Áudio e Vídeo

31/10/2015 09h01 - Atualizado em 01/12/2015 16h40

Real Player ou VLC? Veja qual programa de vídeo oferece os melhores recursos

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Real Player foi repaginado e passou a se chamar Real Times, trazendo incrementos importantes para um dos reprodutores de mídia mais conhecidos do mercado, e o colocando de volta na briga pela preferência do público. Ele concorre, entre outros, com o VLC Media Player, programa de código aberto da Videolan famoso pelo suporte nativo a uma infinidade de formatos de vídeo. 

aTube Catcher ou KeepVid: qual o melhor para baixar vídeos do YouTube?

Comparamos as principais características dos dois reprodutores para descobrir qual é o melhor para assistir séries e filmes no PC. Confira.

VLC ou RealPlayer? Descubra qual reprodutor de vídeos se sai melhor no comparativo (Foto: Arte/TechTudo)VLC ou RealPlayer? Descubra qual reprodutor de vídeos se sai melhor no comparativo (Foto: Arte/TechTudo)


Design: Real Player

Design do RealPlayer agrada mais pelos traços mais modernos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Design do RealPlayer agrada mais pelos traços mais modernos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O RealPlayer não tem um design inovador, mas seu visual é bem mais atrativo do que o do VLC. O programa open source é simples demais, com uma interface composta por uma única janela e pouco incrementos na aparência desde que foi lançado. O RealPlayer, por outro lado, tem um ar mais moderno, com tons em cinza e azul, e pequenos detalhes que fazem a diferença no uso, como os botões coloridos do reprodutor de mídia.

Uso de memória: Empate

RealPlayer consome metade da memória RAM que o VLC, mas perde no uso de CPU (Foto: Reprodução/Paulo Alves)RealPlayer consome metade da memória RAM que o VLC, mas perde no uso de CPU (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Mesmo oferecendo mais recursos, o RealPlayer consome menos memória RAM ao reproduzir exatamente o mesmo vídeo que o VLC. Em nossos testes com um arquivo em MP4, o VLC consumiu cerca de 120 MB de RAM contra a metade usada pelo RealPlayer. Porém, a disputa fica equilibrada quando consideramos o impacto na CPU, que pode ser mais que o dobro quando o RealPlayer está em funcionamento. Isso não significa que um PC com hardware modesto não conseguirá rodar um dos dois por esses motivos, mas vale o registro.

Reprodução de vídeos: VLC

VLC ainda é o melhor para assistir vídeos com legenda sem dores de cabeça (Foto: Reprodução/Paulo Alves)VLC ainda é o melhor para assistir vídeos com legenda sem dores de cabeça (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O VLC é conhecido pelo suporte vasto de formatos de vídeo, característica que o coloca na frente do RealPlayer. Por mais que o atual RealTimes já consiga rodar MKV, h.264, MPEG-4, Xvid, DivX 4 e DivX 5, eles só são suportados através de um pacote de codecs adicional que chega com a versão paga do programa. Além disso, nem a versão gratuita suporta todos os tipos de AVI.

O programa da Videolan continua sendo a melhor opção para rodar uma variedade maior de vídeos no computador, com suporte nativo a codecs avançados em todos os níveis. E se seu propósito é assistir a filmes e séries com legenda, saiba também que só o VLC lê automaticamente arquivos SRT salvos no computador. Portanto, nada de baixar legendas para usar no RealPlayer.

Recursos extras: RealPlayer

RealPlayer organiza sua mídia, baixa e edita vídeos, faz backup e muito mais (Foto: Reprodução/Paulo Alves)RealPlayer organiza sua mídia, baixa e edita vídeos, faz backup e muito mais (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Além de reproduzir vídeos, o RealPlayer organiza sua biblioteca de mídia, converte arquivos para vários formatos – inclusive para áudio MP3 – baixa filmes do YouTube por meio de link e até faz pequenas edições, como cortes e mudança de trilha sonora. Ele ainda vem com suporte à nuvem, onde é possível guardar arquivos e sincronizar entre vários dispositivos, ou gravar DVDs na versão paga.

O VLC é, em comparação, bastante básico. Fora recursos avançados como a reprodução de vídeos por meio de FTP, ele funciona como um player padrão: abre arquivos de todo tipo, aceita legendas externas e amplia o volume máximo se o usuário estiver disposto a sentir alguma distorção.

Conclusão: VLC

O RealPlayer se transformou ao longo do tempo em programa robusto, com diversas ferramentas de vídeo inclusas, que podem conquistar facilmente o usuário em busca de algo mais completo sem comprometer o desempenho do computador. Porém, ele falha no quesito mais importante, que é rodar praticamente qualquer arquivo de vídeo e permitir o uso de legendas no formato SRT.

Como baixar vídeos do YouTube pelo Real Player? Descubra no Fórum do TechTudo.

Se você busca por um programa que facilite a edição e organização de vídeos, e ainda sirva como ferramenta de backup, o RealPlayer é a ferramenta ideal. Mas, se você quer um programa que sirva para rodar seus vídeos baixados da internet e assisti-los com tradução, o VLC ainda é a melhor opção gratuito do mercado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thomypson Santos
    2015-12-27T20:07:07

    VLC é o melhor. Não tem concorrentes.

  • Sidney
    2015-10-31T14:58:34  

    MPC HC é melhor, vlw flw

    recentes

    populares

    • Sidney
      2015-10-31T14:58:34  

      Já usei todos os dois,mas o KmPlayer na minha opinião é bem superior a qualquer um deles!!!