Celular

21/10/2015 11h36 - Atualizado em 22/10/2015 17h53

Galaxy e iPhone têm menos memória interna do que o anunciado, denuncia Proteste

Thássius Veloso
por
Da redação

Os smartphones da família Galaxy, fabricados pela Samsung, e os iPhones têm menos memória interna do que o anunciado pelas empresas, de acordo com a associação de consumidores Proteste. A entidade ingressou com uma ação questionando a conduta das fabricantes, com alegação de “propaganda enganosa”.

iPhone 6S ou Galaxy S6: qual smartphone top de linha é o melhor? Descubra no comparativo

No caso mais grave, de um telefone da Samsung, a diferença entre o anunciado e o total de GB disponíveis para armazenamento de arquivos chega a 33%. Apesar de outras fabricantes adotarem a mesma conduta, a Proteste cita a Apple e a Samsung nas ações.

Galaxy S4 mini tem design mais fino e é mais compacto do que aparelho da Motorola (Foto: Barbara Mannara/TechTudo) (Foto: Galaxy S4 mini tem design mais fino e é mais compacto do que aparelho da Motorola (Foto: Barbara Mannara/TechTudo))Galaxy S4 Mini de 32 GB oferece 25 GB livres para uso do consumidor (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Segundo a Proteste, o Galaxy S4 mini (modelo GT-I9195) tem 32 GB declarados. Quando o usuário inicia o dispositivo, encontra 25,05 GB de espaço para salvar fotos, vídeos e outros conteúdos no Android. O modelo oferece slot para cartão de memória adicional.

Outros smartphones que aparecem na lista da associação não permitem adicionar mais armazenamento por meio do MicroSD. Em relação à Samsung, o top de linha Galaxy S6 Edge tem 32 GB declarados, mas o usuário encontra 24,7 GB para uso próprio. A diferença é de 23%.

iPhone 6 é o dispositivo mais usado no Flickr (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: iPhone 6 é o dispositivo mais usado no Flickr (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))iPhone 6: iOS consome 1,3 GB do espaço interno (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)



O celular da Apple também foi alvo de denúncia. O iPhone 6 e o iPhone 5S de 16 GB oferecem, na verdade, 14,7 GB de espaço interno – redução de 8%. A diferença é de 4% no caso do iPhone 5S de 32 GB – o espaço disponível é de 30,7 GB. Por utilizar o mesmo sistema iOS em todos os dispositivos, o total faltante nos iPhones é o mesmo: 1,3 GB.

A Proteste solicitou na Justiça a “alteração urgente das ofertas, apresentações e anúncios publicitários”, a fim de que as fabricantes “cessem a oferta enganosa”. A associação também pede “alteração urgente das ofertas, apresentações e anúncios publicitários”, a fim de que as fabricantes “cessem a oferta enganosa”.

Ainda segundo a associação, os valores das ações são de R$ 197 milhões no processo contra a Samsung e R$ 21 milhões no processo contra a Apple.

iPhone 6 ou iPhone 6S? Opine no Fórum do TechTudo

Em resposta ao TechTudo, a Apple brasileira informou que a questão “é recorrente” e que avisa que “o espaço pode ser afetado”. Um dos exemplos dados pela fabricante foi da página oficial sobre iPhone 5S prateado, com 16 GB de armazenamento. Após as especificações técnicas, nas notas de rodapé, o consumidor encontra a informação de que “a capacidade real após a formatação é menor”.

Página oficial do iPhone 5S apresenta aviso sobre espaço interno (Foto: Divulgação/Apple)Página oficial do iPhone 5S apresenta aviso sobre espaço interno (Foto: Divulgação/Apple)

A Samsung informou por meio de nota que vai “analisar e tomar as medidas adequadas, assim que recebermos oficialmente a notificação judicial deste caso.” A fabricante destacou que sempre manteve uma comunicação transparente com os clientes, citando como prova disso o aviso em seu website: “Tamanho da memória – Parte da memória é ocupada pelos aplicativos e sistema operacional”.

Confira abaixo a lista de todos os produtos citados pela associação, entre celulares e tablets:

– Samsung Galaxy A3 (16 GB)
– Samsung Galaxy A5 (16 GB)
– Samsung Galaxy S4 I9505 4G (32GB)
– Samsung Galaxy S4 mini GT-I9195 (8 GB)
– Samsung Galaxy S5 (16 GB)
– Samsung Galaxy S6 (32 GB)
– Samsung Galaxy S6 Edge (32 GB)
– Apple iPhone 6 (16 GB)
– Apple iPhone 6 (64 GB)
– Apple iPhone 6 (128 GB)
– Apple iPhone 5S (16 GB)
– Apple iPhone 5S (32 GB)
– Apple iPhone 5S (64 GB)
– Apple iPad Air (16 GB)
– Apple iPad Air 2 (64 GB)
– Apple iPad Air 2 32 GB)
– Apple iPad Air 2 (16 GB)
– Apple iPad Mini 2 (16 GB)
– Apple iPad Mini 2 (32 GB)
– Apple iPad Mini 2 (64 GB)
– Apple iPad Mini 3 (16 GB)
– Apple iPad Mini 3 (64 GB)
– Samsung Galaxy Note Pro (32 GB)
– Samsung Galaxy Tab 3 Lite (8 GB)
– Samsung Galaxy Tab 4 10.1 (16 GB)
– Samsung Galaxy Tab S 10.5 (16 GB)
– Samsung Galaxy Tab S 8.4 (16 GB)

Sobre a ausência de outras fabricantes no levantamento, a Proteste explicou que “escolheu os produtos da Apple e Samsung após a análise que detectou a diferença entre a capacidade de memória real e a anunciada e também por serem empresas de grande penetração no mercado”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo Alves
    2015-12-26T01:04:01

    todos sem exceções anunciam uma memoria maior do que realmente existe, e isso nao é somente exclusividade de smartphones, pc, note, cartaos de memorias, hds, todos anunciam um valor sempre maior do que realmente é

  • Tiago Sena
    2015-10-21T15:33:23  

    tenho um iphone 6 de 64g e só tem 55,4g livres... roubo

    recentes

    populares

    • Tiago Sena
      2015-10-21T15:33:23  

      tem 64GB, quer livre, apaga então...

    recentes

    populares

    • Tiago Sena
      2015-10-21T15:33:23  

      Tiago Sena, veio escrito em algum lugar "64gb livres" ? eu acho que não!

  • Vinicius Buriola
    2015-10-22T09:40:47  

    Idiotice na minha opinião. Quando eles vendem os produtos, vejo escrito "Armazenamento interno: 32gb (por exemplo) não tá escrito disponivel 32gb. O armazenamento é 32gb, mas tem a parte ocupada pelo Sistema Operacional.

    recentes

    populares

    • Vinicius Buriola
      2015-10-22T09:40:47  

      e qual é o espaço que esse sistema operacional ocupa, isso que devíamos saber Vinicius.

    recentes

    populares

    • Vinicius Buriola
      2015-10-22T09:40:47  

      Entendo Celso Júnior. Mas ia a pessoa que não entende instala outra versão mais atualizada que ocupa mais e vai continua reclamando. Eu entendi seu ponto de visão e dos outros, mas não é difícil saber essa informação caso alguém precise coloque review do celular no youtube, la da para ver quanto da memória fica disponivel.

  • Vinicius Macedo
    2015-10-22T08:47:04  

    Eu penso da seguinte forma, aos que tem conhecimento na área da tecnologia isso é uma baboseira, mais e quem não tem esses conhecimentos? Acredito eu que o certo seria informar que o espaço informado pode ser alterado devido a instalação do sistema operacional do aparelho. Porém se estão informando que a capacidade de memória é X eles deveria disponibilizar 32GB + a quantidade que o S.O Utiliza. Ai sim poderia informar que a capacidade é 32GB ao invés de 30,05GB.

    recentes

    populares

    • Vinicius Macedo
      2015-10-22T08:47:04  

      Vinicius Macedo, concordo plenamente com você!

  • Matheus Klahn
    2015-10-21T12:28:30  

    Ué vc acha que o S.O fica armazenado aonde? na nuvem? hauhauha é óbvio que vai vir com menos disponível pra uso, que matéria idiota, só demonstra a falta de conhecimento do autor da matéria.

    recentes

    populares

    • Matheus Klahn
      2015-10-21T12:28:30  

      Vai ver quando você comprar um HD de 500 GB, depois de instalar o Windows ou qlq outro S.O vc vai lá reclamar pro vendedor que seu HD está com menos espaço que informado... O erro está no Smartphones para Dumb People

    recentes

    populares

    • Matheus Klahn
      2015-10-21T12:28:30  

      o que a Proteste está tentando mudar é pro futuro, imagina daqui a dois anos, o tamanho do SO, vai pegar uns 8GB, aí quando você comprar dizendo que tem 16GB de Armazenamento, quando for usar vai ter 8GB livre, se a empresa colocasse 16Gb de Armazenamento e 8Gb livre, aí você vai ter a noção do espaço real.

  • Ingrid
    2015-10-22T07:58:34  

    Se esse povo não falar do Iphone todos os dias, eles nao estão satisfeito...

    recentes

    populares

    • Ingrid
      2015-10-22T07:58:34  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Ingrid
      2015-10-22T07:58:34  

      senta sim , você vai ver estrela e eu deixo você gozar no meu colo

  • Luciana Carvalho
    2015-10-22T09:10:06  

    Acho válida a denuncia. A maioria das pessoas sabe que parte desta memória interna estará de saída ocupada pelo SO, mas não necessariamente saberemos qual será essa ocupação. Enquanto a Apple usa exatamente o mesmo SO, no Android isso varia de acordo com o aparelho. Aí você pega um Moto E com 4GB sendo que só pode usar 2GB.

    recentes

    populares

    • Luciana Carvalho
      2015-10-22T09:10:06  

      Questão de pesquisar antes de comprar não acha? A vantagem do Android nessa questão e a possibilidades de modelos para que caiba no seu bolso, no do iPhone a tranquilidade de não precisar procurar entre muitos. Antes de comprar é sempre importante pesquisar, existem diversos sites comparativos.

  • Paolo Santos
    2015-10-22T05:15:02  

    De certo ponto de vista, estão corretos. Se anunciam 32 gb, que arrumem um jeito de entregar os 32 Gb. Claro que tem o espaço do sistema operacional, mas que arrumem uma estocagem maior para o disco então. é a mesma coisa que você comprar 1 quilo de carne e só levar 800 gramas pra casa.

    recentes

    populares

    • Paolo Santos
      2015-10-22T05:15:02  

      Entendo, eu sei que existe a parte do SO, tem que ter, obvio, as pessoas que entraram com processo, também devem saber, o que questionam é que porque o mesmo sistema operacional gasta mais memoria a depender do celular? 200 gramas de osso ou gordura é muita coisa, não acham?

    recentes

    populares

    • Paolo Santos
      2015-10-22T05:15:02  

      Ou anuncie o valor real da memória ao sair da fabrica

  • José
    2015-10-22T10:00:41

    olha a questão que realmente importa é que a samsung é infinitamente melhor que a apple, e sem chororo nos comentarios, quem gosta da apple é mané que paga caro só pela maça, e tem uma camera de 8 mp é de dar risada kkk

  • Renato Pc
    2015-10-22T09:38:14

    Eles têm a obrigação de colocar um pouco mais de memória por causa do sistema operativo e entregar nas lojas com as respectivas memórias livre na sua totalidade

  • Julio Figueiredo
    2015-10-22T09:30:35

    Se for assim, teremos que fazer o mesmo com todos os computadores e tablets que, desde os primeiros modelos, sempre declararam a memória dessa maneira.

  • André Albuquerque
    2015-10-21T18:57:25  

    Gente..quanta burrice..o telefone tem o sistema operacional que ocupa espaço..imagina o advogado da Apple e Samsung recebendo a denuncia..os caras devem rir demais..kkkkkk

    recentes

    populares

    • André Albuquerque
      2015-10-21T18:57:25  

      Tem gente mané viu. A mesma coisa de comprar um carro HATCH e a fabricante falar quem tem 500 litros no porta malas e vc questionar, falando que o mesmo não comportaria tal quantidade. Daí a fabricante fala, tem que tirar o banco, o estepe e a chave de rodas.

    recentes

    populares

    • André Albuquerque
      2015-10-21T18:57:25  

      ele devem dizer, tinha que ser Brasileiro....

  • Carlos Daniel
    2015-10-21T14:22:39

    problema facil de resolver compra um cell de memoria grande ou compra um cartão de memoria e troca com a memoria interna

  • Diogo Martinez
    2015-10-21T21:50:49  

    Pra quem iria o dinheiro da condenacao, caso fosse deferida?

    recentes

    populares

    • Diogo Martinez
      2015-10-21T21:50:49  

      MPF

  • Leandro Dias
    2015-10-22T08:13:21

    Na verdade eles deveriam trabalhar com a medida 1024 ao invés de 1000, na unidade de medida da informática a teoria é uma, porém, a prática é outra, esse roubo acontece desde o inicio da informática, onde comprávamos HDs de um tamanho calculado por 1000 e o SO calculava por 1024.

  • Cristiano Araujo
    2015-10-22T08:00:15

    Até cartão de memória e a mesma coisa e pen drive tbm nunca da. Exato a memória

  • Robson Coelho
    2015-10-22T08:00:12

    É o escândalo da Volkswagem fazendo escola nos smarts...

  • Arildo Silva
    2015-10-21T22:12:11  

    O meu é o Iphone5s ,temos manta !!rsrs

    recentes

    populares

    • Arildo Silva
      2015-10-21T22:12:11  

      Leia *tomei manta *

  • Julio Souza
    2015-10-21T22:10:24

    Quero meu dinheiro d volta

  • Cláudio Júnior
    2015-10-21T19:39:34  

    Então terão que reclamar com TODAS as outras fabricantes de hardware. Ao meu ver eles deveriam apenas especificar quanto de memória disponível o usuário terá assim que ligar o aparelho pela primeira vez. Fora isso, eles anunciam que o hardware possui X de memória interna e tal informação está sempre correta.

    recentes

    populares

    • Cláudio Júnior
      2015-10-21T19:39:34  

      Muito boa colocacao. Essa multa eh palhacada.

  • ibrain abrao
    2015-10-21T20:30:39  

    Na boa, quem em sã consciência compra celular que não tem slot para cartão de memoria??? Por min podem anunciar 256Gb, mas minhas fotos, videos, tudo esta no cartão micro SD. É igual c:\ para windows e D:\ para programas... NARF

    recentes

    populares

    • ibrain abrao
      2015-10-21T20:30:39  

      Hahaha. Da desatualizado meu amigo.

  • Pedro Zucarato
    2015-10-21T21:31:53

    nao existe nada em armazenamento qu sejam numeros redondos... pura matematica! e ainda tem o O.S.

  • Francis Barros
    2015-10-21T19:01:36

    A memoria é de 16 gb por exemplo. Mais o aparelho tem o sistema operacional! Vocês acham que eles são instalados aonde no vento. Isso foi hilario....

  • Saulo Araujo
    2015-10-21T20:11:58

    Os produtos deveriam valer pela qtde espaço de memória disponível. Ta certo!

  • Jones Silva
    2015-10-21T19:23:48

    Os fabricantes adotam o Sistema Internacional (SI) para informar a capacidade do HD. As indústrias consideram 1 GB = 1000x1000x1000 bytes, pois o Sistema Internacional trabalha com potências de dez. Já os sistemas operacionais dos smartphones consideram 1 GB = 1024x1024 x1024 bytes, já que os computadores trabalham com potências de dois e 1024 é a potência de dois mais próxima de mil. Daí a diferença entre o tamanho informado pelos fabricantes e o tamanho considerado pelo sistema operacional do Smartphone. Mas, infelizmente os vendedores sempre venderão assim 32GB ou 16GB.