Celular

20/10/2015 06h00 - Atualizado em 20/10/2015 06h00

Câmeras dos smartphones têm funções ‘secretas’; confira a lista

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Se você acha que a câmera do seu smartphone só serve para fotografar e gravar vídeos, está muito enganado. Assim como jogos tiram proveito dos sensores de movimento, há inúmeros outros apps que usam o sensor de luz do seu celular para várias tarefas que não resultam necessariamente em uma fotografia.

Os seis smartphones com as melhores câmeras à venda no Brasil

Isso sem falar nas funções que ajudam na hora de capturar imagens, mas de formas alternativas. Confira uma lista com oito recursos que quase todo smartphone tem, mas você provavelmente desconhece.

Interface da câmera do Lumia 535 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Descubra formas inusitadas de utilizar a câmera do seu smartphone (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Disparos alternativos para tirar fotos

Como a maioria das câmeras frontais de celulares não têm tanta qualidade, é comum que usuários façam selfies com o sensor traseiro, fazendo certa ginástica para pressionar o botão de captura virtual na tela. Se você enfrenta esse problema, saiba que é possível fotografar com o botão físico de volume em diversos aparelhos nativamente, incluindo o iPhone e quase toda a linha Galaxy, além do Nexus 5, por exemplo. Nos celulares da Apple é possível ainda usar o fone de ouvido como disparador. Mas se seu smart não apresenta o recurso, não se preocupe, basta instalar o Google Camera e aproveitar diversas funcionalidades (requer Android 4.4 ou superior).

Flash como notificação

O flash de LED traseiro que acompanha a maioria das câmeras de smartphones também pode ser de grande uso, além de lanterna. Se você deixa seu celular no silencioso e precisa ser avisado de uma maneira mais visual sobre as notificações, é possível programar o flash para acender em um ritmo pré-estabelecido sempre que receber algo novo em seu celular. É possível fazer isso no iPhone de uma forma simples ou no Android por meio de um aplicativo, apesar de alguns aparelhos também possuírem a função de forma nativa.

Deixar a tela transparente usando um aplicativo

Torne o fundo da sua tela transparente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Torne o fundo da sua tela transparente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Um dos usos muito populares da câmera é na hora de brincar com amigos fazendo-os acreditarem que seu celular tem tela transparente. Alguns aplicativos para Android usam a câmera traseira para colocar no plano de fundo exatamente o que está atrás do aparelho, dando ao usuário a sensação de que há somente vidro no corpo do dispositivo. Entre os principais programas que oferecem a funcionalidade está o Transparent Phone Screenveja como usá-lo.

Efeito olho de peixe

Use o efeito fisheye com um app (Foto: Reprodução/Google Play)Use o efeito fisheye com um app (Foto: Reprodução/Google Play)

Qual celular de até R$ 1.500 tem a melhor câmera atualmente? Descubra no Fórum do TechTudo

Lentes fisheye são famosas por fazerem a câmera do seu smartphone imitar uma GoPro. Mas, se você não estiver com a sua lente por perto ou não quiser gastar dinheiro comprando uma, há um aplicativo que promete um resultado parecido utilizando recursos de software no iPhone. É claro que o resultado não é o mesmo proporcionado por uma lente física, mas oferece um efeito legal na hora de tirar fotos casuais com os amigos.

Transformar a câmera do celular em uma DSLR

Adicione controles avançados à sua câmera (Foto: Reprodução/Google Play)Adicione controles avançados à sua câmera (Foto: Reprodução/Google Play)

Embora não transformem nada de verdade, alguns apps melhoram sensivelmente a qualidade da sua câmera e podem fazer você sentir menos falta da DSLR que deixou em casa. Portanto, se você quer se sentir um pouco mais profissional na hora de fotografar com o celular, o HD Camera, por exemplo, oferece foco automático de ponto, fotometria, configuração de sensibilidade do ISO e até modo anti-desfoco para aparelho Android. Muitos usuários pagariam para ter esses recursos no celular, mas o app é gratuito para baixar.

Escâner de bolso

Leia códigos de barra com a câmera (Foto: Reprodução/Google Play)Leia códigos de barra com a câmera (Foto: Reprodução/Google Play)

O sensor da câmera capta imagens que, se analisadas pelo software certo, podem oferecer informações úteis ao usuário. O celular pode servir como um escâner de bolso para rastrear códigos de barra e códigos QR, ou para digitalizar documentos impressos que precisam ser salvos na nuvem. Se você tem filmes de fotografia antigos e não sabe como guarda-los de maneira segura, pode inclusive fotografá-los com cuidado para criar uma cópia digital.

Teste de controle remoto

Raios infravermelhos não são visíveis ao olho humano, mas podem ser captados por sensores fotográficos de smartphones. Dependendo do modelo do seu aparelho, a falta de um filtro de infravermelho pode fazer a câmera registrar o laser do controle remoto da TV em uma foto, o que se faz útil na hora de saber se seus eletrônicos estão funcionando, ou se falta trocar as baterias, por exemplo.

Tradutor de textos

Use a câmera para traduzir textos (Foto: Divulgação)Use a câmera para traduzir textos (Foto: Divulgação)

O Google comprou o app Word Lens e passou a oferecer, no Google Tradutor, um recurso interessante para quem viaja muito: ao apontar a câmera do smartphone para placas e outros textos escritos em qualquer superfície, o app faz a tradução em tempo real e mostra o resultado na tela, em realidade aumentada. Assim, sua câmera também serve como tradutor pessoal, dispensando a digitação de um conteúdo que você vê e precisa conhecer o significado.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vinicius Pazeto
    2015-10-20T14:53:44  

    titulozinho nada haver

    recentes

    populares

    • Vinicius Pazeto
      2015-10-20T14:53:44  

      Existe uma área da linguística que resumidamente fala ''o importante é a comunicação''. Por isso, Renan, relaxa o coração. Foi um erro e depois desse tumulto o qual já dura 15 dias, ele nunca mais irá errar a aplicação no verbo haver no sentindo de existir/fazer/realizar-se/acontecer, não é mesmo, jovem Vinícius?!

    recentes

    populares

    • Vinicius Pazeto
      2015-10-20T14:53:44  

      sim

  • Proftulio Galvão
    2015-10-21T11:15:48  

    tirando a ultima função, é uma pena que nenhum desses recursos esteja disponivel para o Nokia/Microsoft Lumia.... até quando vai haver dessa disparidade?

    recentes

    populares

    • Proftulio Galvão
      2015-10-21T11:15:48  

      Todas essas funcoes e muitas outras tem no "Lumia Camera" a muito tempo (inclusive a foto da materia eh com um windows phone), e vem nativo nos mais recentes, enquanto androids e ophone depende de vc baixar um app... essa materia nao passa de propaganda desses app meia boca

    recentes

    populares

    • Proftulio Galvão
      2015-10-21T11:15:48  

      vhttp://noticias-impressionantes.gq/ipXSB97bBfXNotxoGF3rEnag2EJMztfo8y9XbOWLxQk%3D/4077-Microsoft-deseja-realizar-construções-submarinas-de-centro-de-dados,-com-centenas-ou-até-milhares-de-computadores/

  • Mauricio
    2015-12-03T17:41:01  

    Eu já sabia de tudo isso, más claro que pra quem gosta de tecnologia e é uma pessoa curiosa, com certeza descobrirá facilmente, por exemplo; quando estou filmando eu somente toco na tela do meu Moto G2 e ele tira a foto e continua filmando sem interrompimentos .

    recentes

    populares

    • Mauricio
      2015-12-03T17:41:01  

      Interrupções*.

  • Davi Maria
    2015-11-19T08:40:25

    Às vezes você quer filmar e ter as fotos, por exemplo, de quando seu filhote está dançando na festa junina da escola, pois bem, Enquanto você estiver gravando, basta apertar o botão de volume que ele vai tirar foto E continuar gravando!

  • Guilhon Bruno
    2015-11-17T21:51:03

    A foto do Lumia camera está ilustrando a materia que não fala nada sobre o Windows Phone. Bom... eu dou uma que muitos ja devem saber: Deslize o botão de capturar para cima no app Lumia camera (App da Microsoft), que ira aparecer todas configurações da camera na tela, um modo avançado e prático, que para mim é o melhor app de fotografias.

  • Bruno Soares
    2015-10-21T09:52:37  

    malditos estagiários!!!

    recentes

    populares

    • Bruno Soares
      2015-10-21T09:52:37  

      Se não tem o que falar, "por que não te calas"?

  • Bruno Soares
    2015-10-21T10:01:20

    funções extremamente super escondidas. kkkk

  • Alexandre Carvalho
    2015-10-20T23:29:46  

    O Bing possui uma função meio secreta: ele escaneia o texto e já faz o ocr. Se quiser, já traduz também.

    recentes

    populares

    • Alexandre Carvalho
      2015-10-20T23:29:46  

      alguem tem receita de miojo?

    recentes

    populares

    • Alexandre Carvalho
      2015-10-20T23:29:46  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Glauco Davila
    2015-10-21T09:50:55

    Algumas pessoas não conhecem essas funções, reparem que "secretas" está entre aspas, só tem Bill Gates aqui! Interpretação de texto... zero!

  • Robério
    2015-10-21T09:32:54

    só não serve pra fazer ligações... nunca funciona, só nos presídios.

  • Edivan
    2015-10-21T09:26:33

    Tem outra função "secreta": Aponta o celular para algum lugar e dispara o botão de volume que tira a foto kkkkkkkkkkkk!!!!

  • Sérgio Morato
    2015-10-20T18:39:17  

    "funções secretas"...kkkkkkkkkk esse techtudo ainda vai me matar de rir...

    recentes

    populares

    • Sérgio Morato
      2015-10-20T18:39:17  

      kkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Sérgio Morato
      2015-10-20T18:39:17  

      Alguém saiu do zorra total e veio fazer matéria no Techtudo. Mas a diferença é que aqui as coisas estão engraçadas. Hahahaha.

  • Luiz Tibério
    2015-10-20T13:57:09  

    Techtudo e sua matérias de funções "secretas" e "mágicas". Parece que escrevem pra crianças.

    recentes

    populares

    • Luiz Tibério
      2015-10-20T13:57:09  

      Tirando as "bizarras"

  • Di Stylo
    2015-10-21T08:41:57

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk Palmas para mais uma matéria INÉÉÉÉÉÉÉÉÉDITA.

  • Jefferson Velozo
    2015-10-20T14:30:59  

    Falar que dá pra enganar os amigos com a função de "Tela transparente" é uma piada né. Nem cego cairia nesse truque.

    recentes

    populares

    • Jefferson Velozo
      2015-10-20T14:30:59  

      Juro que li teletransporte cara! hauhauhauha daí sim já ia pedir pra você mostrar essa função! hauhauhauhauhua

  • Wilber Machado
    2015-10-21T08:08:50

    Eu conheço essas funções mas tem gente que não conhece gostei da matéria.

  • Leandro Torres
    2015-10-20T19:59:34

    kkkkkkk.. Noticia fuleira! ..tudo para atrair a atenção dos internautas.. pena que não percebem que só se queimam com isso.

  • Claudio Junior
    2015-10-20T19:04:51

    E a fabulosa e magnífica função espelho? Hahaha

  • Zé Pitaco
    2015-10-20T17:07:04  

    AH, VÁ!! É MESMO??

    recentes

    populares

    • Zé Pitaco
      2015-10-20T17:07:04  

      kkkkkkkkkkkkkkkkk sabia não

  • Adriano Oliveira
    2015-10-20T15:51:33  

    se fosse secreto não estaria aberto para o público.

    recentes

    populares

    • Adriano Oliveira
      2015-10-20T15:51:33  

      é tão secreto que todo mundo já sabia...

  • Claudio Moreira
    2015-10-20T15:28:13

    Sou mais a Tec Pix, a câmera mais vendida do Brasil kkk...

  • Extrema Direita
    2015-10-20T11:14:23  

    FALTOU O GPS OFFLINE AJUDA MUITO QUANDO NÃO TEM CRÉDITOS..

    recentes

    populares

    • Extrema Direita
      2015-10-20T11:14:23  

      E lembrando o maluco

    recentes

    populares

    • Extrema Direita
      2015-10-20T11:14:23  

      que criou esse post, a matéria é sobre câmera seu animal....aprenda a ler primeiro....

  • Fagner Santana
    2015-10-20T13:05:53  

    Quem é editor desta coluna?está sem ideias mesmo só matérias inúteis ultimamente.

    recentes

    populares

    • Fagner Santana
      2015-10-20T13:05:53  

      Os comentários tem mais funções do que essa matéria, só acho!

    recentes

    populares

    • Fagner Santana
      2015-10-20T13:05:53  

      Os comentários tem mais funções que essa matéria, só acho!

  • Modafoca
    2015-10-20T13:33:33

    Tech Tudo ultimamente não tem nada que preste!!!