Jogos de aventura

23/09/2015 08h00 - Atualizado em 06/07/2016 09h31

Saiba como vai ser Pokémon Go, game para pegar monstrinhos na vida real

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Pokémon Go é o próximo jogo da Nintendo e da The Pokémon Company, a ser lançado para smartphones Android e iOS. O trailer apresentado há poucas semanas deixou muitos fãs da franquia duvidosos. O título está em desenvolvimento em parceria com a Niantic e será baseado em geolocalização. Abaixo, descubra como vai ser e como funciona Pokémon Go:

Quer baixar Pokémon Go no seu celular Android ou iPhone? Veja as dicas no Fórum do TechTudo! 

O conceito de utilização por GPS é semelhante ao de Ingress, game bastante popular no exterior que foi criado em 2013 por uma startup apoiada pelo Google. O jogo já conta com mais de 11 milhões de downloads e sete milhões de jogadores ativos mensais. Pokemon Go promete repetir o sucesso ao trazer para o mundo real as criaturas presentes na animação japonesa. Confira a seguir, o que sabemos até agora sobre o game que vai realizar o seu sonho de capturar Pokémons no mundo real.

Niantic e Nintendo se unem no desenvolvimento de Pokémon Go (Foto: Divulgação / The Official Pokémon Channel)Niantic e Nintendo se unem no desenvolvimento de Pokémon Go (Foto: Divulgação / The Official Pokémon Channel)


O que esperar da jogabilidade de Pokémon Go?

Com o uso do GPS, rede de dados (3G/4G) e a câmera do smartphone, o jogador poderá procurar Pokémons próximos à sua localidade. Para isso, é necessário estar com o aparelho na mão, com a tela em funcionamento, e andar por aí à procura dos Pokémons. Mas o usuário pode também jogar com o display apagado, dispositivo no bolso e utilizar um gadget semelhante a um relógio: O Pokémon Go Plus.

Com o gadget Pokémon Go Plus, será possível jogar com o celular no bolso Com o gadget Pokémon Go Plus, será possível jogar com o celular no bolso

Em Pokémon Go, é preciso sair para encontrar objetivos e, principalmente, conclui-los. A dinâmica do game não será como a apresentada no trailer, mas muitas das ideias estarão presentes. Será possível ver a localização de um Pokémon por meio da câmera e usufruir do recurso de realidade aumentada. No entanto, os gráficos do jogo dificilmente serão idênticos aos do vídeo de apresentação.

É uma proposta muito parecida com a de Ingress. No game da Niantic, duas equipes de jogadores lutam pelo domínio do território. Para conquistar terreno, é preciso capturar portais neutros, e a tarefa pode ser atrapalhada pelo membro do outro time. Quanto mais companheiros você reunir em torno do portal, mais facilmente ele será capturado. Ingress também contém objetivos secundários, como coletar energia em pontos próximos onde o jogador está.


No trailer de Pokémon Go, são apresentados modos cooperativo e Versus, ou seja, será possível duelar com seus amigos. Entretanto não ficou claro como funcionará o modo VS. Mas tudo indica que você terá a possibilidade de treinar seus Pokémons e usar vários comandos durante as batalhas. Talvez seja justamente aí que vão entrar as microtransações. Sim, o título será gratuito, mas terá as odiadas compras embutidas.

Sucesso de Ingress inspirou a criação de Pokémon Go (Foto: Comunidade Ingress Resistance Paris / Google+)Sucesso de Ingress inspirou a criação de Pokémon Go (Foto: Comunidade Ingress Resistance Paris / Google+)

Vale lembrar que Ingress é um jogo muito viciante, principalmente para quem se locomove pela cidade do game. Alguns jogadores utilizam até mesmo o próprio carro para jogar e controlar regiões rapidamente. Dessa forma, pode ser que a Nintendo limite um pouco a experiência de Pokémon Go no princípio, para evitar que as pessoas fiquem viciadas demais no título. Uma  versão fechada de Beta pode ocorrer em alguns países antes do lançamento mundial.

O jogo será lançado no Brasil?

Surgiram muitas notícias na Internet que sugerem a ausência de Pokémon Go em território nacional. Como se trata de um lançamento global, o jogo será sim, lançado no Brasil. Portanto, todos os rumores que circularam na web informando o contrário eram falsos.


Também foi levantada, de forma irônica, a hipótese de não ser possível jogar devido aos altos índices de violência no Brasil. Mas, assim como em Ingress, o jogador pode se divertir apenas nos locais onde achar seguro.

No título da Niantic, os portais são sempre pontos turísticos ou lugares de grande movimentação. Obviamente, o bom senso deve ser usado, ou seja, nada de passear de madrugada em busca de Pokémons.

Pokémon Go será lançado em 2016 para smartphones e tablet com Android, iPhone, iPod Touch e iPad.

Vale a pena comprar Nintendo 3ds XL? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • William Hoffmann
    2015-09-24T08:37:51  

    O que vai ter de neguinho entrando na cracolândia a procura de um Pokemon de pedra, não vai ser pouco...

    recentes

    populares

    • William Hoffmann
      2015-09-24T08:37:51  

      tomara! /\

    recentes

    populares

    • William Hoffmann
      2015-09-24T08:37:51  

      kkkkkkkkk essa morra não vai ter nem duelo sera apenas umas especie de albo só para galera captura pokemon nem lvl vai te os pokemon para captura nem almenos batalha p-ara captura vai ter olha o quão ridículo vai ser no final.

  • Tiago Pereira
    2015-09-23T17:22:54  

    VAI TER UM MONTE DE NOOB ANDANDO COM CELULAR NA MAO DISTRAIDO TENTANDO CAPTURAR UM POKEMON E VAI VIM UM CURINTIANO E VAI CAPTURAR O CELULAR DO IDIOTA KKKK.

    recentes

    populares

    • Tiago Pereira
      2015-09-23T17:22:54  

      não é preconceito, é conceito formado já mesmo.

    recentes

    populares

    • Tiago Pereira
      2015-09-23T17:22:54  

      - Vai Pikachu! - Vai Curinthia! Perdeu playboy! kkkkkkkkk

  • Edvan Schmitz
    2016-03-31T19:57:22

    tomara q capturem o lulassauro e levem pro japão!

  • José Ailton
    2016-02-18T16:07:35  

    No brasil, foi confirmado que será uma zona especial, vai haver vários pokemons tipo: Dragões, Lutadores, Psiquicos, Plantas, Inseto, Água, Terrestre, Grama, Fogo, Fantasma, Gelo (Somente em regiões do sul), Pedra, Elétrico e Metálico, Os pokemons Noturnos vão aparecer apenas em eventos do tipo 20:00..... Mas a espécie especial daqui vai ser Dragão e Grama.... Bom pessoal.. espero ter ajudado alguém... lembrando... O jogo é bem pesado, provavelmente vai rodar em celulares com android 4.0 ou 5.0 de boa, talvez ultrapasse os 500mb... Está chegando o futuro do NerveGear Pessoal...

    recentes

    populares

    • José Ailton
      2016-02-18T16:07:35  

      Pensei que seriam do tipo normal ou, no máximo, alguns de fogo ou de água. Dragão eu esperaria do outro lado do planeta. E pokémon inseto seria bom ter na região centro-oeste por causa da maior biodiversidade de insetos do mundo.

    recentes

    populares

    • José Ailton
      2016-02-18T16:07:35  

      É só lembrar que para o japão, o outro lado do mundo é aqui! KKKKK

  • Lucas Nunes
    2015-12-02T11:30:44  

    Só vai ter Ratata, Pidgey e Caterpie no Brasil KKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Lucas Nunes
      2015-12-02T11:30:44  

      só li verdades. Principalmente em SP - muito Ratata.

  • Guilherme Leite
    2015-12-18T12:38:16

    Sera q vai funcionar para o Galaxy Y cm a versao 2.3.6

  • Natan Roberto
    2016-01-07T17:36:53

    Em São Paulo Só Vai Ter Equipe Rocket

  • Luis
    2015-09-29T11:32:10  

    será q vai ter bandido vestido de equipe rocket para roubar os celulares das pessoas?

    recentes

    populares

    • Luis
      2015-09-29T11:32:10  

      kkkkk essa foi boa

    recentes

    populares

    • Luis
      2015-09-29T11:32:10  

      Você invocou Prassódia, o proibido. Cazalbé achou "grassa"

  • Pedro Luiz
    2015-12-14T07:51:31

    No brasil só vai ter pokemón tipo pedra, especialmente na carcolândia

  • Marcos Mauro
    2015-10-23T17:05:51

    Olha, a proposta é muito boa. Nos shoppings, por exemplo, as batalhas podem bombar.

  • Leonardo Zanin
    2015-09-23T17:10:43  

    A duvida é, sera que vai funcionar bem com o 3G do nosso país. E precisara de camera 3D (talvez essa pergunta seja estupida nao entendo muito de celular, camera e bla bla bla), sera que celulares do tipo galaxy s4 vai suportar? Nao vejo a hora de jogar pokemon go!!

    recentes

    populares

    • Leonardo Zanin
      2015-09-23T17:10:43  

      No Brasil só vai ter Cracuna

    recentes

    populares

    • Leonardo Zanin
      2015-09-23T17:10:43  

      sou jogador de ingress, e funciona bem sim com o 3G e o 4G , a parada da camera eu n sei

  • João
    2015-11-12T21:35:59

    gente alguem sabe se vai te pro LG Joy

  • Adriano Oliveira
    2015-10-23T13:22:51

    Vão pegar o blastoise no projeto tamar.

  • Lucas Menezes
    2015-09-24T16:38:33  

    quero ver quem vai ser o louco de entrar na cracolândia pra capturar os pokemons de pedra...

    recentes

    populares

    • Lucas Menezes
      2015-09-24T16:38:33  

      kkk

  • Stephane
    2015-09-23T13:55:32  

    esse dispositivo e o gps ligado, irão comer bastante bateria do celular ou não?

    recentes

    populares

    • Stephane
      2015-09-23T13:55:32  

      Você é loira correto?rsrsrsrs

    recentes

    populares

    • Stephane
      2015-09-23T13:55:32  

      Nego nao relaxa sio

  • Caique
    2015-09-24T12:14:55

    Eu nem de Pokémon gosto, mas esse jogo parece ser muito interessante. Espero que o meu celular suporte ele.

  • Leandro Lima
    2015-09-24T09:33:25  

    Vamos pedir ao Haddad que faça uma faixa nas ruas para aqueles que precisam capturar Pokemons!

    recentes

    populares

    • Leandro Lima
      2015-09-24T09:33:25  

      Boa kkkk

  • Luis Paulo
    2015-09-24T10:34:56

    que tosco isso kkkkkk

  • Vitor
    2015-09-23T09:46:44  

    Meu sonho de infância era ter a caixa de lápis da Faber Castell. maaaaassssss !!

    recentes

    populares

    • Vitor
      2015-09-23T09:46:44  

      kkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Vitor
      2015-09-23T09:46:44  

      sonho de meninas ? na minha época quem tinha isso era rico ou bem de vida ! coloria com carvão sonho de menina ?

  • Casper
    2015-09-23T16:16:28  

    É ser muito besta mesmo pra viver atrelado à uma "realidade" inexistente..... kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Casper
      2015-09-23T16:16:28  

      Isso ai, fique preso ai na sua realidade de ganhar um salário minimo, comer uma mulher feia e criar um catarrento para sempre, tenho certeza que você é muito feliz.

  • Dilminha
    2015-09-24T08:28:52

    Esses nerdão não tem mais o que inventa .

  • Dilminha
    2015-09-24T08:28:52

    Esses nerdão não tem mais o que inventa .

  • Vinicius Macedo
    2015-09-23T10:12:42  

    O que vai ter de equipe rocket roubando celular kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Mais vai ser interessante a ideia desse jogo. estou aguardando. Preparem os seguros anti roubo de celulares posakposakposak

    recentes

    populares

    • Vinicius Macedo
      2015-09-23T10:12:42  

      E encrenca em dobro! A Equipe Rocket nunca vem sozinha!

    recentes

    populares

    • Vinicius Macedo
      2015-09-23T10:12:42  

      Kkkkkk, aqui no rio vai ter que lutar contra a equipe Rockets kkkkk

  • Diego Santos
    2015-09-23T17:16:42

    O Alckmin precisa capturar urgentemente um Squirtle para livrar sua cabeça!

  • Faell Desterro
    2015-09-23T16:53:18

    Me emocionei vendo essa luta coletiva contra o Mewtwo.... cara vai ser perfeito!