10/10/2015 06h00 - Atualizado em 10/10/2015 06h00

Rede sem fio concorrente do HomeKit da Apple liga dispositivos smart

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Nest desenvolveu um novo tipo de rede sem fio para ser usada em dispositivos smart usados em lares compatíveis com os produtos da empresa. Batizada de Weave, a rede permite que aparelhos que não possuem conectividade Wi-Fi sejam integrados dentro da plataforma sem muita dificuldade.

Barbeador ‘smart’ a laser que não é descartável faz sucesso na Internet

A iniciativa da Nest, que pertence ao Google, coloca uma opção para desenvolvedores e consumidores à plataforma da HomeKit, criada pela Apple, e que deve chegar ao mercado nos próximos meses. Enquanto o formato do HomeKit prevê exclusividade de uso em dispositivos iOS e um controle mais estrito do desenvolvimento de aplicações, o Weave funciona com Android e iOS.

Dispositivos com o selo Works with Nest são compatíveis com a rede Weave (Foto: Divulgação/Nest)Dispositivos com o selo "Works with Nest" são compatíveis com a rede Weave (Foto: Divulgação/Nest)

Um aspecto interessante da rede criada pela Nest é que ela desobriga o uso de Internet para manter os dispositivos smart conectados a um hub de controle. Hoje, por exemplo, quem usa um termostato inteligente em casa, ou uma fechadura smart, precisa que esses aparelhos se conectem à Internet para que ele funcione corretamente.

Com o Weave, isso não será necessário, já que os próprios dispositivos se comunicarão entre si, distribuindo a rede como se fossem cada um deles uma pequena antena repetidora. Segundo a Nest, quanto mais aparelhos compatíveis com o Weave você tiver em casa, maior será a sua rede.

O que ainda precisa ser inventado no mundo da tecnologia? Comente no Fórum do TechTudo

Outra vantagem do uso desse tipo de rede sem fio para conectar dispositivos em específico é garantir o funcionamento da casa repleta de aparelhos com Internet mesmo que o a conexão à rede esteja fora do ar. Com o Weave, os dispositivos trocam dados entre si e mantem a rotina de funcionamento, mesmo que você esteja sem Internet.

Via Nest, Fortune e Android Central

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares