Jogos de corrida

04/10/2015 07h00 - Atualizado em 04/10/2015 07h00

Forza 6 ou Project CARS? Veja a comparação de gráficos dos simuladores

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Forza Motorsport 6 estreou recentemente no Xbox One e as comparações do título com Project CARS, lançado em maio, são inevitáveis. De um lado, o game de corrida exclusivo criado há 10 anos como alternativa ao Gran Turismo. De outro, o simulador que busca trazer recursos só vistos em jogos de corrida de realismo extremo nos PCs. A partir daí fica a pergunta: qual deles tem o melhor gráfico? Confira no comparativo a seguir:

Saiba o que esperar de Forza 6, game de corrida exclusivo do Xbox One

Na pista

Forza Motorsport 6 leva vantagem em relação a Project CARS no quesito resolução. Enquanto Project CARS renderiza imagens a 1600 x 900p, com taxa de 60 FPS e quedas em algumas situações, Forza 6 consegue entregar imagens a 1920 x 1080 pixels e com constantes 60 quadros por segundo.

Forza 6 leva vantagens em resolução e taxa de quadros por segundo (Foto: Reprodução/NeoGAF)Forza 6 leva vantagens em resolução e taxa de quadros por segundo (Foto: Reprodução/NeoGAF)

Veja a comparação de uma volta em Spa Francorschamps:


No fim das contas, o jogador pode notar que os gráficos de Project CARS parecem menos definidos por causa da diferença de resolução, enquanto os de Forza 6 têm gameplay mais fluído, graças à taxa de quadros por segundo mais sólida.

Em Forza, gráficos são mais definidos por conta da resolução maior (Foto: Reprodução/YouTube)Em Forza 6, gráficos são mais definidos por causa da resolução maior (Foto: Reprodução/YouTube)
Numa primeira análise, Forza leva vantagem pela resolução maior e taxa de quadros por segundo mais sólida (Foto: Reprodução/YouTube)Numa primeira análise, Forza leva vantagem pela resolução maior e taxa de quadros por segundo mais sólida (Foto: Reprodução/YouTube)

Chuva e noite

Nesse quesito, a vitória fica a cargo de Project CARS. E o motivo é simples: em Forza 6 as condições de clima e hora do dia são pré-definidas e não mudam (se a corrida começa à noite e com chuva, ela vai continuar assim até o fim).


Project CARS permite ao jogador tirar proveito do sistema de mudança na hora do dia, o que provoca alterações na iluminação da pista. Também é possível ir de uma tarde de sol à tempestade.

Project CARS tem mais variedade, já que permite mudanças de hora do dia e condições climáticas (Foto: Reprodução/Youtube)Project CARS tem mais variedade, já que permite mudanças de hora do dia e condições climáticas (Foto: Reprodução/Youtube)

Modo foto

A vantagem é clara para Forza Motorport 6. O exclusivo do Xbox One tem suporte bem superior para o jogador tirar suas próprias fotografias.

Modo fotográfico de Project CARS é muito inferior ao oferecido em Forza Motorsport 6 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Modo fotográfico de Project CARS é muito inferior ao oferecido em Forza Motorsport 6 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Moto fotográfico de Forza 6 permite imagens impressionantes (Foto: Reprodução/NeoGAF)Moto fotográfico de Forza 6 permite imagens impressionantes (Foto: Reprodução/NeoGAF)

Isso facilita a vida do jogador e abre várias possibilidades para o jogador gerar imagens impressionantes.

Qual o melhor jogo de corrida? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mauricio Vieira
    2016-04-14T16:29:31

    Forza Motorsport 6 leva vantagem em relação a Project CARS no quesito resolução. Enquanto Project CARS renderiza imagens a 1600 x 900p, com taxa de 60 FPS e quedas em algumas situações, Forza 6 consegue entregar imagens a 1920 x 1080 pixels e com constantes 60 quadros por segundo. Nao nao eu nao li isso Project CARS roda a 1600 x 900p ta de binks com a minha cara nunca ouviram falar em 4k acho que nao ne pra a informaçao desse site nube Project CARS roda em 4k

  • Rogério Sousa
    2016-05-25T15:06:05

    hahahahahahaha No segundo video chega ser piada. Parecem dois jogos de gerações diferentes rodando!

  • Dj Maya
    2016-05-13T09:29:28

    Muita gente falando que Forza é o mais divertido jogo de corrida já lançado... Muito melhor o Destruction Derby. Carmagedom. Enduro. OutRun. TopGear. Stunts (DOS).

  • Obelisko
    2015-10-04T18:29:44  

    Nunca serão melhor que Top Gear!

    recentes

    populares

    • Obelisko
      2015-10-04T18:29:44  

      A a galera ta saudosista hoje, hehe...

    recentes

    populares

    • Obelisko
      2015-10-04T18:29:44  

      kkkkk Nunca baterá OutRun...

  • João T
    2015-10-05T08:58:45  

    Gráficos de DriveClub, Chuva de Drive Club junto de Forza 6, Pistas de Forza 6, Cenário de ProjectCars, Jogabiladade de Forza 6 e ProjectCars = GranTurismo 7

    recentes

    populares

    • João T
      2015-10-05T08:58:45  

      kkk pode crê

    recentes

    populares

    • João T
      2015-10-05T08:58:45  

      E soma mais 1000 carros, 5 minutos de load, instalação no HD de 100 GB...

  • Alex Sales
    2015-10-05T06:45:16  

    Eu gosto mais de jogar "Enduro" a noite! Adrenalina total!

    recentes

    populares

    • Alex Sales
      2015-10-05T06:45:16  

      A molecadinha sabe nada! Aqui é velha guarda, sai bem do passado para entender melhor o futuro...(Project é melhor)

    recentes

    populares

    • Alex Sales
      2015-10-05T06:45:16  

      Ainda não testei, mas pelo visto o lance do project cars é ser melhor em SIMULAÇÃO. Isso eu acho uma boa pedida, afinal o Forza é lindo, mas em simulação real ele é fraco.

  • Cristian
    2016-01-12T01:33:44

    bem melhor o project cars....to muito surpreso...nivel de detalhes e impressionante, falta mais cor mas nda demais....forza ganha na coloracao e so isso.....a questao de ter mais carro ja vem de uma empresa de 10 anos e outra financiada............project cars wins.....forza e nda mais nda menos q aparencia

  • Roger Costa
    2015-10-05T08:36:41  

    RESPOSTA CERTA: DRIVECLUB DO PS4- O MELHOR EM GRÁFICOS COM CERTEZA!! QUEM TEM E JOGA DRIVECLUB SABE QUE ESTOU CERTO!!

    recentes

    populares

    • Roger Costa
      2015-10-05T08:36:41  

      Eu não acho, tenho os dois jogos nos dois consoles, Jogo o Drive Club e o Forza 5 e o 6, Drive Club só consegue ser melhor que o Forza 5 porque o Forza 5 é monotono, já o Forza 6 ganha com folga em todos aspectos sobre o Drive Club, já o Drive Club contra o Forza 6 a única vantagem que eu vejo mesmo é o tempo dos loadings, que apesar do Forza 6 estar mais rápido que o Forza 5 ainda esta lento se comparado ao Drive Club. Ótimos jogos para quem tem tempo e paciência.

    recentes

    populares

    • Roger Costa
      2015-10-05T08:36:41  

      DriveClub é uma bosta total pelo amor de Deus deixem de ser fã boys

  • Dick Vigarista
    2015-10-04T10:54:54  

    O produtor do gran turismo, deveria excluir pelo menos metade dos carros do próximo jogo pois são mais de 1200 e tem muitos carros que ninguém usa e o jogo fica pesado e sem qualidade .

    recentes

    populares

    • Dick Vigarista
      2015-10-04T10:54:54  

      Mas isso que torna o Gran Turismo único. Aliás, eles não revelaram nada sobre o próximo jogo da franquia. Com o poder do PS4 o jogo pode ser bem diferente, é esperar pra ver.

    recentes

    populares

    • Dick Vigarista
      2015-10-04T10:54:54  

      Excluindo esses carros que ninguem usa, os graficos do gt7 ps4 superaria project cars que só tem "meia dúzia de carros"

  • Leonardo Pimentel
    2015-10-08T09:10:12

    Só eu que achei o FPS melhor em Project CARS?

  • Gabriel Cavalcante
    2015-10-06T22:29:22

    Galera beleza? Pessoas deem uma olhada no vídeo que postei de Project Cars 1080p60fps valeu gente.

  • Renato Pc
    2015-10-04T16:55:59  

    Tem uma grande diferença na utilização da cor preta entre os dois jogos

    recentes

    populares

    • Renato Pc
      2015-10-04T16:55:59  

      Junta os dois não é ainda perde pra drive club.

    recentes

    populares

    • Renato Pc
      2015-10-04T16:55:59  

      Kkkkkkkkkk drive club com nota metacritic 7 amigo... aquilo nem pode se chamar jogo de corrida... aquilo e tao ruim q vc comeca joga e ja enjoa

  • Leão Brocador
    2015-10-04T19:08:31  

    Xbox = 3 forza.... Ps4 = 0 Gran turismo.... Sony Epic fail

    recentes

    populares

    • Leão Brocador
      2015-10-04T19:08:31  

      PS4 = Bloodborne/The Last of Us/Uncharted 4 ... Xone = Forza 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 , 11, 12 , 13, 14...50 e nada de jogos f0dasticos ... Microsoft Epic Fail.

    recentes

    populares

    • Leão Brocador
      2015-10-04T19:08:31  

      Ps4 the last of us e so.. bloodborne e unchato sao medianos pra ruim.. xbox one: ryse, forza, rise of tomb raider, halo 5, gears of war collection, quantum break, scalebound, dead rising 3 , windows 10, dx12, rede estavel, servidores dedicados br, eficiencia na refrigeracao, e o ps4? Churrasqueira, peso de porta, grill, aquecedor, indies e psn instavel.. ah tem remaster porco tb...

  • Juninhosonics
    2015-10-04T13:30:18  

    Comparar o Forza com PC é piada !!!! Nem em gráficos, nem som, nem nada, principalmente jogabilidade e realidade!!! PC está anos luz a frente disso ai!!!

    recentes

    populares

    • Juninhosonics
      2015-10-04T13:30:18  

      Dr. Parkinson, depois que você se tratar volta aí e lê o contexto + comentário. Tentamos conversar na próxima.

    recentes

    populares

    • Juninhosonics
      2015-10-04T13:30:18  

      A pessoa tem tanta preguiça de escrever que abrevia tudo que pode e acaba confundindo os outros mesmo. kkkkkkkkk.

  • Jeronimo Costa
    2015-10-05T10:28:30  

    No segundo vídeo, a chuva no project cars parece mais realista, porém parece que o jogador está em pista seca tamanha facilidade que pilota, já no Forza 6 é clara a dificuldade em guiar o carro na chuva deixando mais realista, inclusive com poças d'agua nas curvas...

    recentes

    populares

    • Jeronimo Costa
      2015-10-05T10:28:30  

      GERÔÔÔÔÔNIMOOOOOOOOO!

    recentes

    populares

    • Jeronimo Costa
      2015-10-05T10:28:30  

      Huahuahua

  • Dr. Parkinson
    2015-10-05T10:36:07

    O Forza 6 não conseguiu ganhar nem do DriverClub (lançado há 2 anos), contra o Project Cars é covardia. kkk

  • Ricardo Goiano
    2015-10-05T09:22:19

    ainda vou comprar um console pra mim...quero xone

  • Ricardo Goiano
    2015-10-05T09:21:42

    hummm

  • Carlos Santos
    2015-10-05T08:37:29

    Quando eu enjoar de top gear começo a jogar esses aí...

  • Mks Suspensao
    2015-10-05T06:52:14

    Eu ainda to jogando Mario Kart,

  • Gerry
    2015-10-05T08:23:33

    GT5 >>>> f6

  • Flavio Costa
    2015-10-04T10:38:42  

    A diferença principal é que Forza é Arcade e Project é um simulador de corrida.

    recentes

    populares

    • Flavio Costa
      2015-10-04T10:38:42  

      Project CARS é um bom começo mas ta longe de ser o simulador que eles prometeram...

    recentes

    populares

    • Flavio Costa
      2015-10-04T10:38:42  

      Mas Forza é tanto arcade quando simulador. Isso só depende de jogador pra jogador. Tudo muda nas configurações.

  • Paulo Castor
    2015-10-04T23:14:45

    Forza 6 é bem mais bonito. Project Cars é mais realista.

  • Marcelo Vaz
    2015-10-04T20:31:01

    Não chegam aos pés do Enduro, do Atari. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Daniel Narciso
    2015-10-04T22:03:58

    O Forza pra mim sempre foi o mais divertido jogo de corrida desde q foi lançado, quanto ao termo simulador, (vou ser execrado agora) Project Cars e Forza estão muito a frente do Gran Turismo!!!! fato!!!