Notebook

13/10/2015 10h32 - Atualizado em 13/10/2015 10h32

MacBooks podem vir com identificador de impressões digitais, diz patente

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

As novas gerações do MacBook podem aparecer com o Touch ID, sensor de impressões digitais da Apple, usado há alguns anos no iPhone. A possibilidade é garantida pela patente que explica o uso de sensores biométricos desse tipo em computadores, como laptops e desktops, registrada pela Apple em 2007.

Futuro iMac poderá projetar seu próprio teclado virtual, diz patente

O documento explica o funcionamento do sensor no mesmo estilo daqueles usados em outros notebooks, celulares, tablets e nos recentes Surface, lançados pela Microsoft. O sensor identificaria o padrão único de impressões digitais dos usuários para garantir acesso seguro ao sistema e tornar o processo de login e autenticação no Mac mais seguro.

Patente da Apple explica o uso de sensores biométricos, para identificar impressões digitais, em laptops e computadores de mesa (Foto: Reprodução/USPTO)Patente da Apple explica o uso de sensores biométricos, para identificar impressões digitais, em laptops e computadores de mesa (Foto: Reprodução/USPTO)

Além da aplicação no MacBook, o documento explica que os sensores biométricos, no estilo do Touch ID, poderiam também ser adaptados ao uso de computadores de mesa. Nesse caso, o sensor seria acoplado nos teclados dos iMacs.

Atualmente, usuários dos computadores da Apple podem tirar proveito dos sensores de impressões biométricas dos iPhones através do aplicativo FingerKey, que estabelece uma conexão via Bluetooth com o smartphone para usar o sensor no computador.

Nova Apple TV: o que vocês acharam da 4 geração? Comente no Fórum do TechTudo.

A patente já é antiga, é contemporânea do primeiro iPhone, mas foi divulgada apenas agora pelo USPTO, órgão norte-americano que gerencia o registro de ideias. A publicação do documento, vale lembrar, não garante que a Apple usará a tecnologia em seus futuros produtos.

Via Patently Apple e Cult of Mac

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Herman Sabino
    2015-10-13T15:01:51

    Vamos falar do atual e não de futuro. O assunto do momento é o surface book que já tem 2 configuração esgotadas na pré venda. O colunista deixa de ser fã da Apple e escreve o que interessa. Escreve a matéria que os Iphones 6S e 6SPlus estão tendo quedas de vendas nos USA, apesar das armações de vendas nos primeiros 3 dias. (veja as matérias em USA, que são mais transparentes do que as do Brasil)