Celular

14/10/2015 08h01 - Atualizado em 17/11/2015 18h05

Lumia 950 vs Lumia 930: veja o que muda nas especificações do novo 'top'

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Lumia 950 é o novo top de linha lançado pela Microsoft após um longo período sem grandes novidades. O celular - ainda sem data para chegar ao Brasil - traz o Windows 10 Mobile, especificações robustas e características como o modo Continuum e o Windows Hello. Mas quais as diferenças em relação ao antigo top, Lumia 930? O TechTudo comparou os dois aparelhos para te ajudar a decidir se vale a pena comprar ou não o novo smartphone.

Lumia 950 e Lumia 950 XL: cinco coisas que você precisa saber

Design

Ao contrário do 930, que tem bordas metálicas, o Lumia 950 é feito apenas de policarbonato. O material é o mesmo utilizado na traseira do antigo top de linha da Nokia e foi alvo de muitas críticas, já que as fabricantes tem optado por aparelhos de metal e com um design mais “premium”.

Lumia 950 tem corpo de policarbonato ao contrário do Lumia 930 que usava metal (Foto: Divulgação/Microsoft)Lumia 950 tem corpo de policarbonato ao contrário do Lumia 930 que usava metal (Foto: Divulgação/Microsoft)

A Microsoft reduziu o número de cores do modelo. O Lumia 930 foi lançado no exterior nas opções branco, preto, verde e laranja. Enquanto isso, o 950 terá apenas as opções preto, branco e ciano.

Nas medidas, O Lumia 950 fez uma leve dieta em relação ao antecessor, diminuindo a espessura de 9,8 milímetros para 8,2 mm. Apesar de ter ficado um pouco maior, o peso do 950 também é inferior: são 150 g contra 167 g do 930. Já o Lumia 950 XL traz 8,1 mm de espessura e peso de 165 gramas.

Tela

A Microsoft deu um salto de qualidade na tela dos seus smartphones. O Lumia 930 foi lançado com 5 polegadas Full HD (1080 x 1920 pixels) e densidade de 441 ppi. Já o novo top de linha chega em duas versões: a 950 com 5,2 polegadas e a 950 XL com display de 5,7 polegadas, ambas tem resolução QHD (1440 x 2560 pixels) e densidade superior aos 500 ppi.

Lumia 930 tinha tela de 5 polegadas com resolução Full HD (Foto: Divulgação/Microsoft)Lumia 930 tinha tela de 5 polegadas com resolução Full HD (Foto: Divulgação/Microsoft)

Em outras palavras, os novos Lumias prometem oferecer muito mais qualidade para quem está assistindo filme ou jogando no celular. A versão maior do telefone promete ser também mais resistente, já que traze proteção Gorilla Glass 4 contra a Gorilla Glass 3 do Lumia 930 e 950.

Desempenho

O Lumia 930 foi alvo de críticas por trazer um processador bom, mas já defasado na sua época de lançamento: um Snapdragon 800 quad-core de 2,2 GHz e 2 GB de RAM. Já os novos aparelhos trazem os chips mais recentes disponíveis no mercado, embora apresentem diferenças entre si.

Lumia 950 possui processador hexa-core enquanto versão maior chega com octa-core (Foto: Divulgação/Microsoft)Lumia 950 possui processador hexa-core enquanto versão maior chega com octa-core (Foto: Divulgação/Microsoft)

O Lumia 950 possui um processador de Snapdragon 808 com quatro núcleos de 1,44 GHz e dois de 1,82 GHz. Já o Lumia 950 XL possui um chip top Snapdragon 810 com quatro núcleos de 1,5 GHz e quatro de 2 GHz. Ambos os telefones possuem arquitetura 64-bits e memória RAM de 3 GB, uma evolução em relação ao antecessor.

Outro ponto em que a Microsoft mudou para melhor foi o armazenamento. Os novos Lumia 950 contam com os mesmos 32 GB do 930, mas se diferenciam por suportar até 2 TB de expansão via microSD. As conectividades, por outro lado, são as mesmas: 4G, Wi-Fi, NFC e Bluetooth.

Sistema operacional e funcionalidades

O Windows 10 trouxe diversos truques para os Lumia 950 e 950 XL. O primeiro deles é o modo Continuum, capaz de transformar os smartphones em computadores de bolso. Já o Windows Hello usa o reconhecimento facial para desbloquear os aparelhos em apenas alguns segundos.

Lumia 930 vai receber Windows 10, mas novidades serão restritas (Foto: Divulgação/Microsoft)Lumia 930 vai receber Windows 10, mas novidades serão restritas (Foto: Divulgação/Microsoft)

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Embora o Lumia 930 vá receber o Windows 10, ele não terá suporte ao Continuum e ao Hello. Ainda assim, o aparelho poderá contar com os novos apps universais, a portabilidade de programas do Android e iOS, a nova interface e outras funcionalidades como o USB on-the-go e o suporte a mouse e teclado sem fio.

Câmera

A Microsoft manteve os mesmos 20 megapixels PureView da geração anterior de smartphones, mas o Lumia 950 avançou na qualidade do sensor do aparelho e na adoção de um flash LED triplo que promete uma coloração mais realística em fotos noturnas. Todos os três telefones podem gravar em 4K (2160p), mas os novos telefone da Microsoft possuem uma nova tecnologia de estabilização OIS que fará com que vídeos fiquem menos tremidos.

Lumia 950 possui câmera de 20 megapixels com flash triplo e gravação 4K (Foto: Divulgação/Microsoft)Lumia 950 possui câmera de 20 megapixels com flash triplo e gravação 4K (Foto: Divulgação/Microsoft)

Na parte frontal, houve uma grande evolução. Os Lumia 950 e 950 XL contam com lentes para selfies de 5 megapixels grande angular e com gravação em Full HD (1080p). Já o Lumia 930 é capaz de fotografar em 1,2 MP e fazer vídeo chamadas com qualidade HD (720p).

Bateria

A bateria também evoluiu em qualidade. Enquanto o Lumia 930 contava apenas com 2420 mAh, o Lumia 950 chega com 3000 mAh e o 950 XL com 3340 mAh. No entanto, a evolução fica por conta de recursos como o novo carregador USB-C que recarrega 50% da bateria em até 30 minutos. Fora isso, o telefone continua oferecendo o carregamento sem fio.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Snake Plisken
    2015-10-26T13:57:23  

    Lumia é furada não comprem!

    recentes

    populares

    • Snake Plisken
      2015-10-26T13:57:23  

      Eu sempre fui fã incondicional dos lumias (já possui vários e, atualmente tenho um 930). Já pensei em mudar para um galaxy s6 edge mas, fiquei desconfiado quando ví o preç despencar de R$ 3.500,00 para R$ 2.074,00. Ai,. descobri que muitos estão apresentando problemas no visor e outros mais grosseiros. então desisti e, estou aguardando o lançamento do lumia 950. Pena que a microsoft não informa quando será lançado no Brasil. Pra quê comprar um celular que você não pode nem pensar em deixar cair no chão se pode ter um que já passou até em teste de atropelamento.

    recentes

    populares

    • Snake Plisken
      2015-10-26T13:57:23  

      tenho o 640xl e é perfeito :D .. só que não presta o w10 nele. Voltei pro w8.1 muito melhor e bem mais estável.

  • Tenente Zureta
    2015-11-24T07:14:17  

    Windos Phone = nunca passará de um mero coadjuvante em um mundo dominado por Android e iOS. Chorem.

    recentes

    populares

    • Tenente Zureta
      2015-11-24T07:14:17  

      Não concordo com você, mas gosto é gosto e cada um tem o seu!

    recentes

    populares

    • Tenente Zureta
      2015-11-24T07:14:17  

      Sempre gostei muito do meu lumia 930...Mas hoje estou sofrendo com a falta de aplicativos que preciso muito...

  • Edgard Santos
    2015-12-23T03:04:23  

    Qualquer produto industrializado que compramos corremos o risco de pegar um com algum defeito o que não é motivo para condenar toda uma marca

    recentes

    populares

    • Edgard Santos
      2015-12-23T03:04:23  

      O meu Lumia 930 veio com defeito de fábrica, levei a assistencia e recebi um novinho em folha depois de 10 dias :)

  • Marcelo Andrade
    2015-12-29T21:39:04

    CADE O TAL DO 950 QUE NÃO CHEGA NUNCA....O MUNDO JÁ TEM...CADÊ O NOSSO?????

  • Enio Jorge
    2015-12-26T22:33:15

    Meu 1520 é excelente...

  • Striker
    2015-10-14T08:34:45  

    Meu L1020 ja ta empalhado, kd o sucessor ?

    recentes

    populares

    • Striker
      2015-10-14T08:34:45  

      A pior coisa do mundo é seu celular cair o chão e voar celular para um lado, bateria para o outro, capinha para outro e chip para outro. E daí você tem que ficar catando tudo espalhado. Isso é horrível. O padrão de bateria não removível e celular todo fechado é o melhor que tem.

    recentes

    populares

    • Striker
      2015-10-14T08:34:45  

      Pior ainda é quando você precisa trocar seu chip ou cartão de memória, tem que desligar o aparelho, abrir o celular, tirar a bateria e remover o chip. e Depois montar tudo de novo e esperar o aparelho ligar. Isso também é muito retrô.

  • Tenente Zureta
    2015-10-15T07:04:33  

    Vai dar ate pena da Microsoft (que é excelente em Windows e Office, mas nao deveria se aventurar no mundo mobile) quando a Nokia voltar com um sistema operacional de verdade!!! Nokia + Android venderá mil vezes mais do que os mobiles M$!

    recentes

    populares

    • Tenente Zureta
      2015-10-15T07:04:33  

      ps: vale ressaltar que o whatsapp do WP consegue ser pior do que a versao do falecido SYMBIAN.

    recentes

    populares

    • Tenente Zureta
      2015-10-15T07:04:33  

      Eu por exemplo gosto muito de android e nunca tive vontade de ter um iphone pq a apple não produz um celular melhor em hardware que as outras empresas com melhor bateria, câmera, qualidade de tela, cartão de memoria, etc. Mas não vou dizer q o android é melhor ou que os apps são melhores quando sei que ainda não é. Agora a diferença ios x android não é a mesma entre android x WP, isso eu garanto.

  • Alexandre Silva
    2015-11-28T21:49:03

    Tenho um lumia 730 e não troco por nenhum android. Sair do android para o windowsphone e não me arrependo!

  • Snake Plisken
    2015-10-26T13:59:46  

    Tenho um lumia e com três meses parou de funcionar a tecla de volume, agora com um ano de uso parou de funcionar a tecla de bloqueio. Volta e meia ele trava e as vezes a camera fica ruim. Não recomendo. Os aparelhos são muito frágeis e suscetíveis aos mais diversos defeitos. Nunca deixei o meu cair no chão e o aparelho praticamente está se desfazendo. Microsoft é sistema operacional e não celular...evitem essa furada!

    recentes

    populares

    • Snake Plisken
      2015-10-26T13:59:46  

      Ok, tirando a questão de que os aparelhos lumia são uma porcaria, ainda tem o problema dos aplicativos demorarem a chegar ou de até nem chegarem. Um exemplo: a Azul tem um aplicativo que faz checkin pelo celular. Cadê este aplicativo para WP mesmo? O WP é uma excelente sistema, isso não há dúvidas mas infelizmente ele é marginalizado e vem acompanhado de aparelhos ruins.

    recentes

    populares

    • Snake Plisken
      2015-10-26T13:59:46  

      Snake, isso não é problema do aparelho, isso é problema do desenvolvedor do software.

  • Arnaldo Jr
    2015-10-18T18:59:47  

    Repito o que já falei anteriormente em outros posts, as pessoas que falam tão mal do Windows Phone deveriam parar de utilizar o Windows em seus PCs. Não tem sistema melhor para smartphones.

    recentes

    populares

    • Arnaldo Jr
      2015-10-18T18:59:47  

      A maioria fala sem conhecer e fala bobagem

    recentes

    populares

    • Arnaldo Jr
      2015-10-18T18:59:47  

      Geralmente é fanboy.

  • Rafael Silva
    2015-10-27T11:46:09

    por enquanto ta assim: android - wp - ios. vai que um dia chega lá, e quando chegar lá vou ter o meu.

  • Rafael Silva
    2015-10-27T11:45:05

    por enquanto ta assim: android>wp>ios. vai que um dia chega lá, e quando chegar lá vou ter o meu.

  • Edgard Santos
    2015-10-26T00:45:08

    Acho vantagem não usar metal na estrutura. Tenho um Lumia 930 e ja caiu algumas vezes e acabou descascando por estar sem capinha. Se fosse de polímero não teria ficado feio

  • Francisco Oliveira
    2015-10-19T22:40:17  

    Apenas os melhores celulares do ano...

    recentes

    populares

    • Francisco Oliveira
      2015-10-19T22:40:17  

      Tenho a mesma opnição!

  • Thomas Delonge
    2015-10-15T00:30:11  

    um aparelho tao bom com aplicativos tao lixos

    recentes

    populares

    • Thomas Delonge
      2015-10-15T00:30:11  

      já tá dando amigo

    recentes

    populares

    • Thomas Delonge
      2015-10-15T00:30:11  

      Eu gosto dos aplicativos, eles não pegam vírus sabe. Bugroid.

  • Dilminha
    2015-10-14T17:08:26  

    Ruindows .

    recentes

    populares

    • Dilminha
      2015-10-14T17:08:26  

      É tudo questão de gosto... Já tive Android e não gostei do SO, e utilizo o WP desde a primeira versão e gosto bastante... O IOS parece ser um sistema bom, mas não acho que NENHUM telefone vale esse preço absurdo praticado pela Apple e agora por todas as fabricantes com seus tops de linha.

    recentes

    populares

    • Dilminha
      2015-10-14T17:08:26  

      Juliano foi azar seu sim kkkk tive mais de 10 aparelhos desta marca e nunca tive dor de cabeça.... já os samsung... tive três e só durava um ano e meio no máximo kkkk

  • Professor
    2015-10-18T14:34:52

    Sai do Android a pouco tempo, gostei muito do sistema Windows Phone e admito que virei fã do sistema, afinal não há vergonha nenhuma em ser fã de produtos que realmente funcionam.

  • Júnior Boca
    2015-10-15T10:10:23  

    Pow meu!!! E o preço desse Destroier Android, sai ou não sai??? Tô me coçando pra vender o meu Super Top Lumia 930 Orange, hehehe

    recentes

    populares

    • Júnior Boca
      2015-10-15T10:10:23  

      Deve chegar em torno de R$2.200, pro 950...vazou um email da TIM para os clientes Corporativos com preço de R$1990, pra Janeiro.

  • Ricardo Conrado
    2015-10-16T13:45:52  

    Gosto da linha Lumia mas tive uma decepção com o 930 por causa do famoso defeito no microfone em que os arquivos de áudio enviados pelo whatsapp ficam baixíssimos. Levei na assistência técnica da Nokia e vieram com um papo de que o aparelho estava oxidado por dentro e não cobriram a garantia.

    recentes

    populares

    • Ricardo Conrado
      2015-10-16T13:45:52  

      Que droga, cara. Eu tive esse problema com o microfone (que, segundo pesquisas que fiz, foram em todo o lote do segundo semestre de 2014), mas mandei direto ao centro de reparo avançado da Microsoft, localizado em Barueri e eles consertaram em uma semana.

  • Rodolfo Capaluto
    2015-10-15T12:54:50

    Esses comentários de fanboys.Eu uso o celular desde que foi lançado e nunca tive problema.Agora tenho dois um 920 e um 1520.

  • Wanderclei Miranda
    2015-10-15T06:17:50  

    bonitinho mais...os apps do win tem ki melhorar anos luz pra valer essa grana toda,se for investir em um 950xl invisto no iphone 6 plus....

    recentes

    populares

    • Wanderclei Miranda
      2015-10-15T06:17:50  

      olha... acho iPhone uma bela porcaria em relacao a custo x beneficio, mas ate ele é superior a qlqr aparelho Ruindows Phone

    recentes

    populares

    • Wanderclei Miranda
      2015-10-15T06:17:50  

      Levando também em consideração "ki" anos luz é medida de distancia não de tempo e seu portugues diria que você é só mais um leigo que nao entende de hardware e quer ficar tirando fotos e postando pra se aparacer

  • Pimbo Lim
    2015-10-15T07:52:42

    Nossa!!!! Então é um smartdrone?!? Que massa, recarrega a bateria enquanto voa!

  • Paulo Albuquerque
    2015-10-14T17:24:25  

    Tenho um 930 e o aparelho é TOP. Show de bola. Quem sabe ($$$$) eu não troque pelo 950 XL?

    recentes

    populares

    • Paulo Albuquerque
      2015-10-14T17:24:25  

      Tbm tenho o 930 e certeza que troço no XL. No 930 já roda liso, imagina no 950xl? E as fotos então com melhor sensor? Owa

  • Bruno