TV

19/09/2015 06h00 - Atualizado em 19/09/2015 06h00

Saiba reconhecer uma verdadeira televisão de tela 4K e não seja enganado

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

As televisões 4K estão cada vez mais presentes no mercado nacional. Na hora da compra, porém, é preciso levar em consideração se a TV realmente tem ultra definição. Isso porque vários modelos que desembarcam por aqui têm os 3840 x 2160 pixels, mas não seguem todas as normas para receber o título “4K Ultra HD”. Veja aqui como diferenciar os aparelhos e garantir que você está adquirindo uma TV 4K certificada.

4K já morreu? Confira as TVs e monitores ‘tops’ que já vêm com tela em 5K

A grande questão que envolve a ultra definição “verdadeira” gira em torno da estrutura dos pixels. O pixel padrão é formado por subpixels nas cores vermelho, verde e azul, o famoso padrão RGB. Contudo, algumas companhias modificaram este esquema e criaram padrões como o RGBW (incluindo o branco) e o RGBY (adiciona o amarelo), que trariam como vantagem uma maior variedade de tonalidades.

Saiba reconhecer TVs UDH verdadeiras (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Saiba reconhecer TVs UDH verdadeiras (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O problema dessa alteração é que ela retira partes do RGB para adicionar a quarta cor. Ao fazer isso, há uma distorção na estrutura do pixel que torna mais difícil a definição das linhas. O fenômeno gera uma perda de 25% da claridade com a resolução horizontal, de acordo com testes feitos pela VDE, associação europeia destinada a testes e certificações em eletrônicos.

A Consumer Electronics Association (CEA) determina que as três cores primárias precisam estar incluídas e íntegras para que o pixel seja considerado real. O descumprimento de alguma de suas normas impede que o modelo ostente o logo “4K Ultra HD”, certificado e concedido pela instituição. Assim, nos termos da CEA, aparelhos sem a marca não têm ultra definição.

Logo 4K Ultra HD para mercado americano (Foto: Divulgação/CEA)Logo 4K Ultra HD para mercado americano (Foto: Divulgação/CEA)

Samsung e LG vêm entrando em conflito justamente por causa do título concedido pela CEA. A Samsung faz questão de enaltecer que possui o certificado, diferentemente da concorrente, que adota o pixel RGBW. A LG se defende alegando que não há perda de qualidade ao adotar esse tipo de painel. A motivação para incluir o RGBW, no entanto, está em seu custo de produção mais baixo, o que torna os aparelhos mais facilmente comercializáveis em mercados emergentes.

E quais TVs são realmente 4K?

Toda TV com 3840 x 2160 pixels é 4K, mas nem toda 4K é UHD. Isso significa que a resolução é apenas um dos aspectos que fazem com que uma televisão seja considerada com ultra definição. A integridade do pixel, juntamente com proporção de tela, profundidade dos bits, colorimetria, capacidade de converter a resolução HD em 4K e ter entrada HDMI são os outros fatores que fazem com que a CEA certifique uma televisão como “4K Ultra HD”.

Certificado 4K Ultra HD é concedido pela CEA (Foto: Marcelo Paiva/TechTudo)Certificado "4K Ultra HD" é concedido pela CEA (Foto: Marcelo Paiva/TechTudo)

Mas as regras da associação europeia não são obrigatórias. Ela detém o controle sobre o logo em questão, o que não impede que outras instituições estabeleçam suas próprias normas para a ultra definição. Na verdade isso já aconteceu: em janeiro, durante a CES 2015, estúdios de Hollywood, fabricantes de televisões e outras empresas do setor anunciaram a UHD Alliance.

TVs OLED valem mais a pena do que as Ultra HDs (4K)? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

Por essa aliança, os parâmetros para ser uma UHD são a resolução 4K, capacidade HDR, ampla gama de cores (WCG), alta taxa de quadros, profundidade dos bits e áudio imersivo. Um fato curioso é que na UHD Alliance estão justamente Samsung e LG. O novo aglomerado, que pretende chegar a um consenso sobre critérios de qualidade, talvez ponha fim no impasse travado entre as fabricantes sul-coreanas.

Taxa de quadros por segundo é um dos critérios da UHD Alliance (Foto: Divulgação)Taxa de quadros por segundo é um dos critérios da UHD Alliance (Foto: Divulgação)

Que TV comprar?

Se para você a resolução 4K é o mais importante, qualquer aparelho serve. Mas se você está pensando em todas especificações apresentadas aqui, considere escolher as que possuem certificado “4K Ultra HD”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jair Junior
    2016-03-31T00:44:23  

    E a Sony?

    recentes

    populares

    • Jair Junior
      2016-03-31T00:44:23  

      É a melhor tv 4k, diga-se de passagem

  • Carlos Silva
    2018-11-07T10:37:41

    Ok, mas o que importa mesmo é o resultado final. Sem o pixel branco, a TV perde luminosidade, o que faz as imagens parecerem mais escuras. Dependendo da finalidade e da forma de uso, uma TV RGBW poderá se sair melhor que uma RGB.

  • Eduardo Nakamura
    2017-11-04T01:46:28  

    4k é samsung. LG tem pixel branco. Não vale a pena. TV é SAMSUNG.

    recentes

    populares

    • Eduardo Nakamura
      2017-11-04T01:46:28  

      argumentos por favor....

  • Valber Landin
    2018-06-05T14:59:38

    Eu coloquei os modelos LG Uj6585 de 55 e a Samsung UN55MU6100G, a tv da LG mesmo com essa tecnologia RGBW possui uma imagem melhor com profundidade de cores melhor, sem que cores claras e za própria luz na LG é melhor, realmente é branco e essa branco gelo da TV Samsung;

  • Alexandro Maceiras
    2017-11-21T21:13:52

    Se alguer ver uma tv LG HDR com ps4 pro vai ver o que é a diferença de HDR e parar com essa baboseira de pixel branco

  • Elídio Vieira
    2015-09-19T12:37:19  

    ridiculo esta reportagem do 4k ultra hd,,, voces teriam que informar cada marca e qual modelo eh enganosa,, nao comentar algo que nao chega a lugar nenhum

    recentes

    populares

    • Elídio Vieira
      2015-09-19T12:37:19  

      Edson, acho que não existe transformar full HD em 4K com um cabo... Alguém te passou a perna. Pode ser que exista algum componente para tvs 4K, com mídias 4K, que possam ter a capacidade de melhorar a performance da recepção 4K... O que não acredito ser teu caso.

    recentes

    populares

    • Elídio Vieira
      2015-09-19T12:37:19  

      Ficou claro que a Samsumg é legítimo 4k. Só ler direito.

  • Ricardo Cunha
    2015-09-19T14:13:15  

    Apenas um detalhe - não existe, ainda, qualquer fonte transmitindo, no Brasil, em 4K. Quando começarem já estarão sendo comercializado as 5K.

    recentes

    populares

    • Ricardo Cunha
      2015-09-19T14:13:15  

      Na netflix já tem transmissão UHD... Esquece TV aberta.;..

    recentes

    populares

    • Ricardo Cunha
      2015-09-19T14:13:15  

      Quanto comentário primitivo... rs! O cara acha que tv 4k é quando vim em tv acabo/aberto. 4k já é comercializado em consoles, netflix e filmes (elitebluray) ja tem filmes pra baixar em 4k NATIVO. Eu tenho tv 4k UHD e assistir ontem batman vs superman em 4k :)

  • André Albuquerque
    2015-09-20T10:08:33  

    A tecnologia avança rápido demais.Agora cada um tem que olhar pra sua necessidade e pensar se realmente precisamos de cada avanço,no momento em que é inserido no mercado. Eu por exemplo mês que vem,vou comprar um ps4,porém não preciso comprar uma tv 4k,primeiro que não existe jogo em 4K ainda,segundo que estou satisfeito com a resolução Full HD..Comprar o mais novo,apenas pra acompanhar o avanço é ser escravo demais.

    recentes

    populares

    • André Albuquerque
      2015-09-20T10:08:33  

      Matheus e David, roda sim e não precisa ser o Pro. Você precisa assinar o pacote mais caro da Netflix, que custa 29,90 e dá acesso à 4 telas e UHD.

    recentes

    populares

    • André Albuquerque
      2015-09-20T10:08:33  

      falou bosta em

  • Anapolina Xata
    2015-11-21T16:37:45

    A culpa é do PT desse atraso da po.rra

  • Carlos Schneider
    2015-09-19T14:37:57  

    Acho meio cedo adquirir uma 4k visto q programações (tv aberta cabo) mal transmitem o Full Hd somente HD e games e filmes q adquiro rodam apenas em Full HD. Ainda n vi jogo 4k pra Ps4 e nem Bluray(mídia) neste formato. Apenas um e outro programa ou seriado via streaming q vc precisaria de uma internet monstra e ESTÁVEL pra suportar oq lamentavelmente é muito difícil por aqui.

    recentes

    populares

    • Carlos Schneider
      2015-09-19T14:37:57  

      De fato Carlos!

    recentes

    populares

    • Carlos Schneider
      2015-09-19T14:37:57  

      A Netflix transmite há algum tempo filmes e séries (Marco Polo, Sense 8, House of Cards, etc) em 4k Ultra HD com altíssima qualidade de imagem e som com preço bem convidativo. PS.: Não trabalho na Netflix, sou apenas um satisfeito assinante.

  • Presidente Universo
    2015-09-19T19:45:37  

    quero uma TV com aspect ratio de 21:9 e 8k com 105 polegadas pra cima

    recentes

    populares

    • Presidente Universo
      2015-09-19T19:45:37  

      110 mil dólares. Samsung 5k. 3 meses é a fila de espera

    recentes

    populares

    • Presidente Universo
      2015-09-19T19:45:37  

      Presidente Universo, taí um cara "bão" mesmo!!!!!

  • Geraldo Gomes
    2015-09-20T12:02:08

    Vão lançar a TV D4CKH e todo mundo vai querer.

  • Levita
    2015-09-20T10:50:10

    a culpa é do pt

  • Charles Basílio
    2015-09-20T09:24:58

    Tem gente que acha que é só a classe de políticos que engana os brasileiros. Empresas falsárias...

  • Edson Mello
    2015-09-19T20:52:47  

    A TRANSMISSÃO DA COPA DO MUNDO ,FOI FEITA PELO JAPÃO EM 8K......AGORA PERGUNTO NÓS TEMOS OLHOS DIGITAIS,PARA ACOMPANHAR TAL RESOLUÇÃO ???

    recentes

    populares

    • Edson Mello
      2015-09-19T20:52:47  

      Em uma tela com tamanho medido em metros, tem sim. É possível ver cada pixel individualmente em uma tela de 50 polegadas e resolução igual a do DVD.

  • Maurício Bandeira
    2015-09-20T01:37:44

    Comprar uma tv 4k já é ser enganado. Não tem utilidade nenhuma.

  • Cumpadi Washington
    2015-09-19T21:27:45

    4k é um poderoso artifício que a indústria inventou para nos fazer mudar de equipamento em geral, principalmente para os produtores de vídeo que vão precisar mudar todo seu equipamento, incluindo câmeras, lentes, computadores, monitores, etc. Os consumidores de mídia também precisarão se adequar, pois visualizar conteúdo 4k exige uma máquina consideravelmente potente, monitor Compatível, etc. Aí logo depois chega o 8k e assim vai. ,

  • Donkey Country
    2015-09-19T12:12:55  

    Comprar TV 4K pra que ? Netflix , YouTube ? Essas porcarias de canais nem Full HD são , então pra que comprar 4K agora . É jogar dinheiro fora , tô satisfeito com a minha Full HD de 50"

    recentes

    populares

    • Donkey Country
      2015-09-19T12:12:55  

      Correto.

    recentes

    populares

    • Donkey Country
      2015-09-19T12:12:55  

      Netflix e YouTube têm 4kk sim. Aliás o YouTube ta cheio de vídeos em 4k. O problema é essa nossa internet de terceiro mundo.

  • José Milton
    2015-09-19T17:50:09

    Se não me engano já tivemos uma transmissão em 4k no Brasil na copa do mundo ano passado. Acho que foram 2 jogos. Mas não cheguei á assistir por isso não sei se realmente isso ocorreu.

  • Marco
    2015-09-19T17:12:49

    Blá blá blá.... Pra q comprar 4k ultra HD???? Transmissao digitaldigital aberta não é em 4k !!! Pera, tb não é em full HD!!!! É somente em HD !!!! Entendeu??? Isso ninguém fala.

  • Luiz Frederico
    2015-09-19T16:01:28

    Mas a imagem é melhor? E a transmissão? Não tem que ser em 4K? No Brasil não tem isso, tem ?

  • Carlos Santos
    2015-09-19T16:49:25  

    Comprar 4k pra ver o que? Faustão? Minha tubão dá conta....

    recentes

    populares

    • Carlos Santos
      2015-09-19T16:49:25  

      Verdade,alem de não ter conteúdo na tv que de suporte a essa resolução.

  • Werton
    2015-09-19T15:33:17

    minha tv hd é ótima vou continuar com ela

  • Augusto Horta
    2015-09-19T10:44:42  

    Deixa eu consertar essa matéria,quando comprar uma tv 2 coisas são primordiais para ser considerada 4K,veja se ela possui decodificador HEVC 60p(preferencialmente) ou H.265 e se tem entradas HDMI 2.0.Alguns fabricantes omItem essas informações,justamente para enganar os leigos.se nas especificações constar H.264,NÃO COMPREM....

    recentes

    populares

    • Augusto Horta
      2015-09-19T10:44:42  

      Muito bem, Augusto Horta.

    recentes

    populares

    • Augusto Horta
      2015-09-19T10:44:42  

      Augusto deu aula