Armazenamentos

20/10/2015 07h00 - Atualizado em 20/10/2015 07h00

Entenda a diferença entre memória RAM e HD; veja como funcionam

Luciana Vieira
por
Para o TechTudo

Ao pesquisar um computador ou notebook para comprar, geralmente o número de GB (gigabytes) ou TB (Terabytes) é a informação que salta aos olhos, e pode ser um fato determinante para alguém levar a máquina pra casa.

O que é memória RAM e qual é sua função?

Mas ela se refere ao armazenamento do equipamento, o famoso disco rígido. PCs e notebooks vão além disso. Existe a memória RAM que trabalha em sintonia com o espaço de armazenamento e faz a máquina ficar turbinada. Aprenda a diferença entre elas.

Responsável pela execução e leituras de programas, a memória RAM pode ser expansível e ajuda notebooks e PCs a ficarem mais rápidos. Foto: Divulgação.Responsável pela execução e leituras de programas, a memória RAM pode ser expansível e ajuda notebooks e PCs a ficarem mais rápidos. Foto: Divulgação.

Como o TechTudo já adiantou, a memória RAM (Random Acess Memory) é a responsável pelo desempenho do aparelho. É ela quem executa tarefas, determina quantos processos podem rodar ao mesmo tempo, faz leitura de itens (músicas, jogos, vídeos), abre e fecha aplicações e roda várias ferramentas como o GPS. Portando, quanto mais memória RAM no dispositivo, melhor e mais rápido serão os processos de enviar e-mails, ouvir música, jogar e assistir a vídeos.

Disco rígido, HD externo e até pendrives com defeito podem provocar tela azul (Foto: Pond5) (Foto: Disco rígido, HD externo e até pendrives com defeito podem provocar tela azul (Foto: Pond5))Disco rígido (HD, hard disck) atua como a memória interna de notebooks e computadores e serve para armazenar dados (Foto: Reprodução/Pond5)

Enquanto a memória RAM roda os aplicativos instalados no notebook e computador, a memória externa ou de armazenamento (disco rígido, hard disk – HD) guarda essas aplicações e todos os demais conteúdos. Na prática, a memória RAM e o espaço de armazenamento atuam em conjunto. Ao instalar um programa, por exemplo, este fica alocado no HD. Quando o usuário clica para abrir, a memória RAM é ativada para rodar a ferramenta e fazer tudo funcionar.

Alguns notebooks e computadores já superam um terabyte (1024 GB) de armazenamento em seus discos rígidos. Já a memória RAM costuma ser bem menor, e varia de tamanho, algumas com 500 MB, metade de 1 GB.

SSD em conjunto com HD deixa o Windows mais rápido? Veja no Fórum do TechTudo

Como otimizar a memória interna (HD) e a memória RAM?

Deixar o equipamento mais potente é desejo da maioria dos usuários. E e possível aumentar a memória RAM de um computador ou notebook fazendo o uso de “pentes”. No passo a passo de como instalar memórias em PCs, o TechTudo oferece boas dicas de como turbinar uma máquina e deixá-la mais rápida.

A memória do disco rígido também pode ser otimizada ao desinstalar programas, excluir arquivos que não são importantes, e, portanto, fazendo uma limpeza no HD. Mas além disso, o usuário ainda pode realizar a troca do HD atual para um novo, com capacidade maior. Confira o tutorial de como trocar HD em um notebook.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sillas Oliveira
    2015-10-20T12:40:35  

    Faltou pesquisa séria não... faltou um mínimo de pesquisa. Escreveu o que sabe... e não sabe. A RAM é TOTALMENTE passiva, não decide, não organiza, não executa. É um espaço de trabalho utilizado pelo processador e pelo chipset controlador. Meu conceito do Techtudo caiu um bocado depois dessa...

    recentes

    populares

    • Sillas Oliveira
      2015-10-20T12:40:35  

      ... 2 anos depois ... Acho que não faltou pesquisa, eu acho que alguém que é totalmente leigo no assunto recebeu o material pesquisado, tentou entender e escreveu aquilo que entendeu (errado) tentando descrever para alguém que é mais leigo que ele mesmo. Acredito que tenha sido isso que aconteceu.

  • Maicol Vieira
    2015-10-22T00:50:06

    Sério, meus olhos sangraram já no título, só Goku pra salvar esses estagiários.

  • Hamilton Bento
    2015-10-20T15:47:16

    "a memória RAM (Random Acess Memory) é a responsável pelo desempenho do aparelho. É ela quem executa tarefas" "Enquanto a memória RAM roda os aplicativos instalados" Desculpa, mas... a ram apenas armazena a informação que será trabalhada pelo processador. O acesso à memoria ram é rapido, por isto aquilo sobre o que se deseja trabalhar em um dado momento, é copiado do HD para memoria RAM, para que o PROCESSADOR efetue as operações desejadas sobre tal conteúdo.

  • Mateus
    2015-10-20T14:07:57

    MEMORIA RAM QUE DECIDE SEU NARIZ FIA DA MÃE, E PROCESSADOR EXISTE DE ENFEITE?

  • Franco Romeiro
    2015-10-20T13:58:15

    Hard Disck? My eggs

  • Alexandre Juliano
    2015-10-20T13:30:57

    Porque não contratam uma pessoa que entenda de tecnologia para escrever reportagens sérias e com conteúdo?????

  • Alexandre Juliano
    2015-10-20T11:28:44

    Quem executa tarefas, determina quantas tarefas serão executadas, etc..é o processador. A memória RAM é um componente passivo, controlado pelo microprocessador, que gerencia tudo. A memória RAM só armazena e organiza(via processador) o espaço para o microprocessador fazer tudo. Faltou uma pesquisa mais séria nessa matéria.

  • Fernando
    2015-10-20T11:18:27

    Nossa que matéria legal, ainda mais nesta época que a venda de PC está crescendo e poucas pessoas sabem a diferença entre Ram e HD (sarcásmo). Acho que essa matéria está com pouca memória Ram e o seu processamento está um pouco atrasado, acho que esta matéria deveria ter saido um pouco antes, tipo 2005 por exemplo. uahauhauhauhauahuahauhau