Internet

09/09/2015 10h23 - Atualizado em 14/09/2015 14h41

YouTube Spaces ganha estúdios no Rio de Janeiro e abre portas em 2016

Melissa Cruz Cossetti
por
do Rio de Janeiro

O YouTube Spaces vai ganhar uma nova sede no Rio de Janeiro. Na manhã desta quarta-feira (9), o site de vídeos do Google divulgou o novo endereço no Porto Maravilha, na Zona Portuária. Ainda em construção, a obra deve ser entregue até o final de 2016, perto das Olimpíadas. O anúncio foi feito no MAR (Museu de Arte do Rio), que fica bem próximo dos novos estúdios.

Tudo Sobre o YouTube

Além deste, no ano passado, o gigante de vídeos se fixou na cidade de São Paulo, em uma parceria com o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias. Para os cariocas, o espaço será ainda maior, com mais de dois mil metros quadrados. O objetivo é apoiar a comunidade de criadores e promover a próxima geração de talentos e vloggers de olho em eventos locais, como as Olimpíadas. 

YouTube ganha sede no Rio de Janeiro (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)YouTube ganha sede no Rio de Janeiro (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

O projeto ainda não está 100% pronto. Ainda em construção, o espaço deve abrigar entre quatro e cinco estúdios com tecnologia de ponta como câmeras 4K, vídeos em 360°, além de cenários e pós-produção. Para aproveitar os recursos, os youtubers cariocas precisarão ter, no mínimo, 2,5 mil inscritos no seu canal. Quem está começando agora, poderá frequentar os cursos e workshops.

Inaugurado em 2014, a sede de São Paulo recebeu mais de 1.600 pessoas só no primeiro semestre deste ano. No Rio, além da vista invejável do novo porto, o ambiente será maior do que o da cidade da garoa, com mais estúdios e espaço físico, recebendo ainda mais pessoas. O YouTube tem Spaces em outras grandes cidades do mundo, como Nova York, Los Angeles, Londres e Tóquio.

Desde a inauguração do primeiro Space em 2012, foram mais de 100 mil visitas de criadores e mais de 10 mil vídeos produzidos, que superaram ao todo um bilhão de visualizações na plataforma do Google.

"Hoje marcamos a chegada do YouTube ao Rio", disse o presidente do Google Brasil, Fabio Coelho. O executivo explica que o projeto levou dois anos para sair do papel. "A diferença para o Space carioca, é que, em São Paulo, o YouTube usou um espaço que já existia", conta, fazendo uma breve comparação.

No Rio de Janeiro, porém, será montada toda uma infraestrutura de captura de vídeo, com câmeras, equipamentos de iluminação e áudio, tecnologias para transmissão ao vivo e pós-produção.

Canal que passar de 1 milhão de inscritos ganhará placa dourada do YouTube (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Prefeito do Rio, Eduardo Paes, recebe placa dada aos youtubers com mais de 1 milhão de fãs (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

"O Rio é o nosso pólo audiovisual por excelência e definição. Grande parte dos youtubers são Rio de janeiro. Nada melhor do que fazer essa aposta e permitir que esses talentos se expressem", afirma.

Ainda de acordo com Coelho, será um estúdio para todos. "O espaço é totalmente democrático, sendo respeitada a ordem de chegada dos YouTubers", completa. Ou seja, todos os criadores, acima do limite mínimo de seguidores, estão aptos a solicitar o espaço, que também é um local de encontro e de troca.

Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, e Lance Podell, do diretor global do YouTube Space (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, e Lance Podell, do YouTube Space (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Lance Podell, diretor global do YouTube Spaces, também criador da ideia que define o espaço, conta que este não é um lugar de competição entre os Youtubers, e sim uma grande escola, onde todos ganham. "É sobre aprender, criar e conectar", acrescenta. Ele explica que, com vídeos cada vez melhores, os criadores de conteúdo tem mais alcance e mais chances de lucrar com publicidade.

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, destaca que o único país com duas cidades participantes do projeto YouTube Spaces é os Estados Unidos. "E agora, o Brasil", celebra. O prefeito lembra que a cidade carioca tem uma grande vocação para o audiovisual, sendo a casa de várias emissoras de TV. 

Paes ainda topou uma rodada de entrevistas com algumas celebridades do YouTube, como Manoela Antelo, de apenas 9 anos, dona do canal que leva seu nome, Rafael Procópio, professor e dono do Matemática Rio, e de Seth Kugel, do Amigo Gringo. O resultado será publicado em breve.

Vista da sede do YouTube no Rio de Janeiro (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Vista da sede do YouTube no Rio de Janeiro (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Além da presença do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do presidente do Google Brasil, Fabio Coelho e do diretor global dos YouTube Spaces, Lance Pondell, o evento contou com outros líderes do Google como o diretor dos YouTube Spaces para Américas, Chris D'Angelo e o diretor dos YouTube Spaces no Brasil, Alvaro Paes de Barros, que apresentou o projeto. Agora, é esperar a inauguração.

Colaborou com a matéria Zíngara Lofrano

Como baixar vídeos do YouTube pelo Real Player? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo Moraes
    2016-07-25T12:36:57

    Minha casa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk