Jogos de corrida

11/10/2015 05h00 - Atualizado em 11/10/2015 10h08

Project Cars na BGS 2015 roda a 4K em PC avaliado em mais de R$ 40 mil

Felipe Vinha
por
Da BGS 2015

Project Cars já foi lançado no mercado, mas o game de corrida ainda é grande atração da Brasil Game Show 2015. O jogo recebeu uma grande montagem no estande da Nvidia, com um cockpit de três telas 4K, que somavam resolução 12K, além de um computador que custa cerca de R$ 40 mil, com três placas de vídeo de ponta – valor mais caro do que um carro popular.

AO VIVO: tudo o que rola na Brasil Game Show em tempo real

O TechTudo teve a oportunidade de testar o game com todo esse potencial gráfico, e podemos dizer que não há um outro jogo que consiga apresentar tamanho realismo. Confira o nosso teste:

Experiência imersiva

A jogabilidade de Project CARS já é realista, mas nessa grande estação ele eleva ainda mais a imersão. Não apenas pelos controles que o cockpit proporciona, com direito a volante, pedais e poltrona que simula o interior de um carro de corrida, mas também pelos telões – três de resolução 4K cada, somando 12K no final.

project cars (Foto: Victor Teixeira /TechTudo)Project Cars em supercomputador na Brasil Game Show (Foto: Victor Teixeira /TechTudo)

É importante frisar que os telões englobavam toda a visão do jogador, desde o centro do veículo, passando pelos retrovisores e também pelos cantos da pista. Mesmo com todo o público em volta, e o barulho da BGS 2015 nos outros estandes ao redor, o jogador fica completamente envolvido com o game, sem se distrair ou sair do objetivo central.

A resolução não é apenas importante para lidar com o realismo que Project Cars apresenta, mas também mostrar os detalhes do trajeto com mais clareza e passar a sensação de velocidade quase perfeita, graças à taxa de quadros suave, de “60 FPS”, o ápice que um jogo atualmente pode alcançar.

Custo da brincadeira

Apesar de bonito e divertido, montar uma estação como essa para jogar Project Cars desse jeito é mais caro do que comprar um carro de verdade. O valor de R$ 40 mil diz respeito somente ao computador. Se somarmos as TVs 4K, o cockpit, além das caixas de som, esse preço pode chegar a quase R$ 80 mil, superando até o custo de um carro de luxo.

O poder gráfico se dá, principalmente, por conta das placas de vídeo usadas na estação, três GTX Titan X, de alta especificação e que, sozinhas, custam mais de R$ 5 mil cada. Richard Cameron, presidente da Nvidia no Brasil, brinca e diz que prefere investir na máquina a comprar um veículo. “No jogo e com esse poder gráfico eu posso ter a emoção de dirigir a toda velocidade e com segurança, em diversas pistas no mundo, é o mais perto da vida real que você pode chegar com um simulador”, disse.

Project Car rodando em 4K (Foto: Diego Borges/ TechTudo)Project Car rodando em 4K (Foto: Diego Borges/ TechTudo)

Você acha que Project CARS é o melhor simulador de corrida? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andre Ponzo
    2016-09-09T09:53:08

    Essas crianças que se acham os sabichões, enquanto se falavam de "FULL HD" já era possível com placas de vídeo de alto desempenho colocar 2 a 3 monitores em resoluções acima de 2k. O pessoal confunde qualidade de vídeo com resolução de tela que um jogo suporta. Não é absurdo 12k.

  • The Rocketeer
    2015-10-11T15:14:11  

    "... três telas 4K, que somavam resolução 12K..." AAAAHAHAHAHAHAHAHAHAHA....

    recentes

    populares

    • The Rocketeer
      2015-10-11T15:14:11  

      ... três telas de resolução 4K (4x1080p) cada, somando 12K (3x4x1080p)! Não vi nenhum absurdo!!

    recentes

    populares

    • The Rocketeer
      2015-10-11T15:14:11  

      Bruna, muita gente não entendeu bem a matéria, estão confundindo qualidade com desempenho, a qualidade foi sim de 4 k ( tela ), porem o PC teve capacidade de rodar 3 tela de 4 k, cada uma com imagens diferente, suportou 12 k de pixel de desempenho.

  • Christiano Luca
    2015-10-12T09:06:15  

    A resolução era de 12K mesmo, basta olhar o tamanho da imagem e entender que cada segmento (TV) estava rodando em 4K com uma placa dedicada e PARTE da imagem total. A soma das três PARTES da imagem (cada qual com 4K e sua respectiva TITAN X) formou uma imagem em 12K. Em tempo, por pouco não estivémos neste projeto, de qualquer forma, parabéns ao Richard e a Audrey (agência) pelo enorme sucesso. NVIDIA Titan X. Somos a PepperSim Super Simuladores, e de simulação com movimento, a gente entende um pouquinho...

    recentes

    populares

    • Christiano Luca
      2015-10-12T09:06:15  

      kkkkkkkkkkkk nada a ver. Se eu dividir minha TV de 4 K em três partes, não vou ter uma TV de 12 K

  • Raissam
    2015-10-12T06:13:27  

    Essa soma de 12k de resolução não existe uaheauheauheuaha...Nem mesmo esses preços ai de 80 mil reais Dilmaflacionado$ com 80% de imposto. PIADA. Esse jogo nem precisa disso ai tudo.. só firula. com uma GTX 980 aqui rodo a 60fps com tudo no ultra..

    recentes

    populares

    • Raissam
      2015-10-12T06:13:27  

      Mas roda na resolução 4k com uma GTX980 a 60 fps? Acho, só acho que não...

    recentes

    populares

    • Raissam
      2015-10-12T06:13:27  

      Não 1 e sim 3 animal...leia a matéria completa e depois comente.

  • Fernando Augusto
    2015-10-12T10:25:41  

    Os caras querem exaltar toda qualidade do game e da estrutura pra jogar , e colocam o video de uma corrida de KART. CIFUUDEE

    recentes

    populares

    • Fernando Augusto
      2015-10-12T10:25:41  

      Kkkkkkkkkkkkk

  • Erico Andrade
    2015-10-11T13:35:29  

    Não existe TV com resolução de 12k. Essa soma é desnecessária e só confunde o leitor.

    recentes

    populares

    • Erico Andrade
      2015-10-11T13:35:29  

      Não se pode fazer soma simples com o que não se pode somar.

    recentes

    populares

    • Erico Andrade
      2015-10-11T13:35:29  

      Entenda: Uma tv full HD tem 1980x1080 pixels o que gera 2 milhões de pixels. Se, por exemplo, vc tivesse 3 três full HD neste jogo (uma na frente e uma de cada lado), você teria 2 milhões de pixels na frente e mais 2 milhões em cada lado, gerando 6 milhões de pixels em informação, sacou? Não quer dizer que vc teria maior resolução e sim mais quantidade de pixels processados no total.

  • Militonto Silva
    2015-10-12T08:01:29

    Techtudo cada vez mais patético. Lamentável.

  • Alex Souza
    2015-10-11T13:22:59  

    12k?? ta "serto" hahaha esse ta manjando, somando 3 telas de 4k e tirando não sei da onde tela de 12k, essa conta não existe cara, vai estudar o assunto.

    recentes

    populares

    • Alex Souza
      2015-10-11T13:22:59  

      Entao é so somar a resolução da tela?!?! Pq nao pensei nisso antes e juntei 10 tvs e criei a tv 40k de 470 polegadas

    recentes

    populares

    • Alex Souza
      2015-10-11T13:22:59  

      O autor terá que desenhar para alguns!! kkkkk em relação a resolução das tvs não muda se você juntar 3, 5, 10 ... vai ficar a mesma resolução cada uma com a sua respectiva resolução. Agora se você for LIGAR AS TVS EM UM ÚNICO PC VOCÊ SOMA A RESOLUÇÃO DAS MESMAS PARA VER O QUANTO SEU PC AGUENTOU RODAR.

  • Sérgio Morato
    2015-10-12T03:28:54

    Meus Deus...esse Techtudo tá cada dia mais tosco... quanta informação errada....

  • Cláudio Júnior
    2015-10-12T02:23:04

    Desde quando "60fps é o ápice que um jogo atualmente pode alcançar"?

  • Leandro Santos
    2015-10-11T20:11:45  

    $40 mil, não seria melhor comprar um carro de verdade e levar as mina pra passear? Acho muito mais proveitoso rsrs

    recentes

    populares

    • Leandro Santos
      2015-10-11T20:11:45  

      Não sei pq negativaram o cara ta certo

  • Presidente Universo
    2015-10-11T21:21:38

    se por exemplo a tela 4k tiver aspect ratio 16:9, 3 telas lado a lado terão aspect ratio de 48:9 ou simplificando é 16:3

  • Eduardo Santos
    2015-10-11T21:19:50

    Muito bom, recomendo a todos, já comprei um para mim, um para minha filha e outro para meu cachorro ...

  • Jose Alexandre
    2015-10-11T15:31:02

    que bosta!

  • Tiago Silva
    2015-10-11T19:07:34

    A reportagem está correta, a tecnologia é chamada 4k, pq elá tem aproximadamente 4x a resolução da tecnolgia full hd padrão, 2,1 megapixel vs 8,3 megapixel. Uma tv 4k tem 3840x2160 pixels, se ligassemos 3tv's dessas em linha a resolução iria para 11520x2160, o número de linhas seria o mesmo, obviamente, mas o número de colunas de pixels seria 3x maior, teriamos então uma resolução de 24,8 megapixels. 24,8 dividio pelo full hd padrão 2,1, teriamos então aproximadamente os 12k mencionados na reportagem. Voltem pra escola e vão aprender matemática.

  • Romildo Veiga
    2015-10-11T18:15:25

    50 telas a rodar 240 X 320 = 12k, que beleza!

  • Romildo Veiga
    2015-10-11T18:06:10

    Humm, deixa ver se entendi, se meu Pentium 100 rodar 50 telas de 240X320 = 12k, que beleza!

  • Francisco Vieira
    2015-10-11T15:41:58

    12k? é mais real que a própria realidade que vivemos kkkkkkk cada uma em.

  • Rildo Lima
    2015-10-11T15:44:22

    Cada tela rodando a 4 k de pixel com imagens diferentes, ou seja o PC conseguiu suportar 12 K de pixel sim.

  • Diogenes Santana
    2015-10-11T15:48:02

    Sem oculos? podre!

  • Jared Oliveira
    2015-10-11T15:46:11

    tv 12k ? kkkkkkkkkkkkkkkkk Meu pai que estagiario é esse

  • Paulo Neto
    2015-10-11T15:27:40

    Cade o video do teste?

  • Célio Azevedo
    2015-10-11T15:23:55

    Isso é uma obra de arte.

  • Célio Azevedo
    2015-10-11T15:23:54

    Isso é uma obra de arte.

  • Mateus Ribeiro
    2015-10-11T15:17:53

    Po isso ai tem em qualquer shopping há 200 anos, só aumentou a resolução...