Celular

13/10/2015 10h00 - Atualizado em 13/10/2015 10h43

Galaxy Gran Prime é bom? Cinco coisas para saber antes de comprar

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Galaxy Gran Prime Duos é um smartphone da Samsung que chama atenção por trazer suporte a dois chips, câmera frontal de alta qualidade e versão com TV Digital. Isso tudo por um preço relativamente baixo: menos de R$ 600.

Zenfone 5 ou Galaxy Gran Prime: qual smart tem melhor custo-benefício?

Antes de decidir pela compra, porém, é importante descobrir se o celular é capaz de atender as suas necessidades. Será que o processador e a memória RAM rodam jogos pesados? Ele é bom para tirar fotos? Confira as respostas para essas e outras perguntas, e saiba se o modelo é ideal para você.

Dual chip, TV digital e conectividade

Galaxy Gran Prime Duos (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Grande atrativo do Gran Prime é versão com TV digital (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O aparelho é comercializado em quatro versões no Brasil: duas com TV Digital e duas sem a funcionalidade. Em cada categoria, a diferença está no hardware e no Android de fábrica: os modelos mais antigos trazem chip quad-core de 1,2 GHz e Android 4.4 (KitKat), enquanto os mais recentes têm processador mais rápido, quatro núcleos de 1,3 GHz, Android 5.1 (Lollipop).

Um ponto fraco do dispositivo é a falta de conexão 4G. Com isso, se você tiver um plano de dados com conexão rápida, lembre-se que não poderá aproveitá-lo além da velocidade 3G.

Desempenho

Galaxy Gran Prime Duos (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Processador quad-core dá conta de tarefas básicas (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O Galaxy Gran Prime tem desempenho modesto, devido aos componentes internos. O smart conta com 1 GB de memória RAM e 8 GB de armazenamento, mas é importante notar que quase a metade do espaço é ocupado pela customização do Android feita pela Samsung, que oferece vários apps pré-instalados. 

Os processadores, por sua vez, são suficientes para rodar programas e games simples. Por isso, não espere uma performance capaz de rodar títulos pesados com leveza, ou fluida na transição entre diversos aplicativos abertos. Isso, em partes, é culpa do sistema modificado pela fabricante, bem mais exigente que o Android "puro".

Câmera

Galaxy Gran Prime Duos (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Câmera frontal ganha da concorrência na mesma faixa de preço (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Uma vantagem do Galaxy Gran Prime é a qualidade das fotos. Embora não se compare ao resultado apresentado por tops de linha, como o Galaxy S6, o sensor de 8 megapixels na traseira e, especialmente, o frontal, de 5 megapixels, prometem desempenho satisfatório para um gadget que pode ser comprado até por menos de R$ 600. Vale dizer que a câmera desenvolvida para selfies é o principal diferencial frente aos concorrentes da mesma faixa.

Preço e data de lançamento

Lançado no primeiro semestre de 2014, o Galaxy Gran Prime é vendido por preços que variam de R$ 560 a R$ 750. As cores disponíveis para comprar são dourado, branco e a tradicional azul. A versão mais simples - e barata - é a que traz processador de 1,2 GHz e não oferece TV. 

Galaxy Gran Prime Duos (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Smart pode ser encontrado por menos de R$ 600 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Concorrentes

O Galaxy Gran Duos é um telefone com configurações razoáveis para o preço, mas, ainda assim, perde para os concorrentes, principalmente por causa da baixa qualidade da tela de 5 polegadas (540 x 960 pixels). Se você não faz questão de ter TV digital no celular, o Zenfone 5 é, por exemplo, uma opção melhor, com desempenho superior e boa câmera.

Moto G ou Galaxy Gran Prime Duos? Comente no Fórum do TechTudo.

Por outro lado, o Galaxy Gran Duos TV é uma boa opção para quem deseja ver televisão pelo celular. Além disso, sua câmera frontal supera a de concorrentes como Moto E e Moto G, além de alguns Lumias. O smart da Samsung só não é muito indicado para quem faz questão de uma tela excelente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cristiane Belloni
    2016-05-27T00:31:04  

    Uma verdadeira porcaria.... o meu desde o primeiro momento em que usei já começou a travar... isso que nem tinha instalado nada ainda.... aconselho a não comprar

    recentes

    populares

    • Cristiane Belloni
      2016-05-27T00:31:04  

      kkkkkkkkkkkkkkk faz isso não kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Cristiane Belloni
      2016-05-27T00:31:04  

      Olha tive mesmo problema mais descobri que a culpa e do fabricante que fazem propaganda enganosa para consumidores.

  • Andressa Gomes
    2015-11-24T17:36:16  

    tenho esse aparelho já faz 11 meses e ele vive travando, preciso tirar a bateria umas 5x por dia além dele demorar a responder a alguns aplicativos e já mandei ele para assistência técnica uma vez por causa da bateria que vazou, existe muitos celulares melhores e com o msm preço do gran prime, samsung nunca mais!!! a assistência técnica é horrível na região de niteroi e sao gonçalo smp fora do ar! mas a câmera é uma maravilha principalmente com o efeito de limpar o rosto fora disso... o celular é horrível!

    recentes

    populares

    • Andressa Gomes
      2015-11-24T17:36:16  

      Tenho o meu já fez um ano e agora que ele começou a travar. Minha única reclamação é a memória, nele não cabe praticamente nada. Então se você quer ter Facebook, WhatsApp, Instagram, entre outros, esquece, porque você só vai poder ter no máximo 2 desses aplicativos.

  • Karen Scarleth
    2016-10-28T16:03:21

    Faz pouco menos de um ano que tenho este modelo, e estou tendo problemas. A princípio com o erro frequente dos programas que muitas vezes são interrompidos enquanto estou utilizando, e agora do nada a bateria estufou, prejudicando o visor e a carga claro. Não indico!

  • Mauro Sérgio
    2015-10-15T14:53:31  

    pior aparelho que já tive !!!!! trava constantemente ... tenho que tirar a bateria 3x por dia pelo menos, quero me livrar dele o mais rapido possivel, toda hora entra msg que algum app não está respondendo, camera lenta e fraca, moto g 2 era absurdamente melhor (perdia resulução de camera frontal) mas era muito melhor as imagens !!!! não comprem esse aparelho pq o android 4,4 não tem atualização ... meu aparelho tem 5 meses (ainda na garantia) e já é obsoleto !!!!

    recentes

    populares

    • Mauro Sérgio
      2015-10-15T14:53:31  

      Isso Mesmo MAURO SERGIO, é o que acontece comigo DIRETO!!!....Toda hora ele diz que tão aplicativo NÃO RESPONDE. Gente que coisa mais triste!!!...

    recentes

    populares

    • Mauro Sérgio
      2015-10-15T14:53:31  

      mauro, eu consegui atualizar o meu pro android 5.1.1

  • Marcio Jean
    2016-09-02T23:11:50

    Uso o modelo sm-g531m, não tenho do que reclamar da performace do aparelho,sendo que uso o aplicativo chamado Greenify que melhora e muito a performance do aparelho, o que realmente me incomoda são os aplicativos nativos, não ter root ainda disponível para o modelo, e a memória interna de apenas 8gigas. .

  • Edney Son
    2015-10-14T08:54:30  

    Queria saber que magia negra vcs têm na mão pra travar tanto o celular... Tenho um Gran Prime e atende perfeitamente as minhas necessidades. Roda todos os aplicativos básicos sem travar, além de alguns jogos relativamente mais pesados. Agora, se vcs ficam acessando sites XXX e baixando apps duvidosos sem moderação, só resta chorar mesmo!

    recentes

    populares

    • Edney Son
      2015-10-14T08:54:30  

      O meu também nunca travou! E o meu tem bastante aplicativos. Quando comprei várias pessoas me disseram que ia me arrepender, mas sou teimosa. E não me arrependi.

    recentes

    populares

    • Edney Son
      2015-10-14T08:54:30  

      O meu é top

  • Paula Honório
    2016-04-14T13:53:26

    Eu nao tive nenhum problema com o meu.

  • Manoel Junior
    2016-01-05T17:15:01  

    Sinceramente, comprei esse Gran Prime Duos em meados de 2015, mas não gostei trava de mais, as vezes passava muita raiva com ele, internet lenta independentemente se estiver no Wi-fi ou não , minha esposa tem um Galaxy Win Duos que é bem mais rápido que que o Gran Prime, infelizmente me roubaram o celular em Dezembro de 2015 agora estou com Lg L90 provisoriamente, pois já comprei um LG G2 está meio ultrapassado, mas é top , sem contar que o Lg L90 que estou provisório é bem mais rápido que o Gran Prime, bom esse Gran Prime não recomendo.

    recentes

    populares

    • Manoel Junior
      2016-01-05T17:15:01  

      fiquei aliviada Roberto, acabei de concluir a compra de um, e pretendo usar somente para fotos e comunicação, não jogo nenhum jogo, espero que nao trave rs </3

    recentes

    populares

    • Manoel Junior
      2016-01-05T17:15:01  

      Natalia

  • Jéssica Cardoso
    2016-03-22T14:46:43

    horrivel, trava de mais, 1 ano para entrar no face e quando entra sai sozinho, ja q vai beijar a parede

  • Marco Filho
    2015-10-13T18:43:06  

    Cara, o meu celular e um grand prime , e muito bom para usar apenas para wpp , ligações e fotos , já para jogos eu n curti muito n porque trava mt em jogos mt grandes sem contar q ainda n saiu a att do android

    recentes

    populares

    • Marco Filho
      2015-10-13T18:43:06  

      Já chegou michele? eu acabei de comprar um e estou com medo também rs

    recentes

    populares

    • Marco Filho
      2015-10-13T18:43:06  

      Não precisam ter medo. Se o objetivo de vcs for usar o aparelho para o qual ele é bom então está tranquilo. No meu uso redes sociais, ouço músicas, assisto vídeos on-line e o uso normal da linha. Tudo perfeito. Agora querer usa-lo para baixar jogos ou filmes pesados realmente não vira. Eu recomendo este aparelho, amo ele!!!

  • Vania Peixoto
    2016-02-17T14:49:09

    Não recomendo, trava muito, internet lenta, independente se está com wi fi, em alguns momentos não se consegue nem atender a ligação. Muito ruim!!!

  • Jurandir Linhares
    2015-10-13T23:44:45

    ...bastante fluido. Tenho um, o 640 XL, um excelente celular.

  • Gilson Pereira
    2016-01-13T02:20:11

    E uma coisa importante, travava mais que freio de F1, samsung tem que ser de 1,2G de RAM acima, a (TouchWiz) deles é muito pesada, enxertam demais o android que por si só já é pesado

  • Ana Torres
    2016-01-11T15:59:40

    Gente....meu Gran Prime dourado é lindo, mas o desempenho dele é muito ruim. Não tenho jogos e nem nada pesado e mesmo assim ele congela e sou obrigada a desligá-lo. As vezes tenho pressa em abri-lo pra pegar uma informação rápido e ele não desbloqueia na hora...Muito triste isso!!,,, Já liguei pra SamSung que me ajudou a reformatar o aparelho para voltar as configurações de fábrica, mas NÃO ADIANTOU DE NADA!...ELE CONGELA, TRAVA!

  • Pedrin Jp
    2015-12-24T03:04:36  

    J5 é melhor bem melhor

    recentes

    populares

    • Pedrin Jp
      2015-12-24T03:04:36  

      Não indique a NINGUÉM esse GRAND PRIME!

  • Manoel Junior
    2016-01-05T17:19:06

    Esqueci de um detalhe positivo no Gran Prime que gostei muito, são as duas câmeras. unica coisa que vale a pena no celular.

  • Tania Barbosa
    2016-01-01T07:55:03

    dei um J2 para minha filha de presente,e um bom aparelho a camera e otima, e rapido nos apps,so achei o som dele baixo.

  • Botafogo Campeão
    2015-12-21T14:08:01

    ALGUÉM TEM O J2? O QUE ACHARAM?

  • Cuca Beludo
    2015-10-13T21:35:44  

    ÓTIMO É IPHONE

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2015-10-13T21:35:44  

      TAMBÉM ACHO, PORÉM O PREÇO É SALGADO DEMAIS

  • Jurandir Linhares
    2015-10-13T23:36:30  

    O melhor custo-benefício entre os SMART são os WINDOWS PHONE. Não travam, são ágeis e

    recentes

    populares

    • Jurandir Linhares
      2015-10-13T23:36:30  

      entretanto muitos apps não são compatíveis com ele.

    recentes

    populares

    • Jurandir Linhares
      2015-10-13T23:36:30  

      O QUE PECA É A QUALIDADE DOS APPS. O BANCO DO BRASIL POR EXEMPLO É HORRÍVEL, UMA PENA POIS OS APARELHOS SÃO OTIMOS

  • David Moura
    2015-10-14T09:14:22  

    A Samsung tem que parar de modificar tanto o android, ou então parar de lançar aparelhos com 1Gb de ram e 8 de memoria, graças a samsung essa configuração se torna uma porcaria, mas a mesma sendo um Motorola que tem android quase puro é capaz de fazer o celular "voar"

    recentes

    populares

    • David Moura
      2015-10-14T09:14:22  

      O meu Moto E2 , com Snapdragon 200 com processador 32 bits , nem se quer trava , 1GB de RAM e 8GB de memória.

    recentes

    populares

    • David Moura
      2015-10-14T09:14:22  

      POREM ESSA CAMERA É PÉSSIMA, VENDI O MEU POR ISSO

  • Sylvana Lopes
    2015-10-13T18:10:00  

    O meu é um igual, e não tenho oque reclamar

    recentes

    populares

    • Sylvana Lopes
      2015-10-13T18:10:00  

      Não chego a tirar a bateria todos os dias, mas todo dia ele trava absurdamente em aplicativos simples. Não tenho jogos nem nada mto pesado instalado nele. Vira e mexe acabo tirando a bateria, ou reiniciando o aparelho, pra funcionar. Pelo oq vi aqui, a reclamação desse modelo é geral. Quem não tem problemas com ele pode se considerar uma pessoa de sorte. Não vejo a hora de trocar de aparelho, pena que agora não posso. Uma das piores aquisições que já fiz.

    recentes

    populares

    • Sylvana Lopes
      2015-10-13T18:10:00  

      TENTA REMOVER O FACEBOOK, POIS ALGUNS MODELOS ESTÁ SENDO ELE. PASSEI A USAR O FACEBOOK PELO NAVEGADOR, PAROR COM O PROBEMA. VI CASOS QUE MOVER APPS PARA SDs DE BAIXA QUALIDADE RESULTA ISSO. EXPERIMENTE TROCAR SEU SD PARA ALGUM DE CLASSE 6 OU 10 SE FOR O SEU CASO

  • Carmelita Miranda
    2015-12-20T11:21:20  

    O pior celular que eu já tive. Não recomendo a ninguém. Tenho vontade de estourá-lo no chão pelo menos duas vezes ao dia! Trava direto. Reinicio ao menos duas vezes. Não uso jogos; uso apenas o telefone, whatsapp e acesso redes sociais. Quase não uso a câmera. Decepcionante! Foi o primeiro samsung e último!

    recentes

    populares

    • Carmelita Miranda
      2015-12-20T11:21:20  

      VI CASOS QUE MOVER APPS PARA SDs DE BAIXA QUALIDADE RESULTA ISSO. EXPERIMENTE TROCAR SEU SD PARA ALGUM DE CLASSE 6 OU 10 SE FOR O SEU CASO

  • Jair Buche
    2015-10-15T18:26:01  

    Comprei dois gran prime em março no shoptime, um para mim e outro para minha esposa, depois de três meses começaram a dar problema de travamento, tela escura e não responder aos comandos. São uma porcaria, pena pelo dinheiro.

    recentes

    populares

    • Jair Buche
      2015-10-15T18:26:01  

      concordo. dinheiro jogado fora.

  • Alexandre Santos
    2015-10-14T10:28:28  

    Muito ruim

    recentes

    populares

    • Alexandre Santos