Redes sociais

22/10/2015 16h42 - Atualizado em 22/10/2015 16h42

Facebook libera busca parecida com a do Google; veja o que muda

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Facebook mudou o formato de seu sistema de buscas. A partir de agora, a rede social vai permitir que os usuários façam pesquisas mais amplas na plataforma. Tornou-se mais fácil encontrar posts específicos sobre determinados assuntos, sem importar a data em que foram publicados. A mudança começou a ser implementada nesta quinta-feira (22), por enquanto somente para quem usa o Facebook em inglês.

Facebook ganha botões de GIF e anexos no Messenger para PC; saiba usar

A alteração torna a busca do Facebook mais parecida com a do Google, mas voltada apenas para resultados dentro da rede social. O sistema continua priorizando o encontro de páginas, grupos e outros usuários, apenas adicionando um novo campo que permite que a busca seja feita especificamente pelo assunto.

home-globocom-facebook-dom6 (Foto: homeg-dom30-facebook3)Nova busca permite encontrar posts específicos (Foto: Pond5)

Esta não é a primeira vez que o Facebook lida com a ideia de expandir sua ferramenta de busca. Uma opção semelhante já havia sido testada com o filme Mad Max e a Copa do Mundo de Futebol Feminino.

Para que a ferramenta começasse a funcionar, a rede social teve de indexar mais de 2 trilhões de posts. Segundo dados do próprio Facebook, são gerados mais de 1,5 bilhão de novos posts por dia, que também estarão disponíveis para busca.

Nova pesquisa permite encontrar posts relacionados a um tema em todo o Facebook (Foto: Reprodução/Faceboobk)Nova pesquisa permite encontrar posts relacionados a um tema em todo o Facebook (Foto: Reprodução/Faceboobk)

“Nós indexamos conversas do mundo inteiro e somos capazes de contar o que está na moda e o que está acontecendo agora. A ideia é que você possa agrupar estes conteúdos de forma a contar a história inteira com facilidade”, explica a gerente de produtos do time de pesquisa do Facebook, Rousseau Kazi.

A expectativa da plataforma é expandir o novo recurso para outros idiomas em breve, mas ainda não há uma data prevista para o lançamento.

Como usar

Para usar a ferramenta, basta digitar o tópico desejado na barra de pesquisas normalmente. A opção de procurar pelo termo, representada pelo ícone de uma lupa, vai aparecer entre os resultados possíveis. Lembre-se de que, por enquanto, isto só pode ser feito se a plataforma estiver em inglês.

Via CNet e The Verge

Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares