Jogos de raciocínio

23/09/2015 10h31 - Atualizado em 23/09/2015 10h31

Vírus se dissemina por meio de jogos virtuais para Android

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Candy Crush e Plants vs Zombies são alguns dos jogos que foram alvos para um novo vírus de Android. Games disponíveis na loja oficial da plataforma, a Google Play Store, disseminaram os vírus em aparelhos de diversos modelos, com capacidade de tomar o controle dos equipamentos das vítimas.

Plants vs. Zombies: conheça todos os jogos da série

O ataque tinha como intuito roubar informação dos usuários e usar seus aparelhos como parte de uma botnet, ou seja, sistema “fantasma” e conectado à Internet para executar tarefas diversas e automatizadas com o controle de organizações criminosas. A novidade atingiu diversos países do mundo, incluindo o Brasil, mas sua maior incidência foi na Índia, com mais de 70% dos aparelhos atingidos.

Games como Candy Crush e Plants vs Zombies foram afetados pelo vírus de Android (Foto: Divulgação/King)Games como Candy Crush e Plants vs Zombies foram afetados pelo vírus de Android (Foto: Divulgação/King)

De acordo com a Eset, que identificou os ataques, os vírus foram reconhecidos como Android/TrojanDropper.Mapin, que possui um sistema de defesa próprio que dificulta sua identificação em programas de antivírus e sistemas de segurança. O cavalo de tróia também possui uma espécie de temporizador que atrasa a transmissão de dados, e faz com que sua ação no sistema seja quase imperceptível pelo usuário.

Ainda segundo as informações, as ameaças já foram reconhecidas e contidas, mas games como Subway Surfers, Traffic Racer, Temple Run 2, Super Hero Adventure, Jewel Crush e Racing Rivals também foram afetados, com a ameaça passando pelo sistema de verificação do Google. O arquivo de vírus se disfarçava como atualização ou arquivo de configuração adicional.

Você acha Garden Warfare melhor que seus antecessores? Comente no Fórum do TechTudo!


    Seja o primeiro a comentar

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

    recentes

    populares

    • Abreu
      2015-09-24T15:51:27

      Tenho um provedor de internet e observo que 70% dos meus cliente que usam Android estão com upload muito alto nas portas 28000 a 55000 TCP e UDP. e o pior de tudo é que a equipe da google play sabe dessas infecções e não faz nada. já perdi vários clientes pois a net dele fica lenta quando o vírus está em ação