Sistemas Operacionais

05/10/2015 09h00 - Atualizado em 05/10/2015 09h00

Android Marshmallow: confira o que muda em relação ao Lollipop

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

O Android 6.0 (Marshmallow) chegou para os usuários com diversas novidades. O sistema operacional do Google teve a versão de 2015 apresentada, nesta terça-feira (29), em evento da desenvolvedora nos Estados Unidos. Confira as principais mudanças do Android M em relação ao Android 5.0 (Lollilop).

Android M tem joguinho secreto; aprenda a acessá-lo e divirta-se

Com foco na usabilidade, o sistema ganhou interface repaginada - ainda com Material Design -, menos apps nativos, modo de economia de bateria eficiente, mais segurança e outras funcionalidades.

Google lança versão final do Android 6.0 Marshmallow (Foto:Divulgação)Google lança versão final do Android 6.0 (Marshmallow) (Foto:Divulgação/Google)

Design refinado

O Android Lollipop trouxe a estética Material Design, e o Android M deixou o visual do sistema ainda mais fluido. As animações de notificações e a abertura de aplicativos estão mais refinadas, a gaveta de programas deixa os softwares mais usados no topo e, além disso, conta com busca direta de itens pela letra inicial.

Material Design ganhou novas animações de notificações e abertura de apps (Foto: Reprodução/YouTube)Material Design ganhou novas animações de notificações e abertura de apps (Foto: Reprodução/YouTube)

Menos apps pré-instalados e mais recursos para outros aplicativos

O Lollipop tem a opção de remover aplicativos pré-instalados nos dispositivos  com facilidade. Já o Android M promete  menos apps de fábrica. Para completar, o sistema oferece a opção de baixar os serviços que fizerem falta. É claro que a nova versão continuará a permitir aos usuários desinstalar softwares pré-instalados.

Com o Android M, funções de reconhecimento de voz não são mais restritas a serviços do Google, como acontecia no antecessor. Com isso, desenvolvedores podem adaptar a funcionalidade e colocá-la à disposição em atualizações.

Permissões de apps

Outra vantagem do Marshmallow em relação ao Android Lollipop é o ajuste de permissões individuais nos aplicativos. O sistema operacional agora é capaz de bloquear ou ceder o acesso aos recursos de hardware de qualquer programa instalado. No Android 5.0, as permissões são solicitadas durante a instalação, enquanto no Marshmallow são exibidas gradativamente.

Economia de bateria

Doze promete economizar até 30% da bateria (Foto: Reprodução/YouTube)Doze promete economizar até 30% da bateria (Foto: Reprodução/YouTube)

Para aumentar o tempo de uso, o Android M recebeu uma otimização que reduz o consumo de carga no smartphone. O recurso, chamado de Doze, pode economizar até 30% de bateria com a tela desligada. O sistema não permite que aplicativos em segundo plano consumam bateria, o que faz muita diferença no dia a dia. Para completar, as tarefas mais pesadas são desativadas em períodos de inatividade.

Qual é o melhor sistema para smartphone? Comente no Fórum do TechTudo

O Android 5.0 também tinha recurso nativo para economizar bateria. No entanto, era bem menos eficaz. Ao ativar o serviço, o sistema apenas ajustava o desempenho do gadget, diminuía o tempo de conexão de Internet e o brilho da tela, além de desativar animações.

Now On Tap

O Google Now está ainda mais eficaz do que era no Lollipop. No Android M, apesar de continuar a trazer informações ao pressionar o botão home, com o atalho Now On Tap, a plataforma traz detalhes sobre o que o usuário lê, assiste ou ouve no momento.

Now On Tap foi demonstrado, no lançamento do Android M, em funcionamento dentro do WhatsApp  (Foto: Reprodução/YouTube)Now On Tap foi demonstrado, no lançamento do Android M, em funcionamento dentro do WhatsApp (Foto: Reprodução/YouTube)

Direct Share

Para compartilhar arquivos (imagens, fotos, vídeos e outros itens), ficou tudo mais prático também. O Android 6.0 recebeu uma nova ferramenta chamada Direct Share. O serviço adiciona pessoas e apps mais frequentes às opções de compartilhamento de forma rápida.

No Lollipop, ao clicar em compartilhar, apenas os programas mais usados apareciam entre as opções de compartilhamento.

Segurança

Quando o smartphone ou tablet for inicializado, o Android M avisará se o firmware e o sistema operacional estiverem diferentes da versão de fábrica. A ideia é que você saiba exatamente quando estiver diante do "Android puro" ou não. A ferramenta não estava presente na versão anterior do sistema.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Victor Vw
    2018-08-19T14:54:27

    Depois que Steve Jobs morreu apple nunca foi a mesma....hj a Samsung e a Asus dao um espancamento forte nela... quando se trata de tecnologia a sansung com seus aparelhos de 1000$ ja tem câmera muito melhor e nitída que os da Aple recém lançados....ah é sem falar no sistema dos aparelhos que nao ocorre travamentos

  • Fernanda Voi
    2015-10-05T15:14:47  

    A Apple pediu para avisar que sem ela vocês estariam na idade da pedra.

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-10-05T15:14:47  

      Sistema operacional bom é o que faz o que a gente precisa. Enquanto vocês discutem e perdem tempo essa guerra irracional sobre qual sistema operacional é melhor, a Apple e o Google ficam cada vez com maiores valores de lucro e vocês mais pobres,sendo sempre guiados pela obsolescência programada e com a falsa idéia de que estão sempre precisando trocar de aparelho para ter x ou y feature que as vezes nem será usada. Reflitam. Iphone ou Android, se funciona, serve.

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-10-05T15:14:47  

      Correção: wp > all

  • Lunay Watson
    2015-10-05T11:38:08  

    Usava IOS, , migrei pro Android. Foi a melhor coisa que fiz.

    recentes

    populares

    • Lunay Watson
      2015-10-05T11:38:08  

      Usa mas continua indo atrás de fórum para procurar atualização nova que ironia isso ?

    recentes

    populares

    • Lunay Watson
      2015-10-05T11:38:08  

      Caro Elder, essa é uma matéria sobre os recursos novos do Android marshmallow e não sobre atualizar determinado aparelho. A menos que você tenha visto lunay Watson em fóruns desse tipo, seu comentário é inválido. Desde já, agradeço. Att.

  • Thiago Leal
    2015-10-05T16:19:38  

    Desculpe mas em questão de Evolução tecnológica o Android e simplesmente superior! ;)

    recentes

    populares

    • Thiago Leal
      2015-10-05T16:19:38  

      Discordo pois as atuações que eles informam esta sempre um passo atrás somente tendo os três modelos de plataforma vc vai saber comparar.

  • Piramide
    2015-10-05T11:59:11  

    Quando os atores da G L O B O usarem qualquer outro aparelho sem ser iphone muda a cabeça desses supostos ricos. Aí nem filme americano consegue mudar a modinha q vcs compram das novelas.

    recentes

    populares

    • Piramide
      2015-10-05T11:59:11  

      Compre aparelho que vc quiser mas não procure achar defeitos em outras marcas já que provavelmente deve ter defeitos no seu. Obs. Você está procurando por novas versões de Android isso quer dizer que não está satisfeito com o seu..... pense

  • Andrép
    2015-10-05T11:18:01  

    De que adianta uma nova versão se os aparelhos mais velhos (mais de 3 meses) não são atualizados?

    recentes

    populares

    • Andrép
      2015-10-05T11:18:01  

      Minha esposa tem um Sony Xperia ZQ lançado em 2013 e até hoje recebe atualizações, sem falar que ainda é super rápido e fluido, parece aparelho novo.

    recentes

    populares

    • Andrép
      2015-10-05T11:18:01  

      Meu ipad 3 atualiza normal até hoje. Já o s3 que tenho parou na versão 4.3 .

  • Rafael Messias
    2015-10-05T14:19:04  

    Nunca serão! Jamais serão, seguros! IOS na veia!

    recentes

    populares

    • Rafael Messias
      2015-10-05T14:19:04  

      Não esqueça de ter sempre iTunes e carregador por perto.

    recentes

    populares

    • Rafael Messias
      2015-10-05T14:19:04  

      => Fico meio perdido nesse "idiomês informatiquês" com tanto neologismo extrínseco, essa adesão preguiçosa ao anglicismo exagerado que nunca utiliza expressões nativas para vocábulos tecnológicos ingleses. (...)

  • Rene Lauro
    2015-11-28T20:54:07  

    vou cagar

    recentes

    populares

    • Rene Lauro
      2015-11-28T20:54:07  

      Não esquece de levar o seu sabugo kkkkkkkkk

  • Leilson Pinto
    2015-10-05T13:07:40  

    Sempre a mesma historia! Depois do lancamento , vao anunciar que este 6.0 tem alguma vulnerabilidade e etc. O Android nunca vai perder suas características de software aberto e desprotegido!

    recentes

    populares

    • Leilson Pinto
      2015-10-05T13:07:40  

      Tem gente trocando as bolas. Não confunda, meu jovem. O LINUX é "aberto" e nem por isso, é vulnerável. Já o WINDOWS...

    recentes

    populares

    • Leilson Pinto
      2015-10-05T13:07:40  

      iOS também tem suas vulnerabilidades e não são poucas, sem falar q desde o 8 o sistema da Apple tem recebido várias reclamações de usuários.

  • Lucas Fernandes
    2015-10-05T13:31:55

    Romero Brito? meu pai?

  • Eduardo
    2015-10-05T20:45:12  

    NO CÉU TEM ANDROID? TRAVOU!

    recentes

    populares

    • Eduardo
      2015-10-05T20:45:12  

      Muito inteligente sua postagem! Nossa! Muito boa mesmo! De grande valia e ajuda muito na discussão sobre as features da nova versão do Android! Continue assim!

    recentes

    populares

    • Eduardo
      2015-10-05T20:45:12  

      Esperar o quê de fanboy da Apple?

  • Linguador
    2015-10-05T15:11:10  

    ATENÇÃO!!! Se você é um recalcado que tem um celular com a porcaria do Android, descarregue a sua frustração aqui. Obrigado

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-10-05T15:11:10  

      Eu posso usar meu bluetooth

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-10-05T15:11:10  

      Cara você sabe de onde vem todas as peças do iPhone? Quem tem iPhone é escravo do carregador.

  • Andre Santiago
    2015-10-05T11:00:49  

    Quando você conversa com um químico entende pq o iPhone é o melhor celular do mundo...

    recentes

    populares

    • Andre Santiago
      2015-10-05T11:00:49  

      praça é nossa ta uma vaga aberta, quer ser candidato não?

    recentes

    populares

    • Andre Santiago
      2015-10-05T11:00:49  

      Será que o quimico sabe o que é bluetooth, e pra que ele serve?Pq os usarios de iphone não

  • Diogo Bessa
    2015-10-05T14:08:50  

    Tenho um celular 8gb e sofro porque o Android come quase 5gb.

    recentes

    populares

    • Diogo Bessa
      2015-10-05T14:08:50  

      tenho um celular android de 8 gbe não sofro nada pq alem de poder colocar um cartão de até 32 gb,tenho mais 5.93 gb de espaço pq o android come pouco mais de 2 gb

  • Claudio Lima
    2015-10-05T15:02:28  

    ifone naum tem melho. auta capasidade de todo. meu cartão libera eu conpro.

    recentes

    populares

    • Claudio Lima
      2015-10-05T15:02:28  

      "Sertinho" kkkkk

    recentes

    populares

    • Claudio Lima
      2015-10-05T15:02:28  

      Isso aí, fera!

  • Leoonardo Sousa
    2015-10-05T15:21:24

    Tenho um iphone 5s , Z.U.A.D.O.

  • Vicenzo Corleone
    2015-10-05T11:05:20  

    Vida real: Rico e com bom gosto: iOS, Pobre com bom gosto: Windows Phone, ou seja, só usa Android quem é pobre e cafona.

    recentes

    populares

    • Vicenzo Corleone
      2015-10-05T11:05:20  

      por isso que comprei um iPhone 7 com iOS 12.5 ,roda suave não trava um luxo

    recentes

    populares

    • Vicenzo Corleone
      2015-10-05T11:05:20  

      mas acho que vou comprar um Samsung 8 jegue com Android 8.5 me falaram que é bom

  • GABRIEL IACK
    2015-10-05T13:47:49  

    Jardas? Meu pai! O meu pai!

    recentes

    populares

    • GABRIEL IACK
      2015-10-05T13:47:49  

      Jarbas*

  • Dilminha
    2015-10-05T13:47:37

    Será que sai pro g 2 ?

  • Felipe
    2015-10-05T11:21:32  

    Que frescura esses nomes hein? Lollipop, Marshmallow

    recentes

    populares

    • Felipe
      2015-10-05T11:21:32  

      É nome de doce praça

  • Lucas Fernandes
    2015-10-05T13:27:25

    O importante é o que importa.

  • Bruno Fiel
    2015-10-05T12:03:31  

    Android ? Ios ? Windows Phone ?

    recentes

    populares

    • Bruno Fiel
      2015-10-05T12:03:31  

      Roberto Justos?

    recentes

    populares

    • Bruno Fiel
      2015-10-05T12:03:31  

      samu?

  • Hacker Astrobiobaldo
    2015-10-05T13:16:02

    Minha filha de 18 anos ficou rica... Comprou um iPhone. Agora só falta a casa, carro, um salario maior que os $ 1.100,00 reais q ela ganha. Telefone ser status é piada mesmo. Só pobre cacha isso. E ser pobre ou rico n é qualudade nem defeito. Eita povinho medilcre q acha isso. Aff.

  • Marcio Canuto
    2015-10-05T13:09:16

    Cachorro? Que cachorro oque.. não sou cachorro não!

  • Everton Silva
    2015-10-05T12:52:26