Smartwatches

07/10/2015 12h00 - Atualizado em 07/10/2015 17h01

Gear S2 chega ao Brasil: veja todos os relógios lançados pela Samsung

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

O Gear S2, relógio inteligente da Samsunglançado no Brasil nesta quarta-feira (7), inicia a nova geração da linha Gear. A empresa sul-coreana foi uma das primeiras a apostar no seguimento dos modernos smartwatches e lançou o seu primeiro dispositivo, o Galaxy Gear, ainda em 2013. Conheça todos os modelos já fabricados pela empresa e saiba as diferenças entre eles nesta matéria especial.

Relógios tech: o que o Samsung Gear S2 tem que o Apple Watch não tem?

 

- Samsung Galaxy Gear

O primeiro dispositivo vestível (também chamado em inglês de wearable) desenvolvido pela Samsung com um formato de um relógio foi o Samsung Galaxy Gear, lançado em 2013. O smartwatch conta com uma tela de 1,6 polegada com tecnologia Super AMOLED e resolução de 320 x 320 pixels. Para funcionar, o dispositivo exigia a conexão via Bluetooth com um smartphone da Samsung.

Galaxy Gear foi o primeiro smartwatch lançado pela Samsung  (Foto: Divulgação)Galaxy Gear foi o primeiro smartwatch lançado pela Samsung (Foto: Divulgação)

O Galaxy Gear tem um processador ARM single-core de 800 MHz. O dispositivo impressiona por possuir 512 MB de RAM e espaço interno de 4 GB. Na época de lançamento, a câmera embutida no gadget causou certa polêmica. O Galaxy Gear era equipado com uma modificação do Android desenvolvida pela Samsung. Posteriormente a empresa substituiu a plataforma do Google pelo Tizen, criado por ela própria.

-Samsung Gear 2

Em fevereiro de 2014, a Samsung anunciou o Gear 2. O smartwatch foi uma clara evolução do modelo anterior, com direito a um chip dual-core Exynos 3250 com 1,0 GHz. Porém, as memórias eram as mesmas do modelo anterior. A tela mudou pouco.

Gear 2  (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy Gear 2 destacase por ser independente do smartphone (Foto: Allan Melo/TechTudo)


O Gear 2 não foi bem recebido pela mídia especializada devido à baixa inovação. Nem mesmo a opção de fazer ligações sem estar com o smartphone foi suficiente para garantir o sucesso do smartwatch. Por isso, a Samsung apresentou um novo modelo ainda em 2014.

- Samsung Gear Live

Em parceria com o Google, a Samsung anunciou, em julho de 2014, o Gear Live. O modelo, que ainda está à venda em lojas online da Google, impressiona por possuir o mesmo processador do Moto G, um Snapdragon 400 com 1,2 Ghz.

Gear Live foi desenvolvido pela Samsung em parceria com a Google e roda Android 4.3 (Foto: Reprodução / CNET)Gear Live foi desenvolvido pela Samsung em parceria com a Google e roda Android 4.3 (Foto: Reprodução / CNET)

O dispositivo roda Android 4.3. A ausência da câmera chamou atenção na época. O modelo foi bem recebido pela crítica especializada e não demorou muito para a Samsung notar que tirar fotos não era a função que as pessoas procuravam em um smartwatch.

- Gear S

O Gear S foi apresentado apenas quatro meses após o início das vendas do Gear 2. Muito mais charmoso e funcional, o modelo apresentava a inovação que faltou no Gear 2. A tela curva e maior tem duas polegadas e a resolução também aumentou, passando a ter 360×480 pixels.

Gear S tinha display quadrado e curvo (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo) (Foto: Gear S tinha display quadrado e curvo (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo))Gear S é o modelo de smartwatch com maior tela fabricado pela Samsung (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)


O quarto relógio inteligente lançado pela Samsung se destacou pela quantidade de sensores. Além do processador dual core de 1.0 GHZ, 512 MB de RAM e 3 GB de espaço interno, o aparelho conta também com monitor cardíaco, sensor de raios UV e barômetro. Há também uma grande quantidade de recursos extras como resistência a água e poeira.

- Gear S2

Em agosto de 2015, a Samsung apresentou o Gear S2. O relógio inteligente ganhou uma repaginação no visual, ficando muito mais parecido com os relógios comuns, e com um dos seus principais rivais, o Moto 360 da Motorola. O smartwatch possui pulseiras intercambiáveis. A tela encolheu e neste modelo conta apenas com 1,2 polegadas.

Gear S2 tem display redondo e novas funcionalidades (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo) (Foto: Gear S2 tem display redondo e novas funcionalidades (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo))Gear S2 tem corpo arredondado e design elegante (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)


No hardware, a configuração muda pouco em relação ao modelo anterior, o Gear S. Um processador dual core de 1,0 GHZ, 512 MB de RAM e 4 GB de espaço para armazenamento interno. O sistema operacional continua sendo o Tizen, adotado pela Samsung em todos os seus dispositivos vestíveis, menos no Gear Live. Um dos destaques citados pela Samsung é a duração da bateria. Segunda a empresa, o Gear S2 suporta facilmente dois dias longe do carregador.

O Gear S2 mais simples tem preço de R$ 1.899. Já o Gear S2 Classic – com pulseira de couro, acabamento diferenciado, coroa dentada e pulseira de 20 mm – custa R$ 2.099.

- Samsung Gear Fit

As pulseiras Gear Fit não são exatamente relógios inteligentes, mas por muitas vezes cumprem a função do gadget, principalmente por ganharem cada vez mais recursos ao longo do tempo.

Gear Fit chama atenção por possuir muitos recursos dos smartwatchs e preço baixo (Foto: Reprodução / Lelong.com)Gear Fit chama atenção por possuir muitos recursos dos smartwatchs e preço baixo (Foto: Reprodução / Lelong.com)

Discreta, a pulseira inteligente da Samsung permite visualizar notificações e conta com os mesmos sensores disponíveis no Gear S2. O diferencial é o preço. Muito mais acessível que a média de valores dos smartwatchs. Os recursos dedicados ao monitoramento de atividades físicas não exigem que o usuário esteja com o smartphone no momento dos exercícios.

O que esperar dos smartwatches? Confira no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares