Video game

14/09/2015 07h00 - Atualizado em 14/09/2015 07h00

Saiba o que muda após a fabricação do PlayStation 4 no Brasil

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

A fabricação do PlayStation 4 no Brasil foi confirmada pela Sony em junho de 2015. Com isso, o preço para o consumidor final deveria cair, mas o valor demorou para ser anunciado. Agora, está confirmado que o console vai custar R$ 2.599 a partir de outubro, contra os R$ 4 mil da época de lançamento. Saiba o que muda com a chegada oficial da fabricação do videogame em território nacional:

PlayStation 4 fabricado no Brasil tem preço mais barato divulgado

Preço

O primeiro impacto, claro, é no preço do produto. Com a fabricação nacional, o PS4 brasileiro custará 35% mais barato do que é vendido oficialmente em lojas parceiras da Sony, com importação oficial do aparelho “gringo”.

PlayStation 4 brasileiro terá preço oficial de R$2599 (Foto: TechTudo/Matheus Vasconcellos)PlayStation 4 brasileiro terá preço oficial de R$2599 (Foto: TechTudo/Matheus Vasconcellos)

O preço de R$ 4 mil, que até virou piada e gerou memes na época de lançamento, passam agora para R$ 2.599. Embora seja proibitivo para muitas pessoas, o valor é algo que talvez seja um pouco mais aceitável para os bolsos dos brasileiros.

Data de chegada

A Sony ainda faz mistério sobre quando o PS4 fabricado no Brasil chegará às lojas. Informações oficiais indicam que o console será lançado em outubro, no entanto, a data específica ainda não foi confirmada.

A data de chegada do PS4 brasileiro foi anunciada em junho (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)A data de chegada do PS4 brasileiro foi anunciada em junho (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)


Vale lembrar também que em outubro será realizado o Brasil Game Show, entre os dias 8 e 12, no qual a Sony costuma preparar uma coletiva de imprensa antes ou durante o evento, em São Paulo. Além disso, no dia 12 de outubro é comemorado o “Dia das Crianças”, data comercial bastante forte e proveitosa para várias empresas de videogame. São boas ocasiões para imaginar algo mais concreto.

Onde será produzido 

O PS4 brasileiro será produzido na Zona Franca de Manaus, mesma região onde o Xbox One nacional é fabricado. Porém, o console da Sony será montado por lá, enquanto os componentes continuam sendo importados da China.

PS4 será fabricado na Zona Franca de Manaus (Foto: Divulgação/Sony)PS4 será fabricado na Zona Franca de Manaus (Foto: Divulgação/Sony)

Segundo a Sony, a montagem ficará a cargo da empresa Flextronics, de Cingapura, com base no Brasil. Além disso, a montagem realizada naquela região tem incentivos fiscais, o que possibilita a redução do preço ao consumidor final. 

Onde comprar

No site oficial do PlayStation, a Sony indica lojas parceiras e oficiais para comprar o PS4 atualmente. Esses estabelecimentos, físicos e virtuais, devem continuar ativos depois que o console fabricado no Brasil for lançado.

Sony indica opções de onde comprar o PS4 em seu site (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)PS4: Sony indica opções de onde comprar o PS4 em seu site (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Outra dica é comprar também no portal oficial de venda própria da empresa japonesa, o Sony Style. Todos os estabelecimentos oferecem facilidade de pagamento, o que deve ajudar ainda mais o poder de compra dos fãs após a redução.

Jogo mais baratos ou mais caros?

Os jogos do PS4 já são prensados no Brasil, mas o custo da mídia física não deve ser alterado com a chegada do videogame fabricado no país. Isso porque os preços dos games são pautados a partir do valor original em dólar, e convertidos para o Real com base não apenas na cotação internacional, mas também na soma dos impostos e outras tributações.

Fallout 4 é um dos jogos que chega a R$ 250 no Brasil (Foto: Divulgação/Bethesda)PS4: Fallout 4 é um dos jogos que chega a R$ 250 no Brasil (Foto: Divulgação/Bethesda)

Por causa disso, um game de US$ 60 pode custar até R$ 250, preços atualmente praticados em Fallout 4, Mortal Kombat X, ou R$ 230, como The Witcher 3. Com o tempo, é comum a Sony reduzir o preço de alguns dos jogos “da casa”, ou seja, os exclusivos de seus consoles. No entanto, ainda não há nada confirmado sobre isso para os títulos de PS4 ainda.

Xbox One ainda é mais em conta

Sim, o Xbox One, principal concorrente do PS4, ainda é mais barato do que o aparelho da Sony. O console da Microsoft pode ser comprado em lojas oficiais por R$ 2 mil, enquanto a edição com Kinect sai por R$ 2.229.

O Xbox One ainda sai mais em conta no Brasil (Foto: Divulgação/Microsoft)O Xbox One ainda sai mais em conta no Brasil (Foto: Divulgação/Microsoft)

Algumas lojas o vendem com bons descontos, com valores que podem chegar a até R$ 1,8 mil, com HD de 500GB – o mesmo tamanho que acompanha o PS4 -, além do jogo Halo: The Master Chief Collection. Não há exatamente um motivo oficial para isso, a não ser pela “concorrência de mercado”. O Xbox One também é fabricado na Zona Franca de Manaus.

Oficial X Mercado cinza

Pode ser uma boa dica procurar o PS4 em revendedores não autorizados ou não oficiais, o chamado “mercado cinza”, que geralmente vendem o console a preços abaixo de R$ 2 mil. Porém, quem opta por comprar em tais estabelecimentos pode ter problemas no futuro. Isso não deve mudar com a chegada do console fabricado aqui.

Mercado oficial continua sendo melhor opção para comprar o PS4 (Foto: Divulgação/Sony)Mercado oficial continua sendo melhor opção para comprar o PS4 (Foto: Divulgação/Sony)

O videogame fabricado no Brasil e vendido em lojas oficiais virá lacrado de fábrica, possui especificações técnicas adequadas para a rede elétrica brasileira e conta com a garantia oficial da Sony. Além disso, o comprador também vai saber da total procedência do console. A dica pode ser boba, mas vale a pena conferir se você pode não ser lesado no futuro, mesmo sem saber.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Nyari
    2016-03-06T18:14:29  

    Gente qual diferença o playstation 4 do brasil e do playstation 4 sem ser do brasil ? ambos são mesma coisa ?

    recentes

    populares

    • João Nyari
      2016-03-06T18:14:29  

      o preço!

  • Adriano Paiva
    2016-08-23T08:20:00

    Tenho o PS4 do mercado "cinza" e nunca tive problemas, porem muito mais barato.

  • Fábio
    2015-09-14T16:07:19  

    R$ 2.599,00 equivale a 680,37 dólares com cotação de R$ 3,82. Nos EUA custa 499 dólares, uma diferença de 181,37 dólares que a Sony quer empurrar aos brasileiros.

    recentes

    populares

    • Fábio
      2015-09-14T16:07:19  

      Fábio, a sony confessou só para você isso. Pq o que achei aqui é o seguinte: "Sony diz que 'perde dinheiro' com venda de PlayStation 4 a R$ 4 mil"

    recentes

    populares

    • Fábio
      2015-09-14T16:07:19  

      Leonardo Caldeira Se informe melhor, pois a decisão da Sony de cobrar mais caro na América Latina foi notícia pouco depois do lançamento do ps4.

  • Dr. Parkinson
    2015-09-14T09:02:44  

    Comprei o meu pela OLX e paguei R$1.200 A MENOS. Enquanto tiver trouxa pra comprar 1 PS4 pelo preço de 2, eles não vão baixar os preços.

    recentes

    populares

    • Dr. Parkinson
      2015-09-14T09:02:44  

      PAGUEI 1600 COM 2 CONTROLES E MAIS O FIFA 15

    recentes

    populares

    • Dr. Parkinson
      2015-09-14T09:02:44  

      O pior são os jogos, R$ 250 para um lançamento é bem caro, 4 jogos R$ 1000...

  • Rafael Cruzeiro
    2015-09-15T10:46:15  

    Já tem uns 3 dias que a matéria "PS4 fica 'baratinho' está na página inicial do G1 e toda vez que passo lá e leio isso me sinto um palhaço com o 'fica baratinho'.

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2015-09-15T10:46:15  

      Tirando os jogos japoneses que não tem na caixa

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2015-09-15T10:46:15  

      não vejo um sendo melhor que o outro, vejo jogos que quero jogar e são exclusivos, queria mto jogar o bloodborne e comprei o ps4, mas agora estou doido para jogar forza e não tenho ainda um One, ainda...

  • Comentador Franco
    2015-09-16T11:01:48  

    PS4 é o maior tapa na cara do consumidor de todos os tempos. Tem 2 anos que foi lançado e até hoje só teve UM título exclusivo de verdade, o resto foi tudo remaster e multiplataforma, que vc rodaria no seu PS3 normalmente. E tem um bando de 'entendidos' que ficam falando baboseiras sobre teraflops e resolução, defendendo a $ony.

    recentes

    populares

    • Comentador Franco
      2015-09-16T11:01:48  

      Exatamente Lavosier, o único exclusivo do PS4 é o Bloodborne. E Edgar, obrigado por enumerar os jogos que vc pode jogar no PS3, sem nunca ter encostado num PS4 na sua vida, ou gasto 4k num console sem jogos!

    recentes

    populares

    • Comentador Franco
      2015-09-16T11:01:48  

      Blz amigo. olha o tanto de jogo que vai lançar em 2016. pesquisa ai. está vindo trocentos jogos do japão e mais um monte de jogos de estúdios da sony no ocidente. tapa na cara quem está levando é quem comprou o Xbox one, onde os jogos estão saindo tudo para pc.

  • Andre Masiero
    2015-09-14T12:41:06  

    Viva o mercado paralelo, eu pagar 2.500? Nunca, paguei 1.500 no meu. O lance é o brasileiro boicotar essas empresas mercenárias.

    recentes

    populares

    • Andre Masiero
      2015-09-14T12:41:06  

      André boicotou a Sony... comprando um PS4!!!! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    recentes

    populares

    • Andre Masiero
      2015-09-14T12:41:06  

      kkkkkkkkkkkkk o problema não é comprar o ps4. o problema é vc pagar essse preço terrível de imposto.

  • Valter Seven
    2015-12-07T14:34:26

    O produto importado agora sai mais em conta que o produto Tupiniquim, coisas da Terra Brasilis...

  • Yuri Souza
    2015-10-19T13:41:19

    Em outubro do ano passado comprei meu ps4 nos EUA por R$ 1.300 e com 2 joysticks, valeu a pena !

  • Mario Machado
    2015-09-15T20:17:00  

    Alguem sabe se o jogo de pes4 tem bloquri por regiao?e o xbox one?

    recentes

    populares

    • Mario Machado
      2015-09-15T20:17:00  

      playstation não tem bloqueio de região agora o xbox eu não. acredito que não deva ter também

    recentes

    populares

    • Mario Machado
      2015-09-15T20:17:00  

      valeu!!!

  • George Ribeiro
    2015-09-15T09:47:48  

    "PS4 fabricado no Brasil Baratinho" pronto, podemos rir agora? Vou começar! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Obrigado pelo preço Brs, mas prefiro importar, sai mais barato R$ 1600,00 ;)

    recentes

    populares

    • George Ribeiro
      2015-09-15T09:47:48  

      Em quanto aqui tava 4 mil eu comprei meu no py por R$ 1.500 bem de boa, absurdo mano ja tenho a 2 anos meu ps4 quase e ainda ta esse absurdo, ja não basta os jogos serem o olho da cara

    recentes

    populares

    • George Ribeiro
      2015-09-15T09:47:48  

      Paguei 1.500,00 no meu... Console Americano...1 controle

  • Renzo Campos
    2015-09-16T08:10:09

    Acredito que a Sony não sabe da crise econômica que o país esta vivendo kkk. Enquanto isso xbox one R$1200,00 e a galera do mimimi vai ficar sem console até 2020. Boa sorte!

  • Paulo Santiago
    2015-09-14T14:05:48  

    Quem comprou não vai "descomprar". Se deu 4000, 3000 e agora tá por menos, não faz diferença. Pra mim o problema tá sendo o valor dos jogos e acessórios. Pra quem tem uma família bancando pode não fazer diferença, já pra quem tem uma família pra bancar, isso tá caro demais. 5 jogos de alto nível por ano dá em torno de 1500 reais. Isso é dinheiro demais pra gastar com videogame todo ano. Se der defeito e sair caro, eu vou encostar. Não vai valer à pena o conserto. Por esse motivo to quase migrando pro PC na próxima geração...

    recentes

    populares

    • Paulo Santiago
      2015-09-14T14:05:48  

      Gostei da sequencia de comentários, estava pensando em comprar o play 4 nessa black fraude de novembro, por conta do gran turismo 7 que lançará em 2016. Más, concordo com todos que com bem menos de 2 e 2,5 mil monto um PC que seja comparável com estes consoles, fora a utilidade de um computador no dia a dia, além de poder upar as peças no futuro.

    recentes

    populares

    • Paulo Santiago
      2015-09-14T14:05:48  

      comprei um bom pc por 1800 reais, só falta mesmo uma placa pra ficar perfeito...

  • Caio Sipos
    2015-09-14T10:59:23  

    Paguei 1.699,00 num Xbox One na promoção do Submarino e tô muito satisfeito. Pq pagar mil reais a mais num Play 4 que faz exatamente a mesma coisa que o Xbox One?

    recentes

    populares

    • Caio Sipos
      2015-09-14T10:59:23  

      Verdade Janderson... porém os exclusivos do Ps4 são superiores aos do Xone... mas no final o que conta é o SEU gosto!!

    recentes

    populares

    • Caio Sipos
      2015-09-14T10:59:23  

      Lafaiete eu tenho xbox one optei por ele pelo preço e não me arrependo e o achei excelente, mas eu tenho xbox 360, ps3 e o vita. Sobre o ps4 são ótimos os jogos e sei disso por causa que meu irmão tem o ps4. No entanto estou satisfeito pelo xbox one.

  • Moises Bandeira
    2015-09-15T14:27:12

    Aqui em São Paulo nos achamos por R$1800!

  • Marcelo Lima
    2015-09-15T01:41:47  

    agora vou comprar um play 3 com a vinda do 4..maravilha pois vai ficar mais barato e vai ter um monte de jogos usados baratinho....viva os burros que compra os lançamentos...

    recentes

    populares

    • Marcelo Lima
      2015-09-15T01:41:47  

      A PSN está abastecendo mais o PS3 do que o 4. Em uma promoção comprei LEGO Marvel, Harry Potter, Batman 2, e Senhor dos Anéis por 80 reais. Os 4 por 80. Tem várias promoções dessas.

    recentes

    populares

    • Marcelo Lima
      2015-09-15T01:41:47  

      Sou dono de PS4 a quase 2 anos pago 100 reais por ano de PSN, comprei apenas o project cars, ganhei Metal Gear V, Drive Club, Tomb Raider, Infamous....

  • Luiz Fernando
    2015-09-15T11:26:04

    2600 barato vou comprar uns 10, pra duar para as crianças. E governo bom.......kkkkkkkkk

  • Alex Santos
    2015-09-15T10:56:44

    Baratinhos? é conto de fadas? pq a realidade é outra totalmente diferente amigos.

  • André Callazzans
    2015-09-15T10:54:32

    Baratinho? Aqui no RJ você compra por R$1650,00.

  • Edi Rorato
    2015-09-15T10:49:21

    Polystation eh o que ha.

  • Victor Domaradzki
    2015-09-15T10:45:11

    Pra mim não adiantou nada, vai ficar mais caro, aqui onde eu moro o PS4 está R$ 2.298,00!!

  • Dreco Alves
    2015-09-15T10:44:41

    quem escreve estas besteiras neste site? pelo amor de deus editor, me contrate no lugar desse inutil da sua redação.................sem comentarios

  • Italo
    2015-09-15T10:44:22

    Não sei o Ps4 , mas o Ps3 eu não aconselho ninguém a comprar. O meu, com 1 ano e 4 meses queimou a placa. E vi que isso é muito comum. Material de baixa qualidade.

  • Revolveri Roberto
    2015-09-15T10:41:24

    tirando que, os que forem fabricados aqui só darão problemas de funcionamento !!! entenderam ?

  • Cicero Nogueira
    2015-09-15T07:25:27  

    ps4 e pra elite ! quem nao pode compra um xbox da microsoft. Nao da pra comparar ne amigao. ps4 100x melhor q xbox.

    recentes

    populares

    • Cicero Nogueira
      2015-09-15T07:25:27  

      raios*

    recentes

    populares

    • Cicero Nogueira
      2015-09-15T07:25:27  

      Isso sim é que faz a diferença né?