produzir imagens em 3D. Usando tecnologias atuais, presentes em diversos modelos, como foco e estabilização de imagens, os pesquisadores criaram lentes capazes de capturar informações de profundidade, que definem uma imagem tridimensional.

Cinco quedas mais ‘bizarras’ da GoPro que gravaram imagens impressionantes

A ideia dos engenheiros foi usar os sistemas de estabilização de imagem presentes em diversas câmeras. Esses sistemas funcionam movendo as lentes de forma a compensar as oscilações causadas pelo usuário na hora de fotografar.

Técnica permite que câmeras fotográficas comuns sejam capazes de capturar imagens tridimensionais (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) Técnica permite que câmeras fotográficas comuns sejam capazes de capturar imagens tridimensionais (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Os pesquisadores usaram essa característica das câmeras para, em vez de anular movimentos bruscos na hora de fotografar, capturar variações de luz em objetos a curta distância, expondo diferentes perspectivas e criando uma imagem com campo de profundidade.

O resultado final são imagens 2D que contêm arquivos com mapeamento de profundidade da imagem, que descreve o posicionamento de cada pixel presente na foto. Utilizando motores de renderização gráficos comerciais, como aqueles aplicados em jogos de computador, é possível combinar as informações do mapa e da foto para a geração de uma imagem tridimensional.

Com o uso de recursos presentes em câmeras atuais, pesquisadores conseguiram capturar imagens 3D (Foto: Divulgação/Universidade de Duke)Com o uso de recursos presentes em câmeras atuais, pesquisadores conseguiram capturar imagens 3D (Foto: Divulgação/Universidade de Duke)

O estudo ainda está em fases iniciais, já que todo o aparato necessário para fazer as fotografias 3D precisam estar confinados no laboratório. Mas, no futuro, uma versão amadurecida dessa técnica pode permitir que câmeras DSLR de alta qualidade sejam capazes de registrar imagens tridimensionais com ajustes simples e custos bastante competitivos.

Qual câmera semi profissional com regulagem comprar? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo.

Via Duke University

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares