Produtividade

02/10/2015 09h00 - Atualizado em 02/10/2015 09h00

Google Maps: hack mostra aonde você chegaria se cavasse um túnel pela Terra

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

Pelo menos uma vez na vida você já deve ter se perguntado aonde chegaria se cavasse um túnel que cruzasse a Terra. Agora é possível encontrar a resposta para essa pergunta por meio do Antipodes Map. A plataforma usa a API (Interface de Programação de Aplicativos, em português) do Google Maps e mostra as cidades antípodas – ou seja, que ficam literalmente em lados opostos do planeta. 

Hack no Google Street View gera mapa de cidade com fotos de 1850

O oposto do Rio de Janeiro no Globo terrestre está no oceano (Foto: Reprodução/Antipodes Map)O oposto do Rio de Janeiro no globo terrestre está no oceano (Foto: Reprodução/Antipodes Map)

Esqueça a ideia de que se você cavar um buraco em uma linha reta através do centro da Terra, sairá na China. Apesar disso estar no imaginário de muitas pessoas, apenas lugares que saiam da Argentina ou do Chile encontram suas cidades antípodas em solo chinês. Vale lembrar que o ponto antipodal de qualquer lugar na Terra é o local que é diametralmente oposto a ele.

Qual é o melhor serviço de mapas online? Comente no Fórum do TechTudo.

O mapa à esquerda mostra a sua cidade atual, enquanto o mapa à direita mostra o seu local antipodal. Para descobrir qual é o ponto oposto de onde você está, basta digitar a cidade desejada e clicar em “Find”. A maior parte dos lugares, entretanto, não tem antípodas terrestres, ou seja, seus opostos se encontram no meio do oceano. Esse é o caso do Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo. 

A China encontra suas antípodes na Argentina e Chile (Foto: Reprodução/Antipodes Map)A China encontra suas antípodas na Argentina e Chile (Foto: Reprodução/Antipodes Map)

A Oceania é o continente com o maior número de cidades opostas no meio do oceano. Já a região do Arquipélago Malaio tem a maior quantidade de locais antipodais em terra firme. Ela é oposta a pontos na Amazônia e nos Andes. Já os opostos com maior número de habitantes se localizam na China e Mongólia, opostos ao Chile e Argentina.

Cidades opostas

O site ainda conta com uma lista dos lugares antípodais de diversas grandes cidades, como Hong Kong, que está oposta a La Quiaca, na Argentina. Outras cidades antípodas incluem Xangai e Buenos Aires; Bogotá, na Colômbia, e Jacarta, na Indonésia; Montevidéu, no Uruguai, e Seul, na Coréia do Sul e até Cuiabá e Manila, nas Filipinas. 

Via Antipodes Map

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Olavo Morett
    2015-10-22T10:48:21

    Acho que vou cavar um buraco para conferir se o mapa antipodal esta exato.

  • Felipe Guedes
    2015-10-02T15:14:33

    Vai ter gente querendo descobrir onde cavar para sair dentro do cofre de um banco...

  • Antonio Souza
    2015-10-02T13:29:54

    Aquele velho ditado que se abrir um buraco e seguir sempre adiante em linha reta se chega ao Japão... Sabe-se lá onde vai chegar de fato.