Celular

30/10/2015 05h00 - Atualizado em 08/12/2015 17h20

Moto X Force e Moto Maxx: as diferenças entre os tops de linha

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Moto X Force chegou ao Brasil na última quinta-feira (29) como o novo top de linha da Motorola. Com grande autonomia de bateria, tela inquebrável e preço de R$ 3.149, o smartphone é o sucessor do Moto Maxx e promete bater de frente com o gadget lançado em 2014.

Moto Maxx: cinco dicas para aproveitar ao máximo o smartphone

Alguns usuários esperavam que o Moto X Force fosse lançado com o nome de Moto Maxx 2 ou Moto Maxx 2015. Mas a fabricante surpreendeu o público com mais um integrante para a "família" Moto X. Confira as novidades do X Force.

Moto X Force (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)O Moto X Force chegou ao Brasil; veja diferenças em relação ao Moto Maxx (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Design

O Moto Maxx seguiu um padrão visual próprio, mas a companhia decidiu deixar o Moto X Force mais próximo da aparência do Moto X, Moto G e Moto E de terceira geração. O Force ganhou traseira mais côncava, e a câmera apresenta o mesmo detalhe metálico da linha.

Outra novidade é que o celular recebeu suporte ao Moto Maker, serviço de personalização do smartphone durante a compra. Com a ferramenta, é possível escolher as cores, gravar mensagens no telefone, alterar detalhes metálicos e outras modificações. A disponibilidade do recurso no Brasil já foi confirmada, com opções do modelo em couro, nylon balístico e silicone.

Moto X Force (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Moto X Force tem design premium com várias texturas (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Já nas medidas, o Moto X Force está bem mais compacto que o Moto Maxx. A nova geração do modelo traz 9,2 mm de espessura, contra 11,2 mm do top de linha de 2014. Para completar, o peso também diminuiu, de 176 g para 169 g. Parece pouco, mas isso pode fazer diferença na hora de carregar o dispositivo no bolso, por exemplo. 

Tela

A Motorola trouxe grandes mudanças para a tela do smartphone. Com cinco camadas, a primeira parte é feita de alumínio e serve de base para as demais. Logo acima, o celular tem um painel AMOLED flexível que dobra, em vez de quebrar. Para fechar, há um painel duplo com absorção de impacto, seguido por uma lente de proteção interna e, finalmente, uma lente externa.

Moto X Force (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Moto X Force tem tela de 5,4 polegadas à prova de quedas(Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Com as novidades aplicadas no Moto X Force, a Motorola promete que o aparelho é capaz de absorver e dissipar melhor a energia de uma queda do que qualquer outro celular. Com isso, há menos chances de trincar o vidro.

O display aumentou de 5,2 polegadas para 5,4 polegadas (2560 x 1440 pixels). Como consequência, a densidade de pixels por polegada caiu de 565 ppi para 540 ppi. Mas este fator, provavelmente, quase não vai alterar a experiência com a tela do X Force. 

Desempenho

Não foi só no visual que a Motorola atualizou o top. O desempenho do Moto X Force é bastante superior ao do Moto Maxx. O telefone chega com processador Snapdragon 810 de oito núcleos, contra o Snapdragon 805, com quatro núcleos de 2,7 GHz, do celular lançado em 2014. 

Primeiro Moto Maxx possui processador Snapdragon 805 e não tem memória expansível (Foto: Divulgação/Motorola)Moto Maxx tem processador Snapdragon 805 e não tem memória expansível (Foto: Divulgação/Motorola)

Quando o assunto é memória RAM, a fabricante decidiu não alterar os números. O Moto X Force também conta com 3 GB. Além disso, o armazenamento interno manteve a capacidade, com 64 GB de espaço. No entanto, a diferença é que o modelo lançado em 2015 tem entrada microSD, expansível para até 2 TB. Isso garante que não vai faltar espaço para guardar fotos, vídeos e arquivos mais pesados.

Quanto às conectividades, os dois telefones contam com conexão 4G, Wi-Fi, Bluetooth e NFC. O Moto X Force chega com Android 5.1.1 (Lollipop) de fábrica, enquanto o Moto Maxx é atualizável para 5.0.2 (Lollipop). Vale lembrar que tanto o lançamento quanto o celular mais antigo vão receber o Android Marshmallow, recém-lançado pelo Google.

Usar carregador de outra marca estraga o celular? Comente no Fórum do TechTudo.

Câmera

O Moto X Force chegará com câmera de 21 megapixels, diante de 20,7 megapixels do modelo anterior. Sem dúvidas, essa é uma mudança inexpressiva, pelo menos no que diz respeito à resolução. Além disso, o celular conta com flash Dual LED e gravação em 4K, recursos também presentes no antecessor.

Moto X Force (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Moto X Force: smart chega com câmera de 21 megapixels (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

As selfies, por sua vez, devem melhorar bastante com o novo smartphone. A câmera frontal do celular tem 5 megapixels e conta com lente grande-angular, que promete capturar regiões maiores. Para se ter uma ideia, o modelo anterior tinha apenas 2 megapixels de resolução. 

Bateria

A boa duração da bateria é uma das principais características da linha Maxx, mas a Motorola diminuiu a capacidade da carga do aparelho de 3.900 mAh para 3.760 mAh. Com isso, o Moto X Force não vai manter as 48 horas de autonomia do Maxx, mas oferecerá satisfatórias 36 horas de uso misto. É importante ressaltar que as especificações do novo modelo, ainda assim, são muito boas.

Veja como inserir um chip no Moto Maxx (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Moto Maxx tem bateria maior, mas sucessor carrega mais rápido (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

A melhor notícia, por outro lado, é a chegada do carregamento rápido. Segundo a fabricante, o Moto X Force será capaz de ficar até 10 horas longe da tomada com uma recarga de somente 15 minutos.

Disponibilidade e preço

Anunciado em São Paulo, na quinta-feira (29), o Moto X Force tem preço de lançamento de R$ 3.149. O aparelho tem ainda a possibilidade de ser personalizado através da ferramenta Moto Maker. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cesar Simonato
    2015-10-31T10:28:10  

    Celulares mais caro que um computador top de linha? ah obrigado, to fora em, aqui no Brasil é assim, 1.000.00 o celular e 2.000,00 de imposto sobre ele, vergonha!

    recentes

    populares

    • Cesar Simonato
      2015-10-31T10:28:10  

      Computador top de linha custa mais de R$ 30 000,00!

  • Renan Souza
    2015-10-30T14:00:55  

    . Eu não pago acima de 2k em um celular nem ferrando, mas comparando com o que todo mundo vivenciou esse ano no setor mobile, pra mim está na média, vou aguardar o máximo até esse aparelho abaixar o valor. Detalhe: a Motorola está dando 4 anos de garantia pela tela, e outra coisa que ela tem é certificação IP58., suporte a micro-sd de 2Tb e dualchip.. Pode não ser um aparelho lindo, de agradar a todos, mas pelo menos oferece o mesmo desempenho com Up a mais por ser duro na queda

    recentes

    populares

    • Renan Souza
      2015-10-30T14:00:55  

      Falou tudo cara... Celulares independente dos impostos celulares androids, a tendencia é sempre cair o preço depois de alguns laçamentos novos. Ano que vem é a vez do qualcomm snapdragon 820. Preços iram cair vertiginosamente desses lançamentos ano que vem esse moto x force vai ta o preço do moto maxx.

  • João Marcula
    2015-11-21T14:29:06

    n

  • Fabio Silva
    2015-10-30T18:18:18  

    Vou comprar um Iphone 6S Plus - 128 Gb

    recentes

    populares

    • Fabio Silva
      2015-10-30T18:18:18  

      Minha irmã comprou um iPhone 6, achei a imagem da câmera muito ruim em comparação ao meu moto x, não troco motorola por nenhuma outra marca de celular.

  • Rafael Soares
    2015-10-31T01:16:51  

    Por um preço desses!!?? kkkkkkkkk Celulares hj são descartáveis!! Melhor custo benefício: Asus zenfone 2.

    recentes

    populares

    • Rafael Soares
      2015-10-31T01:16:51  

      na boa com relação a tela o zenfone 2 é uma bosta, minha tela quebrou caindo da cadeira, meu S5 já tinha caído de cima de meu armário e nem trincou só fez descascar a borda de plastico, decepcionado.

    recentes

    populares

    • Rafael Soares
      2015-10-31T01:16:51  

      Eu tenho o Moto x Play, tela 5.5" câmera 21MP octa core e estou muito satisfeito. Não é um top de linha faz garanto que tem as mesmas funcões de qualquer outro novo que criarem. É pura luxúria, vaidade e/ou consumismo sempre querer ter o top de linha.

  • Hummerhell
    2015-10-31T09:26:43

    .... esse aparelhos é "PROS MANOS"... isso mesmo.. pros manos levarem quando te assaltarem na rua.... viva a insegurança nacional... BRASIL PÁTRIA EDUCADORA... sqn.

  • Vinicius Barbosa
    2015-10-31T09:20:15

    MOTO T... TIJOLO!

  • Rafael Silveira
    2015-10-30T14:33:08  

    Coitado do cabra que foi comprar o Moto X Style com a intenção de ter o TOP. Dois meses depois já foi superado por esse celular indestrutível. Parabéns Motorola por seu modelo de negócio que não respeita o consumidor. Não comprem esse modelo. Certeza que daqui duas semanas sai o Moto X Thunder 3x melhor que esse aí. Aposta?

    recentes

    populares

    • Rafael Silveira
      2015-10-30T14:33:08  

      que pensamento é esse? vc pode comprar, se gosta a proxima compra so depende de vc, eu tenho um galaxy S4, estou satisfeito e não pretendo trocar no momento, o desejo de algo top top top isso so é consumismo.

    recentes

    populares

    • Rafael Silveira
      2015-10-30T14:33:08  

      Mas é um Moto Maxx 2 cabeçudo... leia as materias e inclusive essa que vc verá... Só usaram o nome moto X por questões burocraticas... mas esse é o sucessor do Moto Maxx, que nos EUA é Droid turbo Droid Turbo ----- Moto Maxx Droid Turbo 2 ----- Moto X Force Não tem nada a ver com a linha moto X....

  • Joosemilson Jorge
    2015-10-30T11:43:11  

    Só irão baixar o preço quando ver que poucas pessoas irão comprar.. Sendo que só compra quem realmente quer o aparelho ou é fã da linha. Eu compraria, mas por esse preço não. Seria bem mais justo um pc gamer com esse dinheiro e não um celular, que é sempre um celular, onde vai servir para as mesmas funções independentemente das especificações ou marca... Ô Brasil, me ajuda aÊ ó...................

    recentes

    populares

    • Joosemilson Jorge
      2015-10-30T11:43:11  

      ele não disse Pc gamer enthusiast , só Pc gamer... um Pc gamer Mid-end (com uma placa Gtx 960 ou R7 360) custa em torno disso.

    recentes

    populares

    • Joosemilson Jorge
      2015-10-30T11:43:11  

      Quero saber se tu leva um PC gamer no bolso mané????Se num tem dinheiro pra comprar então num compra....

  • Guilherme
    2015-10-31T01:59:13

    3,5k? to de boa com meu Moto Maxx que não saiu nem pela metade disso e não deve em nada pra nenhum outro cel.

  • 7x1 Forabaile
    2015-10-30T22:25:38

    indestrutivel na tela e inigualavel no preço tb kkkkkkkkk

  • Mike Santos
    2015-10-30T17:56:45  

    Tá louco.. com 3.150 eu compro 1 moto maxx, 1 bom notebook, e 1 tv de 32"

    recentes

    populares

    • Mike Santos
      2015-10-30T17:56:45  

      Com 3150 eu compro um Lumia 950, um ônix e o Cunha.

    recentes

    populares

    • Mike Santos
      2015-10-30T17:56:45  

      vc tem razão em relação ao preço... porém, vc não encontra outro smartphone com essa qualidade nem por 3500... o Iphone 6S que é um moto X,moto G3, (em desempenho) custa de 3500 pra cima... e não tem metade dessas especificações. Nem vou comparar com Galaxy e Xperia pq é pior ainda...

  • Ernani Motta
    2015-10-30T18:55:39

    Sério? Três paus por um Lenovo? ok...

  • Rafael Guimma
    2015-10-30T16:21:47

    Bla bla bla... pra que um celular potente? indestrutivel? sendo que a media que cada pessoa fica com celular é um ano..kkk e outra para que potencia? se esse povo só usa whatsap e facebook... só li bla bla bla bla nessa matéria!

  • marineida vasconcelos
    2015-10-30T11:43:50  

    O que é isso, um celular ou uma tábua de passar roupa? kkk mas falando sério.. ele parece ser bem potente e resistente =)

    recentes

    populares

    • marineida vasconcelos
      2015-10-30T11:43:50  

      kkkkk....zoou!

  • Renan Souza
    2015-10-30T14:06:03

    Esperança maior hoje é ver esse tipo de tecnologia em outros aparelhos.

  • Renan Souza
    2015-10-30T14:00:31

    Sinceramente, não entendo.. Esse ano, todas as empresas abusaram no valor de seus respectivos tops de linha.. Agora a Motorola está oferecendo um aparelho com uma construção ótima, um processador potente que pelo que andei lendo, não apresentou aquecimento, oferecendo uma tela que é muito melhor do que qualquer outro concorrente ( vi um vídeo que a tela chegou a amassar, mas não quebrou), câmera entre as melhores segundo o DXoMark e uma ótima bateria comparando com seus concorrentes.

  • Luiz Santo
    2015-10-30T13:51:25

    só acredito em tela indestrutível depois que ele passar naquele teste do liquidificador.

  • Gideon Paula
    2015-10-30T11:59:25  

    so tem um porem, a tela ela absorve melhor a queda mas isso nao a deixa indestrutivel, ou seja se quebrar, pode jogar o aparelho fora, a tela vai ser quase o preço de outro novo kkkkkk

    recentes

    populares

    • Gideon Paula
      2015-10-30T11:59:25  

      pse, so q a motorola vai dar 4 anos de garantia para a tela

    recentes

    populares

    • Gideon Paula
      2015-10-30T11:59:25  

      Errado Gideon, a tela tem garantia ;)

  • Alexandro Oliveira
    2015-10-30T11:36:00

    Caro

  • Saulo Camargo
    2015-10-30T09:17:18

    muito preço pra pouco celular

  • Professor
    2015-10-30T11:26:49

    Cuidado, é um Android.

  • Dilminha
    2015-10-30T10:24:21

    Poxa os caras diminuem a carga de bateria. E com esse preço não vai vender muito .