Celular

05/10/2015 13h04 - Atualizado em 05/10/2015 13h08

iPhone 6S à prova d’água? Celular aguenta uma hora submerso em teste

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O iPhone 6S e o iPhone 6S Plus conseguem ficar dentro da água por mais de uma hora e, ainda assim, funcionar normalmente. É o que mostram testes conduzidos por usuários do YouTube. Isso não quer dizer, no entanto, que os novos aparelhos da Apple sejam à prova d’água. A resistência dos smartphones foi testada pelo site iFixt, ao desmontar os celulares.

Componentes do iPhone 6S custam US$ 249 para a Apple; entenda

A publicação descobriu alguns componentes de “proteção” que fazem o iPhone aguentar bem a exposição aos líquidos.

iPhone-6S-1 (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)iPhone 6S e iPhone 6S Plus resistem mais de uma hora dentro d'água em teste (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)

O iPhones 6S e iPhone 6S Plus não são considerados à prova d’água pela Apple. A explicação para terem resistido por tanto tempo no teste é uma vedação que contorna toda a borda do dispositivo. O material utilizado é descrito como uma “fita fina e grudenta”, que agiria como impermeabilizante na borda entre a parte da frente e a parte de trás do aparelho.

De acordo com o site, os contatos presentes na placa lógica do iPhone 6S, em que conectores diversos são ligados da tela à câmera, também são protegidos por uma barreira de silicone. Dado o nível de precisão do projeto, o site classifica a inclusão do material como uma forma de evitar a entrada de água nesses pontos, onde o líquido poderia causar um curto circuito.

Site descobriu um material que ajuda a proteger o iPhone 6S da entrada de líquidos (Foto: Reprodução/iFixit)Site descobriu um material que ajuda a proteger o iPhone 6S da entrada de líquidos (Foto: Reprodução/iFixit)

Apesar de o iPhone 6S e 6S Plus terem se saído bem nos testes de imersão em quantidades pequenas de água e por breves períodos de tempo, isso não demonstra que os dispositivos são, de fato, à prova d’água. Os conectores de fones de ouvido, entrada do cabo de alimentação, alto-falante e microfone não possuem qualquer tipo de vedação.

Vale lembrar que arriscar o seu celular em um cenário desses pode danificá-lo de forma irreparável. A certificação de garantia da Apple para o iPhone (de qualquer modelo) não cobre danos causados por exposição à água.  

Qual é o melhor smartphone por até R$ 350? Comente no Fórum do TechTudo.

Via iFixit, Apple, MacRumors e TechSmartt

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Bernardo
    2015-10-06T09:19:52  

    Acaboôôôôôô Acaboôôôôôô é tetraaaaaa é tetraaaaaa não tem mais duvidas é o melhor mesmo!!!

    recentes

    populares

    • Carlos Bernardo
      2015-10-06T09:19:52  

      sqn!

    recentes

    populares

    • Carlos Bernardo
      2015-10-06T09:19:52  

      Cada um compra que pode

  • Linguador
    2015-10-05T19:49:10  

    O que queria mesmo, era um iPhone à prova de invejoso frustrado de Android.

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-10-05T19:49:10  

      iPhone é um bolo de noiva... Só enfeite! A história é a mesma. Mais do mesmo! Você paga uma fortuna pra não ser dono do aparelho. Você não faz nada nele. É só pra ostentar nesse cultura atrasada. Te juro. Acho uma estupidez comprar iPhone. Claro, não é qualquer android. Tem que ser um Android top que hoje em dia tem muitos.

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-10-05T19:49:10  

      Só pq não tem iphone

  • Linguador
    2015-10-06T01:06:26  

    Quem pode pode, quem não pode, se Android. Quem mandou não estudar? É tipo... Qualidade (iPhone) vs Quantidade (Androids). Não gostou? Não tem dinheiro suficiente? Então descarregue a sua frustração clicando no vermelho. Obrigado

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-10-06T01:06:26  

      Eu tô na dúvida.. Compro um s7 edge bateria top.. Câmera top.. A prova dagua (o que eu preciso) 4200 reais.. Ou compro um ai'phone 6s que não posso falar nada a respeito, pelos mesmos 4200

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-10-06T01:06:26  

      A maioria frustado por não poder comprar kkkkk

  • Abimael Calheiros
    2016-06-08T21:05:22

    Na verdade. Se não é um iPhone ! Não é um iPhone ....

  • Isaque Souza
    2015-10-06T06:08:53  

    Enquanto vocês estão aqui discutindo o que é melhor, suas lindas mulheres estão d.a.n.d.o para outro cara..Vão caçar o que fazer bando de desocupado.. PS: Não tenho mulher, sou solteiro, então não adianta falar ''a sua também''..kkkkk

    recentes

    populares

    • Isaque Souza
      2015-10-06T06:08:53  

      Não tenho mulher no sentido de que não casado Willain..Não seja tão animal vai, você entendeu..

    recentes

    populares

    • Isaque Souza
      2015-10-06T06:08:53  

      humm, sei não viu!

  • G Stark
    2015-10-05T18:26:19  

    ''Bizarro''; ''entenda'' ou ''Top'' são as únicas palavras conhecidas por aqui ..........

    recentes

    populares

    • G Stark
      2015-10-05T18:26:19  

      as vezes "magico"

  • Alexandre Nunes
    2015-10-05T15:52:53  

    Para o androidiotas que acham isto uma exigência para um smartphone, aí está...

    recentes

    populares

    • Alexandre Nunes
      2015-10-05T15:52:53  

      Até onde eu sei, a quem diga que os IOS são os mais seguros, mas quando vamos ver os noticiário, "foto de fulano nua vaza " qual o aparelho... Apple IPhone..

    recentes

    populares

    • Alexandre Nunes
      2015-10-05T15:52:53  

      Essa balela sobre segurança na verdade é só mais uma limitação imposta pela Apple, com medo do aparelho bugar e ficar mal falado. FATO.

  • Zé Pitaco
    2015-10-06T10:45:59

    QUE BOSTA!

  • Jonatas
    2015-10-05T14:36:31  

    É só colocar uma camisinha q qualquer telefone vira aprova d'água ; )

    recentes

    populares

    • Jonatas
      2015-10-05T14:36:31  

      O melhor celular a prova d'agua é o Defy, tomava banho falando no whataspp todo dia, entrava com ele no mar, na piscina, pegava chuva o bixinho funcionava perfeito, nunca deu problema!!

    recentes

    populares

    • Jonatas
      2015-10-05T14:36:31  

      c a sony diz q o telefone é aprova d'água, então ele é aprova d'água, c der problema, aciona a garantia. e c não estiver na garantia e der problema por ter entrado água no aparelho é só colocar na justiça.

  • GABRIEL IACK
    2015-10-06T10:10:20

    Fala sério que matéria fraca. Faz um chamariz falso falando meias verdades e depois corrige o discurso durante o texto. Gostaria muito de saber com são escolhidas as matérias desta coluna. Vocês se esforçam para serem ruins ou sai naturalmente?

  • Rafael Silva
    2015-10-06T09:59:00

    QUANDO... meu iphone 6 for roubado ou explodir , eu compro outro...fora isso...até a morte com ele.

  • Murilo Nolasco
    2015-10-06T09:47:00  

    Pelo preço que custa, deveria ser até a prova de ataque nuclear...

    recentes

    populares

    • Murilo Nolasco
      2015-10-06T09:47:00  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Lucas Rodrigues
    2015-10-06T09:29:18

    Ao meu ponto de vista não acho tão necessário celulares a prova d'agua, somente em acidente etc, caso caia na piscina, tome chuva demais etc. Pra que raios vou deixar me lazer de lado, estar la na piscina de boas ou na chuva ficar mexendo no celular ? Pra mim seria somente por precaução mesmo, valeu!

  • Jefferson Mavignier
    2015-10-06T08:11:05  

    Bom pra Aquaman que pode usar um smarthphone de boa's..

    recentes

    populares

    • Jefferson Mavignier
      2015-10-06T08:11:05  

      Assim ele não precisa ficar falando com as baleias e golfinhos por telepatia, agora ele pode ligar pra eles

  • Rafael Messias
    2015-10-06T08:26:58

    Insisto...o choro é livre! Não se esqueçam de manter o anti-vírus atualizado galera kkkk

  • Silvio Coelho
    2015-10-06T08:06:11

    Ainda acho que a melhor opção é tomar banho com um sabonete!

  • Thiago Holanda
    2015-10-06T01:22:55  

    GABARITO: Tenho moto G 3 geração e não deve nada a o Iphone 6. Ele é resistente a água, o Custo beneficio é de 9.4, o Iphone é de 5.4 . É dual sim, e o iphone não, Moto G tem 2GB de Ram contra 1 GB do iphone. Só menino criado com Leite compra Iphone, 2.800 eu compro uma pequena barra pela internet.

    recentes

    populares

    • Thiago Holanda
      2015-10-06T01:22:55  

      Recalcado!!!!!! Criado com Vó!!!!!

  • Edi Rorato
    2015-10-06T06:12:31

    blz, agora posso ficar no whats e no face enquanto tomo banho.

  • Thiago Holanda
    2015-10-06T01:23:35

    GABARITO: Tenho moto G 3 geração e não deve nada a o Iphone 6. Ele é resistente a água, o Custo beneficio é de 9.4, o Iphone é de 5.4 . É dual sim, e o iphone não, Moto G tem 2GB de Ram contra 1 GB do iphone. Só menino criado com Leite compra Iphone, 2.800 eu compro uma pequena barra de OURO pela internet.

  • Fabiano Lopes
    2015-10-05T22:39:38  

    Apple é para analfabetos digitais...

    recentes

    populares

    • Fabiano Lopes
      2015-10-05T22:39:38  

      uuu falou ai alfabetizado digital

  • Fabiano Lopes
    2015-10-05T22:37:26

    Apple é para analfabetos digitais...........

  • Juninhosonics
    2015-10-05T22:23:24

    Ele só não é a prova de brasileiro burro !!!!

  • Kevin Siquera
    2015-10-05T18:26:55

    Ele não é aprova de água ele só está mais lacrado

  • Betinha Cunha