Wearables

07/09/2015 06h00 - Atualizado em 07/09/2015 06h00

Relógios tech: o que o Samsung Gear S2 tem que o Apple Watch não tem?

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

As últimas especificações do novo smartwatch Gear S2 foram apresentadas pela Samsung na última quinta-feira (03), durante a IFA, em Berlim, na Alemanha. Mas será que o tão aguardado relógio inteligente é realmente melhor que o Apple Watch, da Apple? Comparamos os dois dispositivos em diversos quesitos, tendo como base os detalhes técnicos. Descubra agora quais são vantagens do gadget da empresa coreana.

Design

O Apple Watch tem o design no estilo “premium”, comum aos produtos da marca. Ele tem formato retangular, é feito com uma peça única de alumínio e possui um vidro escuro. Sua parte frontal é saltada em relação à caixa e curvada nas laterais, lembrando o iPhone 6.

Apple Watch deve chegar no Brasil em julho, com preços de até R$ 98 mil (Foto: Elson de Souza/TechTudo) (Foto: Apple Watch deve chegar no Brasil em julho, com preços de até R$ 98 mil (Foto: Elson de Souza/TechTudo))Apple Watch tem design reangular (Foto: Elson de Souza/TechTudo)


Já o Gear S2 possui formato circular e é feito com aço inoxidável resistente, criando um visual fino e elegante no pulso, e Gorilla Glass 3.

Tanto a Apple quanto a Samsung se preocuparam em oferecer opções de personalização para seus smartwatches. As empresas criaram dispositivos que permitem trocar a pulseira, com opções voltadas para a prática esportiva ou para ocasiões mais formais, e customizar a tela do gadget de acordo com a preferência pessoal de cada usuário.

Galaxy Gear S2 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Galaxy Gear S2 possui formato circular e opção de design esportivo (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Tamanho e peso

O Gear S2 está disponível em três versões: S2 3G, S2 Bluetooth e S2 Classic Bluetooth. A primeira tem dimensões de 44 x 51,8 x 13,4 mm, a segunda possui 42,3 x 49,8 x 11,4 mm, enquanto a versão S2 Classic é um pouco menor, com tamanho de 39,9 x 43,6 x 11,4 mm.  O S2 pesa 47 gramas e sua versão Classic, 44 gramas.

O Apple Watch é um pouco menor do que o concorrente, porém também um pouco mais pesado. O smartwatch da Apple possui duas versões, ambas com a mesma espessura de 10,5 mm, mas com as outras dimensões diferentes. O menor possui altura de 38,6 mm e largura de 33,3 mm, pesando 47 gramas, enquanto o maior tem 42 mm de altura por 35,9 mm de largura, e pesa 51 gramas.

Suporte

O Apple Watch é compatível apenas com o sistema operacional iOS, limitando seu uso aos usuários de iPhone. Já o Gear S2 suporta smartphone  Android de qualquer fabricante, desde que a versão do sistema seja 4.4 KitKat ou superior e que o dispositivo tenha, no mínimo, 1,5 GB de memória RAM. Ainda assim, o número de aparelhos suportados pelo smartwatch da Samsung é bem maior que o do rival.

Gear S2 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Detalhe para o display com aplicativos no Gear S2 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)


Sensores

Todas as três versões do modelo da Samsung contam com sensores como acelerômetro, giroscópio, sensor de luz ambiente, monitor de batimento cardíaco e barômetro, e a versão 3G também conta com GPS. O dispositivo da Apple conta com exatamente os mesmos sensores que o Gear S2, com exceção do barômetro, presente apenas no modelo da empresa coreana.

Aplicativos

Os dois modelos possuem diversos aplicativos nativos. No caso do Apple Watch, a primeira versão do sistema operacional do modelo exigia o iPhone para ter aplicativos, mas o WatchOS 2 trouxe apps nativos ao dispositivo, como Passbook, FaceTime, Apple Maps, e-mail, cronômetro e outras ferramentas.

Além do Twitter e do Instagram, ainda há poucos apps de terceiros para o Apple Watch (Foto: Bernardo Dabul/TechTudo)Além do Twitter e do Instagram, ainda há poucos apps de terceiros para o Apple Watch (Foto: Bernardo Dabul/TechTudo)

Além disso, existe também uma App Store exclusiva para o gadget, que já conta com mais de mil aplicativos disponíveis, como Instagram, Twitter e Nike+ Running. Já a Samsung anunciou que conta com mais de 70 parceiros desenvolvendo aplicativos nativos para seus novo smartwatch, como CNN, Twitter, Uber e Nike+. E a previsão é de que, já no lançamento, cerca de mil aplicativos sejam compatíveis com o dispositivo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Natan Gomes
    2016-01-11T18:35:14

    Alguém sabe me informar se dá para monitorar atividades físicas, ver o progresso do exercício e escultar musicas com fones sem fio tranquilamente só com ele, sem necessidade de levar o celular??

  • Marlene Ricardi
    2015-09-10T16:39:26  

    O Samsung Gear S, que foi lançado há quase um ano, já era superior ao recém lançado aparelho da Apple. O Gear S2 deixa todos os concorrentes muito, muito para trás em termos de software e hardware, e ainda com o pequeno detalhe da bateria durar quase 3 dias... Mas é claro que o seu lançamento só ganhou uma pequena notinha nesse site, por que será?

    recentes

    populares

    • Marlene Ricardi
      2015-09-10T16:39:26  

      Na primeira versão vinha com 3G e wifi é isso? O Gear S2 somente com 3G?