Celular

25/09/2015 06h00 - Atualizado em 05/11/2015 19h14

Como comprar o iPhone 6S no exterior: veja preços e saiba se vale a pena

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O iPhone 6S ainda não tem data para chegar ao Brasil, mas o preço certamente não deve ser dos mais amigáveis. Diante disso, muitos brasileiros optam por comprar o aparelho da Apple fora do país ou por pedir para que algum amigo traga. Mas será que essa é uma boa escolha em tempos de alta do dólar e diante de possíveis taxações? O TechTudo traz uma análise completa para você.

iPhone 6S: saiba o que ficou de fora do lançamento e pode vir no iPhone 7

Antes de começar, porém, é importante destacar que usaremos a cotação do dólar turismo do dia 16 de setembro, que é de R$ 4,04 para cada US$ 1. O dólar turismo é o valor pago pelos brasileiros na compra de papel-moeda ou nos cartões de crédito. O valor dito na TV e em outros meios trata-se do dólar comercial, usado nas relações comerciais entre os países, bancos e grandes empresas.

iPhone 6S deve chegar ao Brasil com preço salgado e importação pode ser opção (Foto: Divulgação/Apple)iPhone 6S deve chegar ao Brasil com preço salgado e importação pode ser opção (Foto: Divulgação/Apple)

O verdadeiro preço do iPhone

O preço do iPhone 6S nos Estados Unidos foi anunciado pela Apple durante um evento em setembro deste ano: a partir de US$ 199 (aproximadamente R$ 804). A grande “pegadinha” da empresa, porém, é que esse é o valor do aparelho vendido com um plano de dois anos de uma das operadoras americanas.

Veja na tabela abaixo os preços sem contrato:

         Celular                16 GB                 64 GB               128 GB
iPhone 6SUS$ 649 (R$ 2.622)US$ 749 (R$ 3.026)
US$ 849 (R$ 3.429)
iPhone 6S PlusUS$ 749 (R$ 3.026)
US$ 849 (R$ 3.429)
US$ 949 (R$ 3.834)


Taxas locais

Um ponto importante que muitos deixam passar despercebido é o custo dos impostos locais. Ao contrário do Brasil, as taxas de países como Estados Unidos e Canadá normalmente são aplicadas no momento da compra, em vez de virem embutidas no preço final do produto. Isso pode ser um perigo para quem sai com o valor exato e em dinheiro para comprar um novo smartphone.

iPhone terá preço aumentado com a taxa do local no que for comprado (Foto: Arte/TechTudo)iPhone terá preço aumentado com a taxa do local onde for comprado (Foto: Arte/TechTudo)


Cinco bons motivos para amar o seu iPhone

Para exemplificar, escolhemos dois dos principais destinos dos brasileiros no exterior: as cidades de Orlando e Nova York. Nelas, as taxas comerciais giram em torno de 6,5% e 8,75%, respectivamente. No entanto, o valor varia de acordo com estado, cidade ou província visitada.

O IOF

Outro ponto que pode dar dor de cabeça aos brasileiros é o Imposto de Operações Financeiras (IOF), que é aplicado sobre qualquer compra feita lá fora. Atualmente, há dois diferentes índices: para dinheiro vivo, é cobrado 0,38%. Já para cartões de crédito, débito e viagem, o valor aumenta para 6,38%. No cálculo, utilizaremos apenas o valor com as taxas de Orlando, destino que atrai muitos turistas devido aos parques da Disney e da Universal.

iPhone tem preço aumentado com Imposto sobre Operações Financeiras ou IOF (Foto: Arte/TechTudo)iPhone tem preço aumentado com Imposto sobre Operações Financeiras ou IOF (Foto: Arte/TechTudo)


iPhone 7: o que você espera do próximo smartphone da Apple? Opine no Fórum do TechTudo

Como é possível perceber, há uma considerável diferença no que diz respeito ao IOF em compras com dinheiro vivo e em cartões. Sendo assim, o usuário deve calcular riscos e vantagens de cada escolha antes de adquirir o telefone.

Possíveis taxas na chegada ao Brasil

Após tantos cálculos sobre o preço do iPhone no exterior e as possíveis tributações aplicáveis no momento da compra, é preciso considerar prováveis tributações na chegada ao Brasil. Atualmente, a Receita Federal inclui smartphones na lista de objetos livres de tributos, desde que o viajante comprove que o item é de uso pessoal.

Caso a pessoa carregue mais de um aparelho na bolsa ou não consiga atender os requisitos da Receita, o iPhone será enquadrado na cota máxima de US$ 500 por indivíduo. Se o aparelho for declarado no momento da entrada, será cobrado 50% do excedente da cota. Se não for, serão cobrados os 50% do valor excedente e mais uma multa de outros 50%, totalizando 100% do valor excedente da mercadoria. Ele passa a custar o dobro, portanto.

Afinal, vale a pena?

iPhone 6s tem preço salgado no Brasil e também lá fora (Foto: Reprodução/Apple)iPhone 6s tem preço salgado no Brasil e também lá fora (Foto: Reprodução/Apple)

O preço praticado pela Apple lá fora certamente chama a atenção de quem se arrepia com o valor dos iPhones no Brasil. No entanto, se considerarmos as cotações e encargos aplicáveis durante o processo de compra do aparelho no exterior, o preço do produto nem sempre é tão vantajoso assim.

É preciso levar ainda em consideração os gastos adicionais da viagem, como passagens aéreas, hospedagens, vistos e outras questões. Ou seja, em tempos de crise e aperto financeiro, a conta pode sair ainda mais salgada do que o imaginado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rosinaldo Junior
    2017-04-22T18:23:31

    Tem gente que ainda compra essa Bixiga mas não tem coragem de rebocar a casa caindo aos pedaços

  • Marcelo Luis
    2015-09-25T14:19:21  

    Samsung domina... Lixophone nunca será um SAMSUNG

    recentes

    populares

    • Marcelo Luis
      2015-09-25T14:19:21  

      vdd, samsung celular travoso, com camera de má qualidade, que não suporta novas atualizações e que pega vírus facilmente.., nossa, muito bom

  • Carlos Santana
    2015-09-25T13:55:39  

    na minha opinião o brasileiro é o povo mais rico do mundo, pois pagar 5 mil no iphone 6s e 45 mil no gol g5 sem nada, tem que estar ganhando muito dinheiro.

    recentes

    populares

    • Carlos Santana
      2015-09-25T13:55:39  

      Carlos Santana eu concordo com você!!! Acredito que todos devam ter um salários maravilhoso mesmo em tempos de crise.

    recentes

    populares

    • Carlos Santana
      2015-09-25T13:55:39  

      bando de bocó q não tem dinheiro nem pra por gasolina no carro, vive no trabalho , e quando é fim de semana só da umas voltas no bairro com o carro hahaha

  • Julio Costa
    2015-10-06T23:58:47  

    Tomara que esse aparelho chegue custando uns 5 mil aqui no Brasil. Vou dar risada de ver esses babá ovos da Apple se matando pra financiar em 60x. Não dura 5 meses e já lança outro. Kkkk. Modinha besta. É por isso q o PT tá no poder. Brasileiros inteligentes.

    recentes

    populares

    • Julio Costa
      2015-10-06T23:58:47  

      Pra quem ganha bem, 5 mil não é nada. hehehe Vai ter fila e festa no dia do lançamento no Brasil. O PT não tem nada ver com isso... a culpa é do dólar.

  • Tiago Costa
    2015-10-06T23:21:46

    Não adianta criticar a Apple porque outra empresa produz partes dos seus componentes. Se for por isso, monstro que parte dos celulares com Android são produzidos em solo americano pela Qualcomm (processador e modens 4G) e pela Google (sistema operacional). Na realidade, o nome disso é linha de produção. Todas as empresas atuais de tecnologias usam isso, que foi criado por Henry Ford. É muito mais caro para Apple produzir seu próprio processador, então ela desenvolve, patenteia e paga para outro produzir por um excelente preço.

  • Jacques
    2015-09-25T14:22:03

    Não importa o preço... importante é a qualidade dos produtos da Apple. Tudo que é bom é caro... Quem ganha pouco, sempre vai achar tudo muito caro.

  • Ana Oliveira
    2015-09-25T17:35:38

    Não tá caro não... você que está ganhando pouco. Pobre é maioria na Brasil, mas não pense que tem pouca gente nas classes A e B.

  • Jose Jr
    2015-09-25T16:58:22  

    Na minha opinião todos deveriam comprar o que quiser sem nenhum fãn boy de outras marcas falarem nada, a pessoa esta comprando com o dinheiro dela não com o seu, ela trabalhou por isso e deveria escolher comprar o que quiser.

    recentes

    populares

    • Jose Jr
      2015-09-25T16:58:22  

      Concordo com você...

    recentes

    populares

    • Jose Jr
      2015-09-25T16:58:22  

      É verdade, mas os recalcados de Android não desistem de falar mal do iPhone.

  • Carlos Ferreira
    2015-10-06T22:53:47

    - Nao sei em que voces ver no iphone eu ganhei um 5s e dei pra minha namorada , odiei ele prefiro meu xperia.

  • Francine Kochem
    2015-10-01T04:43:18

    Reportagem de gente recalcada!!! Não concluiu nada!!! Deve comprar um iPhone ante de se pronunciar!!! Lembrando: "Se não é um iPhone, não é um iPhone"!

  • Carol
    2015-09-25T11:09:50  

    Falou falou e não falou nada. Bela bosta essa matéria

    recentes

    populares

    • Carol
      2015-09-25T11:09:50  

      Verdade.

    recentes

    populares

    • Carol
      2015-09-25T11:09:50  

      Tem que ser muito ignorante para não entender uma matéria dessas.

  • Felipe Pires
    2015-09-25T15:07:19  

    Maluco, 4 mil reais em um aparelho celular! se tá ficando é loco! cara.. são 4 MIL reais......... 4 MIL reias.......

    recentes

    populares

    • Felipe Pires
      2015-09-25T15:07:19  

      eu acho que vai custar mais que 4 mil. Daqui a pouco a pessoa vai ter que escolher entre comprar um carro ou comprar um celular top

  • Luz Esperança
    2015-09-25T11:44:17  

    pode custar 10 mil reais que ainda assim terá gente fazendo fila pra comprar e parcelando em 100 vezes....

    recentes

    populares

    • Luz Esperança
      2015-09-25T11:44:17  

      É Luiz, mas não são todos que compra iphone por status, eu pelo menos tenho um iphone. antes de compra, me agradou o custo o que bom é caro e principalmente nos beneficio que ate hoje não achei em entro smartphone !

    recentes

    populares

    • Luz Esperança
      2015-09-25T11:44:17  

      Ignorância é um problemas sério. Quem tem um iPhone utiliza os descontos do plano para diminuir o valor do aparelho E ao revender o seu usado, sempre bem valorizado, o preço final fica bem menor do que esse mostrado. Pensem nisso!!!!!!

  • Fernando Freire
    2015-09-26T09:02:05

    Vamos corrigir: nos cartões de crédito o dólar considerado é o COMERCIAL.

  • Piramide
    2015-09-25T11:18:01  

    Fredd Fontes vem comentar aqui tbm

    recentes

    populares

    • Piramide
      2015-09-25T11:18:01  

      Tem gente que tira de onde não tem!!! Conheço uma pessoa que comprou o 6 em 24 vezes com juros e ainda acha que está ostentando postando o feito no facebook.

    recentes

    populares

    • Piramide
      2015-09-25T11:18:01  

      e oq q tem ? deixa de se importa com a vida da pessoa

  • Júnior Gomes
    2015-09-25T14:46:17

    Não entendo muito do assunto mas vejo que o iPhone perde os comparativos para Samsung e Nokia 930, por exemplo, mesmo estes custando metade do preço. Esse frenesi todo para ter iPhone é só pelo status ou tem algo mais que faça valer tamanha diferença?

  • Cássio Carvalho
    2015-09-25T13:54:16

    Mas se um brasileiro que mora nos estados unidos e recebe em dolar quiser comprar, ele pode facilmente.. já que o salário mínimo lá supera os mil dolares..

  • Jessica Carvalho
    2015-09-25T11:59:17  

    Moto Maxx por R$ 1.794 no bizoo .com.br e você ainda pode ganhar R$ 66 reais em dinheiro na pechincha!!!

    recentes

    populares

    • Jessica Carvalho
      2015-09-25T11:59:17  

      Quanta gente burra no mesmo lugar.. leiam o titulo da matéria "Vai comprar o iPhone 6S lá fora? Compare preços e veja se vale a pena" compare os preços e veja VOCE MESMO se vale a pena, tire sua conclusão apos verem os preços;

    recentes

    populares

    • Jessica Carvalho
      2015-09-25T11:59:17  

      kkkk

  • Rodrigo Coelho
    2015-09-25T13:49:22

    Ta brabo ! Adeus Iphone ! kkkkkkkk

  • Thiago P
    2015-09-25T13:35:42

    mas q pergunta in b cil dessa globo sempre foi mais caro, e agora ianda com dollar a 4 reais, é q vai virar festa.

  • Junior Gomes
    2015-09-25T12:33:45  

    é verdade que isso ai vai custar 9 mil aqui no Br ?

    recentes

    populares

    • Junior Gomes
      2015-09-25T12:33:45  

      O cara o IOF ali são os tributos que pagamos por importação, se só por importar esta saindo com a alta do Dolar 4000,00, imagina com os impostos sobre compra que é aplicado a partir da venda dentro do país. Infelizmente esse Iphone vai chegar a quase 9mil sim, a não ser q a Apple não ligue e deixe a preço de cambio.

    recentes

    populares

    • Junior Gomes
      2015-09-25T12:33:45  

      Pelo menos agora eu posso comprar o Iphone 3

  • Gustavo
    2015-09-25T13:06:59

    simples só deixarem de comprar quando chegar no brasil, mais o povo não consegue deixar de comprar.

  • Rod Sevven
    2015-09-25T12:47:00

    Ficarei com o meu Startac Motorola mesmo.

  • Paulo Steindoff
    2015-09-25T12:37:21

    Melhor esperar o set, pois este ficou devendo muito. O Sete sairá em março

  • Vicenzo Corleone
    2015-09-25T11:50:34  

    Afinal de contas, compensa ou não?!?!?!?!?!?

    recentes

    populares

    • Vicenzo Corleone
      2015-09-25T11:50:34