Video game

14/10/2015 07h00 - Atualizado em 14/10/2015 07h30

Comprar PS4 ou Xbox One nos EUA vale a pena? Saiba se o preço compensa

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Comprar um PS4 ou Xbox One nos Estados Unidos costumava ser mais barato do que no Brasil. Com preços sempre inconstantes e nada baixos no país, além do dólar convidativo, importar o console do exterior era alternativa viável para muitos jogadores. Porém, esse cenário pode ter mudado frente a outros elementos econômicos. Confira se ainda vale a pena comprar videogame nos EUA e compare os valores:

Xbox One e Xbox 360 ficarão mais caros em todo o Brasil

Brasil X EUA

O PS4 e Xbox One foram lançados oficialmente no Brasil. Para começar, é preciso saber os valores dos consoles. O aparelho da Sony, agora, sai por R$ 2.599, porque é fabricado no país. O preço está mais barato do que os R$ 4 mil do lançamento original, no entanto, há a possibilidade de ficar mais caro em breve. Já o videogame da Microsoft subirá de preço para R$ 2.499 a partir de novembro deste ano, contra os R$ 2 mil atuais.

Vale a pena comprar o Xbox One ou PS4 lá fora? (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Vale a pena comprar o Xbox One ou PS4 lá fora? (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Com o dólar cotado na casa dos R$ 4, comprar lá fora pode não ser opção tão boa, ainda que tenha algumas vantagens. O PS4, por exemplo, quando comprado na Amazon sai por US$ 350 em configuração similar ao encontrado no Brasil. De acordo com o câmbio fechado em 13 de outubro, a conversão direta é de aproximadamente R$ 1.344.

Não é tão barato assim

Mas nem tudo é tão simples. Em simulação feita pelo TechTudo, um PS4 comprado na Amazon, com o frete de entrega mais barato, inclusive com impostos alfandegários, custaria cerca de US$ 788, ou seja, mais de R$ 3.018 de acordo com a mesma cotação verificada anteriormente. Somado ao Imposto sobre Operações de Crédito (IOF), que incide sobre as compras feitas com cartão de crédito no exterior e representa cerca de 6,38% do valor da compra, o cálculo final gira em torno de R$ 3.199.

Simulação do valor do PS4 na Amazon (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Simulação do valor do PS4 na Amazon (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Qual o melhor: PlayStation 4, Xbox One ou PC gamer? Comente no Fórum do TechTudo!

Vale lembrar que a Amazon, assim como outras lojas dos EUA que enviam para o Brasil, já cobram o imposto de importação por lá, mesmo nos fretes mais baratos. Além disso, a flutuação da cotação do dólar pode modificar o preço um pouco para cima ou para baixo, mas sem qualquer previsão de redução drástica no valor final.

Desta forma, com o cenário atual, o preço praticado no mercado nacional, em revendedores oficiais, acaba saindo mais em conta. Vale lembrar que as compras no Brasil também permitem parcelamento no cartão, entre outras facilidades de pagamento, o que pode ser uma vantagem extra para quem quer adquirir o novo videogame por em território nacional.

Os custos e impostos mencionados valem também para o Xbox One importado, com os devidos ajustes. O valor oficial do console nos EUA é de US$ 400, em torno de R$ 3.590, inclusos todos os impostos e IOF, contra os R$ 2.499 da edição fabricada por aqui.

PS4 tem edições especiais que não chegam ao Brasil (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)PS4 tem edições especiais que não chegam ao Brasil (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

A única vantagem em comprar o Xbox One ou PS4 lá fora seria adquirir uma edição especial, por exemplo, que normalmente não são comercializadas no Brasil – a exemplo das versões exclusivas do console da Sony para o novo Star Wars: Battlefront ou Call of Duty: Black Ops 3. Uma alternativa para quem ainda quer importar o videogame é fazer isso durante viagens ao exterior. Isso elimina, pelo menos, o frete cobrado para enviar para cá, ainda que não garanta a isenção no imposto de importação, que pode ser cobrado no retorno ao país.

Veja os preços abaixo:

PS4 nacional R$ 2.599 
PS4 importado R$ 3.199* 
Xbox One nacional R$ 2.499 
Xbox One importado R$ 3.590* 

* Taxas de importação e IOF já embutidos no preço

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Augusto
    2015-10-15T01:03:01  

    CRUZEIRO TETRACAMPEÃO BRASILEIRO E DA COPA DO BRASIL BICAMPEÃO LIBERTADORES E RECOPA EM MENOS DE 80 ANOS ATLETICO MINEIRO CAMPEÃO BRASILEIRO A E B E DA COPA DO BRASIL CAMPEÃO LIBERTADORES E RECOPA EM MAIS DE 108 ANOS QUAL DESSES TEM MAIS HISTORIA???

    recentes

    populares

    • Lucas Augusto
      2015-10-15T01:03:01  

      ESSAS MARIAS ESTÃO DESESPERADAS DE VIREM COMENTAR AQUI,

    recentes

    populares

    • Lucas Augusto
      2015-10-15T01:03:01  

      URTremeu. Lurdinhas fracassadas viram o azul e tremeram. O rosa não são da sua história franga

  • Luiz Diniz
    2015-10-22T09:39:51

    Matéria 100% comprada! Fato. Existem muitos fatores X na hora da compra. Vamos la, lojas fisicas ou virtuais que traz o produto de fora e vendem ele em pronta entrega, sem nenhum risco de taxa. Afinal vc pode tirar o produto em mãos, e vendem em media R$1500,00 a R$1800,00 peguei o meu ps4 em janeiro de 2014 por R$1490,00. Comprar em loja OFICIAL é uma piada! Garantia de loja OFICIAL da raiva de qnd vc precisa acionar. E se vc comprar de um vendedor que traz de fora e tem boas referencias, a garantia dada por ele é muito melhor doq as OFICIAIS BRASILEIRA.

  • Rafael
    2015-10-15T10:03:00

    Comprei um XBox One com 01 controle, Kinect, "Halo 1, 2, 3 e 4" (collection), Minecraft e Dance Central SpotLigth e Shape Up por R$ 1.600,00. Na verdade comprei no Submarino, mas pelo site da Meliuz. Era assim: estava R$1.999, mas peguei o cupom de 10% de desconto, mais 10% de desconto pagando no boleto e ainda recebi 3% do valor da compra de volta.

  • Rafael
    2015-10-15T10:23:35

    Comprei um xbox one com um controle, kinect, halo 1, 2, 3 e 4 (collection), minecraft , dance central spotligth e shap up por 1600. Foi assim. Comprei pelo submarino, mas pelo site da meliuz, custava 1999, mas ganhei cupom de 10% desconto, mais 10% de desconto pagando no boleto. Ainda no final recebi 3% do valor da compra em minha conta.

  • Lucas
    2015-10-15T10:03:05

    Não existe coisa melhor que Comprar umas Corona , jogar um COD e sua Mulher de boa , conversando em casa com as amigas sem te encher o saco!!

  • Danilo Moura
    2015-10-15T09:18:10  

    bom dia lucas o valor eu não sei... mas vai ate uma loja de games eles pegam o teu na troca... eu moro em joinville fui numa loja game mania e fiz a troca... só paguei a diferença.

    recentes

    populares

    • Danilo Moura
      2015-10-15T09:18:10  

      Valew Danilo , estou me informando para saber a Média de Valores , pois pretendo dar o PS3 e o restante a vista ai é bom ter um desconto.

  • Lucas
    2015-10-14T14:48:25  

    Galera , tenho o meu PS3 faz 2 anos meu segundo Console , tenho jogos em Mídia Digital , Resident Evil Remake e 3 , The last of us e BF 4 em Mídia digital , em Mídia Fisica GTA V , Watch Dogs , COD Ghosts e The evil Whitin , quanto vocês acham que consigo em Moeda de troca para o PS4 , se alguem entender por favor me ajude .

    recentes

    populares

    • Lucas
      2015-10-14T14:48:25  

      troquei o meu ps3 ( 12 jogos mídia física - 700,00) e tirei um ps4 usado 2 jogos com mais 600,00 , totalizando 1.300 ,00 , acho q fiz um bom negocio

    recentes

    populares

    • Lucas
      2015-10-14T14:48:25  

      Fez mesmo Gustavo , mas em casa de Games acho dificil encontrar igual a você , mas me dando uns 800 , eu ja considero um bom negocio , vou juntar uns 1,200 para ver se avsita não consigo melhorar isso ai.

  • Erico Andrade
    2015-10-14T19:54:46  

    EU NAO QUE PS4 E XBOX ONE NEM DE GRACA. ABRACO CRIANCADA.

    recentes

    populares

    • Erico Andrade
      2015-10-14T19:54:46  

      Aprende a escrever doido! Eu não que o que?

    recentes

    populares

    • Erico Andrade
      2015-10-14T19:54:46  

      kkkkkkkkkkkkkk

  • Lucas Augusto
    2015-10-15T00:56:27  

    com o valor de 10 jogos de ps4\xone eu compro um PC com hexa core AMD, gtx 770, 4gb de ram so isso ja tira um console da nova geração facil facil

    recentes

    populares

    • Lucas Augusto
      2015-10-15T00:56:27  

      roda the last of us, until dawn e uncharted 4 por exemplo? Pessoal esquece o sentido dos consoles...

  • Jeferson Tb
    2015-10-15T09:02:36

    Vc vai no mercado hoje e gasta no minimo 500 reais....é um valor alto? sim é um valor alto!!! mas o XBOX ONE vale muito a pena o investimento!!

  • Maikon Bezerra
    2015-10-14T13:59:27  

    arrumo por 1550 caixa com garantia 3 meses quem quiser deixa whatssap

    recentes

    populares

    • Maikon Bezerra
      2015-10-14T13:59:27  

      Que garantia mais fuleira.

    recentes

    populares

    • Maikon Bezerra
      2015-10-14T13:59:27  

      kkkkkkkkkkkkkkkk também achei caro

  • Robson Silveira
    2015-10-15T08:23:01  

    por isso que tenho meu xbox 360 destravado e só compro jogo pirata a R$ 10,00

    recentes

    populares

    • Robson Silveira
      2015-10-15T08:23:01  

      Apesar de não ser correto, é bem compreensível.

    recentes

    populares

    • Robson Silveira
      2015-10-15T08:23:01  

      já eu baixo, compro um dvd-9 virgem de 2 conto e gravo.

  • Diego Guedes
    2015-10-15T08:48:54

    Só comprano Paraguai se acha por 1309 reais a cota é 350 dólar só cadastra e já era, essa é a vantagem de morar na região Oeste do Paraná

  • Jackson
    2015-10-15T08:40:16

    Comprei o meu no paraguay por USS 394,00 e mesmo o dolar a 3,23 (junho de 2015) ainda saiu mais barato que no Brasil.

  • Thiago Borba
    2015-10-15T08:26:42

    Não faz sentido comprar fora do país!!!! No Groupon, por exemplo, o PLAY 4 ta 1.799 em 12x sem juros

  • Saluh Garcia
    2015-10-14T14:29:09  

    1499 Nas lojas Americanas o xbox one

    recentes

    populares

    • Saluh Garcia
      2015-10-14T14:29:09  

      mais com 1 controle e sem Kinect

    recentes

    populares

    • Saluh Garcia
      2015-10-14T14:29:09  

      o meu foi 1440 há um mês

  • Rogerio Games
    2015-10-14T15:27:29  

    Comprei ums ps4 junto com uma conta fantasma com 5 jogos por 1.500 e garantia de 4 meses

    recentes

    populares

    • Rogerio Games
      2015-10-14T15:27:29  

      kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Rogerio Games
      2015-10-14T15:27:29  

      Ser um amante de games no Brasil virou ostentação !

  • Lucas Augusto
    2015-10-15T00:53:39

    PC > ps4&xone

  • Lucas Augusto
    2015-10-15T00:52:58

    so mais gasta 2499 reais compramdo um pc AMD com placa R7

  • Oswaldo
    2015-10-14T22:59:14

    só vale a pena se ganhar em dólar, pagar em dólar e morar nos EUA

  • Marcos Vinicios
    2015-10-14T22:39:41

    aqui em Duque de Caxias - RJ, o Xbox One está saindo por R$ 1.600,00

  • Osvaldo Junior
    2015-10-14T19:03:48  

    Ganhei o PS 4 da minha esposa, veio completo com 2 controles + FIFA 16 + PES 16, não jogo PES caso alguém tenha interesse em comprar deixe whats.

    recentes

    populares

    • Osvaldo Junior
      2015-10-14T19:03:48  

      oi Oswaldo, gostaria de saber as condições! Marcelo

  • Reinaldo Jr
    2015-10-14T21:07:37

    com esses preços ridiculos de brasil, vc compra uma passagem e vai buscar em miami. nao sejam burros..

  • Troll Bsb
    2015-10-14T21:04:10

    A tecnologia de hoje nos permite facilmente interagir o computador com um aparelho televisor, controles sem fio para computador estão disponíveis em todos os formatos, e com um preço bem inferior aos de um console, se pensar em custo benefício e utilidade, ainda fico com a opção de computador, uma pena que alguns títulos de jogos são exclusivos para console.

  • Jonas Cole
    2015-10-14T20:38:00

    Paguei o Xbox One mês passado 1.600 no Submarino e veio com Forza 6 PES 2016 State of Dacay e Halo. é só pesquisarem e saldão pq ainda temos Lotes de Fabricação pra ambos.