Celular

14/10/2015 07h00 - Atualizado em 14/10/2015 07h00

Como saber se o iPhone 4S é original? Veja dicas para evitar golpes

Gabriella Fiszman
por
Para o TechTudo

O iPhone 4S é o quinto smartphone da Apple, lançado no Brasil em 2011. Disponível nas cores branco e preto, o smartphone ainda pode ser encontrado em lojas online – com versões de 8 GB, 16 GB, 32 GB e 64 GB. Com preço a partir de R$ 899, ele é  uma alternativa mais acessível do aparelho da Apple.

Aniversário do iPhone: veja curiosidades sobre os 8 anos do smartphone

Apesar disso, por causa da procura, o celular se tornou muito pirateado. É preciso ter cuidado antes de cair na tentação dos ótimos preços. Para não ser enganado, confira uma lista de dicas para garantir que o iPhone 4S é mesmo original.

Confira as dicas para saber se o iPhone 4S é original (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Confira as dicas para saber se o iPhone 4S é original (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

1. App Store e iTunes

Uma maneira bastante efetiva de identificar um iPhone original é acessar o iTunes ou a App Store. Se você escolheu a primeira opção, tente sincronizar o smart através de um MacBook ou PC. O programa só mostrará dados do aparelho, como músicas, fotos e outros conteúdos, se o gadget for original. No entanto, certifique-se de que tanto o iTunes quanto o iOS estejam na versão mais recente.

Se você não tiver acesso a um computador, verifique a loja de apps do iPhone. Dentro do serviço, faça o teste de baixar aplicativos. Se o download carregar sem erros ou travamentos, assim como depois de baixado, o seu dispositivo, provavelmente, é original. 

2. “Assembled in China”

Quando o iPhone é original, ele vem escrito Assembled in China (Foto: Divulgação/ Apple)Quando o iPhone é original, ele vem escrito "Assembled in China" (Foto: Divulgação/ Apple)

Por mais irônico que pareça, o iPhone original é feito na China. Isso pode confundir muitos usuários leigos, uma vez que os dispositivos falsos muitas vezes vêm com a frase “Made in America”. Com isso, uma pista é olhar o que está escrito na parte traseira do aparelho. Se for “Assembled in China”, esse é um indício de que o telefone é verdadeiro.

3. Fale com a Siri

 Teste a Siri para ver se ela funciona direitinho (Foto: Marvin Costa/TechTudo) Teste a Siri para ver se ela funciona direitinho (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

O seu iPhone 4S tem a famosa assistente virtual da Apple? Então há grandes chances dele ser original. Vale a pena testar a Siri, afinal poucas imitações do smartphone vêm acompanhadas do serviço de voz. Mas é importante lembrar que isso nem sempre é garantia de que o gadget é verdadeiro. 

4. A maçã no início

Veja se o aparelho mostra a tela preta quando liga (Foto: Divulgação)Veja se o aparelho mostra a tela preta quando liga (Foto: Divulgação)

Todo iPhone original, sem exceções, apresenta a logo da fabricante ao ligar: a famosa maçã. Por isso, uma dica para verificar se o aparelho é original é desligar e ligar novamente. Fique atento para perceber se o símbolo da Apple vai aparecer e se o fundo é preto. Falsificações do smartphone costumam não ter essa etapa ou têm fundos acinzentados.

5. Preço

Ver o iPhone 4S por preços baixos acontece com frequência e pode encantar os clientes. Às vezes, isso pode significar um bom negócio, mas, geralmente, há algo errado. A dica é sempre desconfiar de valores muito baratos, pois esses podem ser sinais de que se trata de um dispositivo pirata. Vale a pena ficar sempre alerta com negócios bons demais.

6. Confira o número de série

Visualizando o número de série de um dispositivo (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Visualizando o número de série de um dispositivo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Se você ainda tiver dúvidas sobre o iPhone 4S, sempre confira o número de série do celular. Para isso, vá em "Ajustes" > "Geral" > "Sobre". Procure pelo número de série do dispositivo. Copie o número e cole-o no site oficial da Apple para verificar se ele é mesmo verdadeiro.

7. Apps nativos: ruim com eles, pior sem eles

Faça o teste nos apps nativos do aparelho e veja se eles respondem bem (Foto: Divulgação/ Apple)Faça o teste nos apps nativos do aparelho e veja se eles respondem bem (Foto: Divulgação/ Apple)

Muitos usuários reclamam dos apps nativos no iPhone. Isso porque são obrigatórios e não podem ser excluídos. Esses programas, porém, são uma boa maneira de confirmar se o smart é original. Antes de comprar um 4S, confira os softwares nativos, como calculadora, ajustes, App Store, gravador de voz, tempo, música e outros. Caso todos estejam presentes, faça testes em cada um e veja o desempenho. Se o funcionamento for bom, seu gadget deve ser original. 

O que vocês esperam do próximo iPhone? Comente no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabriel Campos
    2015-10-14T10:54:48  

    Meteram um android com cara de ios?

    recentes

    populares

    • Gabriel Campos
      2015-10-14T10:54:48  

      Quem fica falando mal do iPhone ou é pobre que não tem condições de comprar um , ou é um burro que não sabe diferenciar a tecnologia de um IOS a de um Android .

    recentes

    populares

    • Gabriel Campos
      2015-10-14T10:54:48  

      Trabalho com manutenção de celulares e conheço bem. O custo/benefício nunca me atraiu, o android atende as minhas necessidades do dia a dia, seria desperdício eu comprar um iphone pra ficar em redes sociais e tirar foto apenas. tem androidzinhos que dá conta disso a um custo mais acessível. Agora quem exige mais de um telemóvel, precisa de mais e tem que pagar mais.

  • Thiago Montalvão
    2015-10-15T09:59:16  

    Estudos comprovam que, 99% dos portadores de um iPhone contraíram junto com o aparelho um carnê de mais de 10 folhas. Em entrevista, um proprietário da marca disse: "O reboco e os mantimentos lá de casa podem esperar, ter um iPhone é necessidade."

    recentes

    populares

    • Thiago Montalvão
      2015-10-15T09:59:16  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Muito bomm Thiago Montalvão

  • Marcos Madeiro
    2015-10-14T11:22:56  

    legal

    recentes

    populares

    • Marcos Madeiro
      2015-10-14T11:22:56  

      seja o que for se não cabe no meu bolso eu não quero, sou muito esquecido. a 20 anos quando eu tinha o celular tijolo deixava em qualquer lugar.

  • Kinkão
    2015-10-15T10:27:27

    Sempre tive iphone e não troco por aparelho nenhum, ja tive o 3s, agora ainda estou com o 4s, se tivesse condições ja estaria com o 6 plus, mais fazer o q, não posso e nem por isso vou fazer loucuras pra ter um...

  • Wilson Vitor
    2015-10-14T23:42:17  

    Uma pesquisa recente comprova que 99% da população brasileira que adquire um IPHONE, passa fome pra poder comprar um celular desse....

    recentes

    populares

    • Wilson Vitor
      2015-10-14T23:42:17  

      eu simplesmente achava que iphone era um aparelho top de fâ boy mas não vejo assim se você" pode" e tem condições de ter um vai ver a diferença é mutito melhor que qualquer smartfone existente atualmente .ponte só tendo um pra comprovar ponto...

  • Leandro Pereira
    2015-10-15T08:37:28  

    Foi Revelado que no Brasil, muitos brasileiros deixam até de comer para então encher o cofrinho de dinheiro para comprar o seu primeiro iPhone. Outros, mais estudados na escola da malandragem, utilizam de uma técnica muito bem realizada aqui no Brasil, principalmente nas grandes cidades: Técnica do Furto, Roubo de iPhones das pessoas desatentas, que a todo momento desfilam nas ruas das cidades brasileiras com o celular nas mãos, prontas para serem abatidas! Essa técnica é mais utilizada no RJ, mas vem crescendo e se desenvolvendo em todo território nacional.

    recentes

    populares

    • Leandro Pereira
      2015-10-15T08:37:28  

      não entendi a relação da venda do iphone falso com seu comentário

    recentes

    populares

    • Leandro Pereira
      2015-10-15T08:37:28  

      Não entendi a relação do seu comentário com a venda do iphone falso

  • Jonatas Fernandes
    2015-10-14T11:02:24  

    compradores de iphone no Brasil , desmata 10 arvores para fazer um boleto . O raça ! tem iphone mas nao tem creditos , tem carro , mas nao tem dinheiro para gasolina , tem escola ,mas nao tem educaçao...

    recentes

    populares

    • Jonatas Fernandes
      2015-10-14T11:02:24  

      Deve ser aqueles garotos que faz faculdade de manhã porque é patrocinado pelos pais e não sabe o que é trabalhar e estudar e se sustentar .

    recentes

    populares

    • Jonatas Fernandes
      2015-10-14T11:02:24  

      Tudo passa fome , mas tem que comprar um celular que nao cabe no bolso , literalmente!!!! brasileiro combina com pobre , quer mostrar oque não tem.

  • André Santos
    2015-10-15T08:43:10

    Ai eu pergunto! Existe cópia original? kkkkk

  • Eduardo Machado
    2015-10-14T22:34:43  

    Uma pesquisa recente comprova que 99% de proprietario de iphone NÃO TEM A PAREDE DA CASA COM REBOCO

    recentes

    populares

    • Eduardo Machado
      2015-10-14T22:34:43  

      Quanta DISCRIMINAÇAO!

    recentes

    populares

    • Eduardo Machado
      2015-10-14T22:34:43  

      e o que voce tem haver com isso? garanto que a pessoa ta la feliz com seu iphone, e voce nesse recalque todo.

  • Johnny Mnemonic
    2015-10-15T07:58:25

    Mais simples do que verificar tudo isso: Entre na App Store, se abrir a Play Store no lugar, é FAKE.

  • Eduardo Maruoka
    2015-10-15T01:01:54

    "Quem não tem cão caça com gato" Compra quem pode, não faço questão de comprar, nem o pirata e nem o original. Vai do gosto de e bolso de cada um.

  • Michel Faria
    2015-10-15T00:22:26

    Olha sempre tive android sansung , sony e hoje tenho iphone 6 plus 64g e não tem comparação ,sempre fui fâ do android e não tem comparação o ios é o melhor que existe ponto

  • Wagner Rocha
    2015-10-14T23:02:31

    Existem três tipos de bobos, os que votam no PT, os que votam no PSDB e os que discutem sobre Android e IOS qual tipo você é?

  • Cuca Beludo
    2015-10-14T20:32:43

    Já falei aqui varias vezes IPHONE falso vem com o nome samsung...!!!

  • Wagner Andrade
    2015-10-14T12:21:39  

    pessoal ai vão as dicas pra saber se o iphone é verdadeiro ou falso,,vamos as dicas: 1 - é o unico que vem de fabrica na cor rosa. 2 - é o unico que ja vem com aplicativos para encontrar pessoas do mesmo sexo, 3 - seus usuarios andam rebolando e falam fino e 4 - um usuario legitimo de iphone qdo ve um usuario de android sempre diz ; affff que celular hetero nojento.. afffff

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-10-14T12:21:39  

      Pessoal vou dar uma dica o wagner é invejoso com certeza não tem grana pra comprar um iPhone e ele é mágico engole espada fica a diga...

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-10-14T12:21:39  

      tambem o único que cabe na rosquinha do waner andrade e seu namorado thiago costa, kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Militonto Silva
    2015-10-14T19:32:39

    Meu deus, já li essa matéria 100000 vezes. Requentam o texto, mudam fotos e colocam toda hora.

  • Rogério Alditore
    2015-10-14T19:07:10

    Quem alguém comprar um iPhone 4S rodando a porcaria do sistema Android, merece ser enganado....vai ser trouxa assim lá China!

  • Rogério Alditore
    2015-10-14T17:50:15

    Quem ainda compra um 4S merece ser enganado....vai ser trouxa assim lá longe.

  • Fábio Guazuma
    2015-10-14T11:18:14  

    Esqueçam todas essas dicas, a reportagem poderia ter ido direto ao ponto e falar apenas do item 6: Digite seu numero de serie no site da Apple e saberá se é original ou não. Todas as outras dicas são equivocadas.

    recentes

    populares

    • Fábio Guazuma
      2015-10-14T11:18:14  

      Nenhum iPhone pirata sincroniza com o iTunes!

    recentes

    populares

    • Fábio Guazuma
      2015-10-14T11:18:14  

      Se carga tributária no Brasil não fosse tão elevada alguns consumidores não tentariam comprar celulares em outros "tipos" de mercado!

  • Ednei Oliveira
    2015-10-14T17:02:49

    Se e copia nao tem que ser falço?????

  • Mauricio Nascimento
    2015-10-14T17:01:37

    com essas super dicas os falsificadores vão ficar mais atento agora. .

  • Rodrigo
    2015-10-14T14:17:13  

    Comprando Iphone já é alienado, comprando o falso e sendo enganado então.... kkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Rodrigo
      2015-10-14T14:17:13  

      Os iphones 4s falsificados com android estão rodando melhor o sistema do que esse original.

    recentes

    populares

    • Rodrigo
      2015-10-14T14:17:13  

      Sergio, vc acabou de descobrir porque os usuarios de Iphone dizem que IOS é bom: Porque foram enganados e estão usando Android!

  • Arthur Freitas
    2015-10-14T13:23:18

    Galera, o meu deu que este número foi substituído, ou seja, saiu de série, foi clonado ou é falso?

  • Edivan Aquino
    2015-10-14T11:41:20

    Xing Ling kkkkkkkkkkkkkkkk