Celular

09/10/2015 08h00 - Atualizado em 17/11/2015 18h12

Lumia 950 XL ou iPhone 6S Plus: qual celular 'gigante' comprar?

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

Lumia 950 XL foi lançado pela Microsoft para conquistar espaço entre os celulares de tela grande. Equipado com especificações poderosas e preço de US$ 649 (cerca de R$ 2.540), o telefone com Windows 10 Mobile (ainda sem data para chegar ao Brasil) terá pela frente concorrentes de peso como o iPhone 6S Plus,com iOS 9, que custa US$ 749 (cerca de R$ 3.026). Se você está de olho nos dois aparelhos e não sabe qual levar, o TechTudo preparou um comparativo completo com base nas especificações de cada um. Confira.

Vai comprar o iPhone 6S lá fora? Compare preços e veja se vale a pena

Design: Empate

Microsoft e Apple seguiram caminhos bastantes distintos quando o assunto é aparência. O Lumia 950 XL é fabricado em plástico, enquanto o iPhone 6S Plus traz o alumínio Série 7000. Além disso, o telefone com Windows 10 tem apenas botões virtuais na parte frontal e um “calombo” da câmera consideravelmente avantajado, enquanto o rival possui um botão físico home e um sensor traseiro mais discreto.

iPhone-6S-1 (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)iPhone 6S Plus é mais fino e mais pesado que o Lumia 950 XL (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)

Nas medidas, os rivais intercalam pontos fortes e fracos. O iPhone 6S Plus é mais fino, com 7,3 milímetros de espessura contra 8,1 mm do rival. Já o Lumia 950 XL é mais leve, apresentando 165 gramas contra 192 do smartphone da Apple. A diferença de peso é considerável, já que o telefone da Microsoft é levemente maior do que o do rival.

Tela: Lumia 950 XL

A Microsoft decidiu "esticar" o seu top de linha com 5,7 polegadas com resolução quad HD (1440 x 2560 pixels), enquanto a Apple manteve as 5,5 polegadas do iPhone maior e uma resolução Full HD (1080 x 1920 pixels). Embora os tamanhos sejam parecidos, a diferença de resolução faz com que o Lumia apresente imagens muito mais nítidas do que o rival, uma vez que tem densidade de 518 ppi contra 401 do 6S Plus.

Lumia 950 XL possui tela de 5,7 polegadas com resolução QHD (Foto: Divulgação/Microsoft)Lumia 950 XL possui tela de 5,7 polegadas com resolução QHD (Foto: Divulgação/Microsoft)

Em outras palavras, se você procura um telefone para assistir filmes, o Lumia 950 XL promete ser uma opção mais vantajosa, já que a tela vem com maior definição. Já quem procura por boa usabilidade não vai se decepcionar com nenhum dos dois, pois ambos os telefones apresentam recurso para o uso com apenas uma das mãos.

Desempenho: Lumia 950 XL

O iPhone 6S Plus chega equipado com um processador dual-core Apple A9 de 1,84 GHz e 2 GB de RAM. Já o Lumia 950 XL traz um conjunto numericamente superior: chip Snapdragon 810 com oito núcleos de processamento e 3 GB de RAM. Na prática, porém, não há grande diferença para o usuário, já que tanto o aparelho da Apple como o da Microsoft conseguem rodar os aplicativos de suas lojas bem e sem travamentos.

Lumia 950 XL (Foto: Divulgação)Lumia 950 XL tem especificações mais potentes que iPhone 6S Plus (Foto: Divulgação)

No quesito armazenamento, porém, é possível ver uma superioridade da Microsoft. Embora o Lumia 950 XL tenha apenas 32 GB internos contra até 128 GB do iPhone 6S Plus, o aparelho com Windows é capaz de suportar até 2 TB de expansão via microSD. Sem dúvida, espaço mais do que suficiente para quem gosta de salvar tudo no telefone e gravar vídeos em 4K (2160p).

No quesito conectividade, eles basicamente se igualam: Internet 4G e Wi-Fi, Bluetooth e NFC, embora este último seja usado apenas para pagamentos no iPhone. O Lumia 950 XL traz ainda o padrão USB-C reversível, que se torna cada vez mais comum entre os top de linha do mercado, enquanto o iPhone 6S Plus insiste na conexão própria lightning.

Sistema e funcionalidades: iPhone 6S Plus

O Lumia 950 XL chega com o novo Windows 10 Mobile equipado com funcionalidades como o Windows Hello, que desbloqueia o telefone através do reconhecimento facial do usuário. Há também o modo Continuum que transforma o celular em um computador portátil com a ajuda dos Apps Universais.

iPhone 6s Plus possui sistema operacional mais maduro e estabilizado que Windows 10 (Foto: Divulgação/Apple)iPhone 6s Plus possui sistema operacional mais maduro e estabilizado que Windows 10 (Foto: Divulgação/Apple)

Já o iPhone 6S Plus traz um iOS 9 menos “inovador” em 2015, mas muito mais consolidado do que a plataforma da Microsoft. O aparelho tem como destaques o leitor de digitais TouchID e o novo 3D Touch, que permite que o usuário dê comandos ao aparelho através da força do toque.

O Windows 10 ainda depende dos desenvolvedores para que muitas ferramentas se tornem mais úteis, o que pode ou não ocorrer nos próximos meses. É possível dizer que o iPhone 6S Plus leva vantagem no quesito plataforma.

Câmera: Lumia 950 XL

Outro ponto em que o Lumia 950 XL ganha vantagem é a câmera. O aparelho traz sensor traseiro PureView de 20 megapixels com flash LED triplo, nova estabilização óptica de imagem (OIS) e gravação em 4K (2160p). Já o iPhone 6S Plus traz 12 MP com flash duplo e vídeos em 4K com OIS ou em câmera lenta em qualidade HD (720p).

Lumia 950 XL possui câmera de 20 megapixels com OIS e flash LED triplo (Foto: Divulgação/Microsoft)Lumia 950 XL possui câmera de 20 megapixels com OIS e flash LED triplo (Foto: Divulgação/Microsoft)

No quesito selfies, ambos trazem 5 megapixels frontais com vídeos em Full HD. Enquanto o iPhone 6S Plus aposta no retina Flash para melhorar as imagens, o Lumia 950 XL conta com aplicativos dedicados como o Lumia Selfie, que faz correções automáticas no rosto das pessoas.

Bateria: Lumia 950 XL

O iPhone 6S Plus traz uma bateria de 2.750 mAh de capacidade - inferior aos 3.340 mAh do Lumia 950 XL. Ambos trazem ainda modo de economia de bateria para esticar a duração da carga do telefone, mas o aparelho da Microsoft se destaca pelo carregamento rápido, que leva o telefone a 50% em apenas 30 minutos.

 Lumia 950 XL possui câmera de 20 megapixels com OIS e flash LED triplo (Foto: Divulgação/Microsoft) Lumia 950 XL possui câmera de 20 megapixels com OIS e flash LED triplo (Foto: Divulgação/Microsoft)

Preço e disponibilidade: Lumia 950 XL

Para os brasileiros, nenhum dos telefones está disponível até o momento, restando apenas aguardar pelos lançamentos da Apple e da Microsoft no país. No entanto, quando o assunto é preço, o do Lumia 950 XL parece ser mais animador. O telefone com Windows 10 chegará lá fora com um preço inicial de US$ 649 (cerca de R$ 2.540) enquanto o iPhone 6S Plus mais básico, de 16 GB, pode ser comprado por US$ 749 (R$ 2.870).

Conclusão: Lumia 950 XL

Ao analisarmos quesito por quesito, é possível perceber que o Lumia 950 XL fez um bom trabalho para superar o rival iPhone 6S Plus entre os celulares gigantes. O telefone consegue unir boas especificações com um preço não muito alto na comparação com o telefone da Apple, o que pode atrair quem não liga tanto assim para aplicativos.

Lumia 950 XL é uma ótima opção para quem não tem medo de ficar sem apps (Foto: Divulgação/Microsoft)Lumia 950 XL é uma ótima opção para quem não tem medo de ficar sem apps (Foto: Divulgação/Microsoft)

Já se você está à procura de apps e jogos, talvez seja melhor ignorar o telefone da Microsoft e ficar com o iPhone 6S Plus. Embora o Windows 10 traga recursos impressionantes como o Continuum, esses ainda são muito dependentes da adoção por parte dos desenvolvedores e comprá-lo pode ser um tiro no escuro, especialmente se você gosta de applicativos como o Snapchat e o Periscope - ainda não disponíveis pra smartphones Lumia.

Por fim, se você quer um telefone poderoso e versátil, fique com o Lumia. Já se você procura uma plataforma segura, melhor optar pelo iPhone.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Arquibaldo
    2015-10-10T00:51:45  

    Quando os desenvolvedores começarem a mandar uma enxurrada de aplicativos e jogos na loja do windows phone não haverá mais comparação entre os sistemas. Vai é falir o iphone e andróid., será simples assim . Todo mundo sabe que tudo vai caminhar para um só sistema . Talvez a microsoft compre o google e leve à falência a apple . fato

    recentes

    populares

    • Arquibaldo
      2015-10-10T00:51:45  

      Bruno acessa o site do visual studio e se informa melhor.. a versão community é de graça e pode ser usada por desenvolvedores individuais.. só não pode se vc for desenvolvedor em uma empresa ( de aplicativos empresariais)

    recentes

    populares

    • Arquibaldo
      2015-10-10T00:51:45  

      Meu primeiro smartphone era Android. Fiquei receoso quando troquei por um com WP. Hoje já não me vejo com um smartphone que não seja WP. Estou no meu segundo, meu terceiro será o Lumia 950XL. E embora goste muito do sistema e torço muito para o seu crescimento, não acho que ultrapasse (isso se ultrapassar) o iOS e o Android tão cedo. Principalmente o iOS que é um sistema muito estável.

  • Christian Luz
    2016-08-03T21:02:10

    Cara, desde que tive o meu primeiro WP, que não trava e tem a marca registrada da durabilidade da antiga Nokia, nunca mais quis saber de outro smart. Microsoft é garantido!! Me desculpem os apaixonados por Apple, mas Microsoft é Chuck Norris!

  • Angelo Silva
    2016-03-13T12:58:00

    WP roda liso em aparelhos de R$ 300. Android nunca rodou bem em aparelhos de entrada. E nem vai rodar... Eis aí o grande trunfo da plataforma da Microsoft.

  • Luciano Ely
    2015-10-20T23:00:44  

    Segundo consultores especializados, já em 2016 o windows mobile passara o IOS. O windows 10 está ótimo e logo virá uma versão mobile e será a segunda plataforma mobile mais vendida, associada ao melhor hardware, da antiga Nokia, esperem pra ver! Calma applemaníacos, ele não vai desaparecer e tem seu público fiel.

    recentes

    populares

    • Luciano Ely
      2015-10-20T23:00:44  

      Aqui no Brasil já passou.

  • Willy Milane
    2015-11-02T19:22:50

    Triste heim Techtudo! Qualquer pessoa pode postar uma matéria falando das espcificações de celulares, mas reportagens com testes efetivos dependem de ter os apareolhos e não só iss, mas conhecimento técnico, o que inclui conhecimento sobre câmeras, então eu pergunto, po acaso vocês já têm os Iphone 6S Plus e Lumia 950XL? Não né? Então pra que essa matéria de comparativo? Lamentável.

  • Edgard Santos
    2015-11-02T00:32:37

    O mundo inteiro usa Windows, porque não nos celulares? Eu nunca usei IOS, mas digo que o WP não perde para ele no quesito funcionaldade . , pois é um sistema que roda leve em todos os celulares que o utilizam. Parece que que tem preconceito nessas avaliações de SO móveis quanto ao WP.

  • Patricia Santos
    2015-10-09T15:00:39  

    Daqui uns dia os celulares terão 20 polegadas, ridículo...

    recentes

    populares

    • Patricia Santos
      2015-10-09T15:00:39  

      Já existe um tablet da Samsung kkkk

  • Danilo Souza
    2015-10-11T23:34:45

    Eu só vim ler os comentários, acho desnecessário essa briga de usuários de qualquer tipo de sistema operacional. Hoje em dia uma pessoa sabe mais sobre tecnologia, mas especificamente a dos smartphone, do que sobre qualquer outro assunto produtivo.

  • Cláudia Barbosa
    2015-10-10T00:07:45  

    iPhone é o típico telefone da classe média falida-endividada-iletrada alienada que vive de aparências. Fanboy Apple é tão pacóvio que vem dizer que só fala mal quem não pode comprar quando qualquer um com o mínimo de bom senso da vida sabe que a maioria compra dividido em pelo menos 10x. Em resumo, no Brasil, só 2 tipos de pessoas compram iPhone: ricos (10%) e trouxas que querem fingir que são o que não são (90%).

    recentes

    populares

    • Cláudia Barbosa
      2015-10-10T00:07:45  

      Não é isso cara, a questão é que o brasileiro compra as coisas pra se achar, só isso, aí você me vem com o papo de "deixa se achar, o celular é dela" é, mas aí a pessoa compra o celular em 24x sem juros e é roubada, e fica aí com o prejuízo.

    recentes

    populares

    • Cláudia Barbosa
      2015-10-10T00:07:45  

      falou tudo Claudia,

  • Sanbel Guria
    2015-10-09T12:59:09  

    maçã = estilo e ostentação - windows = produtividade e performance. . decidam o que é mais importante hoje no século das redes sociais...

    recentes

    populares

    • Sanbel Guria
      2015-10-09T12:59:09  

      Juninho, guarde seu suado dinheirinho para bancar-lhe algum bom curso e informar-se melhor sobre a Vida real.

    recentes

    populares

    • Sanbel Guria
      2015-10-09T12:59:09  

      Sanbel Guria falou tudo! merece as palmas

  • Fernanda Voi
    2015-10-10T11:34:23  

    A Apple pediu para avisar que sem ela vocês estariam na idade da pedra.

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-10-10T11:34:23  

      Fer, deve ser assim q seus colegas sem noção te chamam né? Não acredita que poderia ser humanamente agradável ser tratada por Fernanda, afinal este foi o nome que seus pais lhe escolheram esperando algo Grande?

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-10-10T11:34:23  

      BILL GATES maior que STEVE JOBS, vocês ainda vão ver os Lumias vendendo o dobro de unidades que os I-phones

  • Felipe Siquieroli
    2015-10-11T15:54:14

    Eu estava com o Android até semana passada, no meu Samsung Galaxy S6 de 32GB. O smartphone começou a dá muitos problemas e tive que trocar (parece que foi feito com prazo de validade). Trava muito e reinicia sozinho. Resolvi comprar o iPhone 6... Simplesmente eu nunca mais quero voltar para o Android. Eu achava que era modismo, futilidade, mas não era... é qualidade! Qualidade muito superior do que qualquer outro smart do mercado. O iOS 9 é fascinante. (Não estou inventando nada aqui), é o que aconteceu comigo mesmo. Estou uma semana com o iPhone 6 de 64GB.

  • Gilberto Filho
    2015-10-09T14:02:33  

    Iphone poderoso ? Dual core, câmera 8mp , tela 720p onde ?

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2015-10-09T14:02:33  

      Agora vcs vem com esse papo de numero de vendas né!? Quando apareceu a noticia de que a Samsung tinha vendido mais aparelhos do que a Apple a primeira coisa q vcs (fanboy da Apple) disseram foi: "só pq vender mais não significa que é melhor". Agora engulam suas próprias palavras

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2015-10-09T14:02:33  

      Por fim, se você quer um telefone poderoso e versátil, fique com o Lumia... é o que está na matéria amigo, não o iphone

  • Linguador
    2015-10-10T18:32:15  

    Gente!!! O papo aqui é sobre sistemas de qualidade, Windows Phone e iOS. Se você tem uma porcaria de celular com Android, recolha-se a sua insignificância, pois a minha paciência chegou ao limite! Vão conversar sobre Android na favela mais perto de vocês! Obrigado

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-10-10T18:32:15  

      Gente!!! O papo aqui é sobre sistemas de macho, hetero, Windows Phone e android. Se você tem uma porcaria de iphone rosa com sistema yosgay, recolha-se a sua insignificância, pois a minha paciência chegou ao limite! Vão conversar sobre gls, bi, tri na paulista, na passeata mais perto de vocês! Obrigado

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-10-10T18:32:15  

      Lá vem o clonador de nicks falando....né Linguador?Gosta de linguar,o xing ling dos comentários!

  • Ênio Martins
    2015-10-10T18:57:10  

    Eu nao acho vantagem comprar um iphone(pelo menos aqui no Brasil). Tenho alguns amigos(as) que tem sópor causa da maçã, e nem conhece as configurações do aparelho.

    recentes

    populares

    • Ênio Martins
      2015-10-10T18:57:10  

      Status meu caro amigo :/

    recentes

    populares

    • Ênio Martins
      2015-10-10T18:57:10  

      EU TENHO NÃO POR STATUS E SIM PELO SISTEMA QUE É ÓTIMO E RODA LIMPO...IPHONE PLUS MELHOR DE TODOS, APESAR DESSE LUMIA TÁ MUITO BOM PRA FOTO QUE EU JA VI UM VIDEO DELE

  • David Traven
    2015-10-10T14:26:56

    Cada um tem seu gosto e compra o aprelho que quiser ou puder.....

  • David Traven
    2015-10-09T19:55:15  

    Sempre tive lphone e não troco por outro...

    recentes

    populares

    • David Traven
      2015-10-09T19:55:15  

      Já testei prefiro IPhone

    recentes

    populares

    • David Traven
      2015-10-09T19:55:15  

      Ridículo alguns comentários kkkkkk

  • Carlos Mazorca
    2015-10-10T12:06:00  

    Apple é só status prefiro meu moto g 2 bom e barato

    recentes

    populares

    • Carlos Mazorca
      2015-10-10T12:06:00  

      status q vc queria ter para falar uma besteira dessas

  • José Rodrigues
    2015-10-10T08:51:59  

    Apple bate recorde de vendas com iPhone 6s e 6s Plus! Apesar dos altos preços, vendas de iPhones duplicaram. Os preços que já não estavam nada bons. Mas acreditem... nem isso foi motivo para frear as vendas de iPhone 6S e 6S no mundo. E ainda, as vendas de iPhones (6S e 6S Plus) na Europa cresceram 70% em relação ao mesmo período do ano passado. A Apple está com tudo, mesmo!

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2015-10-10T08:51:59  

      Prefiro meu moto g 2 bom e barato

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2015-10-10T08:51:59  

      e vc thiago esta com tudo tambem hein?? vai na paulista, na passeata gls, com seu lindinho iphone rosa. com capinha de orelhinha. mas arrumou namorado na paulista?? kkkkkkkkkkkkkkk

  • Bledon
    2015-10-10T11:48:36  

    O techtudo especificou os aplicativos que faltam pra completar o win10M. Snapchat e periscope, o desenvolvedor do snapchat já mostrou seu ódio pela Microsoft e esse periscope que nem sei pra que serve, fora isso só pouquíssimos aplicativos e jogos que possam fazer falta pra alguns e o sistema é tão seguro quanto o IOS., compare pelo número de vírus e hackers atacam cada plataforma.

    recentes

    populares

    • Bledon
      2015-10-10T11:48:36  

      Esqueceram do quesito SEGURANÇA... Um dos mais importantes em qualquer avaliação... Por quê será??????

  • Bledon
    2015-10-10T12:19:44

    Se o lumia 950xl já mostrou sua superioridade imagina quando sair o surface phone

  • Ana Oliveira
    2015-10-10T11:28:04

    Sinceramente, o iPhone 6S é um excelente aparelho... Se tivesse dinheiro, com certeza teria um. Principalmente por causa do suporte... e queira ou não, o iOS é muito mais caprichado que o Android.

  • Donodaverdade
    2015-10-10T07:50:52  

    EU JÁ TROQUEI DE TELEFONE MIL VEZES E O WINDOWS PHONE AINDA CONTINUA COM A NOVELA DOS APLICATIVOS.É MUITO RUIM VER TODO MUNDO USANDO UMA COISA E QUEM TEM WP SÓ ESPERANDO.NEM DE GRAÇA QUERO UM!

    recentes

    populares

    • Donodaverdade
      2015-10-10T07:50:52  

      Não dá pra instalar o Android? Tem que haver uma maneira.

    recentes

    populares

    • Donodaverdade
      2015-10-10T07:50:52  

      Deus te ouça, pois estou muito propenso a comprar esse novo Aparelho da Microsof.

  • Jhony Moura
    2015-10-10T10:32:13

    Qualquer celular é melhor que Iphone.hahaha

  • Rodrigo Sales
    2015-10-10T10:30:17

    Mais e feio esse smartphone hein.