Celular

17/09/2015 11h00 - Atualizado em 17/09/2015 11h35

Pode se gabar: o seu iPhone tem a câmera 'mais popular' do mundo

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

“A câmera do iPhone é a mais popular do mundo”, disparou Tim Cook no último lançamento da Apple. Mas será que o CEO estava falando a verdade? Aparentemente sim, segundo apontam diferentes fontes. No Flickr, por exemplo, o smartphone – que já está na geração iPhone 6S– vence até mesmo de câmeras compactas da Canon e Nikon, duas fabricantes reconhecidas do setor de fotografia.

Inovação ou ‘cópia’: veja o que é inédito e o que não é no iPhone 6S

O desempenho do iPhone na rede de fotos do Yahoo é impressionante. Lá, ele ocupa o primeiro lugar no ranking de câmeras mais usadas, totalizando 1.346.230.643 uploads no último ano. Nove modelos contribuem para este número, com os iPhone 6, iPhone 5S, iPhone 5 e iPhone 6 Plus sendo os principais responsáveis pela marca de mais de 1 bilhão de imagens.

Câmera do iPhone é a mais popular do mundo (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Câmera do iPhone é a mais popular do mundo (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Para efeito comparativo, a segunda colocada, a Canon, soma 929.370.695 fotografias registradas pelos seus nove modelos de câmera mais populares no mesmo período. A média de usuários diários também apresenta grande diferença: são 84.287 donos de iPhones contra 24.500 proprietários de uma Canon.

É claro que o Flickr sozinho não pode determinar quem tem a câmera mais usada, mas outros indicadores confirmam a suspeita. O primeiro deles é a quantidade de aparelhos vendidos nos últimos 12 meses. De acordo com relatório da Gartner, a Apple comercializou 48 milhões de smartphones, perdendo apenas da Samsung, com 72 milhões de aparelhos.

iPhone 6 é o dispositivo mais usado no Flickr (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)iPhone 6 é o dispositivo mais usado no Flickr (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


iPhone 6 ou iPhone 6S: qual vale mais a pena? Comente no Fórum do TechTudo 

Embora a maçã perca em números absolutos, é preciso lembrar que nesse bolo estão apenas os iPhones 5S, 6 e 6 Plus, todos com câmera de 8 megapixels e a já conhecida fidelidade de cores. Já o número da Samsung engloba aparelhos com especificações muito diferentes entre si, e os smartphones de entrada não costumam ser muito usados para captura de imagens.

Fora isso, os top de linha da Apple tiveram uma maior aceitação no mercado que os da Samsung. Segundo estudo da Counterpoin Technology Market Research, o iPhone 6 foi o modelo mais vendido dos últimos 10 meses, sendo seguido pelo irmão maior, o iPhone 6 Plus.

Voltando à pesquisa da Gartner, a fabricante foi a única que cresceu no mercado chinês, o que serve como indicador global – a venda de iPhones subiu 36%, contrastando com a queda de 5,3% em unidades da Samsung. Enquanto isso, Nikon e Canon registraram queda de vendas de 15% e 7,3%, respectivamente.

Bom desempenho de iSight e FaceTime empurram vendas de iPhones (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Bom desempenho de iSight e FaceTime empurram vendas de iPhones (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Clicado com iPhone

Para marcar seu domínio no segmento, a Apple recentemente lançou a campanha “Clicado com iPhone 6″ (originalmente ‘Shot on iPhone 6′). O objetivo é reunir imagens feitas por usuários do até então último smartphone da companhia. A ação já registrou mais de 70 fotógrafos em 24 países. As fotografias divulgadas ostentam o nome do autor e o lugar onde foram capturadas.

Campanha Clicado com iPhone 6 reúne fotos de usuários do mundo todo (Foto: Divulgação/Apple)Campanha 'Clicado com iPhone 6' reúne fotos de usuários do mundo todo (Foto: Divulgação/Apple)

Com o lançamento dos iPhone 6S e iPhone 6S Plus, a página saiu do ar, muito provavelmente para uma reestreia que coloque os atuais top de linha no lugar de destaque. Já existe, inclusive, um site oficial com imagens feitas com o 6S. Segundo a Apple, elas não passaram por filtros e ou edição. Confira alguns exemplos.

Fotografia sem filtro tirada com iPhone 6S (Foto: Divulgação/Apple)Fotografia sem filtro tirada com iPhone 6S (Foto: Divulgação/Apple)
Imagem registrada com o novo top da Apple, o iPhone 6S (Foto: Divulgação/Apple)Imagem registrada com o novo top da Apple, o iPhone 6S (Foto: Divulgação/Apple)

Fontes Nikon, Canon, Counterpoin Research


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Linguador
    2015-09-24T19:53:48  

    Podem se gabar: A Apple sempre faz o melhor smartphone e tablet do mundo.

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-09-24T19:53:48  

      Isso se a concorrência deixar né ? kkkkk

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-09-24T19:53:48  

      smartphone nao, esse lugar ja foi tomado pela sony

  • Jacques
    2015-09-18T10:29:57  

    Se você não gosta e não tem um iPhone, porque entrou aqui? Pobreza é uma desgraça, né? Pobreza não é crime, mas ajuda a chegar lá.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2015-09-18T10:29:57  

      alguém da Apple ta comendo ele só pode

    recentes

    populares

    • Jacques
      2015-09-18T10:29:57  

      usa o celular so no modo vibrador (aquela carinha)

  • Jurubeba
    2015-10-28T11:57:43

    Geralmente a gente se gaba de ter uma coisa melhor que a dos outros, não por uma coisa que todo mundo tem

  • Henrique Ribeiro
    2015-10-23T13:57:24

    A câmera é excelente, ele terá maior autonomia na bateria também: será? Aí ia dar mais poder ao monstro que o Iphone está se tornando :D

  • Fernanda Voi
    2015-09-17T22:19:20  

    O tempo mostra quem é quem... Pena que você demorou para perceber que Apple é Apple.

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-09-17T22:19:20  

      O cara falou da Ferrari... kkkkkkkkkk... O principal componente da Ferrari é fabricado por ela mesma... Chassis, Motores, etc... E o que a Apple fabrica??? Fanboy é uma piada mesmo!

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-09-17T22:19:20  

      Fica ai com esse celular cheio de vírus.

  • Ruan Rodrigues
    2015-09-18T22:42:53  

    Mas é mesmo impressionante, em fotos de comparação com o S6 as diferenças são mínimas e o iPhone 6 tem apenas 8MP contra os 16MP da Samsung.

    recentes

    populares

    • Ruan Rodrigues
      2015-09-18T22:42:53  

      *abra fotos tiradas nos dois smartphones em um monitor que você verá que a diferença não é tão pequena.

    recentes

    populares

    • Ruan Rodrigues
      2015-09-18T22:42:53  

      Embora a quantidade de megapixels não seja o principal fator na qualidade da foto, existe diferença sim! Quanto mais megapixels mais detalhes são capturados, e isso influi muito no tamanho da tela.

  • William Melo
    2015-10-06T10:52:21

    Pode se gabar, a sua câmera é popular! kkkkkkk Valeu Techtudo!! Acho que vou mandar o currículo do meu sobrinho de 7 anos pra vocês!

  • Antonio Souza
    2015-09-17T15:42:51  

    Tem gente que olha contraste e cores fortes e poucos olham a qualidade de fato. Se é fiel ao ambiente real. Sim, nesse ponto o iPhone manda muito bem. Tem muita câmera de 3 mp antiga que ganha de muitas de 8 mb de hoje na qualidade.

    recentes

    populares

    • Antonio Souza
      2015-09-17T15:42:51  

      Realmente essa câmera Sony que vai no iPhones faz um bom trabalho. Mas as dos Xperia Z, dos Samsung S e dos Lumia pureview fazem melhor.

  • Junior Sarkis
    2015-09-17T13:45:19  

    Chora concorrência! hahaha

    recentes

    populares

    • Junior Sarkis
      2015-09-17T13:45:19  

      Celular com Android é lìder de reclamações na pagina "Reclame Aqui".

    recentes

    populares

    • Junior Sarkis
      2015-09-17T13:45:19  

      Tudos filhinhos de papai politico e ficam se gabando

  • Juniinho Sousa
    2015-09-17T15:16:25  

    é as cameras dos iphone 5s e 6 sao muito boas isso ninguem pode negar certo q vao dizer q as cameras dos lumias e as do S6 sao melhores ,certo mais quem possui um iphone tenho certeza que vai gostar muito do resultado da sua camera eu por exemplo nao troco a camera do meu 5s por nenhuma outra

    recentes

    populares

    • Juniinho Sousa
      2015-09-17T15:16:25  

      sério, véi?

  • João Ninguém
    2015-09-22T20:17:57  

    Cara tb... tô com o meu iphone 6 aqui do lado e vou dizer: que incrível que é poder usar algo que não trave e seja realmente bacana. Os travoids boys que me desculpem mas não adianta... Pode se espernear, falar o que quiser mas só compram Bostroid quem não tem condições de consumir Apple.

    recentes

    populares

    • João Ninguém
      2015-09-22T20:17:57  

      Eu tenho um Xperia Z3. Ele não trava, tem câmera muito melhor do que a do iSelfie 6, tem bluetooth de verdade, é a prova d'água, tem áudio melhor que o iFashion e eu não preciso de iTunes pra fazer qualquer bobagem. ebshment the

  • Linguador
    2015-09-17T16:20:49  

    Você não tem um iPhone? Ah que pena... estude que um dia você terá.

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-09-17T16:20:49  

      Quem acho o iPhone muito caro.... Ou não estudou ou não conseguiu um bem emprego.

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-09-17T16:20:49  

      Quem achou o iPhone com preço razoável não estudou ou não aprendeu matemática básica.

  • Tairam
    2015-09-24T01:42:26

    Eu amo o iPhone gosto da desenvoltura com que os apps funcionam no IOS, ja tive um iPhone 4, 4S e 5C hoje possuo um LG G4 e não pretendo trocar porque, não porque sou fã da maçã, eu sou fa do conjunto da obra e não troco pelo fato de os iphones serem muitos caros aqui no Brasil, é uma pena nos termos o iPhone mais caro do mundo. Seria interessante se as pessoas que falam mal do iphone pudesse usalo pelo menos uma vez.

  • Adriano Oliveira
    2015-09-22T09:02:41

    pode se gabar brasileiro, você se endivido para comprar isso.

  • Rhayan
    2015-09-18T13:36:39

    IPhone é pra as novinha manda nude :D

  • Juninhosonics
    2015-09-18T13:01:29

    Claro, a câmera é da Sony =D hahahhaa

  • Barbieri Neto
    2015-09-17T20:56:44

    Nenhuma foto noturna... coincidência? Se você é fanboy, vai garantir que sim (ou pior: que já viu uma foto noturna boa, feita com um iSelfie)

  • Lucas
    2015-09-17T20:21:33

    santa babaquisse