Fabricantes

28/10/2015 12h46 - Atualizado em 28/10/2015 12h46

Como programar? Microsoft lança novos cursos de programação para jovens

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Microsoft lançou mais uma etapa de sua iniciativa "Eu Posso Programar", que oferece cursos online gratuitos para ensinar jovens a desenvolver softwares. Novas aulas com temas como o filme Frozen e o jogo Angry Birds, foram liberadas no site oficial da campanha, que é voltada para jovens entre 12 e 25 anos. O projeto já beneficiou mais de 600 mil pessoas no Brasil. 

Relembre 8 programas de computador antigos que marcaram os anos 90

Os materiais didáticos dos cursos foram desenvolvidos para estimular raciocínio, resolução de problemas e criatividade, três elementos fundamentais no cotidiano de quem desenvolve um software.

Cursos gratuitos estimulam a criatividade e despertam talentos de jovens na área de programação de software (Foto: Reprodução/Microsoft)Cursos gratuitos estimulam a criatividade e despertam talentos de jovens na área de programação de software (Foto: Reprodução/Microsoft)

A primeira etapa do curso é chamada de ''Hora do Código" e utiliza a linguagem lúdica e os temas "Angry Birds" e "Ana e Elsa de Frozen" para ensinar fundamentos básicos da informática e os conceitos de desenvolvimento de aplicativos às crianças. Em “Angry Birds”, os estudantes são encorajados a fazer um personagem percorrer um labirinto com o objetivo de encontrar e atacar um porco verde. Em “Ana e Elsa”, o foco é criar flocos de neve e uma paisagem que pode ser compartilhada com amigos.

A iniciativa Eu Posso Programar (eupossoprogramar.com), da Microsoft, conta, ainda, com os cursos o ''Aprendendo a Programar'', que consiste em vídeo-aulas didáticas e o ''Crie seu Jogo para Kinect'', que adota a linguagem em blocos Scratch para criar jogos para o acessório Kinect dos consoles Xbox 360 e Xbox One. Todos os cursos oferecem certificado online aos participantes.

Projeto oferece três diferentes etapas de curso (Foto: Reprodução/Microsoft)Projeto oferece três diferentes etapas de curso (Foto: Reprodução/Microsoft)


No site do projeto, a Microsoft convida todos a aprender a programar. "Continue dando seus primeiros passos na programação e verá que a complexidade técnica das ferramentas de desenvolvimento de aplicativos é um mito, e que todos podemos programar".

Como começar a programar? Veja no Fórum do TechTudo. 

O Instituto Neymar Jr é um dos parceiros da Microsoft na execução do projeto. Na última semana, 60 crianças atendidas pelo instituto, de idades entre 12 e 14 anos, puderam ter acesso ao conteúdo e concluíram as aulas de programação.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Kleber Moreira
    2015-10-30T12:31:42

    A iniciativa é legal, mas apenas com conceitos básicos, gostaria de indicações, para aprender linguagens utilizadas no mercado.