Redes sociais

11/10/2015 10h01 - Atualizado em 11/10/2015 10h01

Pinterest: o que é e quem usa no Brasil

Maria Clara Pestre
por
Da redação

O Pinterest é uma rede social de imagens, ideal para buscar inspiração para projetos de artesanato, decoração e moda. Com mais de 100 milhões de usuários ativos por mês, a plataforma está crescendo cada vez mais e já conta com escritórios em cinco países - entre eles o Brasil. Em uma conversa com o TechTudo, Enid Hwang, Community Manager internacional do Pinterest, explicou o porquê de não considerar Facebook e Instagram como seus competidores.

Pinterest: três dicas para viciados em 'pins'

Pinterest  (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Pinterest é uma rede social focada em fotos (Foto: Luana Marfim/TechTudo)


 “O Pinterest não é um lugar onde o usuário posta sobre o que ele está fazendo no momento, ou o que ele fez no passado. O Pinterest é para descobrir e salvar ideias sobre seus interesses. O Pinterest é focado no futuro”, explica Hwang.

"O Pinterest é focado no Futuro"

Na prática, enquanto o Instagram é o lugar para postar fotos de um jantar que já aconteceu, o Pinterest é onde o usuário busca por receitas para servir aos seus amigos e familiares em eventos futuros.

Temas mais populares

Isso acontece porque a plataforma é dividida em painéis que são preenchidos pelos usuários com 'pins', de acordo com os temas de seu interesse. É muito comum ver boards de decoração, dicas de viagem e até de tatuagens, que são consultados por outros internautas em busca de inspiração. 

Como usar o botão 'Pin it' no Pinterest 

Segundo Enid, os assuntos mais populares no Brasil são DIY (Faça Você Mesmo), artesanato, arte, decoração, moda e festas. Já nos Estados Unidos, os posts sobre comida são muito populares. Os temas mais acessados por aqui podem ser explicados pelo perfil do usuário brasileiro do Pinterest, que tem entre 20 e 30 anos e atua em áreas criativas, como design e moda, conta Hwang.

Pinterest (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Nos Estados Unidos, os posts de comida são muito populares (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Pinterest no Brasil

Embora não possa revelar o número exato de membros brasileiros, Enid conta que 45% dos usuários do Pinterest moram fora dos Estados Unidos e que o número de membros ativos no Brasil triplicou somente no ano passado. O país também é o único da América Latina a ter um escritório da rede social.

Em todos os países em que está presente, o Pinterest conta com uma Community Manager, que é responsável por cuidar do relacionamento com os usuários mais ativos da rede social. Essa prática reafirma a importância do feedback dos internautas para o funcionamento da plataforma.

A própria Enid, começou como usuária do Pinterest - ela está entre as primeiras 300 pessoas a participar da plataforma - e iniciou seu contato com a rede social ao enviar e-mails de sugestões para o próprio CEO do Pinterest.

“Nessa época, porque a companhia era tão pequena, era o próprio CEO que enviava os convites para o Pinterest, no seu e-mail pessoal. Ele mesmo mandava pesquisas para feedback com sua conta do Gmail”, explica Enid.

Foi com esse princípio que o Pinterest deixou de ser uma rede social restrita a convites e alcançou a marca de 100 milhões de usuários ativos por mês. Enid explica, também, que a plataforma conquistou primeiro os blogueiros e, só depois, o público comum.

Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

“Até nos Estados Unidos o Pinterest enfrentou muita dificuldade no início para conquistar usuários. Nosso crescimento se deu, em maior parte, por causa de blogueiros. Até hoje em dia, o boca a boca é a principal forma que as pessoas conhecem o Pinterest”, conta.

Planos Futuros

Para o Brasil, Enid revela o principal plano do Pinterest: aumentar a comunidade de ‘pinners’. A estratégia, segundo ela, é “criar a melhor experiência de uso possível, com conteúdo local”.

“Nós queremos ter certeza que quando um brasileiro acessar o Pinterest ele verá logo de cara conteúdo sobre o Brasil”, acrescentou.

Já os pins compráveis, que permitem adquirir produtos direto no Pinterest e estão disponíveis somente nos Estados Unidos, não devem aterrissar no Brasil em breve, conta Enid. A previsão, é que o próximo local a receber o recurso seja o Reino Unido. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Albari Estegues
    2020-01-19T23:54:50

    Legal muito bom pinderest

  • Antonio Souza
    2015-10-11T17:26:02  

    Facebook, Whatsapp, Pinterest, Instagram, sei lá mais oque. Já cansei de tudo. E olha que fui fissurado. Perdeu a graça.

    recentes

    populares

    • Antonio Souza
      2015-10-11T17:26:02  

      O legal é que geralmente são fotos de boa qualidade, e selecionadas, porque não é igual geral que posta fotos em massa, as melhores fotos são pinadas, logo só fotos boas

    recentes

    populares

    • Antonio Souza
      2015-10-11T17:26:02  

      Não suporto redes sociais e isso não devia ser chamado de rede social, é muito mais que isso, é a exposição das realizações de uns inspirando realizações de outros....tudo de boa qualidade...