Imagens

01/10/2015 12h56 - Atualizado em 01/10/2015 12h56

Fotos no celular: conheça três recursos legais do app Google Photos

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O aplicativo Google Fotos recebeu uma atualização do Google, na última terça-feira (29), e ganhou recursos interessantes para os usuários. As novas funções já estão disponíveis para Android e devem ser liberadas para iPhone 6 (e outros dispositivos com iOS) em breve.

Nexus 6P e Nexus 5X: celulares têm Android ‘puro’; conheça especificações

Se você ainda não sabe usar o app, pode aprender neste tutorial. Mas a partir de agora será possível desfrutar de novas opções, como integração com o Chromecast e o compartilhamento de álbuns via link. Confira três recursos interessantes do Google Fotos.

1. Reconhecimento facial

Uma das novidades do Google Fotos é a capacidade de reconhecimento facial. O funcionamento é simples: o app permite rotular coleções de rostos que ele próprio monta usando aprendizagem de máquina.

Função de reconhecimento facial do Google Fotos é só para Estados Unidos (Foto: Divulgação)Função de reconhecimento facial do Google Fotos é só para Estados Unidos (Foto: Divulgação)

Uma vez que algumas pessoas são identificadas, o aplicativo consegue realizar buscas inteligentes. Por exemplo: o usuário digita “mãe natal” e o app encontra fotos da sua mãe em festas de natal.

O recurso já está disponível na mais recente atualização para Android, liberada na última quarta-feira (30), enquanto para iOS ele chegará “em breve”. Contudo, a funcionalidade é restrita aos Estados Unidos, pelo menos por enquanto. O Google garante que os nomes são privados e não serão usados para fins comerciais, o que sempre é um motivo de preocupação.

2. Álbum compartilhado

Outra função anunciada, mas que só será liberada no final do ano, é o álbum compartilhado. Ele permitirá que os usuários enviem links de álbuns do Google Fotos por qualquer plataforma, seja WhatsApp, Facebook Messenger ou e-mail.

Google Fotos permitirá compartilhar link de álbuns com amigos (Foto: Divulgação)Google Fotos permitirá compartilhar link de álbuns com amigos (Foto: Divulgação)


A evolução do Android: do Cupcake ao Marshmallow, conheça todas as versões

Ao receber o link, os destinatários poderão apertar o botão “join” para se inscrever no álbum. Isso fará com que recebam notificações sempre que novas fotos forem adicionadas, além de permitir que incluam suas próprias imagens.

As fotos serão identificadas com o nome de quem as adicionou. O recurso é multi-plataforma, funcionando tanto no Android quanto no iOS.

3. Suporte ao Chromecast

O suporte ao Chromecast também está presente na atualização do app para Android. Quando o usuário estiver em uma rede Wi-Fi usada por um Chromecast, um ícone aparecerá na parte superior do Google Fotos. Basta tocar nele e, em seguida, numa foto para enviá-la para a tela da TV.

Aplicativo de Fotos do Google ganhou suporte ao Chromecast (Foto: Divulgação)Aplicativo de Fotos do Google ganhou suporte ao Chromecast (Foto: Divulgação)


Qual é o smartphone barato Android mais em conta? Veja no Fórum do TechTudo

Vídeos e animações criadas no Fotos também podem ser transmitidos ao Chromecast. O aplicativo possibilita ainda pausar a transmissão temporariamente enquanto o usuário procura no celular a próxima imagem que deseja compartilhar.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares