Armazenamentos

16/10/2015 18h21 - Atualizado em 16/10/2015 18h42

Pen drive ‘bizarro’ pode destruir o seu computador em segundos

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Um hacker conhecido como Dark Purple criou um pen drive "assassino", que mata o PC em poucos segundos. O dispositivo, quando conectado, dispara uma carga com o dobro de eletricidade que uma porta USB comum suporta e literalmente frita a máquina, queimando seus componentes internos. O "pen drive" não oferece memória de 16 GB, 32 GB, 64 GB, 128 GB nem 1 TB. 

Veja truques e ‘funções secretas’ do pen drive que pouca gente conhece

O vídeo que mostra o "USB Killer 2.0"  já tem mais de 2 milhões de visualizações no YouTube. Como era de se esperar, o USB Killer não é um pen drive comum. Ele tem uma diferença crucial: em vez de guardar arquivos ele foi projeto para acumular energia.

USB Killer é modificado para acumular energia (Foto: Divulgação/Habrahabr)USB Killer é modificado para acumular energia (Foto: Divulgação/Habrahabr)


Na parte interna do dispositivo, em vez de chips de memória, ele tem capacitores responsáveis por guardar eletricidade. Quando encaixado na porta USB, os capacitores são alimentados e disparam uma carga em de -220v. Isso é feito de forma contínua até queimar, em questão de segundos,  a máquina. Essa é a segunda e mais letal versão do USB Killer. Na primeira, o pen drive destruidor disparava uma carga de -110v.

Os detalhes do potencial dos danos causados, como as peças que foram danificadas, não foram divulgados por Dark Purple. A porta USB com certeza foi queimada, mas não sabe se o mesmo aconteceu com o HD e com a placa-mãe. No vídeo, que serve como alerta para termos mais cuidado com o que "espetamos" no PC, a máquina não ligou mais.

Como recuperar dados de um HD externo danificado? Comente no Fórum do TechTudo.


Via Ars Technica e Habrahabr

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Moura
    2015-10-17T16:42:04  

    Me corrijam se eu estiver errado, mas esses 110v e220v são irrelevantes para o resultado final, já que o "agente do caos" na questão não vai ser a tensão (VOLTS) e sim a corrente (AMPRERE)

    recentes

    populares

    • Daniel Moura
      2015-10-17T16:42:04  

      Acho que não queime todos periféricos da placa pois existes proteções

    recentes

    populares

    • Daniel Moura
      2015-10-17T16:42:04  

      Raciocínio ta certo Daniel o circuito pode ser desenvolvido pra acumula tensão alternada (AC) ou continua (DC) DC deve ter sido a que o gênio da bom dade ao próximo usou pra cria o pendrive ; GOSTOU (Viva a física quântica somos todos UM)

  • Mario Silva
    2015-10-17T05:56:09  

    só uma mente doentia criaria um troço desses!!!qual o prazer que isso traria a alguém???

    recentes

    populares

    • Mario Silva
      2015-10-17T05:56:09  

      Amigo tem de manja eletrônica os capacitor varia de a cordo com circuto que for usado pra vc fazer esta experiencia na tomada tem de sabe quem é positivo e negativo e usa capacitor grande exemplo 220mf por 420volt mais não va da uma de Tesla pois não me responsabilizo GOSTOU kkkkk

    recentes

    populares

    • Mario Silva
      2015-10-17T05:56:09  

      Tomada não tem positivo, nem negativo.

  • Bruno Ribeiro
    2015-10-22T17:23:34

    Existe alguma matéria do techtudo que não contenha a palavra "bizarro" ?

  • Caio Oliveira
    2015-10-19T07:14:34

    E so instalar o psafe ou baidu que vai alerta KKKKKKKKKK''

  • Antonio Ferreira
    2015-10-16T19:08:10  

    nunca vi acionar a tecla liga-desliga no meio do teclado, isso é uma farsa.

    recentes

    populares

    • Antonio Ferreira
      2015-10-16T19:08:10  

      esse ibm e no meio mesmo

    recentes

    populares

    • Antonio Ferreira
      2015-10-16T19:08:10  

      Normal cara, alguns equipamentos da IBM Think Pad o botão é ai mesmo... É bom se informar..

  • Rodrigo Silva
    2015-10-17T09:57:48  

    Este pen drive foi criado no intuito de se desfazer de provas que possam ser comprometedoras de forma imediata, e não para queimar computadores de fulano ou ciclano, isso é coisa de profissional.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2015-10-17T09:57:48  

      100% de certeza que não queima o hd.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2015-10-17T09:57:48  

      William, se queimasse apenas o HD, o notebook continuaria ligando normalmente, só não entraria no sistema operacional...

  • Mario Loureiro
    2015-10-17T11:02:42  

    Por que não usa uma marreta, é mais garantido.

    recentes

    populares

    • Mario Loureiro
      2015-10-17T11:02:42  

      troxa animal

  • Jose Afonso
    2015-10-17T00:25:24  

    nada a ver IBM, qualquer um que conhece de informatica sabe que os note antigo da Acer tem esse mouse no teclado

    recentes

    populares

    • Jose Afonso
      2015-10-17T00:25:24  

      Ta escrito ''ibm" ali, cara...

  • Celso Moraes
    2015-10-16T19:38:33  

    Não é hacker, é CRACKER....

    recentes

    populares

    • Celso Moraes
      2015-10-16T19:38:33  

      Apesar de professores de informática simples ensinarem: HACKER= DO BEM; CRACKER= DO MAL, a atribuição cracker serve apenas para os mal intensionados, porém hacker, serve para ambos. Um cracker, por lógica é um hacker, mas nem todo hacker é um cracker, e ponto, chega de mimimi. falou quem entende.

    recentes

    populares

    • Celso Moraes
      2015-10-16T19:38:33  

      Um portal informativo tem que diferenciar. Mesmo um cracker sendo hacker colocar apenas a segunda nomenclatura é misturar as coisas.

  • Ricardo Luco
    2015-10-17T10:49:39

    Será que foi alguem do PSDB que inventou, porque travar documentos comprometedores por 25 anos é especialidade deles, com este pendrive podem fritar tudo, kkkkkkkk.

  • Marco Junior
    2015-10-17T10:43:24

    Puts, abri essa matéria e ele queimou o meu PC, :/

  • Adriana
    2015-10-17T09:56:15

    Quero um pra testar e ver se funciona!!..Diz que tá vendendo muito em Portugal..

  • Julio Kaliano
    2015-10-16T19:57:10  

    Há males que vem pra bem. Se for verdade tai a invenção pro carregador de celular instantâneo.

    recentes

    populares

    • Julio Kaliano
      2015-10-16T19:57:10  

      Também não é "litios". A bateria é de íon-lítio (ou li-ions). Ela é composta sim por lítio, mas o que acabam são os íons. O lítio fica.

    recentes

    populares

    • Julio Kaliano
      2015-10-16T19:57:10  

      deixa de ser limitado wagner, e se o cara esbarrou em um novo principio inovador? e se outro pegar o principio deste e aperfeiçoa-lo? nunca esqueça o que Einstein disse: "Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser."

  • Mauro
    2015-10-17T09:09:24

    nossa que cara inteligente ele ainda tenta ligar o notebook no final do video acho que ele se arrependeu e a istoria de um hacker que queria ser tecnico em eletronica e nao teve sucesso ai teve uma ideia de se vingar dos equipamentos eletronicos kkkk

  • Célio José
    2015-10-17T08:40:00

    Esse pendrive matou alguém? kkkkkkkk. Não seria melhor: Pendrive bomba? kkkkkkk

  • Ayriston Moreira
    2015-10-17T03:11:33

    Para que irei comprar um capeta desse ? Para ficar sem PC ?

  • Guilherme
    2015-10-17T03:03:25

    Malditos Russos

  • Jose Silva
    2015-10-17T01:37:29

    Pior se criarem um que dispare produtos químicos mortais!

  • M Martins
    2015-10-17T01:36:43

    Comprar uns desses e deixar na rua para que algum trouxa curioso perca o PC. Onde vende isso aew??

  • Jose Afonso
    2015-10-17T00:45:23

    não vi nada de mais aí, qualquer um que entende um pouquinho de informatica torra uma placa mãe kkkk, pen drivers assassino quando bobagem em uma reportagem, simplesmente o dispositivo fecha curto na placa e ela desliga, pega 2 fio liga em uma bateria de 7 a 9 v e liga na sua porta usb pra ver o que acontece kkkk

  • Jonatas Oresko
    2015-10-16T23:58:07  

    Gostei da matéria, porém, quem está disposto a divulgar e publicar assuntos na área de tecnologia deve entender um pouco de Física. "... disparam uma carga em de -220v". Unidade de medida de carga é Coulomb (C), capacitância é farad (F) e de diferença de potencial é volt (V). Isso é uma critica construtiva. Eletricidade e magnetismo são assuntos muito amplos então estudem mais e pesquisem mais para não passar vergonha.

    recentes

    populares

    • Jonatas Oresko
      2015-10-16T23:58:07  

      Jonatas, bela observação, mas sinceramente, podemos ver isso em inúmeros fóruns, blogs e sites sobre o assunto, mas querer isso dessa "maravilha" de Techtudo é esperar demais viu...

  • Jose Afonso
    2015-10-17T00:35:13

    demostração muito mal feita, pode sim acontecer isso, se o cara criar um dispositivo que feche curto quando conectado na energia, mas esse note dele aí de tão velho que é, já fás isso sozinho kkkk, mal feita a demostração meu sobrinho de 5 anos fecha curto em uma placa mãe e as pessoas entendem melhor, Pen drivers assassino tem idiota pra tudo.

  • Fernando Fragoso
    2015-10-16T23:05:46  

    Ta, e qual é a moral do tonho??

    recentes

    populares

    • Fernando Fragoso
      2015-10-16T23:05:46  

      A moral da história eh, quer zuar o pc de alguém? Dê um pen drive desse de presente!!

  • Alan Vascaino
    2015-10-16T23:45:03

    pq nao usa a inteligencia para algo construtivo?

  • Luis Rodrigues
    2015-10-16T23:35:23

    e pra q serve isso afinal?